O Pplware experimentou o Surface!
No passado Sábado, a equipa Pplware esteve no Windows 8 App-a-thon no Porto, a fazer o relato diário do evento que culminou na lista de vencedores no Domingo.
Durante a nossa estadia tivemos a oportunidade de experimentar o Microsoft Surface, o novo tablet Windows 8 da Microsoft e que ainda não está disponível no nosso país. Aqui ficam as nossas primeiras impressões.
Estivemos à conversa com Caio Proiete, formador e MVP em tecnologias Microsoft, e pudemos experimentar em primeira mão o Surface com Windows 8 RT já a correr a nossa app Pplware para Windows 8.
A primeira impressão foi o seu peso. Pesando apenas mais 30g que o iPad e mais 80g que o Galaxy Note 10.1, parece um pouco pesado, talvez pela distribuição do peso pela sua estrutura robusta. Mas são apenas 680g.
A construção é sólida e compacta, com o chassis VaporMg e o design não é só bonito na fotografia - é de facto um tablet muito elegante.
Na traseira do Surface há um painel destacável para colocar o tablet sobre a mesa. Quando combinado com a Touch Cover, é um autêntico netbook.
A Touch Cover é feita de um material tipo camurça e era cinzenta, com teclas touch e não tipo "chiclete". O touchpad dá sempre jeito. Montar a Touch Cover no Surface é fácil, basta aproximar para que os ímanes "colem" estas duas partes.
Veja a galeria completa de fotos:
Esperamos, em breve, ter em mãos um Surface para uma análise mais detalhada.
Este artigo tem mais de um ano
Boas,
Não falaram do som que faz quando se põe Touch Cover e quando se abre o painel traseiro, porque até nisso eles se preocuparam em fazer um certo som, o que achei engraçado.
Abrc
Parece-me bem e uma sólida alternativa. Por falar em alternativas, o mercado neste momento já tem muitas, mas o surface terá sempre sucesso. Micro é Micro…
O surface pro é que promete ser a grande revolução dos tablets.
Este é só mais um tablet ainda que com um sistema operativo novo que uns hão-de gostar e outros detestar. Mas é só mais um.
Acho que ele não é só um tablet. Até então eu não me via com um tablet em mãos, não via grande utilidade pra mim. Hoje estou doido para comprar um Surface.
Já vi vários vídeos, ele reconhece impressoas via usb ou wifi fácil, pendrive, hd externo, microsd, tem vga e hdmi. Office igual ao do Windows 8.
A Market é nova mas os apps já começaram a dar conta do recado, acho que para maioria das pessoas ele pode subistituir um notebook.
Já consegues isso tudo com a gama transformer da asus
office nunca…..
Os da asus não correm windows. E quem faz vida de coisas como o sql server e visual studio developer não pode ter dessas coisas modernas como androids e ios.
Não são maus! Muito antes pelo contrario! mas são apenas para consumir conteudos… e parece-me um desperdicio de dinheiro ter um pc e um tablet.
O que me deixa de pé atrás é o preço e o facto de o Office ser aberto em modo desktop, muito pouco prático para usar em modo touch.
Use primeiro e veja que não é bicho de 7 cabeças. Dá pra usas os dedos perfeitamente e sem nenhuma perda.
E sem falar que o teclado foi feio para isso, também.
Gostei bastante do compromisso qualidade/usabilidade. Achei que é uma ferramenta de trabalho que vingará e terá muitos adeptos no meio empresarial/comercial.
Pena que não me deixaram trazer 😀 para “abusar” dele!
Nesse aspecto acho que a versão PRO é que irá de encontro a esse mercado. Gostava sinceramente que a Microsoft tivesse sucesso com o surface pois acho a ideia bastante boa, mas o que falta é incentivar os programadores a criar aplicações…se a microsoft tivesse chegado mais cedo a este mercado (pela mesma altura do Android, ou pelo menos até lançarem a versão 4) era tudo muito mais facilitado.
Realmente a microsoft esperou tempo demais, tem os seus prós e contras… esta espera fez que que tivesse oportunidade de olhar para os rivais e verificar onde pode realmente fazer a diferença. Para contras simplesmente o número de clientes é menor do que se tivessem começado há mais tempo.
A Microsoft tem um grande trunfo: o mercado empresarial. E pode (até ver) gerir o timming a seu belo prazer… mas, se dormir muito, como aconteceu no segmento Windows Mobile… terá depois de investir muito mais e mesmo assim, sem garantias de sucesso.
Para já, no que eu vi, inclusive uma máquina fabulosa da HTC com o Windows Phone 8, a MS está a responder com muita qualidade de hardware.
Mas isso é que é estranho na Microsoft, não está com uma estratégia completamente definida nem para o mercado de consumidor nem para o empresarial.
Por uma lado temos o Surface Pro, que vai ao encontro a esse dito mercado empresarial, do outro temos o Windows 8 que é tudo menos produtivo dentro das empresas.
E aquelas notícias, reportadas internacionalmente, de o som “ir abaixo” com frequência e a cover de “camurça” se romper com facilidade, junto dos ímanes, ficando os cabos à mostra, após poucos dias de uso, deu para notar algo suspeito de que isso possa vir a suceder?
Também gostei do conceito. Embora no meu caso, não vá de encontro às minhas necessidades, pois o uso que dou ao iPad é diferente, penso que será o produto perfeito para os meus pais se aventurarem nesta era pós-pc
Terei de testar para ver realmente todo potencial…
Por acaso achei o contrário, estava bastante interessado no produto até e quando testei fiquei decepcionado =/
modo desktop aka “modo trabalho” achei mau, muito mau mesmo, ecrã pequeno, icons minúsculos, nada bom para trabalhar com os dedos…
Pareceu-me o retorno aos e-pc com níveis baixos de produtividade e a fazer um mal medonho aos olhos.
Mas para o resto (Apps fullscreen, navegar na net, poucos botões) pareceu-me um bom equipamento.
Na verdade é um ótimo tablet, a Microsoft realmente vai te fazer mudar de ideia sobre os tablets, tenho vontade de um dia ter um desse, mas moro no Brasil e no Brasil ele sairá com um preço tão salgado que terei que vender a casa para comprar.
Detalhe um, Novo iPad 64GB Preto Wi-Fi e 4G custa R$ 2.299,00.
é, renato, comprar eletrônicos aqui no Brasil é uma M***a
Se fosse só isso…
Se fosse só ai..
Não é bem assim, aqui sera sim caro e versao basica de armazenamento. Mas se você puder veja o tanto de gente já reclamando sobre o surface, até mesmo de que ele descola do lado, e que ele da alguns problemas de digitação depois de um tempo, como lerdeza e tudo mais.
Eu acredito que o melhor surface séra o surface para games, que nao é para games sem uma boa placa grafica, mas que sera bem composto e rapido.
Eu queria muito comprar um surface, mas a configuração dele nao me atrai, e isso de ficar andando com mini modem para conectar a 3g/4g nao me atrai, ai parti e comprei um galaxy note 10.1 4quad, pq ele tem tudo q meu p7500 tem, e a vantagem de ligar e receber ligaçoes, e ser bem muito rapido.
o inicio do fim dos notebook…
quando aparecerem tablets com processadores x64, placas gráficas potentes, ecrã de 15.6″, 4 portas usb e que na mesma assim ainda se suporte tê-lo na mão (por causa do peso) talvez pense como tu…e esse dia virá, mas não nos proximos tempos.
Desculpem a ignorância, mas isto irá correr as aplicações que atualmente já correm em Windows 7?
Obrigado.
O Surface RT não, só aplicações do market é que funcionam.
O Surface Pro é que irá correr todas as aplicações existentes para Windows, que sejam compatíveis com Windows 7 claro.
Estou MUITO interessado em comprar o surface mas com grande receio dado a sua jovem idade. Gosto tambem muito do Nexus 10. Espero para ver.
Penso que a MS vai conseguir o efeito Apple. Phone-Tablet-PC. Integração completa e dinâmica. Tenho um Symbian como telefone, Android para Tablet e Windows para PC. Adivinhem quais os 2 aparelhos com guia de marcha…. 🙂
Todos!
Telemovel iphone, tablet ipad e PC macbook pro, não é isso?
Nunca.
Só com o W8 pro é que vale a pena comprar!
Esta versão RT já é suficiente para a esmagadora maioria das pessoas porque muita gente o pouco trabalho que faz em casa num PC é utilizando o Office.
Depois há um conjunto de softwares secundários mais usados, ex: Photoshop e não pelo facto de não correr a versão x86 que no futuro não irá ter um PS aligeirado em formato ARM que mais uma vez serve as necessidades do utilizador médio.
Diria que as versões Pro servem mais para quem quer mesmo substituir um portátil e quer ter uma tablet em simultâneo sem estar a comprar dois produtos, para quem quer correr jogos nele, ou correr softwares x86 e precisa de imagem maior é chegar a casa ligar um monitor maior um rato acaba por fazer de desktop.
Para já a maior limitação destes tablet pc x86 é a falta de gráfica dedicada porque em termos de CPU, memoria e disco já são mais do que suficientes conforme as opções escolhidas.
Para quem já tem portátil e quer mais um aparelho de lazer que tenha o mínimo de ferramentas office a versão RT chega e como já disse anteriormente no futuro facilmente haverá versões ARM “aligeiradas” de alguns softwares x86. Isto já acontece em Android e iOS.