Já foram escritas linhas sem fim sobre o iPhone 4. Esta máquina capaz de abrir noticiários tem o seu encanto e mistério. Amada por uns, odiada por outros, a Apple consegue colocar no mercado uma nova versão do iPhone, totalmente inovadora face aos modelos anteriores, cortando radicalmente com vários aspectos ligados à concepção deste tipo de equipamentos.
Tudo começou com rumores e um prototipo perdido num bar. Hipotéticas imagens do que poderia ser a versão final do iPhone, até aos dias de turbulência com a antena inovadora a dar dores de cabeça ao CEO da Apple. A verdade é que quanto mais se falava, mais as vendas aumentavam e mais rapidamente este equipamento esgotava.
Falámos sempre sobre este equipamento, mas apenas com conhecimento de terceiros e basedo nos aspectos conhecidos, comuns, dominados pelos nossos editores… não tardaria a termos em mãos um equipamento e com ele fomos para o terreno fazer alguns testes reais, daqueles que serão o quotidiano dos utilizados.
Unboxing:
Não podemos deixar de começar pelo início. Ora o início é a apresentação da pequena e arrumada caixa que transporta o iPhone 4.
Esta traz o iPhone 4, o auricular, um cabo USB, adaptador de corrente eléctrica e…
…uma brochura/manual com uma chave de abertura da ranhura do Micro-Sim.
Elegante, simples e bem acondicionada. Esta embalagem é “poupada” em termos de espaço, ao ponto de trazer um adaptador de corrente eléctrica mais reduzido e mais estreito que o tradicional.
Apresentação do iPhone
Não iremos entrar no pormenor pois isso já foi feito em muitos artigos pela net e mesmo já o fizemos aqui no pplware.
Artigos relacionado:
- Possíveis especificações do iPhone 4G reveladas
- Apple apresenta o iPhone 4
- Teste Drive iOS 4 – Geração Multi-Tarefas
- iPhone – iOS4 está finalmente lançado ao público
- iTunes 9.2 – Redesenhado para acolher o iPhone IOS 4
- iPhone 4 e o caso Antennagate…
- iPhone 4 – Os problemas reais e as fantasias…
- Antennagate leva responsável pelo iPhone 4 abandonar a Apple
O telefone, como é do conhecimento geral e como vamos mostrar nas fotografias que fizemos, tem um design mais quadrado, rompendo com a forma curva tradicional dos 3 modelos anteriores. Existe no entanto uma encaixe mais agradável do telefone com a mão, dadas as arestas agora existentes.
Em cima temos o microfone, a entrada do jack dos auscultadores e o botão Power de ligar e desligar o iPhone.
Do lado esquerdo com o telefone virado para nós, temos o botão de mute ou silêncio e os botões de controlo de volume.
Por baixo temos as colunas de som do equipamento, a porta de ligação ao cabo USB e outro microfone.
Do lado direito temos a porta para o cartão micro-Sim.
Na frente o iPhone apresenta um ecrã tecnologicamente inovador (que iremos analisar ao pormenor na Parte II da análise), onde estão também colocados váriso sensores de luminusiade, a camara frontar e o auscultador.
Mais em baixo, ainda na parte frontal temos o botão Home.
Na parte de trás, este iPhone inova e apresenta-se com uma tampa traseira em vidro. Pode parecer ao início estranho, mas tem uma razão de ser, pelo menos uma dessas razões nós achamos interessantíssima. Também por trás encontraremos uma câmara de 5MP de resolução e um flash led.
Até aqui nada que não tenha já sido propagado. Vimos a nova imagem de um telefone conceptual, vimos os novos elementos que compõem a estrutura do mesmo, vidro e aço inoxidável e vimos um reformulado sistema operativo com tudo o que envolve o seu normal funcionamento.
Esta análise terá várias partes. Iremos apresentar detalhadamente análise à qualidade da câmara fotográfica e à câmara de filmar. Também o faremos em relação ao excelente som e a outros aspectos que não sendo revolucionários, serão muito em breve moda e impulsionarão o mercado para esse estilo.
Hoje vamos mostrar um pouco do que fizemos em termos de análise sobre a recepção de sinal. Fizemos o teste em vários cenários, em várias zonas do país onde somente o utilizador e o operador foram os mesmos.
Teste de Antena
Depois de vários dias a utilizar o equipamento de forma normal, totalmente integrado com o dia-a-dia, não tivemos qualquer problema quanto ao acesso a dados ou mesmo quando estávamos a fazer uma chamada de voz.
Mas vamos aos testes:
Este pequeno vídeo foi feito com a câmara do iPhone 3GS no interior de um edifício onde existe excelente sinal 3G
Como podem ver a atenuação é mínima e não influi na recepção de dados ou no normal funcionamento do equipamento enquanto telefone. Mas este teste foi mais light e certamente que numa área de normal cobertura de rede 3G este problema nunca será motivo de preocupação pois simplesmente não existe!
Teste Sinal no Interior
Fizemos 600 kms quando fomos de férias. Connosco levamos sempre a funcionar o iPhone 4 e por onde passávamos íamos testando o equipamento. Nunca foi detectado qualquer problema.
Finalmente já no destino, decidimos fazer o teste num local onde a cobertura no interior dos edifícios é de fraca qualidade.
Neste caso podem ver que em termos de atenuação e nos locais onde a cobertura é fraca, quando envolvemos o telefone e quando colocamos as mãos a tocar nas duas antenas que compõem o equipamento, este perde a captação do sinal 3G mas nunca perde a força máxima do sinal 2G. Nunca aqui perderíamos uma chamada, deixávamos sim de ter acesso à Internet por exemplo.
Lembro que não é esta a forma de segurar um equipamento e se não o envolver como o fizemos na imagem, os resultados não serão os mesmo. Não basta tocar na junção dos dois pontos, temos mesmo de “envolver” totalmente todos os lados do telefone.
Teste Sinal Exterior
Não seria de todo um problema, o resultado no interior, basta deslocarmos-nos para uma zona exterior e tudo tem um aspecto totalmente diferente.
Foram feitos vários ensaios, passámos mais de duas horas a testar e a ensaiar cenários para verificar se haveria uma atenuação que fosse visível e prejudicial.
Mas não encontrámos. Os “piores” resultados que conseguimos estão no vídeo em cima e ilibam este equipamento do problema da falta de rede 3G. Nunca tivemos qualquer problema, sempre tivemos acesso ao pplware.com e a outros serviços testados, conseguimos facilmente e como já o fazíamos, sincronizar mail e contactos, sem que algo fosse suspeito.
Teste Sinal no iPhone 3G Interior
Testámos outros equipamentos que viajaram connosco. Um deles foi um iPhone 3G, nas mesmas condições, no interior de um edificio onde existe pouca cobertura de rede 3G.
Rede 3G dentro do edificio:
Conforme podem ver, o problema também já existia no passado e noutros iPhone (nem vamos referir outras marcas amplamente já referenciadas). Fizemos algumas amostras fotográficas de 4 dos 5 equipamentos que levamos.
Confrontámos o iPhone 4 com um iPhone 3GS (com a última actualização do iOS4), com um iPhone 3G (com a primeira versão do iOS 4, sem a actualização do algoritmo da rede) e com um HTC Magic com Android 1.5.
Esta primeira parte fica por aqui, onde foram apresentadas as nossas conclusões após vários dias de utilização intensiva, com muitos testes (grande parte deles que nunca serão feitos pelo comum dos proprietários do iPhone 4).
Importante
Deixamos nesta primeira parte algumas sugestões, caso obtenha resultados diferentes dos que apontamos, o seu smartphone pode ter problemas.
Antes de ligar o iPhone 4 ao PC/Mac pela primeira vez:
- Caixa exterior: Verifique a existência de rachas, falhas na união de peças ou peças soltas
- Botões Home/Sleep: Estes botões devem ser rápidos a reagir e não devem ser demasiado firmes ou soltos
- Interruptor de silêncio: Este botão deve deslizar de forma suave e deve sentir de imediato o motor de vibração.
Agradecimentos:
Queremos deixar o agradecimento à PROMAIS pela cedência do equipamento (ainda virgem) por um largo período de tempo, permitindo que este tenha sido utilizado de forma intensiva, com testes de stress muito interessantes resultando em análises de pormenor.