SwiftKey Keyboard chega ao iOS dia 17 de Setembro
Quando apresentou o novo iOS 8 a Apple mostrou um grande número de novidades e alterações. Algumas dessas novidades vieram mostrar que o iOS está mais aberto e receptivo a customizações, recebidas de aplicações de outros programadores.
Uma das que mais intrigou e interessou todos os que usam o iOS foi a possibilidade de serem usados teclados externos ao sistema operativo, integrados de forma perfeita no iOS.
Já se conhecem várias propostas para novos teclados e agora foi a vez de mais uma chegar. O SwiftKey Keyboard quer estar presente no dia do lançamento do iOS 8.
Foi anunciado pela Apple que o novo iOS 8 iria estar disponível no próximo dia 17 de Setembro, dois dias antes dos primeiros iPhone estarem disponíveis para compra.
Nessa data será lançado o iOS 8 para actualização em todos os equipamentos Apple, dando assim a todos a possibilidade de ser experimentado e usado.
A possibilidade de serem usados teclados que não o nativo do iOS revela que a Apple resolveu abrir o seu sistema operativo aos programadores, indo muito mais além do que as aplicações. Permite agora que, com o acesso a um conjunto de API's específicas, os programadores acedam a áreas do sistema operativo que até agora lhe eram vedadas.
As principais software houses que têm disponíveis teclados no Android viram nesta abertura uma possibilidade de terem os seus produtos dentro do iOS de uma forma que até agora não lhe era possível.
Depois do Fleksy ter sido mostrado, ainda numa fase muito inicial, é agora a vez do SwiftKey Keyboard se mostrar e revelar que está preparado para a chagada do iOS 8.
Os seus criadores do SwiftKey querem que o seu teclado esteja disponível no iOS 8 desde o seu lançamento e por isso têm-no pronto para ser lançado no dia 17.
Para mostrarem o trabalho que realizaram e para mostrar que têm o seu SwiftKey Keyboard pronto lançaram um vídeo onde o mostram em funcionamento.
Todas as funções que podemos encontrar na versão Android do SwiftKey, e que fizeram dele um dos teclados preferidos dos utilizadores do SO da Google, vão estar presentes.
Está garantido que vai estar disponível em de 6 idiomas no seu lançamento, estando incluído o Português, tanto o PT como o BR.
Esta não é a primeira aventura do SwiftKey no iOS, tendo antes disponibilizado na App Store a aplicação SwiftKey Note, onde permitia a utilização do seu teclado, mas apenas dentro da aplicação e de forma ainda muito limitada.
Se a SwiftKey conseguir colocar na versão iOS do seu teclado tudo o que já oferece aos utilizadores Android então este poderá ser o teclado mais usado por todos.
Este artigo tem mais de um ano
Para terem esta função nativa no Windows Phone 8.1 instalem o teclado PT-BR e funciona.
So funciona nobteclado PT-BR?
De momento sim, mas encontra todas as palavras como se fosse pt pt..
Por acaso prefiro escrever com ele do que com o normal..é mais rápido e enganas-te menos..
Ainda hoje estive a ver qd chegava. Eu já perdi a conta sobre coisas que eu ando a procura e vocês ou publicam naquela altura, ou na mesma semana. Eu acho que às vezes pensamos que temos livre arbítrio, mas na realidade somos todos influenciados por algo. Isto pode-se estender, por exemplo, tb à moda. Mas, adiante…
Já esperei mais ansiosamente pela chegada do swiftkey. Mas quero experimentar. Neste momento estou extremamente contente com o teclado nativo do iOS 8. Está muito, muito bom. O teclado deveria ter sido sempre assim e não aquela porcaria de antigamente (sim eu tb critico o iOS qd é preciso criticar).
Tenho experimentado escrever textos longos e escreve-se super rápido, quase sem erros e acima de tudo sem o risco de trocar palavras. A parte predictiva também é boa, mas não sei se será melhor que a do swiftkey. Quero experimentar e ver.
@Sergio , presumo que estejas a usar iOS 8, gostava de um feedback da aplicação facebook, isto porque aqui nos 3 devices que instalei até agora está aplicação está mais lenta.
Eu uso pouco a app do facebook. uso bem mais o messenger. No entanto, há cerca de uma hora atrás também pensei isso 🙂 Se calhar é por o resto estar mais rápido. Mas tb tive essa sensação. Pode ser por não ter nada em cache. Notes-e que isto é uma GM e há coisas que ainda não estão a 100%. Há muitas aplicações que tem sofrido actualizações para o ios8.
Ainda hoje mandei um mail para o suporte de uma app que não abre (gas cubby). Felizmente já vem a caminho.
Já agora aproveito e coloco outras pequenas coisas que ainda não estão a 100%.
– Dialer: Pequeno bug na localização do botao de ligar (sobrepoe com os icons abaixo)
– Mapas. Agora já não é preciso andar com truques de clicar na opção bus para navegar com apps de terceiros. No entanto, não funciona.
acho que é tarde, porque não me lembro de um terceiro bug que tinha detectado 😀
Mas, Já agora os mapas melhoram imenso. Fora das cidades havia muitas ruas não identificadas ou sem numero de porta. Agora sofreu uma melhoria substancial.
O que eu notei foi na app do Fb Messenger a localização não está a funcionar.
Pelo menos no Android eu não gostava dele. Achava complicado ou simplesmente nunca percebi como se usava da maneira correcta.
Vamos ver como vai ser no iOS.
A parte fantastica do swiftkey não é o swipe, mas sim ele adivinhar o que vais escrever a seguir.
O word prediction já existe há muito em Android, e não apenas no Swiftkey.
Quanto ao teclado, nunca me acostumei ao swype (a verdade é que também nunca me esforcei para isso); o que uso (tenho Android) e gosto bastante é o TouchPal X (teclado da Blackberry) que é bastante personalizável, tem vários modos de escrita (incluindo swipe), redimensionamento, etc.
Antes do swiftkey, no Android 2.1-2.2, o teclado do Android sugeria palavras à medida que as estavas a escrever. Era baseado nas primeiras letras da palavra que estava a ser escrita. Já era bom, mas nada tinha a ver com o prediction do swiftkey.
O swiftkey olha para o contexto da frase e para o teu estilo de escrita. Muitas vezes, quando acabas de escrever a primeira palavra ele sugere a segunda sem ainda não teres escrito nada. Por vezes, a seguir sugere uma terceira palavra, quarta e por aí fora. Esse é o grande argumento do swifkey.
Com essa característica poderosa vem outra também super poderosa. A correcção de palavras é feita de acordo com o contexto. Por exemplo um «fato» e «facto» ou um «e» e um «é» são corrigidos de acordo com a construção da frase.
Estes são os argumentos de peso do swiftkey. O swipe só foi inserido depois. É um metodo interessante de escrita, mas para um utilizador normal não é mais rapido. Eu escrevo relativamente rapido e sem olhar para o teclado. Antes do ios 8 isso era muito perigoso. Muito, Muito perigoso 😀
Por exemplo, eu experimentei escrever os 3 primeiros parágrafos de artigo de forma corrida, sem ver o que estava a escrever. No final tinha a palavra «customização» mal escrita, mais 2 palavras que tinha junto e depois sugeriu outra palavra, um erro e um «é» por «e». Ou seja, 95 palavras com 5 erros de digitação, a cerca de 20 palavras por minutos. Claro que há muitas pessoas a escrever mais rápido e mais assertivo. Eu sou um utilizador normal. Acredito que com o swifkey o numero de erros poderia ainda ser mais baixo. Mas acho que assim também não está mal. Com o teclado antigo isto era quase impossível. Tinha de ser com a autocorreção desligada e ficava cheio de erros.
Eu não tenho paciência para escrever. Acho que se nota bem na construção das minhas frases. Eu escrevo sempre corrido, quase sem pensar no que escrevo. Muitas vezes depois de postar discordo completamente do que escrevi, mas isso é outra história. Para mim é importante um teclado que seja o mais assertivo possível.
Pedro, eu ontem respondi ao Nuno. Vi o meu comentário em moderação, mas nunca apareceu.
Tenho reparado que nos artigos teus, tenho muitos comentários meus que não são publicados. Nunca percebi o porquê. Também acontece com outros autores de artigos, mas acontece especialmente contigo.
Estava ainda em moderação 🙂 às vezes pode demorar mais, temos sempre imensos comentários e queremos ao máximo impedir comentários desadequados.
Obrigada pela compreensão 🙂
Sim, tens razão, apenas estava a dizer que não é algo exclusivo do Swiftkey, algo que há quem pense ser.
Uso o Touchpal X e gosto bastante, mas realmente o Swiftkey a prever palavras é incrível, dado que aprende de diferentes fontes as palavras que usamos e frases que contruímos. Muito bom mesmo! O TouchPal infelizmente só aprende do twitter, mas se melhorasse neste aspecto…
🙂
Marisa, eu entendo isso perfeitamente.
Apenas estava a realçar que nos artigos do Pedro isso é mais comum
Mas o novo teclado do iOS8 já faz isso. Finalmente eles melhoraram o teclado
O melhor teclado do mundo vai finalmente chega à maça.
Não acredito!! Os iphone não tem SwiftKey?!! Eu já uso isso há mais de 3 anos! Bem pelos vistos diz bem em não comprar iphone, SwiftKey é um descanso 🙂
Fizeste muito bem. Mas espero que esse erro do “diz bem em não comprar iPhone” não tenha sido escrito no android/swiftKey… É que parece mal e é má publicidade!;)
Estive para dizer o mesmo, lol, em Android uso o swype e acho o melhor, já o teclado do iOS não posso dizer muito porque não tenho muita experiência mas daquilo que sei parece muito bom
Como se isso tivesse alguma utilidade LOL
Mais uma boa notícia para os utilizadores Apple. O melhor teclado que alguma vez foi feito (agora grátis, eu tive que o pagar) chegou ao iOS.
Finalmente a Apple tomou uma boa medida em relação a abertura do SO.
Vocês falam todos bem deste teclado; pessoalmente, quando era utilizador de Android, nunca achei tanta utilidade.
Fui mais de escrever tudo “letra a letra” apenas com corretor ortográfico.
No entanto, vou dar outra oportunidade para verificar se, de facto, faz muita diferença na minha escrita.
offtopic
quanto é preciso ter de memória livre para o upgrade IOS 8?
podem responder à minha pergunta, sff.
Aplicação inventada pela Nokia, para Windows Phone 8.1, das lumias
Não é verdade.. Swiftkey já existe há pelo menos 3 anos, já eu usava em Julho de 2011 num Samsung Wave com sistema BADA! Nem era Android…
já não era sem tempo
sem utilidade alguma!
É tão sem utilidade que estava tão habituado a isso no Sony ericsson Xperia Neo que há uns tempos vendi o iphone e uma das principais razões foi por não ter teclado swype/swiftkey (como lhe queiram chamar).
Para quem não tem Windows Phone ou Android e só agora, anos depois, vai ter acesso a este teclado no IOS, instalem que vai valer a pena, porque o software consegue quase sempre adivinhar o que vamos escrever e quando se habituarem ao sistema não vão querer outra coisa porque reduz o tempo de escrita. Mais uma boa aposta do IOS que a pouco e pouco vai reduzindo o atraso que tem para a concorrência.
Atrasado numas coisas adiantado noutras:
64 bits em smartphones
Touch ID (que realmente funciona)
handoff
family sharing, entre outras,
não podemos ver só para um lado.
Para um “clã” que afirma a pleno pulmão que as specs não contam importam-se demasiado com os 64 bits…
Depois a tirada do “que realmente funciona” acaba por indiciar que responder a este comentário é uma perda de tempo.
Olha, esqueceste-te de apontar o campo onde estão mais “adiantados”: Preço! Aí é que eles vão bem “adiantados”!
Então tu gostas de perder tempo…
18h00 toca a fazer upgrades dos iphones/ipads,
faço ideia, tudo entupido a esta hora