SpaceX faz história ao aterrar com sucesso o foguete Falcon 9
Hoje deu-se um pequeno passo para a humanidade mas um grande passo para a tecnologia espacial. A empresa SpaceX, esta noite, fez história ao lançar e conseguir aterrar com sucesso a nave Falcon 9 que saiu do Cabo Canaveral, na Flórida, para colocar no espaço vários satélites.
Depois de 4 tentativas falhadas, a empresa de transporte espacial, pertencente ao conhecido Elon Musk, conseguiu um feito nunca antes alcançado.
Este é o maior passo para a empresa, fundada pelo homem que no curriculum tem a co-fundação do PayPal e da Tesla. Elon Musk, pode agora acrescentar o feito de ter consegui lançar e aterrar, sem problemas, a sua criação. Mas nem tudo foi fácil, lembramos que foram vários os insucessos, tendo mesmo no passado mês de Junho, uma Falcon 9 ter explodido na tentativa de aterragem.
Conquista do Espaço - Este é um feito enorme de empresas privadas
O foguetão colocou em órbita, como estava planeado, 11 satélites. Estes satélites são de comunicação que irão servir a empresa americana Orbcomm, cliente da SpaceX.
11 satellites deployed to target orbit and Falcon has landed back at Cape Canaveral. Headed to LZ-1. Welcome back, baby!
— Elon Musk (@elonmusk) 22 dezembro 2015
Mas porque é um dia histórico?
Basicamente porque ao levar os satélites para o espaço, além de outros produtos (cápsulas de manutenção), a nave de transporte, o foguete, volta sem danos materiais (sem perda total de equipamento). De salientar ainda os "baixos custos" para este tipo de operação.
Assim, com esta tecnologia de reutilização, as empresas privadas poderão agora colocar projectos no espaço com muito mais facilidade poupando milhões de dólares que antes eram necessários para desenvolver ou pagar o "transporte" que tinha perda total após a colocação do material em órbita.
Agora, estes veículos irão funcionar como uma espécie de táxi espacial, voltando e podendo ser de novo utilizado, contrastando com os convencionais que era "descartáveis".
Este artigo tem mais de um ano
vi isto em directo esta madrugada… o pessoal ficou maluco… espectacular mesmo
Acho que todos os geeks devem ter ficado emocionados como eu.
+1
Elon Musk mais uma vez na vanguarda da tecnologia. Um grande bem haja para o que é, na minha opinião, a pessoa mais importante a nível tecnológico nos dias de hoje.
Muito, mas muito bom. A NASA anda na vertente da exploração espacial desde sempre e não chegou a este ponto.
Havendo dinheiro, vontade e visão, tudo é possível. Uma salva de palmas: CLAP!
É nisso que o setor privado é melhor, é mais eficiente. A NASA desperdiça imenso dinheiro por ser uma agência governamental, e acaba por não ter capacidade de criar inovação. Quem pensar que o projeto Orion vai levar alguém a Marte anda a sonhar alto.
Com este feito histórico da SpaceX, o acesso ao espaço vai tornar-se muito mais barato, e vai permitir enviar carga para a órbita da Terra, com um custo muito menor. O que vai possibilitar a construção de equipamentos em gravidade zero, com custos que antes seriam incomportáveis para alguma empresa ou até nação.
Pois é, os privados é que são. Mas sem todo o background da NASA e dos russos quando se iniciou a exploração espacial, nada disto teria acontecido. Que privado teria investido tantos biliões em algo que não era feito para ser rentável? Depois de se desbravar o desconhecido, descobrir toda a mecânica necessária e desenvolvidos métodos e tecnologia base, é que chegam os privados a dizer que são os maiores. Indeed.
Nada disto tira mérito ao Elon Musk, atenção, foi apenas uma resposta ao Carlos. O que a SpaceX conseguiu foi histórico.
Daqui a nada dizes que David Neeleman e Humberto Pedrosa são uns empresários de visão….
Ninguém diz o contrário, ninguém tira crédito à NASA e aos russos pelo que fizeram no passado. Mas entrámos numa nova era, em que o acesso ao espaço deixa de estar limitado apenas a nações e empresas enormes. Porque isto vai permitir reduzir brutalmente os custos de envio de carga para o espaço.
Sim Carlos. Não nos podemos esquecer do turismo espacial. A virgin Galatic vai ter de investir e dar corda aos sapatos que quiser manter-se no topo deste novo negócio.
A SpaceX não entra no turismo espacial. São coisas para a Blue Origin e a Virgin.
Não chegou porque várias vezes cortaram o financiamento à NASA. Porque se isto corre mal à SpaceX os US apenas dizem que financiaram uma pequena parte da investigação, algo que não poderia acontecer se fosse a NASA.
A NASA já passou por esta fase, quando criou o programa com dos “vaivéns”. O problema do vaivém foi que a manutenção saía muito mais cara do que se pensava. Porque a cada descolagem toda a nave está sujeita a níveis de stress muito altos e a cada nova missão era necessário verificar ao milímetro cada peça e cada componente, o que levava imenso tempo e dinheiro. Veremos se este novo programa não irá conduzir às mesmas conclusões.
perfeito,
por enquanto a ideia é grande, mas, o foguete apenas retornou,
grande feito sera quando ele retornar ao espaço e descer pela segunda vez,
ai veremos os custos. o melhor por enquanto é que nao tem tripulação. isso ja é grande
Esse foguetão não vai regressar ao espaço. Vai servir de trófeu, já disse Elon Musk, à semelhança da 1ª cápsula Dragon que está nas instalações da SpaceX.
Mas neste caso os foguetes não sofrem tanto stress como o vaivém, nem são tão complexos como o vaivém. E dado que é só para o envio de carga e não passageiros é mais fácil assumir riscos um pouco mais elevados cobrindo com seguros, ao mesmo tempo que baixa o preço comercial da viagem.
Seguros? Dúvido muito que façam seguros para um foguete espacial em testes que já explodiu uma vez xD
Quase todas as empresas de satélites fazem seguros que cobrem este tipo de incidentes
Há sempre seguros. O facto de ter explodido, nada teve a ver com erro de engenharia, mas sim com peça defeituosa. Era suposto aguenta 10 mil libras de força e partiu nas 2 mil libras. A SpaceX deixou de acreditar nos testes dos fabricantes, e passam eles a testar.
Não comparar o acidente do Falcon, com da Antares que é por usarem motores da treta da União Soviética.
É sempre muito completo. É por isso que se chama “rocket science”. Tecnologia aeroespacial é complexa, e acarreta sempre riscos. Em 2017 esses mesmos foguetões vão levar pessoas para o espaço, a bordo da Dragon V2.
Não disse que não são complexos, disse que não são tão complexos como o vaivém. Basta relembrar que não têm sistema de suporte de vida, habitáculos, nem sofrem o processo de reentrada na atmosfera e por isso nem sequer necessitam dos sistemas de protecção associados. É um motor e um depósito e um vaivém era muito mais do que um motor.
E não é certo que os foguetes recuperados sejam certificados para transporte de astronautas, ou que passem pelo mesmo processo de certificação para envio de carga.
Aí está, um Falcon 9 consegue ser mais barato de produzir do que veículos concorrentes, e é mais fiável. Está ali o trabalho das pessoas mais inteligentes.
Impressionane como uma empresa privada consegue isto e a NASA (pelo menos que eu saiba) não 😛
Vê a resposta dada acima ao Carlos.
Pelo Carlos
Não, ao Carlos, dei-lhe uma resposta antes desta, mas esta foi aceite pelo moderador e outra ainda não, vá-se lá saber porquê.
A nasa teve um projecto semelhante , mas cortaram no fundos ao projecto .
Eis os primórdios da exploração espacial por empresas privadas. O que vem a seguir? Turismo espacial e mineração de asteróides? Espero que o lucro obtido seja aplicado com bom senso e que permita abrir novos horizontes científico-tecnológicos, em proveito, não só de toda a humanidade, assim como, de toda a vida neste “nosso” planeta.
Esse é o objetivo de Elon Musk, ao contrário de Jeff Bezos e Sir Richard. A SpaceX foi criada para revolucionar a indústria aeroespacial e permitir avanços tecnológicos que nos permitam avançar na exploração espacial.
De facto. A NASA, embora tenha já tentado, mas com este sucesso… e loucura, de facto nunca conseguiu.
É mesmo como dizem, admirável o feito vindo de uma empresa privada, sem dúvida que havendo dinheiro e, sobretudo, visão, tudo se faz.
Outras tantas empresas privadas possuem tanto ou mais dinheiro. A ULA é um exemplo, tem muito mais dinheiro que a SpaceX, no entanto vivem a “a mamar na teta” das organizações governamentais dos Estados Unidos. A SpaceX mais do que dinheiro, tem das pessoas mais inteligentes do planeta ali a trabalhar. E com a visão de Elon Musk, a sua preseverância, vai chegar longe.
Aquilo que assistimos hoje foi um dos maiores feitos na história aeroespacial, e o início de uma nova era. Algo que muitos diziam ser de loucos ou mesmo impossível. Quantos não tentaram e falharam? Elon Musk sempre disse que para evoluirmos necessitamos de acesso ao espaço a custos mais reduzidos, e o primeiro passo está dado.
Ok, mas o pessoal técnico da spaceX vem da nasa, isto são apenas satélites e material de suporte enquanto a nasa está a explorar mais deep, tipo saturno, marte, etc com sondas e foguetes de longo alcance.
Impressionante é o motor de plasma (http://www.gizmag.com/wendelsteinflash-helium-plasma/40883/) que vai revolucionar a forma de viajar.
Aqui um ponto importante: NASA é a NASA e todos sabemos disso. Não vamos sequer comparar ok?
SpaceX é apenas um gota, mas que tem o seu mérito. 🙂
O pessoal da SpaceX veio de todo o lado, há pessoal da NASA e outros que não são.
A nasa envia SONDAS para esses planetas, o que musk está a tentar (e com sucesso) fazer é criar um transporte mais barato, rentável e não descartável, que irá dar aso a que no futuro se criem sistemas baseados neste sucesso que suportem vida até ao destino…
Esses foguetes de longo alcance são descartáveis, ao invés que o Falcon 9 não é podendo fazer viagens de ida e volta com custos bem mais reduzidos.
Pois agora disseste tudo havendo dinheiro, coisa que na NASA anda a ser cortado…
Exacto. Mas parte do sucesso de hoje também se deve à NASA.
Agora, como é dito e bem, pelo que tenho lido, depois de várias tentativas e algum insucesso, foi cortado financiamento á NASA, por isso não houve uma evolução isolada, há sucesso com estas parcerias.
Isto sem tirar o grande valor á SpaceX e à Blue Origin.
E o mais impressionante é que todo o sistema foi conseguido pela Apple.
Onde está essa referência?
Já voltaste a beber!!!!!
bebe água…
Desde que eu vi sensores de estacionamento em Smart Fortwo, acredito em tudo.
Poderias enviar me o link? :p
Isto É uma parceria da Nasa com a SpaceX!!!!
Não deixa de ser o empresário da Tesla a ter a visão e empreendedorismo, já que a spacex nasceu em 202 e somente em 2006 surge o contrato com a Nasa.
Não existe qq parceria entre NASA e SpaceX, pelo contrário, são concorrentes.
Se o que aconteceu com a SpaceX fosse em Portugal, teríamos alguns a dizer que o estado anda a financiar os privados quando poderia andar a financiar as entidades publicas para fazer o mesmo. Sigam o link e vão ver o budget da NASA…. Não esquecer que parte do financiamento da SpaceX vem da NASA através dos acordos.
https://en.wikipedia.org/wiki/Budget_of_NASA
É um pouco diferente da visão dos nossos governantes. Nesse caso impulsiona-se a ciência o empreendedorismo a inovação tecnológica, a tecnologia de ponta.
Cá é preferido o financiamento …à banca…melhor, eu não chamaria financiamento, já que todos sabemos que esse dinheiro não tem retorno, logo não se poderá chamar-se financiamento, mas sim DOAÇÃO DE DINHEIROS PÚBLICOS À BANCA PRIVADA.
Não podes querer comparar essa situação com a nossa, já que o nosso governo nunca terá vontade política de fazer algo, nem que em muito menor escala, semelhante ao que se faz nos USA.
Eu não estou a comprar os governos, estou a comprar a mentalidade dos povos. Se o que se passa com a NASA / SpaceX se fosse cá, terias uma camadas de politicos, opinion makers e povinho (alguns deles de certeza andam aqui a fazer vénias ao Elon Musk) a protestar que o Estado deveria apoiar mais a NASA, assim vês é povinho a bater palmas à SpaceX e falar mal da NASA.
Nada contra o Musk nem contra a SpaceX, apenas não gosto destas cenas ao gajo como se fosse a ultima coca cola do deserto. É um génio ponto, mas sem as equipas dele não era ninguém, assim como o Jobs, o Gates, o gajo da Oracle…. etc
Parece que o Ellon Musk la pediu umas dicas ao Jeff Bezos. Bem não foi a primeira companhia a conseguir a proeza mas fica com o 2 lugar pelo menos.
Como já referi, Ellon Musk conseguiu um feito com várias parcerias e o projecto dele foi, provavelmente o primeiro a ter o sucesso completo, isto é, fazer levantar a carga, entregar no destino e trazer para terra o transporte sem perda total. A Blue Origin já fez algo parecido.
Obrigado pela info, segundo este artigo http://www.theverge.com/2015/11/24/9793220/blue-origin-vs-spacex-rocket-landing-jeff-bezos-elon-musk, não se pode fazer uma comparação tão direta entre ae duas companhias. Sendo assim o Musk esta de parabens mais uma vez por fazer avançar o progresso da humanidade.
Exatamente. Aquilo que a Blue Origin fez, embora tenha a sua proeza, nada tem a ver com o que a SpaceX fez. Aquilo que se fez na SpaceX foi um avanço tremendo para a Humanidade.
A companhia do Jeff Bezos não fez um lançamento de carga, nem sequer chegou à mesma altitude.
E antes de Bezos já a SpaceX tinha por diversas vezes testado e aterrado o seu foguete. O problema que teve com os lançamentos comerciais anteriores foi em grande medida por ter tido que aterrar numa barcaça no meio do mar, nem sempre nas melhores condições meteorológicas.
Exato, e ficou provado que a aterragem poderia ter sido bem sucedida anteriormente se fosse em terra, pelo menos na última, que aterrou e depois tombou. Não esquecer que um Falcon 9 tem mais de 60 metros de altura.
Pelos vistos o financiamento à NASA irá aumentar no próximo ano:
Apoio dos dois partidos
Embora o projeto de orçamento de quase 4 trilhões de dólares de Obama precise vencer uma colina íngreme em um Congresso controlado pelos Republicanos, o apoio à agência espacial tende contar com a adesão dos dois partidos.
“O presidente Obama está propondo um orçamento para o ano fiscal de 2016 de 18,5 bilhões de dólares para a Nasa, elevando os significativos investimentos que o governo fez no programa espacial americano nos últimos seis anos”, afirmou Bolden em transmissão online exibida em centros mostrada em centros da Nasa em todo o país.
“Isso representa um aumento de meio bilhão de dólares sobre o orçamento do ano passado, e é claramente um voto de confiança em vocês – os funcionários da Nasa – e no ambicioso programa de exploração que vocês estão executando”, acrescentou.
Espectacular mesmo. É por isso que sonhar faz bem…Parabens á Humanidade 😉
Após ter lido isto… “que irão servir a empresa americana Orbcomm”, ainda pensei que estavam a falar da parceria na PPlware com a ORBCOM. Mas com certeza que é diferente, não?
Orbcomm é diferente de Orbcom. A SpaceX colocou em LEO, 11 satélites da constelação OGS-2 da Orbcomm. E pelo report do cliente (Orbcomm), a colocação orbital foi perfeita, graças ao sistema de re-ignição do Merlin 1D MVAC.
Bem,algumas empresas estão investindo em projetos de lançadores espaciais,o que corta drasticamente os custos,torres de kms de altura,acho que é mais prático e seguro !
Ya! Eu ainda vou mais longe. Uma torre que tenha os Kilometros necessários para que cheguem diretamente aos satélites. E porque ficam apoiados neles, acaba por ficarem mais seguros, para não abanarem!
O que é que se fuma para esse lado?
Esse tipo de projetos não são possíveis, pelas leis da física, e dos materiais.
Elevador para a estratosfera será atalho para o espaço
Com informações da BBC – 18/08/2015
Elevador para a estratosfera cria atalho para o espaço
O projeto ainda esbarra na necessidade de materiais de alta resistência e na solução dos problemas de estabilidade. [Imagem: Thoth Technology Inc/Divulgação]
Elevador para a estratosfera
Ainda não é o tão esperado elevador espacial, mas é um elevador que pode mudar a feição dos voos espaciais.
Uma empresa do Canadá patenteou uma ideia que promete simplificar as viagens espaciais e aposentar os rústicos e limitados foguetes.
Trata-se de um elevador para a estratosfera, uma torre inflável de 20 quilômetros de altura, de onde seria possível dispensar os veículos de voo vertical para chegar ao espaço.
A ideia da Thoth Technology Inc. patenteada na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, poderia economizar até 30% do combustível usado em viagens espaciais, segundo a empresa.
“Astronautas subiriam 20 quilômetros de elevador elétrico. Do alto da torre, aviões espaciais poderiam ser postos em órbita em um estágio único, retornando para o alto da torre para reabastecer e voar novamente”, afirmou o inventor do sistema, Brendan Quine.
A grande inovação do elevador espacial é a eficiência com que seria possível chegar ao espaço.
Com a torre, a maior parte do voo vertical necessário para uma viagem espacial seria eliminada. A partir dos 20 quilômetros de altitude, seria possível entrar em órbita voando praticamente na horizontal, o que permitiria o uso de veículos espaciais mais versáteis e mais leves do que os foguetes.
Elevador para a estratosfera cria atalho para o espaço
A ideia é fazer um espaçoporto na estratosfera, de onde aviões espaciais poderiam decolar e atingir a órbita com um consumo de combustível menor do que os foguetes. [Imagem: Thoth Technology Inc/Divulgação]
Aviões espaciais
Embora o conceito de usar torres e elevadores como atalho para o espaço não seja novo, ele sempre esbarrou na falta de materiais capazes de suportar o próprio peso em tamanha altitude – as fibras de nanotubos de carbono são o que mais se aproxima disso, embora possam não ser a solução definitiva.
O projeto de Quine é utilizar uma estrutura leve, inflável e pressurizada. Ela seria montada a partir da base e poderia, segundo a empresa, ser usada para geração de energia eólica e como torre de comunicações.
A presidente da Thoth Technology, Caroline Roberts, afirmou que a torre, aliada a novas tecnologias de foguetes em desenvolvimento por outras empresas, vão revolucionar o conceito de viagem espacial.
“Pousar em uma balsa no nível do mar é um grande feito, mas pousar 12 milhas [20 quilômetros] acima do nível do mar vai tornar viagens espaciais cada vez mais parecidas com viagens de avião,” disse ela, referindo-se às tentativas da SpaceX de reutilizar foguetes fazendo-os pousar em uma barca no oceano.
Agora que a ideia está patenteada, a empresa deverá sair à caça de novos materiais que possam viabilizá-la, além de demonstrar como resolver os problemas de instabilidade de uma estrutura tão elevada.
Está bem, pronto, eu corrijo o que disse antes.
O que é que se anda a fumar para os lados do Canadá?
Parras secas?
Só para terem 1 ideia da eficiência da SpaceX
“One study, by NASA and the Air Force, estimated that the price tag for going from the initial design stages of the Falcon 9 rocket to its first flight was $440 million, about a third of what it would have cost NASA.”