MWC16: Samsung Connect Auto, a Samsung no mundo automóvel
Nos últimos tempos, com a introdução da tecnologia nos automóveis, tem-se observado uma grande evolução no conceito dos carros conectados.
A Samsung não quer ficar para trás neste mercado e apresentou o seu novo dongle Samsung Connect Auto.
No mercado dos carros conectados, tem-se observado alguns avanços da Google e da Apple com os seus Android Auto e CarPlay, que recriam as funcionalidades de um smartphone no painel dos carros.
A Samsung preferiu não escolher este caminho e apresentou o Samsung Connect Auto, um dongle que conecta na porta OBD-II, como qualquer outro dongle tradicional, mas que permite mais do que verificar e apagar os erros e consultar algumas estatísticas.
Este novo periférico, baseado em Tizen, funciona como hotspot Wi-Fi, permitindo a qualquer passageiro beneficiar de uma ligação à Internet durante uma viagem. Para funcionar como hotspot, o dispositivo beneficia de uma ligação de dados LTE que, inicialmente, será fornecida pela operadora AT&T para os Estados Unidos. O preço do dongle ainda não é conhecido, mas é previsto que seja vendido através de um contrato de 10 dólares mensais (com base no custo de hardware similar).
Para além do hotspot, este dongle apresenta as mesmas informações que os outros periféricos OBD-II tradicionais, incluindo informações sobre erros e problemas e algumas estatísticas sobre a utilização do veículo.
Por uma condução segura
Com este novo produto, a Samsung tenta também encorajar a condução segura através do uso de áreas geográficas delimitadas e um algoritmo para cálculo de uma classificação. Caso haja um acidente, é enviado um alerta de emergência a um contacto pré-definido do condutor assim como para os serviços de assistência. Está ainda presente uma aplicação para localizar o carro usando o GPS e o LTE.
A Samsung tem tentado negociar com vários fabricantes de modo a pré-instalar o seu produto em alguns automóveis, com a intenção de atrair alguns fãs dos automóveis conectados para estes modelos. Além dos fabricantes, a marca tem tentado negociar com as seguradoras. Caso o condutor permita o envio de dados, é até possível obter preços mais baixos de seguro com base no perfil de condução do cliente.
O Samsung Connect Auto vai estar disponível a partir do segundo trimestre de 2016 nos Estados Unidos, sendo esperado o seu lançamento global no terceiro trimestre do mesmo ano.
Estaria interessado em ter no seu automóvel um Samsung Connect Auto?
Este artigo tem mais de um ano
A única “novidade” é mesmo a possibilidade de ligação à net, de resto um dongle como este vendido no ebay (http://www.ebay.com/bhp/obd2-bluetooth) alguns por menos de 5 euros e a aplicação certa no smartphone (https://play.google.com/store/apps/details?id=org.prowl.torque) fazem o mesmo efeito
Correcto. A nível de diagnóstico, dúvido que faça muito mais do que o ELM327. Para internet, basta um hotspot portátil ligado ao isqueiro, que certamente fica a uma fracção deste “gadget”.
Como está dito no artigo é um dongle obd II como os outros que adiciona o hotspot 4g
E não esquecer: “vendido através de um contrato de 10 dólares mensais”!
“Estaria interessado?”
Não..
Gosto de carros sem tecnologia, se é para ter tecnologia ao menos que seja electrico…
Seguradoras a espiar devia ser suficiente para qualquer pessoa responder o mesmo que eu, mas cada um pensa à sua maneira.
ver a keynote da Samsumg, Googel, e facebook……
VR, pagamentos magneticos, car, e top hardware pone a apple e Ms na pre historia.
o kernel “unico” do W10 tem 5dias de vida mas falta mesmo muito por fazer……. nada como um bom desafio.
ainda se desse possibilidade de ligar o carro ou verificar se tem as portas trancadas,ligar o ar condicionado sem ter entrado ainda no carro,isso é que dava jeito,agora ler erros e dar internet a kem vai no carro?nao obrigado.
Esta-se mesmo a ver, “Nao Pagamos porque nao esta coberto pelo seguro porque demorou mais 0,000001 segundos a travar do que as condicoes que constam na sua apolice…”