Li-Fi: A Internet super-rápida através das lâmpadas
A sua Internet vai chegar pelas lâmpadas de sua casa cerca de 170 vezes mais rápida (teoricamente) do que tem agora por Wi-Fi (considerando a norma 802.11ac wave 1, com um throughput máximo de 1.3 Gbps). Agora pense... com uma velocidade ultra-sónica, com o Li-Fi vai descarregar um filme 4K em poucos segundos.
Lembra-se de termos falado aqui há uns meses nesta tecnologia? Pois bem, ela está muito perto de entrar em sua casa e já foram feitos testes em ambiente real.
Li-Fi, a alternativa supersónica ao Wi-Fi, já o havíamos aflorado em 2011, num artigo que mostrava na altura haver espaço para uma nova tecnologia. Se nessa altura ainda só se falava em velocidades reais de uns 3 Mpbs, apesar das projecções teóricas apontarem para velocidades que podem chegar aos 224 Gbps (gigabits por segundo), os responsáveis pelo projecto anunciaram recentemente que conseguiram chegar a 1 GBps (aprox. 8 Gbps) em cenários reais.
A esta velocidade real, um filme ou qualquer conteúdo de "gigas" pode ser descarregado em segundos e isso transpõe a própria Internet para uma nova dimensão. De facto, num teste piloto elaborado pela startup Velmenni, da Estónia, a tecnologia foi testada em escritórios e ambientes industriais em Tallinn.
A tecnologia Li-Fi usa as luzes para transmitir a informação pelo ar. Sabemos que a fibra óptica já usa a luz para transportar dados em alta velocidade, recorrendo à reflexão da luz nas fibras que além de uma velocidade altíssima permite que não haja qualquer perda pelo caminho. E é por isso que os cabos transatlânticos, que muitas vezes falamos, transportam fibra óptica que leva a Internet por esse mundo fora.
Contudo, transmitir informação pelos raios de luz através do ar é muito mais difícil, isto por não há "um túnel de luz", para guiar o sinal para o levar até onde tem de ir.
O CEO da Velmenni, Deepak Solanki, referiu que a empresa está nesta altura a fazer alguns testes piloto com diferentes empresas recorrendo à tecnologia VLC (visible light communication). Para isso desenharam uma lâmpada inteligente para ser aplicada em ambientes industriais quando há necessidade da comunicação ser feita pela tecnologia Li-Fi.
We are also doing a pilot project with a private client where we are setting up a Li-Fi network to access the internet in their office space.
Concluiu Solanki
A tecnologia está também a ser testada pela companhia aéreas, que pretender ter nos aviões ligações à Internet, assim como as agências de segurança, pelo potencial em termos de segurança, pois pode-se circunscrever a comunicação apenas onde há luz e pode ser importante para certas agências de "inteligência".
Será o Li-Fi a tecnologia que baterá o Wi-Fi?
Este artigo tem mais de um ano
Então isso não dá para usar no escuro? Ou também dá por infravermelhos?
+1
pois pode-se circunscrever a comunicação apenas onde há luz
Qualquer tipo de emição de luz dá para isso. Por enquanto isso não está ao alcance de ninguém mas essa vai ser uma possibilidade assim que isso amadurecer.
precisamente a minha questão.
Se utiliza luz visível, não, não dá.
Mas será que ninguém entende o termo visible light ?
Dá para usar no escuro ? Sim, mas a luz faz com que deixes de estar no escuro. (duh !)
Dá por infravermelhos ? Não, os raios de luz infravermelhos estão fora do espectro de luz visível.
Não, não dá para usar no escuro. A única “solução” é fazer dimming da luz para que as luminárias não iluminem muito e mantenham apenas o necessário para a comunicação. O VLC tem muitas vantagens, mas não é perfeito. Como qualquer tecnologia tem limitações!
O uso de Infravermelhos é outra tecnologia. São tecnologias com tecnicas semelhantes, em que protocolos de IR foram adaptados para VLC.
A questão não se põe só no escuro. E de dia? Temos de ter as lâmpadas acesas? Em sítios iluminados com luz solar será um desperdício. A menos que exista um modo de baixo consumo apenas para transmissão… veremos.
Também tem de ter o router WiFi ligado para ter transmissão de dados…
Não percebo os comentários relativamente ao ser energeticamente ineficiente, quando esta tecnologia é muito mais eficiente que as concorrentes.
Interessante, mas se eu quiser estar no escuro? Ouvi falar de Wi-FM em que usam ondas radio para propagar o sinal e que atinge velocidades melhores que o wifi e acho q seria mais viável para o consumidor final
Notícia com conteúdo muito interessante. Mas pelo que vejo, a tecnologia VLC apenas possibilita broadcast de informação. Como é que substitui o Wi-Fi se não possibilita o canal de returno para uma comunicação bidirecional normal?
ps: As Fibras têm perdas, mínimas, mas têm. Daí a necessidade de amplificar o sinal de 100 em 100km tipicamente.
Vai aumentar a velocidade da internet? Onde? Se eu só tiver contratado 30megas nunca viu ter mais do que isto….
Pelo auê entendi na ultima vez que li sobre isso, os equipamentos tinham de estar com a luz a incidir directamente. Isso continua igual ou eles captam através de luz difusa tb?
Nao percebi a questão da velocidade. Não sei o que são 30 megas. MegaSbytes ou MegaSbits? Esta velocidade do LiFi assim como os 3Gbits/s da Franhaufer com LEDs RGB servem perfeitamente para transmissão de informação em casa.
Inicialmente os sistemas eram mais diretivos e necessitavam de LOS(line-of-sight) mas os mais recentes já funcionam com múltiplas reflexões.
simples,
a minha ligaçao de internet é de 30Mbps.. muito abaixo do que supostamente esta tecnologia atinge. nao entendo como vai aumentar a velocidade da minha internet… digo eu.
se falarem de rede.. eu ate concordo que é uma mais valia, agora aumentar a velocidade da internet como sugere o artigo…
estas a dizer que basta eu ter uma luz no quarto que os equipamentos captam sinal? mesmo nao sendo directamente e varios equipamentos em simultanio?
Não pode pensar que a tecnologia foi feita para o seu serviço de internet em específico. Existem companhias que disponibilizam velocidades de 1Gbps (Google Fiber)! Se se quer queixar da velocidade que tem contratada é outra conversa totalmente diferente e é a realidade do nosso país. Outro ponto importante de referir é que esta tecnologia está a ser estudada para exterior e não apenas para interior! Nestes casos, as velocidades desta ordem tornam se especialmente importantes para fornecer acesso à informação.
Não pode pensar que ao ler uma notícia consegue compreender todo o propósito do trabalho feito. Aplaudo a referência do Pplware a esta tecnologia promisora, mas se quer responder a todas as suas dúvidas terá que recorrer a outras fontes com abordagens diferentes, enventualmente artigos científicos.
As suas duas últimas afirmações estão qualquer coisa. Vou tentar responder ao que interpretei delas. Como qualquer tecnologia tem de ter um recetor e emissor. Se quer receber esta tecnologia no telemóvel tem de usar a camera do mesmo ou um fotodiodo especifico, assim como no computador, etc… Para receber sinal WiFi não tem uma antena e uma placa de wifi? Como em tudo, vai ter de haver uma adaptação dos dispositivos. Não existe magia aqui. E sim, vários equipamentos podem receber o sinal nos seus fotodíodos e interpretar a informação ao mesmo tempo.
gostava de saber o quanto que isto gasta em termos de electricidade.
Gasta menos que routers Wi-Fi… Quanto gasta depende da luminária (lumens). Para ter uma ideia, 2% da potência eléctrica no Wi-Fi é que é usada para transmitir a informação. Para não falar da necessidade de ele transmitir elevadas potências para atingir as distâncias que conhecemos. VLC é um sistema confinado nas secções que se pretende (menos potencia e mais seguro).
Mais lixo electromagnético ou Poluição eletromagnética ….enfim…
Achei piada por considerar o uso da parte do espectro visivel lixo! Tanta tecnologia a usar radiofrequências e quando vem uma tecnologia com capacidades de iluminação+comunicação é lixo. Eu considero a luz essencial à vida e que faz total sentido ser explorada… Se há problemas de explorar esta parte entao e todas as outras? Nao queremos acesso à informaçao em todo o lado? Então temos de ter tecnologia para isso…
E em termos de saúde?
E o wifi? E o 3G? E o 4G?
Mas a luz faz-lhe mal? Eu questionava mais os de cima…
ps: Não interessa fazer esses estudos imparciais. Os que existem…(dúvidas)
Esta tecnologia esta a evoluir a olhos vistos.
Um grande bem haja ao Harald, que continue o bom trabalho que tem feito até aos dias de hoje para trazer novas ideias e tecnologia para o mercado.
A EDP também vai entrar nas casas dos Portugueses com internet pelo cabo elétrico com velocidades significativas para concorrer com os parceiros fornecedores de internet por cabo onde vão ter os pacotes luz/gás/ internet,o sinal Wi-Fi será distribuído por uma lâmpada por divisão (lâmpadas powerline) e tomadas (powerline) onde podem ser controladas pela aplicação (EDP CASA).Futuras casas inteligentes…
Onde foi que eu li isto!?
Será q sonhei!!!!!
Caro Daniel, não sei por onde começar a comentar. A EDP vai mudar os contadores elétricos para comunicar com PLC(Power-Line Communciation) porque existe uma imposição da União Europeia nesse sentido. Até 2020 80% dos contadores têm de dar a informação às companhias de electricidade por razões ambientais.
Quanto ao tópico aqui discutido, VLC não transmite sinal WiFi! Isso não faz sentido nenhum. WiFi é uma tecnologia RF para se ter uma comunicação sem fios. VLC é também uma tecnologia sem fios.
Gostei da sua divagação final. Também não sei onde lei isso, mas sei que isso são tudo tecnologias que fazem uso de necessidades já existentes. Necessita de luz para ver, electricidade para os seus electrodomesticos, porque não usar isso para comunicação? Temos de evoluir e não ficar presos em tecnologias isoladas quando podemos aglomerar tudo.
Eu acho que sonhou.
Isto é muito bom mas o que será preciso para fazer isso funcionar? ou seja para imitirmos luz teremos de ter corrente eletrica e qual terá de ser os wats necesssarios para isso?
Para alem disso qual será o limite de dispositivos ligados? segundo vi em cima será preciso um aparelho para termos o li-fi. ou seja so poderá estar um dispositivo ligado. e para alem disso os dispositivos (smartphones) por exemplo será que se conseguirá incorporar essa Tecnologia?
“com uma velocidade ultra-sónica, com o Li-Fi vai descarregar um filme 4K em poucos segundos.”…
Não posso, é ilegal, ou então está ai uma boa oportunidade de criar mais uma taxa
Não tem que ser ilegal. Podes descarregar filmes acesso livre ou de um serviço como o Netflix ou Google Play.