PplWare Mobile

Inteligência Artificial de Elon Musk vence profissionais de eSport

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. João Terra says:

    Um grande perigo está para vir com a inteligencia artificial, mas continuem e depois admirem-se

  2. Helder says:

    Agora “jogas como um bot” vai passar a ser um elogio.

  3. Joao Sousa says:

    Dota2 mais complexo do que xadres?lol

  4. Vlad says:

    É preciso informar o Elon Musk que o DOTA não é mais complicado que o xadrez.

    • Tomás Santiago says:

      É precisamente o contrário. Num tabuleiro de xadrez existe um número fixo de casos possíveis. O computador analisa todas as opções e escolhe a solução ótima. Por outro lado, num jogo como dota as possibilidades de jogada são muito maiores. Não se resume apenas a um tabuleiro que tem que seguir certas regras de movimento.

      • Francisco Moreira says:

        Sim mas o número de possibilidades deixa de ser relevante uma vez que em ambos os casos a AI nunca os calcula todos. O poder das AIs atuais está na análise de padrões, tanto no xadrez como no DOTA, muito ao estilo de como um humano joga mas melhor e mais especializado.

      • Vlad says:

        O xadrez não se limita apenas ao tabuleiro e às regras, isso é o mais simples deste. O mais difícil é a estratégia. Por alguma razão o record de tempo de um jogo de DOTA numa competição é de 3 horas, o de xadrez é de 20 horas.

        • Ricardo Mota says:

          Oh Vlad… são coisas diferentes, né?
          No Dota decisões feitas em menos de meio segundo podem mudar o curso de um jogo. Pode alongar-se o decorrer de um jogo, mas a acção propriamente dita é, quando bem executada, no período de tempo muito curto.

          Os números são disso um digno exemplo. Dota 2 tem mais de 100 heróis. Mais de 100 items. As combinações de heróis e itemizações entram em conta ANTES sequer das decisões… A árvore de decisões tem, portanto inúmeros mais ramos que uma de xadrez para um momento específico no jogo. Eu posso fazer a acção A, mas e se o inimigo tiver mais inimigos por perto? E se ele tiver o item B ou C? E se ele faz a habilidade D ou E? E se a miss rate processa?

          Mas, vá, opiniões de parte: há décadas que há bons algoritmos para jogar xadrez. Em 5 anos, ainda não tinha existido um algoritmo para bots capaz de jogar (não é só controlar a personagem, é decidir o que fazer, o que comprar, como proceder em diversas etapas do jogo…) de forma satisfatória ou consistente com um humano ou equipa de humanos. A única “vantagem” que os bots antigos tinham era o tempo de reacção para determinadas situações.

        • Salsichas com atum says:

          no xadrez tens tempo para pensar, no jogo ages por impulso, muitas vezes em menos de 1 segundo, no espaço de 10 segundos multiplas coisas acontecem, eu jogo league of legends, em 10 segundos a minha equipa pode morrer, posso perder um baron (mob epico do jogo que da uma ajuda extrema) e passados 20 segundos ta-me a aparecer no ecra “derrota”…
          Enquanto isso acontece, tu no teu xadrez ainda tas a pensar que peça é que vais mexer…
          Depois nos jogos é preciso mais coisas, podes usar menos estrategia, mas tens de usar coordenaçao, trabalho dr equipa, deitar um olho ao jogo dos teus colegas de equipa, ver as builds deles, avaliar probabilidades, matar creeps (minions), estar atento aos objetivos como torres e buffs (buffs sao 6), estar ciente do qur fazem os champions e o que o enimigo e a tua equipa compra a nivel de itens (ou seja, decorar o que fazem mais de 100 personagens do jogo e mais de 100 itens que podes comprar), estar atento as acoes da tua equipa e do enimigo… Entre muitas mais outras variaveis…

          Xadrez tem mais estrategia? Penso que nao, penso que seja o contrario, ambos estao dependentes das acoes do enimigo e das nossas para decidir o que fazer, mas no xadrez é estatico, num jogo o enimigo esta sempre a mudar de posiçao, um jogo é o mesmo que o teu enimigo no xadrez ter livre arbitro para mover as peças em todas as direcoes quando e bem lhe apetece.

    • int3 says:

      Lol, xadrez é bem mais simples que qualquer outro jogo como dota.
      Tens noção das possibilidades no xadrez e no dota?!….

  5. Rui says:

    AI é ainda um futuro muito incerto e principalmente perigoso. Não nos podemos esquecer que há muito pouco tempo houve uma experiência com AI e o projecto foi abandonado porque os resultados excederam as expectativas e foram muito além do que se esperava e sem qualquer possibilidade de control.

  6. delaorden says:

    Há sempre expectativas, ás vezes exageradas, outras fantasiosas, sobre “novas’ tecnologias. No de correr de 10 a 20 anos a AI será matéria colegial e aplicada em todos os setores da civilização, e por civilização eu quero dizer países verdadeiramente comprometidos com a civilidade.

  7. AR says:

    Nada contra o senhor, antes pelo contrário, mas “Só podia “ter o dedo” de Elon Musk…” é ignorar/desconhecer outros projectos fantásticos feitos por outras equipas e empresas. E não são de agora. Peço desculpa, mas dito dessa maneira mais parece que o Elon já tem presidente para o seu clube de fãs…

  8. Dr. House says:

    Projeto Roubado !

  9. int3 says:

    é incrivel como há gente a dizer que é um perigo…
    nem sabem o que é um AI, que tipos de AI existem e o que tipos de AI atualmente temos e que tipos de AI muito provavelmente não iremos conseguir ter (a tal perigosa).
    Procurem.

    • Francisco Moreira says:

      Sim ai com consciência e toda a nossa capacidade e flexibilidade vai ser difícil mesmo a longo prazo. Já se vem dizendo que uma verdadeira ai está à porta desde os anos 70 e ate hoje…

      • int3 says:

        Consciência? Isso é numa smart AI. Uma inteligência geral. Algo que não consegues fazer programando… É o holy grail da área de AI.

        • Francisco Moreira says:

          Claro, estou a falar do holy grail, acho que é a única coisa q pode trazer mais perigo. mas acho q não podes afirmar q não se pode fazer programando já que tudo que se faz no âmbito de preparar um computador para processar algo pode ser entendido como programar.

  10. Ricardo Mota says:

    Resposta curta de quem adora ambos os jogos?

    Sim, muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.