PplWare Mobile

WoA installer: Já pode ter o Windows 10 no seu Raspberry Pi


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Jorge says:

    Excelente notícia!

  2. ze says:

    Win num raspberry Pi?! Vai queimar assim que chegar a primavera e o calor aumentar.

  3. umx says:

    Isto é só uma prova de conceito ou tem alguma utilidade?

    • Diogo Santos says:

      Ainda não testei mas julgo que é mais prova de conceito do que outra coisa. Repara que as especificações mínimas do Windows 10 64 bits são 2GB de RAM, portanto tudo vai funcionar “devagarinho”. E repara que isto é a versão ARM64 e não a usada nos desktops, x86, portanto se quiseres correr um determinado programa, terá que existir a versão compilada para ARM64.

    • Diogo Santos says:

      Bem, após ler mais um bocado, supostamente permite correr aplicações x86 através de emulação, mas isto ainda vai tornar as coisas mais lentas. Mas se o objectivo for correr uma aplicação “levezinha”, talvez sirva.

  4. Francisco says:

    Podem esclarecer se é o Windows IoT ou versão tipo desktop/W10M, por favor?

  5. tiago says:

    Até à bem pouco tempo não tinha suporte para net nem bluetooth. Alguém confirma se isto já foi ultrapassado?

  6. José Borges says:

    isto funciona bem?

  7. Jose Lapao says:

    Nada melhor que experimentar para ver se tudo funciona bem, se der para correr aplicações x86/x64 do windows no RPI excelente, tenho um programa de CNC que só funciona em x86 e a maioria de todos os outros que uso funcionam em Linux ARM. Assim seria oro sobre azul, o RPI 3 chega perfeitamente para colocar a CNC 3 eixos a funcionar perfeitamente.

  8. Marco Tulio Castro says:

    Por que motivo alguém instalará um vírus no Raspberry pi. Se bem que o Windows não pode ser considerado um vírus. Os virus são programas pequenos, eficientes e podem causar danos aos dados. O Windows só atende ao último tópico. Não é nem pequeno nem eficiente.

  9. Marco Tulio Castro says:

    Por que motivo alguém instalará um vírus no Raspberry pi. Se bem que o Windows não pode ser considerado um vírus. Os virus são programas pequenos, eficientes e podem causar danos aos dados. O Windows só atende ao último tópico. Não é nem pequeno nem eficiente.

  10. Vasco Alves says:

    Boas. Durante a fase de colocar a imagem no Cartão SD, tive o seguinte erro.
    Error: There has been a problem during deplyment: DISM exited with code 21.
    Alguém sabe o que isto significa e como se resolve?

    Obrigado

  11. Joao Marcos says:

    Bom Dia, O WOA Intaller, nao abre a interface para clicar em avançado, como resolvo??

  12. Luis Mé says:

    Bem ontem perdi um tempinho a instalar e testar o sistema…
    Conclusões:
    1 – Acabe por não conseguir acabar de instalar o Windows porque estava a dar um blue screem devido a um problema com a Ram
    2 – É uma instalação demorada, devido ao tamanho do iso demora alguns minutos a ser compilado no cartão de memória
    3 – Pelo que vi vai ficar um pouco lento a funcionar.

    Mas durante a semana vou ver qual o erro e depois deixo aqui a solução!! E ver se o sistema fica suficientemente estavel para fazer um pc all in one…

  13. gedehuyaru says:

    Abri apenas o ficheiro cmd e apagou-me ícones do ambiente de trabalho e todos os ficheiros das subpastas.
    Bom tutorial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.