WD PiDrive: Disco rígido de 1TB para o Raspberry Pi
O mini PC Raspberry Pi é um dos projectos com mais sucesso nos últimos anos. Este pequeno equipamento, do tamanho de uma caixa de fósforos, permite-nos dar asas à imaginação e desenvolver os mais diversos projectos.
Recentemente a Raspberry Pi Foundation lançou um ecrã de 7” touch e agora a Western Digital apresentou um disco rígido de 1TB para o Raspberry Pi.
Chama-se WD PiDrive e é um disco rígido que foi concebido especialmente para o Raspberry Pi. Com uma capacidade de 1TB, este componente permitirá aumentar de forma significativa a capacidade de armazenamento do equipamento que é normalmente garantida através de cartões microSD.
O WD PiDrive é compatível com o Raspberry Pi Modelo B+ e Raspberry Pi 2 Modelo B e está já à venda por 79 dólares. Quem tiver intenções de o comprar, pode sempre aproveitar o desconto de 35% do BitTorrent Sync.
Este artigo tem mais de um ano
Este disco é duas vezes mais caro que o Raspberry pi.
Não faz sentido, gostava era de ver uma nova PI com mais memoria e mais processamento grafico.
Se custa-se o dobro eu nao me importava!
Concordo contigo.
Mais processamento gráfico? Para quê, jogar?
Eu vejo vídeos 1080p sem qualquer soluço no Pi, sinceramente não vejo a necessidade de ainda maior processamento gráfico. Até tem mais do que seria expectável de um circuito cujo objectivo original é o ensino de e os testes em electrónica e informática.
banana pi BPI-M3:
– 8cores, 2gb ram, SATA port (power incluido), infravermelhos… etc 😉
A única “desvantagem” perante o Rpi é que deves ter menos documentação online se tiveres duvidas.
Também concordo, um pi3 com 2gb ram e ao menos 1,5ghz (8 core) teria mais utilidade que este PiDrive…
Umas quantas questões que ficaram por responder: qual a vantagem do WD PiDrive, por que motivos poderá ser superior aos discos externos que nós já temos ligados, quais as specs gerais (rotação, consumo energético…)…
Sim seria melhor uma nova PI, mas se virem quanto custa um Disco de 1T por enquanto esta esta barato ….
Artigo pobre que nem específica o que este disco tem de especial em relação a outros discos.
Estes preços é que… sinceramente
Loja US: 79$ = 70€
Loja UK: 70£ = 96€
Mas não têm envios internacionais…
Pois não, sem sei porque que referem no artigo para comprar.
Muito simples, tiveram tanta pressa de fazer a noticia que nem se deram ao trabalho de verificar.
Quando vi a notícia aqui tb esperava que indicassem um sítio onde de facto pudesse comprar, assim não serve para nada.
@Modem
Este comentário não é para ti: é que eu gostaria de responder à Sancha Pancha mas não é possível. No comentário dela não aparece a opção para responder. Será que não podemos falar com as mulheres que por aqui aparecem? Estamos no Estado Islâmico ou quê? 🙂 E ainda por cima é tão bonita a Sancha Pancha… 🙂
Afinal apareceu… :_= As minhas desculpas… 🙂
Alguém sabe dizer se é possível eles enviarem para Portugal?
Estava a fazer o registo mas só aparece o Reino Unido como o único país para envio! Não faz sentido nenhum esta notícia se afinal não conseguimos comprar! O que é pena! Alguém que esclareça, por favor!
Cá vai o que deveria ter sido esclarecido de início (retirado de http://liliputing.com/2015/09/wd-pidrive-is-a-1tb-hard-drive-kit-for-the-raspberry-pi.html):
“So what makes this kit different from any other hard drive? First, it comes with a 4GB microSD card which you can use for operating system files. Second, it comes with a special USB 3.0 cable that’s designed to connect to the USB port of the Raspberry Pi and the power port of a Raspberry Pi and a power adapter.
This lets you use a single cable to connect the hard drive to the computer and to power both devices.”
Atendendo a que a performance USB do PI é fraquinha e ainda por cima partilhada com a rede, pouco partido se tirará de um disco rápido. Este não vende nem pela rapidez nem pelo baixo consumo, algo que é de valorizar num PI. Mas tem um cartão SD (!) e um cabo que permite ligar 2 (!) alimentadores e o disco ao PI…
Pouco interessante, diria…
Há alguma forma de ter uma boa performance com um disco partilhado na rede, no primeiro pi?
Eu estava a pensar em usar um externo de 2.5 polegadas por usb, mas agora que falaste…
Outra duvida, ele aguenta com um disco ligado só á usb, sem alimentação externa?
A rede do PI está baseada no USB, por isso a performance vai sofrer se usares simultaneamente um disco USB e a rede. E um disco lento pouco ou nada mais lento será que um ultra-rápido por causa das limitações que referi. Mas poderá ser aceitável para maior parte das situações, ou seja, só experimentando.
Quanto à questão do disco sem alimentador, poderá ser possível com um de baixo consumo. Ainda não tive tempo para explorar, mas um teste rápido com um SSD barato de 60GB numa caixa externa funcionou aparentemente bem com apenas a alimentação do PI, no caso um transformador de 5V 2A, e ligado directamente este, sem qualquer hub. O disco foi correctamente reconhecido e inicializado, sem que o PI acusasse qualquer problema. Falta agora “puxar” por ele para ver como se comporta.
Qualquer dia… Promoção: Na compra do disco rigido xpto, oferta de raspberry pi.
WD vai na sorte godspeed
alguém sabe como instalar o bittorrent ou o utorrent num Raspberry pi2?
Pesquisa pla instalação de “transmission” para o Rpi
Bom bom era o Popcorn time no Pi! lol
(versão oficial 😛 )
boa tarde esta solução é boa para quem tem hardware antigo que já não usa como por exemplo um portátil que avariou e a sua reparação é cara não vale a pena reparar foi o meu caso tinha alguns discos 2.5 parados de portáteis e utilizai para fazer o meu pidrive caseiro com uma caixa de um router que já não uso para por o pi mais o hdd para ligar o hdd ao pi comprei uma caixa externa parahdd para tirar o modulo que liga o hdd aconselho uma caixa que seja usb3.0 pois a 2.0 em filmes 1080p não tem velocidade suficiente para processar o sistema operativo o hdd no meu caso só serve para o sistema operativo não uso para por filmes ou series o sistema operativo que estou a usar é o osmc para quem quiser ter uma coisa parecida basta por o sistema operativo por pen 3.0 de preferência fica mais barato e o ressoltado é o mesmo tenho vários pi tanto com hdd com por pen e todos funcionam muito bem.A única coisa que tive de altera no pi foi por dissipador no chip também foi fácil retirei de alguns dvd que estavam avariados ou placas gráficas costumam ter dissipadores pequenos que servem perfeitamente para colocar na pi foi só por massa térmica no chip e por o dissipador por cima para ficar fixo pus cola quente em todos os lados para agarrar á placa.