Criticando a Chips and Science Act dos Estados Unidos da América (EUA), assinada por Joe Biden, Donald Trump mencionou que vai impor taxas sobre a produção estrangeira de chips de computador, semicondutores e produtos farmacêuticos, visando devolver a produção desses bens essenciais ao país.
Num discurso, na segunda-feira, Donald Trump disse que, “num futuro muito próximo, vamos impor taxas sobre a produção estrangeira de chips de computador, semicondutores e produtos farmacêuticos, para devolver a produção desses bens essenciais aos EUA”.
Deixaram-nos e foram para Taiwan. Queremos que eles voltem.
Disse Trump, numa aparente referência à forma como muitas das principais empresas tecnológicas dos EUA têm adquirido os seus processadores à Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) de Taiwan, um dos players mais relevantes desta indústria.
Apesar de ter erguido uma fábrica no Arizona, grande parte da produção de chips da TSMC permanece em Taiwan, a partir de onde fornece clientes como a Apple, Nvidia, Qualcomm e AMD.
E não queremos dar-lhes milhares de milhões de dólares à semelhança deste programa ridículo por via do qual Biden deu a toda a gente milhares de milhões de dólares. Eles já têm milhares de milhões de dólares. Eles não têm nada além de dinheiro. Eles não precisavam de dinheiro. Precisavam de um incentivo. E o incentivo vai ser o facto de não quererem pagar 25, 50 ou mesmo 100% de impostos.
No mesmo discurso, Trump criticou a Chips and Science Act, assinada por Joe Biden, que beneficiou, apesar das críticas, empresas como a Intel.
Trump announces he will be putting tariffs on semiconductors pic.twitter.com/miymN8aPMh
— Acyn (@Acyn) January 27, 2025
Qual o impacto das potenciais taxas sobre os chips da TSMC de Taiwan?
Na perspetiva de Trump, as ameaças tarifárias incentivarão mais empresas tecnológicas americanas a migrarem o fabrico de chips para os EUA, deixando Taiwan. Portanto, “se quiser deixar de pagar os impostos ou as taxas, terá de construir a sua fábrica aqui mesmo na América”.
Uma vez que são necessários vários anos para construir uma fábrica de chips, quaisquer taxas sobre os chips fabricados em Taiwan podem resultar em aumentos de preços para vários produtos, como placas gráficas NVIDIA, iPhones da Apple e processadores AMD, por serem fornecidos pelas fábricas da TSMC.