TOP 5 – Mini PCs com suporte para Windows 10
Nos últimos anos o segmento dos mini PCs tem evoluído significativamente e hoje em dia há projectos que têm um conjunto de funcionalidades/especificações simplesmente espetaculares. Muito poderosos mas bastante pequenos, este dipositivos podem ser usados como um simples PC, um media center, etc.
Hoje fazemos um pequeno TOP 5 dos últimos mini PCs apresentados no Pplware com suporte para o Windows 10.
O segmento dos mini PCs está repleto de ofertas e se fizermos algumas pesquisas reparamos que há equipamentos para quase todas as necessidades. Baratos, caros, poderosos, pequenos… há de tudo e, nesse sentido, é preciso começar a introduzir elementos diferenciadores.
GOLE1
Chama-se GOLE1 e na prática é basicamente um pequeno desktop, que cabe dentro de um bolso, ao qual podemos chamar de mini PC. No entanto, ao contrário dos muitos mini PCs que estão já no mercado, o GOLE1 tem um touchscreen de 5” integrado.
Este mini PC vem com o Windows 10 e custa $99.
Voyo V3 Mini PC
O Voyo V3 Mini PC vem equipado com um processador Intel Cherry Trail Z8700 Quad core a 2,4Ghz e com uma placa gráfica Intel HD Graphics Gen8. Tem 4 GB de RAM (DDR3) e tem armazenamento interno de 128 GB (eMMC) com possibilidade de expansão até mais 128 GB com cartão microSD.
Este mini PC vem com o Windows 10 e tem como possibilidades de ligações uma porta HDMI 1.4 que permite reprodução de conteúdos em 4K, uma porta micro SD, duas portas USB 3.0, uma USB 2.0 e ainda uma USB Tipo-C utilizada para alimentação. Além do mais ainda tem uma ligação para o jack de áudio de 3,5 mm e Bluetooth 4.0
Vorke V1
Chama-se Vorke V1 e é mais uma alternativa no já vasto mercado dos mini PCs. Este equipamento custa cerca de $200 e vem com um CPU quad-core Celeron J3160. Destaque ainda para os 4GB de RAM e a possibilidade de ter um SSD ou então um disco rígido de 2,5”.
Em termos de sistema operativo, o Vorke V1 tem suporte para Windows e Linux.
BT7
A chinesa Beelink lançou recentemente um mini PC ao qual deu o nome de Beelink BT7. Este equipamento pode ser usado nos mais diversos projectos/cenários e destaca-se por trazer um dos mais poderosos processadores da gama Atom, o Atom x7.
Além do processador, destacam-se ainda os 4GB de memória RAM DDR3-1600, gráfica Intel HD, interface Gigabit Ethernet, WiFi dual-band 802.11b/g/n (2,4 Ghz e 5.8 Ghz), Bluetooth 4.0, três portas USB 3.0, interface de áudio 3.5mm e uma porta HDMI.
Este mini PC tem como sistema operativo o Windows 10 a 64 bits.
Kangaroo
O Kangaroo é um mini PC que também vem com o Windows 10 e custa apenas $99 (cerca de 89€). Este equipamento tem pequena bateria interna e um leitor biométrico para garantir a melhor segurança dos dados. Vem com um Intel Atom™ x5-Z8500 (2M Cache, até 2.24 GHz), tem 2GB de RAM e 32 GB de memória de armazenamento.
De salientar que este é um dos primeiros mini PCs já com Wifi com suporte para a norma 802.11ac (três vezes mais rápida que a 802.11 N e opera em exclusivo na banda de frequência dos 5 GHz).
Como referimos, o mercado dos mini PCs tem uma vasta oferta de equipamentos poderosos, de tamanho reduzido e com suporte para os mais diversos sistemas operativos. Sem admiração, o Raspberry PI continua a ser o mais popular neste segmento mas não é o mais poderoso.
Só para terminar, deixamos a sugestão desta semana, o Micro:bit – O mini PC da BBC por apenas 17 euros.
Este artigo tem mais de um ano
Mini pcs so rodam bem linux, windows so de i5 para cima e 8gb de ram minimo, e mesmo assim o w10 consegue bloquear se n tiver ssd. 100% disco usado bug continua, pesquisem nomgoogle pois Todos tem
Tenho o minipc kubo com win10 ram2gb e 32gbdisco e funciona 5*
O windows nao e estavel, a cada 2 dias precisa de um restart ou uodate qe se faz automaticamente. O linux pode estar 5 anos sem um restart e nunca compromete, mac osx igual
Engraçado, o meu windows 10 chega a noite, fecho a tampa, suspende, e no dia a seguir é abrir e siga. Aguenta um mês assim sem problemas. E só não aguenta mais porque aproveito para uma vez por mês meter os updates em dia
+1 Até hoje o kubo nao me deixou ficar mal. E com win 10 ficou mais ágil.
Outro pc interessante (mini talvez) é o asus vivo pc.
Boa noite, verifiquei que tem o minipc kubo, acabei de adquirir um exactamente igual, no entanto existe pouco feedback da parte de quem os tem, por isso mesmo estou a entrar em contacto para tentar saber algo mais… Será que me pode dizer se tem alguns problemas a nível do sinal da internet(isto se usar wifi noutra divisão da casa que não seja aquela onde tem o router)? Costuma usar o Kodi? Obrigado e se me puder dar algum feedback agradeço.
Cumprimentos
Gonçalo
Lol.
LOL, dizes isso por que existe N Linux distros!! Mas umas mais pesadas que outras. uma vez tentei instalar numa maquina mais antiga tipo mini PC 2 GB e com um Celeron 900 MHz, e adivinhem la, com o ubuntu normal travava a cada clique, meti um versão beta do Windows 10 e funcionava muito melhor! não era rápido, mas já não travava a cada clique….
Teste o Lubuntu então, ele precisa de 512 de RAM somente e tem todos os programas que você precisa é usa no dia a dia.
Vê-se mesmo que sabes do que falas.
Eu tenho um asus vivo pc com um i3 e estou bastante contente. Uso como media center apenas
Culpar o SO é fácil, seja ele qual for, mas perguntar-se a si próprio se o mal esta no utilizador?… Ainda não vi nenhum utilizador a escrever que o erro era dele e não do SO!
Blasfémia!!!!
A culpa é do SO .. Mac é que é bom não da problemas nenhuns xD
Dummy proof system sqn
Pelos comentários que leio por aqui chego a questionar-me se o meu W10 será diferente dos outros. Tenho-o instalado em 4 máquinas diferentes 1 fixo montado por mim à 4 anos e 3 portáteis entre 2007 e 2015 e não sei o que é o bug do menu iniciar ou do disco a 100%, mas conheço alguns amigos que o W10 deles têm um inorme bug que está entre o teclado e a cadeira.
Tenho W10 em caso e estou muito satisfeito no entanto existia um bug no W7 que colocava o processador a 100% e um dos processos do svchost ficava com mais de 1Gb . Estará resolvido no entanto no meu pc de trabalho às vezes ainda tenho o problema do svchost. Creio que está relacionado com a .net 3.5.
Pela mesma razão que os “netbooks” foram varridos do mercado com a entrada em cena dos “tablets” e phablets”, também os mini pcs que caibam no bolso correm o mesmo risco equiparável ao fugaz aparecimento e desaparecimento de um cometa.
Bastará o surgimento e aperfeiçoamento dos “smartphones” possibilitando a exibição sem restrições das apps em HD e 4k no ecrã de um monitor e/ou TV, para além do rato e teclado, a exemplo de tecnologias como a do “continuum”.
As vantagens seriam inegáveis, desde logo porque o feliz utilizador não precisava de ocupar dois bolsos uma vez que o “smartphone” é em regra o aparelho indispensável para poder comunicar e dispõe de bateria onde não possa ligar à corrente.
Aliás, de acordo com comentários aqui anteriormente publicados sobre o mesmo tema, já existe quem substitua satisfatoriamente um mini pc por um “tablet” que corra dois sistemas e ainda permita comunicar.
É que, se o utilizador quiser um aparelho fixo junto ao monitor e/ou TV, tende a dispensar a portabilidade em função da “performance” no que já conta com milhentas opções.
exato, já existe tablets de 7″ com o windows 10… so falta e mesmo suporte no windows 10 para rede de telemóvel. para mim e so uma questão de deixarem-se de tabus que distingue telefones de computadores. porque razão um Portátil não pode ter chip de telecomunicações moveis? e estupido…
A pergunta mais pertinente que já vi no pplware, e esta já tem uns anos.
O netbook Toshiba NB305, tinha uma variante que permitia inserir um cartão de telemóvel de dados.