Quando em dezembro a Microsoft anunciou os primeiros PCs com processador ARM, ficou patente que a gigante do software queria criar uma nova área e que esta seria uma verdadeira revolução no que toca a desempenho e vida útil de bateria.
Para isso, associou-se à Qualcomm para criar a estrutura necessária para estas máquinas. Foi dado agora um novo passo com o lançamento do Snapdragon 850, o primeiro SoC dedicado a estas plataformas.
Quando apresentou os PCs com Snapdragon, a Microsoft e os restantes fabricantes basearam-se na oferta Qualcomm existente naquela altura, que se limitava ao Snapdragon 835 com alterações para funcionar nestas plataformas.
Ontem, na Computex 2018, a Qualcomm trouxe para todos o primeiro SoC criado dedicado aos PCs com ARM e Windows 10. Este será o novo processador que os fabricantes vão abraçar para as suas soluções, com as óbvias vantagens de ter sido desenvolvido para este fim.
A Qualcomm anunciou que o Snapdragon 850 garante um aumento de 30% no desempenho, 20% mais de vida útil da bateria e 20% de mais velocidade no 4G LTE. Segundo a Qualcomm, estas foram as principais melhorias que os consumidores pediram num novo processador.
O Snapdragon 850 é baseado em grande parte no Snapdragon 845, que agora equipa os mais recentes smartphones Android. Este novo SoC é composto por 8 núcleos Kryo 385, que podem atingir os 2,96GHz e um GPU Adreno 630, que permite vídeo 4K UHD.
Presente está também um modem Snapdragon X20 4G LTE, que suporta velocidades até 1,2Gbps. No campo do Wi-Fi, está presente um chip que suporta 802.11ad Multi-gigabit, 802.11ac 2×2 com MU-MIMO e as frequências 2.4GHz, 5GHz e 60GHz.
Este novo SoC Snapdragon 850 vai garantir uma maior performance, maior duração de bateria, com suporte para vários dias de trabalho e melhor conetividade. Segundo a Qualcomm, este novo processador deverá chegar com equipamentos que os fabricantes lançarem no final do ano.