Revo Build: O novo PC da Acer com Windows 10
A Acer anunciou hoje dois novos desktops com Windows 10 para o final do ano: o elegante PC all-in-one de 23,8 polegadas Aspire U5 Series e o pequeno desktop de um litro Revo BuildSeries com design modular para fácil personalização.
Mini PC Revo Build Series
O novo mini PC Revo Build Series (M1-601) opta por uma abordagem modular para permitir que o utilizador personalize o seu computador sem abrir o chassis. “Blocos” com diferentes funcionalidades podem ser empilhados no topo da base da unidade, o que torna o processo de acrescentar funcionalidades tão fácil como usar um brinquedo com peças de encaixe.
Os Blocos estão ligados através de pinos com alinhamento magnético para que não haja a inconveniência dos fios enquanto troca de módulos.
Os “Blocos” funcionam também de forma independente ou com outros PCs. O desktop Revo Build M1-601 tem um chassis de 1 litro com uma pegada de 125 x 125 mm que ocupa o mínimo de espaço e pode ser colocado em quase todo o lado.
“Blocos” como o disco rígido portátil de 500GB/1TB acompanharão o lançamento do PC, enquanto o Wireless Power Bank para carregamento sem fios, o Audio Block com colunas e microfones, e outras expansões serão lançados gradualmente.
A unidade base integra um processador Intel Pentium ou Celeron com gráficos integrados Intel HD, enquanto a memória do sistema de até 8GB DDR4 RAM pode ser facilmente atualizada desaparafusando um simples parafuso.
PC all-in-one Aspire U5 Series
O novo PC all-in-one Aspire U5 Series (U5-710) possui um chassis elegante com apenas 37 mm de espessura e um pequeno pé em metal. Ele integra as entradas e saídas essenciais (HDMI I/O, DC Jack, Ethernet, USB 2.0 e 2 x USB 3.0, sintonizador de TV ) organizadas na parte traseira e as portas menos usadas e botões OSD escondidos por baixo de uma aba de lado.
A tampa traseira do Aspire U5 possui um acabamento estilo têxtil, possível através de novos processos de fabrico com moldes criados por impressão 3D e laser.
A disponibilidade e os preços ainda não foram revelados.
Este artigo tem mais de um ano
A Razer começou com a ideia de um desktop modular, mas a ideia morreu na praia para outros caçadores de tesouros o desencantarem e fazerem da ideia algo real. É pena, sendo fã da Razer, mas também fico contente por ver o conceito sair do palco dos projectos de laboratório.
A ideia modular por detras do PC Revo Build Series (M1-601) é boa para quem percebe pouco de informática (a nível de ligações fisicas, cabos, etc) ou para quem quer ir construido o seu PC à medida das necessidades.
O meu receio é o preço desses módulos em relação ao hardware/funcionalidade que visam acrescentar, pois se forem caros acho que a ideia não sobreviverá no mercado.
A ver vamos…