PplWare Mobile

Qual a diferença entre MBR e GPT?


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. dobest says:

    Artigo interessante, fico aguardar que expliquem como converter MBR para GPT

  2. Serip says:

    Bom dia Pedro.
    Quando refere no artigo “Em tempos apresentamos aqui”, não existe o link para a referencia.
    Seria possivel corrigir para ler o outro artigo.
    Cumprimentos e obrigada por toda a informação que tem divulgado.
    Serip

  3. Marcos Santos says:

    Mito bom artigo, já uso GPT desde que uso Windows 8 em uefi e também já fiz algumas conversões em pc que foram instalados com mbr/bios para gpt/uefi 🙂

  4. Redin says:

    Gostaria de colocar outra questão sobre o GPT e tipo de discos.
    Não há qualquer problema em usar a partição GPT com discos IDE? E também não existe limite mínimo de armazenamento para usar um IDE?
    Eu ainda tenho aqui uns antigos e faria o teste com eles.
    A não ser que os novos sistemas de servidor já exijam a utilização de sata.

    • Hugo Cura says:

      O sistema de particionamento não depende do hardware, e ainda menos da interface. Digamos que interfere unicamente na forma de “arrumar” a informação nos sectores físicos.
      O tamanho mínimo na partição está descrito na especificação do UEFI, como alguns bytes, dependendo do tamanho dos sectores do disco.

  5. Mr. Pi says:

    Fui obrigado a converter um disco de 3TB para GPT, pois em MBR não tinha acesso a todo o seu conteúdo, apenas a uma parte dele. Após converter para GPT e formatar o disco, fiquei com acesso aos 3TB na sua totalidade, isto tudo em windows 7.

    Para esta operação tive que recorrer a um pc mais actualizado, mesmo por essa questão da BIOS/UEFI, pois num portátil com Core I7 com apenas 2 anos, não era possível efectuar esta operação.

    Neste momento tenho este disco de 3TB ligado a este portátil sem qualquer tipo de problema, após ter sido formatado e convertido noutro pc.

  6. Telmo M. says:

    Já agora, já saíram os resultados do passatempo do disco de 4TB?

  7. Diogo R. says:

    Eu quando tenho de instalar o windows faço por USB devido a ser mais rapido, dá para instalar o windows 7 (64bits) logo em GPT?

  8. Mario Junior says:

    Ainda acho mais legal o EFI que a Apple usa. É só apertar o botão power, e já está na tela de carregamento do OS X.

    • Macedo says:

      No Windows 8 ou 8.1 é igual, basta carregar o botão e já esta a carregar o sistema.
      Alias entre o MacBook e o Asus que tenho, o Asus carrega mais depressa o Windows 8.1 que o O MacBook o OSX

    • Jose says:

      Menos, muito menos.

      Posts destes são infantis e desnecessários, nem sei como isto passou pela a moderação, a unica intenção deste post é começar flame wars.

      • Macedo says:

        Qual? O meu?
        Estou a ser sincero, o Windows ainda tem muito a melhorar e foi díficil ambientar-me ao sistema Metro UI, mas começa a aproximar-se ao OS X e em muitas coisas já está superior. O Asus é touchscreen 15,6″, gostava que a Apple lançasse um OS X touch e um portátil, talvez seja esse o próximo passo da Apple.

        • Nuno Vieira says:

          Acho que está a fazer confusão pois o UEFI não tem nada a ver com a Microsoft, muito menos com o Windows e com o Metro UI. O UEFI teve início com o EFI introduzido pela Intel nos Itaniums.

    • panhonhas says:

      Xii, mas o EFI da apple é ilegal? Não percebi nada.

  9. PapiMigas says:

    (..se o MBR ficar corrompido…) faz-se MBR /FIX 😀
    Fora isso só vejo vantagem real em mais de 2TB ou para UEFI.

    Cump

  10. Gonçalo Cândido says:

    Tenho uma dúvida.
    Se tiver um disco apenas para dados (Filmes, fotos e músicas) é na mesma aconselhavel utilizar GPT em vez de MBR? ou é indiferente?

    Obrigado.

    • Xavier says:

      O que diferencia e importa é o tamanho do disco e não o conteúdo. Não confundir modelo de particionamento ou layout de tabela de partição com sistema de arquivos.

  11. Yuri says:

    Mudar de GPT pra MBR pode de alguma forma afetar o reconhecimento do Hardware de um notebook?

    Pergunto isso pois tenho um notebook que veio com Windows 8. Eu queria instalar o Ubuntu em dual boot, e usar o windows 7 no lugar do 8, mas não estava conseguindo devido a problema com o UEFI, securit boot, etc. Após ler vários tutoriais eu vi um que dizia que se eu mudasse de GPT pra MBR iria funcinoar. Eu, sem saber muito o que estava fazendo (sou psicólogo, tudo que sei de informática é de curiosidade), fiz o que o tutorial ensinava e realmente funcionou.

    Consegui instalar o windows 7 ao lado do Ubuntu. Mas desde então, além de ter perdido tudo que tinha no meu HD, meu touchpad não funciona mais. Nem mesmo Os botõezinhos de clicar funcionam. Nem no Ubuntu e nem no Windows 7.

    Alguém sabe se tem alguma relação? E como resolver?

    Obrigado.

    =)

    • Ewerton Lima says:

      Touchpad e botões é questão de driver de hardware, procure no site do fabricante do seu notebook. Sobre dual boot entre Windows e Linux usando GPT ainda permaneço no busca.

  12. Mucca says:

    Alguém me tira uma dúvida, por gentileza. Talvez tenha sido respondido, embora não pela mesma questão, mas gostaria de ter certeza. Quero instalar o Android x86 no note para rodar em dual boot com o windows 8.1 64bits, mas para isso preciso converter para mbr. Pensei em fazer uma iso de recuperação pelo próprio windows, converter, formatar e reinstalar o windows de novo. Será que é possível ou vou perder o SO. Não me importo em perder os dados, preocupo-me apenas pelo fato de ser original e não ter vindo com a mídia de instalação. Obrigado.

    • Israel Ferreira says:

      É só você usar o AOMEI Partition Assistant Pro Edition 5.5, com ele dá pra converter MBR > GPT e GPT > MBR sem formatar o disco, e dá pra fazer na partição do Windows, você não irá perder o sistema. Digo isso porque eu prefiro esse do que o da EaseUS Partition Master, que formata o disco para conversão.

  13. Rafael says:

    Boa noite.

    Gostaria de saber se a GPT tem a possibilidade de criar partições lógicas.
    Independente da resposta, teria alguma fonte de embasamento teórico ou técnico do tipo GPT?

    Fico no aguardo. Obrigado.

  14. Carlinhos says:

    Olá, blz cara, tenho uma dúvida:
    Tenho um HD em GPT com o Windows 8, mas queria instalar o 7 em dual boot. Ele tá dando um conflito na hora de instalar os arquivos por conta de não ser em MBR. Mas não quero zerae meu HD, pois há partições de Recovery do sistema originais do Windows 8 nele.
    Como que eu faço nesse caso pra instalar o Windows 7? Como mudar de GPT pra MBR sem perder esses arquivos das partições? Como se procede?

    Valeu, aguardo uma luz

    • Israel Ferreira says:

      É só você usar o AOMEI Partition Assistant Pro Edition 5.5, com ele dá pra converter MBR > GPT e GPT > MBR sem formatar o disco, e dá pra fazer na partição do Windows, você não irá perder o sistema. Digo isso porque eu prefiro esse do que o da EaseUS Partition Master, que formata o disco para conversão.

      Aqui explica
      https://www.youtube.com/watch?v=2X2V6b4vb6Y

  15. Marcell Silva says:

    O hardware tem que ser compatível? tentei agora a pouco instalar o Windows 10 em um hd GPT e não passei daquela tela que você reparticiona as unidades com cd do windows, ele simplesmente informa que o windows não pode ser instalado nessa partição/disco

  16. Vinicius says:

    Bom eu tenho a resposta
    Carlinhos

    Baixe uma iso do WINDOWS 7
    BAIXE O APLICATIVO
    RUFUS 2.15 1117

    E INSTALA A ISO DO WINDOWS EM UM PENDRIVE QUE
    No RUFUS LHE OFERECE O TIPO DE PARTIÇAO

    E TAMBEM LHE OFERECE A OPÇAO DE INICIAR O WINDOWS INSTALLER
    TANTO COMO MBR QUANTO COMO UEFI (GPT)

  17. Lucas Souza Freitas França says:

    Apesar do Windows não aceitar instalar boot UEFI com modelo MBR, o boot UEFI funciona com modelo MBR. Quando instalam, por exemplo um Win10 x64, com legacy boot, dá pra alterar, e o boot funcionar em modo UEFI, vice-versa. Já se o HDD estiver em GPT, só UEFI funciona.

  18. paulo says:

    seguinte, toda vez que vou instalar o windows, fala o windows n pode ser instalado em partição gpt, fala pra colocar pra MBR para poder seguir com a instalação, como faria para que isso não ocorra, tipo, posso instalar o windows na partição gpt, mas tenho que limpar todo meu hd, para poder colocar o outro windows por cima

  19. Lucas Silva says:

    Estou tentando simplesmente fazer uma unidade D no meu HD, mas da esse aviso. http://prntscr.com/iux3qk O que faço agora?

  20. André Maurício says:

    Boa tarde,

    Formatei meu Samsung X30 NP350XAA-XD1BR, qual na hora de instalar foi realizado uma conversão, pois falava em partição GPT. Foi realizado no qual formou somente uma unidade – unidade C e deu certo formatar e instalar o wqindows, so que agora não reconhece o wifi e audio, sabe o que esta acontecendo?

  21. Thiago says:

    Ótimo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.