Quantcast
PplWare Mobile

Vamos programar com o Arduino – Projeto: Sensor de Temperatura

Download

Download: Bibliotecas

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Jose Baptista says:

    Falta o link para download da biblioteca

  2. Miguel says:

    Por acaso estava a pensar fazer um projecto de jardinagem caseiro em que a temperatura da estufa é central. 🙂 obrigado pela dica

  3. Gonçalo says:

    Por acaso fiz com o sensor ds18b20 e com resistencia 4,7K. Tanto no Arduino como na Raspberry Pi. Falta conseguir uma ligação decente ao Display

    • Cláudio Catarino says:

      Estas a referir a um pequeno LCD?

      • Gonçalo says:

        Exato, mas acabei por comprar o de 4 Linhas (que por sua vez tem que ter 2 potenciometros, para backlight e brightness) e há mais documentação para o de 2…

        • Cláudio Catarino says:

          Tens também a opção de um I2c para o LCD. Já tem todos os componentes necessários como o potenciómetro incluído no modulo. Além disso nao se tem que andar com tantos fios para se ligar ao Arduino, basta uns 4. Alguns dos LCD«s já trazem esse modulo incorporado .

  4. Gonçalo says:

    usar é fácil! Divertido é construir e sobretudo aprender/entender!

  5. Vitor Teixeira says:

    Bom dia ! Sou ainda aprendiz com arduino, contudo estou precisamente a trabalhar na questão do sensor da temperatura com o DHT22. Penso que tratando-se de temperatura é necessário fazer o registo, ou seja é importante saber qual a temperatura e humidade a determinada hora e data. Neste caso, parece-me que é importante juntar o RTC para poder registar a data e hora, assim como um Sdcard para o Logfile.

    Ainda estou numa fase muito inicial, até porque ainda não me chegou o material todo que encomendei, mas a ideia será registar as temperaturas em Sdcard, ou via placa wifi fazer uma ligação SQL a servidor WEB e ter registos on-line. Se alguém estiver a desenvolver um projecto deste tipo e quiser partilhar agradeço. Obrigado ao PPLWARE por mais esta boa iniciativa.

    • Cláudio Catarino says:

      Boas Vitor… Podes fazer com o esp2866 para enviar os dados para a Internet. É um pequeno modulo WIFI que tem um micro controlador e é possível efectuar a programação como o arduino. É ideal para um pequeno projecto que só tenha como objectivo ler a temperatura e enviar para a Internet.

    • Luis Duarte says:

      Se tiveres raspberry Pi podes usar modulos rf e fazer um servidor um servidor SQL no raspberry

      • Cláudio Catarino says:

        Sim… é uma opção. Eu como so tenho um esp2866. Aqui numa divisão de casa tenho o Arduino ligado ao Pi via Serial, e o Pi trata de comunicar com a BD.

    • João Duarte says:

      Como o Cláudio Catarina disse, a melhor maneira de gravares a informação de um DHT22 é sem duvida com o ESP8266. Actualmente nem precisas de uma base de dados fisica para receberes os dados. Podes por exemplo usar um serviço Cloud como o da IBM (bluemix) ou o da Microsoft (Azure) que por enquanto ainda são grátis. Eu estou a desenvolver um projecto para o Instructables, para integrar o DHT com o serviço de voz da Amazon, a Alexa, e também enviar os dados para diferentes dashboards. Assim que tiver pronto posso postar o link.

  6. Hugo Serras says:

    Bom dia,

    Também ando nestas aventuras de iniciação à programação em Arduino e gostaria de saber se é possivel fazerem um tutorial de um projecto com um modulo gsm sim900D.

    Parabéns pelo vosso trabalho.

    Cumprimentos

  7. Joao Ferreira says:

    Bom dia, onde posso comprar um arduino a um bom preço? Vi tambem que existem varias revisoes (versoes).

    Obrigado

    • Charlie says:

      Aliexpress! 😉

    • Nimboos says:

      Geralmente as versões que se encontram à venda são as revisões de hardware mais recentes. No caso do Arduino UNO é a R3. Os preços mais baixos que tenho visto são de versões não originais mas totalmente compatíveis com o Arduino, uma vez que usam exatamente o mesmo microcontrolador. Tipo Funduino ou UNO R3. Existem uns starter kits destas plaquinhas com vários componentes eletrónicos – leds, botões de pressão, breadboard, fios de ligação, etc… – a preços muito interessantes. Podem ser adquiridos p.ex. no Ebay e Aliexpress. O Funduino também se encontra à venda na PTRobotics (loja portuguesa).

  8. Pedro S says:

    Sempre podes deixar o teu smartphone numa estufa para controlar a temperatura e humidade. se quiseres controlar em vários pontos diferentes da estufa, compras vários smartphones 😉

  9. Marco Castro says:

    Para quem pergunta a utilidade. Podem criar um interface dmx para controlar luzes na passagem de Ano. Eu constumo usar o soft da Atmel no 8085 e na atmega8 como o processador do arduino èum atmega…

  10. Luis Cesar says:

    Boas malta.
    Ando aqui a tentar um projecto vai pra 3 anos… e nele eu queria ter acesso a um sensor de brilho, ou seja saber se um determinada sal aestiver exposta ao sol, qual é a lumonosidade dela, isto para depois ajustar o brilho duma TV.
    E como isto é para ser implementado no Algarve, aqui o Sol… Alguém me diz como posso, por ex. usando este projecto, adicionar um sensor deste tipo?

  11. Luis Cesar says:

    Ops; luminosidade

  12. Deywid says:

    Nobres, não parem com os tutoriais 😀

  13. José Costa says:

    Boa noite,
    Segui o exemplo, mas quando ligo o arduino ao pc não é atribuída a porta? alguém sabe dizer o porque? no entanto se ligar apenas o arduino sem o sensor a porta é atribuída automaticamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.