A Intel levantou o véu sobre a sua nova gama de processadores da gama Core X. O topo de gama desta série, o Core i9-10908XE irá equipar com 18 núcleos por menos de $1.000.
O mercado de CPUs está ao rubro, com a Intel e AMD a desenvolverem processadores cada vez mais capazes e, acima de tudo, com preços mais convidativos.
Nos últimos anos temos assistido a uma bela luta entre a AMD e a Intel que se elevam uma à outra, colocando no mercado processadores cada vez mais baratos, mas com mais capacidades. Nesta corrida a AMD parecia estar na frente, mas a Intel não quer ficar para trás e está a preparar uma ofensiva.
O seu próximo processador topo de gama, o Core i9-10908XE, terá 18 núcleos e um preço extremamente atrativo. A gigante tecnológica irá esmagar o preço do seu equivalente lançado no ano passado e comercializará este processador por menos de $1.000, mais especificamente por $979. A clock deste processador é de 3 GHz, ou 4,8 GHz quando em modo turbo.
Para além do topo de gama, já se sabem mais pormenores sobre as opções mais baratas: o i9-10900XE de 10 núcleos custará $590, o i9-10920XE de 12 núcleos custará $689 e o i9-10940XE de 14 núcleos fica por $784.
Apesar de não trazerem mudanças extraordinárias, estes processadores deverão garantir um desempenho de alto nível, mas esperemos pela apresentação oficial para conferir. Não obstante, o seu principal fator estará no preço que será bem inferior ao praticado atualmente.
A imprensa internacional começa a adiantar, para além dos preços e núcleos do processador, ainda mais informações relativas a esta nova gama da Intel. Suporte para até 256GB de 2,933 MHz de RAM DDR4, Deep Learning Boost para incremento das funcionalidades de Inteligência Artificial e ainda Wi-Fi 6.
É expectável que a Intel disponibilize esta família de processadores no próximo mês de novembro. Esta data é curiosa, porque será igualmente neste mês que a AMD espera lançar o seu Ryzen 9.