Placas gráfica foi arrefecida com ketchup, batatas e queijo como pasta térmica
Se acha que já viu de tudo, desengane-se, pois há sempre ideias insólitas a surgirem, nomeadamente no mundo tecnológico. A criatividade dos utilizadores não parece ter fim e tal pode verificar-se pela notícia que trazemos agora.
Segundo as informações, um utilizador decidiu criar uma nova forma de arrefecer a sua placa gráfica. E, para isso, usou nada menos do que ketchup, batatas e queijo no sistema de arrefecimento como pasta térmica. Quase parece que estamos a falar de uma tosta mista... mas vamos então perceber melhor esta ideia estranha.
GPU arrefecida com ketchup, batatas e queijo
Já vimos muitas ideias caricatas que envolvem equipamentos tecnológicos, mas certamente nunca pensou ver o sistema de arrefecimento de uma placa gráfica com ketchup, batatas e queijo. Poderiamos estar a falar de uma receita, mas a verdade é que tal foi usado como pasta térmica.
A ideia foi posta em prática por um utilizador que decidiu ampliar os seus conhecimentos e testes ao nível da pasta térmica para GPUs ao incluir substâncias diferentes e atípicas neste processo. O utilizador testou vários elementos para o efeito, como pasta dos dentes, pomada para queimaduras e recentemente decidiu experimentar também ketchup, batatas e queijo.
A experiência resultou num estudo interessante, e também insólito e divertido, sobre o arrefecimento de uma placa gráfica com substâncias que não são nada comuns neste processo e que até podem não ser seguras numa utilização a longo prazo.
Para o teste foi usada uma gráfica AMD Radeon R7 240 com um TDP de 30W e o utilizador partilhou um gráfico com os resultados das 22 diferentes substâncias usadas como pasta térmica. Algumas das substâncias são mais comuns e seguras, outras nem por isso, como a fita de cobre de alúminio de dupla face, fatias de queijo, batatas, ketchup, creme para a pele, pasta dos dentes, entre outros.
Sem grande surpresa, os piores resultados foram obtidos nestes produtos estranhos a este processo, sobretudo os produtos alimentares. Por exemplo, o queijo e as batatas acabaram por levar o sistema a acionar o mecanismo de sobreaquecimento térmico ao atingir uma temperatura máxima de 105 ºC. No entanto, sem que nada fizesse prever, o ketchup conseguiu resultados melhores, mantendo a GPU a 71ºC.
Portanto, este teste tem que ser visto como uma brincadeira, não se aconselhando, de todo, que os utilizadores reproduzam este processo em casa nas suas máquinas.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: VideoCardz
Neste artigo: batatas, gpu, insólito, ketchup, pasta térmica, placa gráfica, queijo, sistema de arrefecimento
Ainda falta o teste do vodka cooler do boris para comparação
A gastar dinheiro em coisas dessas que são mais cara que o adesivo térmico 🙁
Que desperdício!