PplWare Mobile

O Netflix está a chegar! Já tem a sua rede preparada?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. SergioAMSilva says:

    Pensei que esta notícia era para explicar mais detalhadamente o funcionamento do Netflix…

    • Vítor M. says:

      MAs isso temos em vários artigos anteriores. Agora é explicar como expandir com qualidade o sinal, até porque a chegada do Netflix irá suscitar esta necessidade. Fica a sugestão elaborada para que possam usufruir com mais qualidade deste sistema.

    • Imparcial says:

      Concordo. Estava à espera de qualquer coisa do género “para terem um streaming FullHD com o Netflix, sem problemas, precisam de acesso à internet com velocidade mínima de X Mbps.”

      Ainda assim é um bom post. Keep up the good work.

      • Pedro Pinto says:

        Nós vamos fazer um estudo a esse nível.

      • Douglas Ferreira says:

        Aqui no Brasil, tenho uma conexão bem estável de 10 mbps e a Netflix funciona perfeitamente em full HD.

        Segundo a Netflix, estas são as velocidades necessárias para assistir com as devidas qualidades.

        3,0 megabits por segundo – Recomendada para qualidade SD
        5,0 megabits por segundo – Recomendada para qualidade HD
        25 Megabits por segundo – Recomendada para qualidade Ultra HD

        Fonte: https://help.netflix.com/pt/node/306

        Minha conexão era de 3 mbps e dava para assistir com certa qualidade, mas ainda não era Full HD.

        Com 10 megas, o sistema faz um breve cache antes de iniciar o filme, algo que demora tem torno de 5 a 10 segundos, e então começa a reprodução do filme em full hd e sem qualquer travamento.

        Para 4K nunca testei – aqui no Brasil, as TVs 4K ainda não são populares.

        Interessante é que o algoritmo da Netflix faz a redução da qualidade da imagem quando a internet fica lenta para não haver travamentos, assim, mesmo uma conexão que não seja tão estável funcionará bem.

        No Brasil, os usuários têm um período de testes de 30 dias. Se cancelar a assinatura neste período não é necessário pagar.

        O catálogo do Brasil está melhorando muito, mas ainda está longe do catálogo americano. A Netflix já divulgou sua intenção de ter um único catálogo unificado em todos os países.

        Mesmo com um catálogo não tão extenso quanto o americano, temos acesso às ótimas séries próprias da Netflix. Recomendo assistir Demolidor (Dare Devil) para ter uma noção da qualidade de produção do serviço.

        Quanto a esse assunto de ter de preparar a rede doméstica para o Netflix, gastando dinheiro com Powerline, eu recomendo não gastar dinheiro antecipadamente pelos seguintes motivos:

        – Para assistir em Full HD basta ter uma conexão com a internet de 5 mbps. Qualquer rede doméstica com equipamentos de quinze anos atrás possui velocidade superior a essa. Se sua rede for cabeada de 10mbps já basta. Uma rede wi-fi 802.11b ou g já resolve (atualmente, muita gente está usando o padrão “n”, que atinge facilmente 300mbps.)

        – Se a rede for wi-fi e sua smartTV já funciona com o youtube, provavelmente também funcionará com Netflix, desde que tenha o aplicativo da Netflix.

        – Quem não tem uma smartTV pode comprar o AppleTV ou o Google Chromecast (desde que tenha um smartphone, tablet ou um computador). Eu uso o Chromecast e gosto muito.

        – Se você não sabe se o sinal do seu wi-fi vai chegar na sua TV, basta pegar seu smartphone e testar para ver se o sinal é disponível no cômodo onde ficará a TV.

        Sinceramente, essa história de comprar Powerline é besteira. Na minha casa o sinal do roteador, que fica no primeiro andar, chega razoavelmente bem aos cômodos do segundo andar. E se o sinal não chegar basta colocar um repetidor ou trocar as antenas por outras de maior ganho.

        Espero ter ajudado e aproveitem a Netflix.

    • DARTH says:

      lol… tambem eu… e depois nao passa de um anuncio a power lines, que por sinal ja tentaram vender aqui na pplware

  2. Abílio Matos says:

    Por muito bons que sejam os equipamentos powerline, que são por experiência própria, sem uma boa conexão de internet, não fazem milagres…

  3. daiquiri says:

    sempre a tentar vender estes devolo lol

  4. João MS says:

    Qual será a melhor forma de “ter” Netflix no Raspberry Pi?

    • Mateus says:

      Se não estou em erro existe um addon (não oficial) do Netflix. Ou melhor existem diversos addons para o Netflix. Por exemplo, tens este Netflixbmc

  5. Rogério says:

    Como posso ver netflix através de vpn?

    • André says:

      Isso é ilegal. Apesar de a Netflix barrar isso, muita gente usa… pela simples razão que permite ultrapassar os bloqueios locais.

    • Douglas Ferreira says:

      Eu usava uma extensão do Google Chrome chamada “Hola” para acessar o catálogo dos Estados Unidos. Mas agora não é mais possível. Por VPN nunca usei.

      Uma coisa que deve saber sobre o catálogo americano é que não tem legenda em português e muito menos conteúdo dublado.

      Sei que existe alguma extensão para o navegador que dá para colocar uma legenda externa, cheguei a testar, mas tem que baixar a legenda e só dá para assistir no computador – eu prefiro a Netflix na TV.

      Outro detalhe é que, pelo menos para mim, os filmes ficavam vários minutos carregando e muitas vezes nem começavam a ser exibidos.

      Lembrando que para acessar o catálogo americano tem que ter uma assinatura válida do serviço. O uso de VPN é proibido e a Netflix vem tentando impedir a prática.

      Sinceramente, tem tanto conteúdo no Netflix Brasil que não tenho tempo de ver tudo que quero. Essa coisa de acessar o catálogo americano é mais mesmo para aquelas séries de que é fã.

  6. Alex says:

    Mesmo…. Tipo a palavra Netflix apenas aparece 4 vezes no artigo!
    Já a devolvo aparece apenas 14 vezes!

    • Pedro Pinto says:

      Já toda a gente sabe o que é o Netflix. Mas se calhar ainda foram poucos os que pensaram como ter a “tal ligação” na SALA, no Quarto, etc, para ter o Netlifx. É isso que exploramos.

      • rjSampaio says:

        A maioria dos equipamentos para aceder ao netflix têm Wifi, e muitos nem ethernet têm.
        Logo powerline não é necessário, o Alex têm razão, podiam diluir um bocado a publicidade.

        Toda a gente sabe o que é powerline ou “boa rede”, existe a anos em portugal, netflix não.

  7. SMS says:

    O PPLWare parece cada vez mais um repositório de artigos encomendados. Não me digam que do alto da isenção jornalistica não encontraram equipamentos de outra marca para sugerir…

    • Rafael Nogueira says:

      Quem é que quer saber disso?
      Eu que não tinha conhecimento desta possibilidade, não me interessa saber a marca que a pplware apresenta. Analiso o artigo e vou procurar ao mercado as opções…
      Deixem de ser mesquinhos…

      • Vítor M. says:

        Atenção que o SMS fez este comentário mas foi alguém que lhe disse para fazer, isso foi uma encomenda, não é inocente, ele até, salvo erro, é utilizador da devolo!!! Cuidado com estes comentários encomendados!!!

        Claro e agora voltando ao que é importante, o artigo mostra como usar os powerline para expandir a rede de nossa casa. Depois cada um usa se quiser com ou sem os kits da devolo. Mas com a certeza que funciona e porque testamos o que a marca nos disponibiliza para usarmos e para testarmos, funciona muito bem.

        Quando nos perguntam: o que usar?

        Só podemos responder com o que testamos. Falar pela boca de terceiros não é connosco, mesmo que os SMSs se sintam incomodados. Paciência, não podemos enganar quem nos lê, estes fantásticos seguidores não merecem que lhes apresentemos produtos de menos qualidade ou que não saibamos se funciona ou não.

    • Filipe says:

      +1, claramente encomendado! Nem sequer vem a propósito de nada, Netflix só no final do ano, mais valia estarmos mais preocupados como influenciar as operadoras a trocar a ADSL por fibra… A PT diz que instala 1000km de fibra por dia!! Caramba, mas não deve ser em Portugal 😀

      • Jorge Xavier says:

        “Nem sequer vem a propósito de nada”? Uau… A sério? Não faz sentido otimizar a rede doméstica em antecipação à chega do Netflix? Ou contratamos o serviço e “depois logo se vê”? Tenham dó…
        BTW, “final do ano” é Outubro. Que está já ao “virar do Verão”! 🙂

        • Filipe says:

          é preciso ter tnt preparação assim? Vais à loja, compras, done! Não estou a perceber o motivo de tanta antecedência, mas pronto 🙂

        • Douglas Ferreira says:

          Netflix tem um período de testes por 30 dias, se não gostar ou se sua internet não for rápida o suficiente para o serviço, pode cancelar dentro desse prazo e não será cobrado.

          Acredito que a grande maioria dos que têm internet em Portugal tenham roteadores wi-fi em suas casas… isso já basta para ter uma rede de ótima qualidade para acessar Netflix (mesmo que seja 802.11a ou 802.11b).

          O grande segredo da qualidade de vídeo na Netflix é mesmo uma conexão de qualidade à internet. Com 3 megabits já dá pra ver em qualidade muito boa.

      • Vitolas says:

        São capazes de instalar,mas por cada 1000KM que metem devem tirar outros 1000KM, é a unica explicação que vejo lol

    • Alonso says:

      Não se fazem milagres, para os projectos sobreviverem tem de entrar dinheiro, seja com publicidade ou como for, por isso é normal este tipo de artigos, o pessoal é que teima em não perceber isso.

      Depois cabe a nós leitores aceitar as sugestões aqui apresentadas ou tendo em conta o conhecimento transmitido fazer como disse o Rafael e muito bem, irmos procurar alternativas.

    • Vítor M. says:

      SMS mas porque tens tu a mania de achar que são encomendados? São apenas os bons produtos que trabalhamos ou queres que estejamos a falar do que não conhecemos, como os oiutros canais que falam de tecnologia?

      Aqui não é assim. Para sabermos o que vale o produto, testamos. Não queres ler, passa adiante, se comentas… aaaa é porque te interessou e eu sei que te interessa, salvo erro, num artigo lá para trás, foste quem se interessou pelos produtos da devolo e até disse que era uma possibilidade para tua casa, salvo erro, então essa tua comichão, não percebo.

      Ou melhor, até percebo, muitas vezes é algo meio encomendado 😉

  8. carlos says:

    e qual a velocidade minima para ver 4k ????

    • Catarino says:

      salvo erro que seja no mínimo entre 20mb-22mb para correr 4k.
      Ou seja pelo andar da carruagem daqui a 10 anos tenho isso 😀

    • André says:

      Primeiro tens de investir numa televisão de 4k. 2600 euros. Depois, precisas de uma rede a rondar os 20mbs com latências do mais curto possível. Cada filme anda á volta dos 100gb. E tens de pagar 12,99 mensalmente só à netflix.

    • rmcrys says:

      No caso do Netflix USA, a steam usa um máximo de 15 mbps, daí que 20 “Megas” reais precisas, sendo que tem que ser o único diapositivo a usar a Internet. Se queres ver algo em 4k e o mano/esposa o Facebook/YouTube, não vais lá com nada abaixo de 30 Megas.

      Atenção: estas velocidades são relativas modem -> dispositivo, e tem que ser mantidas pelos intermediários (router wireless, bridge, amplificadores, etc). Isso para dizer que é improvável que dispositivos “g” (ou mesmo “n” de 150 mbps ) dêem conta do recado.

  9. Jorge Xavier says:

    Boa dica. É também o que tenho lá em casa. No meu caso tenho na sala um dLAN 650+ Triple, com três portas RJ45 onde tenho ligados a Xbox 360 (onde ainda não aparece disponível a app do Netflix, o que espero venha acontecer quando o serviço for disponibilizado oficialmente), a SmartTV Panasonic (agora menos “smart” porque a app do YouTube deixou de funcionar…) e a box da Vodafone.
    Ainda tenho algumas máquinas ligadas com adaptadores de 200 Mbps velhinhos (comprados em 2007!) e funciona tudo 5*.
    O Wi-Fi é muito porreiro, mas basta uma parede pelo meio e a coisa vai abaixo rapidamente. Powerline FTW!

  10. Jose Carlos Silva says:

    Ok, vou “vender” os Devolo’s também – e vendo estes porque nunca experimentei de outras marca, Aztech, por exemplo:
    Quando me instalaram a Vodafone ADSL, há cerca de 12 anos, colocaram duas boxes: uma na sala, a principal, e outra na cozinha. Logo na altura fiquei fã (ou adepto, se preferirem). Colocaram 3 powerlines dLAN 200 AVplus e quando passei para fibra, não só as mantive como ainda instalei mais uma 200 AV Wireless N WP.

  11. Sozinho em casa says:

    Eu gosto muito da televisão desligada…é tão bom!

  12. joca says:

    Qual a velocidade minima de net (tenho net de 20mb) para ter o netflix a funcionar com uma qualidade rasoavel?

  13. João says:

    Estes aps dão para configurar VPN ?

  14. Rogério says:

    Onde está o meu sharingan?!

  15. Rogério says:

    Os exames de português foram bons para todos?!

  16. Pedro says:

    O netflix devia ser melhor apresentado por vocês,ou seja mais explicado,todos sabem o devolo,pelo menos falo por mim….

    • Vítor M. says:

      Segue os links que estão nos artigos e juntamente com este, ficas com uma informação alargada sobre o que é o serviço, quando chega a Portugal e como o potencial por toda a casa. Este conjunto de informação será muito útil quando o Netflix começar a actividade por cá 😉 acredita.

  17. Gustavo says:

    Off-topic: Google gasta 3.5 milhões de € em lobbying na União Europeia, e é a segunda empresa com mais força na corrupção (ou lobbying)…

    http://techcrunch.com/2015/06/24/google-among-top-lobbyists-of-senior-ec-officials/

  18. marcos says:

    No meu caso as powerline nao sao de todo fiáveis pois tenho domotica em casa e as incompatibilidades sao imensas. basta ligar algo diferente na powerline e ja tenho problemas de abertura de estores e afins :\

    • Jorge Xavier says:

      Marcos, experimente os novos devolos 550+, 650+ ou 1200+ (ou equivalentes de outras marcas, mas os outros não conheço). Todos eles usam já três condutores (incluindo terra) e são mais imunes a interferências.

  19. jjs says:

    Eu gostaria mais de saber, por exemplo que valor/valores são os indicados para que a transmissão do sinal seja bom nos diversos formatos fornecidos pela empressa. Será que um acess point não resolve a ligaçao do sinal

    • André says:

      Mínimo 10mbs. Qualquer coisa abaixo disso, não te safas (com as latências que são praticadas cá em Portugal). O aconselhável para 4k são 50mbs de mínimo…

  20. :/ says:

    Já agora fazer um artigo acerca das possibilidades que existem para transformar um lcd que não é smartv capaz de utilizar o netflix

  21. Eduardo Mota says:

    A app Netflix existe para Xbox 360 ou apenas para a One?

  22. Mário Dantas says:

    Devolo funciona muito bem assim como TP-Link, mas este ultimo “cansa-se” ao fim de umas semanas em funcionamento obrigando a desligar da tomada e voltar a ligar.

    Já tive problemas a instalar um Devolo numa casa que tinha fazes diferentes no quadro eléctrico e só funcionava em algumas tomadas da casa, mas o problema não estava no equipamento!

    Tenho actualmente um kit Devolo que não consigo instala-lo na casa de um colega. Ligo-o e emparelho-o com sucesso, mas não difunde sinal wifi apesar de este estar activo. Por cabo de rede funciona bem. Testei em minha casa e no meu trabalho e funciona muito bem tanto por cabo como por wifi!!! Ainda hoje não consigo perceber a razão.

  23. R!cardo says:

    Tenho cabo cat5 da sala até 2 quartos, a casa onde vivo tem 35 anos. Ia ter bastante melhorias na intranet com um Devolo dLAN 1200+? Será que teria velocidades de transferência de dados de um NAS para PC a cima dos 10mbps? As portas do router Meo Technicolor TG784N V3 já são 1GB?

  24. João says:

    Preço ? Preciso de um, mas tem que dar para configurar openvpn. dá?

  25. Rolo says:

    E TVs compatíveis?

  26. Aybara says:

    Faltou o aviso de que era Publicidade disfarçado de artigo, vulgo Infomercial.

  27. paulo says:

    Tantas criticas à publicidade feita e nenhum elogio à informação disponibilizada. É quase inevitável falar de marcas, sao elas que fazem o serviço de que falamos, depois cabe aos utilizadores verem por si o que o mercado oferece dentro da gama.
    Quem não está contente com estes artigos que leia outra coisa, talvez o Tio Patinhas ou outro.
    Claro que ha sempre publicidade implicita ou explicita, estamos no século XXI e faz parte das nossas vidas.
    Os puristas e moralistas vao passear….
    Obrigado pelo bom trabalho nestes artigos.

    • Jorge Xavier says:

      +1!
      @Paulo, a ideia com que se fica é que a maioria dos que criticam nem se deram ao trabalho de ler o artigo! 😉
      Ainda por cima, o artigo o que faz é sobretudo reunir informação (testes, tutoriais…) que o próprio Pplware realizou ao longo dos últimos *anos*! Ver isto como publicidade, ou é ignorância ou má fé…

      • Vítor M. says:

        Muita ignorância e alguns são comentários “encomendados”, isso não é surpresa 🙂 hehehe já os conhecemos.

        Mas os que sabem olhar e ver, vão saber guardar estes guias para depois saberem onde procurar 😉

        Sabes aquele ditado que diz: “os cães ladram e a caravana passa?” É velho o ditado, mesmo velho… mas tão actual!!!!

        Muita informação é útil e necessária, pode ser usada em N de cenários e ainda bem, pode ser usada com ou sem as marcas que referenciamos, mas… nós estamos salvaguardados com o que testamos 😉

        O resto é conversa 🙂

  28. jn says:

    Numa smart tv a app netflix funciona com – o cabo ethernet da meo fibra – ou só funciona com wireless?

    • JJ says:

      Como tens ligada a tua Smart TV a rede, por cabo ou por wireless? É da mesma forma… digo eu…

    • jn says:

      Pedro Pinto: gostava que respondesse.

    • André says:

      De qualquer forma… a app usa a ligação que tenhas na televisão. Por isso, é igual a qualquer computador que tenhas.
      Depende como a tenhas ligada.

      • jn says:

        A pergunta é óbvia:
        Numa rede Wired – com ligação ethernet e velocidade de 100 Mbps – a

        velocidade e a estabilidade são completamente diferentes da rede

        Wireless.
        Se funcionar sem nenhuma limitação: é sempre a bombar.

    • Douglas Ferreira says:

      Tanto faz.

      Se a TV só tem interface ethernet via cabo, terá que usar cabo. Se a TV tem adaptador de rede wireless, pode usar sem fio mesmo.

      O que sempre recomento é: Se você acessa o Youtube na sua TV, certamente acessará Netflix.

  29. João says:

    exiate algum repetidor que dé para configurar conta openvpn ?

  30. JJ says:

    Apenas acho que só se deve comprar esses equipamentos, depois de testar a rede. Nem todas as casas é necessário este tipo de soluções.

  31. André says:

    Na maioria dos casos não existe QUALQUER necessidade destas ligações. Só mesmo em vivendas ou casas muito grandes.
    A maioria dos filmes, mesmo para 4 utilizadores em simultâneo, um router normal dá para cobrir uma área de 250m2. Descontando as paredes, vão ver que as vossas casas tem cobertura para usar estes serviços… até já os devem usar ao usar as app da vossa operadora de cabo.
    99% do que o netflix vai apresentar é o que as operadoras nacionais já disponibilizam com a mensalidade que pagam pelo serviço (e os extra de usarem o VOD). Algumas das séries exclusivas do netflix nem irão ser disponibilizadas cá em Portugal, pois já tem contratos de exclusividade com algumas operadoras de cabo durante 2 a 3 anos.
    Das poucas coisas que eles podem ter vantagem é mesmo no Vod. Onde é possível ver os filmes por um custo mais baixo.
    Acreditem que o Netflix só ganha quota de mercado em países onde 75% ou mais das ligações à net não individuais. Cá em Portugal 89% das ligações são multi-serviços. Eles só cá vão estabelecer uma base, porque o governo lhe ofereceu um benefício fiscal que pode ir até aos 5700 milhões para os próximos 3 anos. As operações de espanha vão ficar baseadas cá em Portugal por causa disso… E podem usar serviços brasileiros nas nossas operações. Porque a nível de mercado, não temos um mínimo para eles operarem.

    • Jorge Xavier says:

      «Um router normal dá para cobrir uma área de 250m2.» Esta é para rir… Se for “open space”, claro que sim. Mas num apartamento – até com metade desse tamanho – se o router estiver numa ponta e o dispositivo que quer aceder noutra, com duas paredes pelo meio, é para esquecer.
      A minha casa não tem 250m2 (tem muito menos), mas o router está logo à entrada; na sala, que fica logo ao lado e tem duas grandes portas de correr, claro que o sinal chega sem problemas, mas nos quartos, só o primeiro, nos outros não chegar sinal que se aproveite.
      Quem tiver uma vivenda com mais do que um piso, os problemas são ainda maiores, porque o sinal WiFi propaga-se sobretudo na horizontal. A passagem de sinal entre os pisos é ainda dificultada pela “placa” entre eles.
      Aí só mesmo powerline (ou rede estruturada…).

  32. rmcrys says:

    tanta gente com perguntas simples e fáceis de encontrar a resposta, mas não se dão ao trabalho.

    1) para 4k necessitam Internet >20 megas *só* para isso.

    2) a rede de casa tem que ser cabo, electricidade ou wireless “N” que reais cheguem ao dispositivo 20 mbps estáveis

    3) smart tv com app Netflix dao maioritariamente 720 ou 1080p, só em algumas seleccionadas tv com chip de suporte h265 dá 4k. A ligação à Internet tem que ter baixa latência e 20 mbps reais, daí ver ponto 2.

    4) para cada dispositivo, vejam na página Netflix ou do produto. Mas há versões para quase tudo MAS não esperem suporte 4k em quase nenhuma.

    • Jorge Xavier says:

      2) a rede de casa tem que ser cabo, electricidade ou wireless “N” que reais cheguem ao dispositivo 20 mbps estáveis
      3) smart tv com app Netflix dao maioritariamente 720 ou 1080p, só em algumas seleccionadas tv com chip de suporte h265 dá 4k. A ligação à Internet tem que ter baixa latência e 20 mbps reais, daí ver ponto 2.

      Exacto – daí a sugestão de usar powerline…

  33. Diogo says:

    então quer dizer quem não tiver uma smart tv ou uma consola não consegue aceder ao netflix??

  34. Dc says:

    Já tenho por cá há muito tempo e tendo que a americana acaba por ser a melhor, acho que me vou manter com ela

  35. André Filipe says:

    Então, a minha net tem velocidades até 20mbps, mas raramente passa dos 15. Ainda não percebi bem se este dispositivo aumenta o sinal pela casa inteira ou se me dá velocidades mais fiáveis. Alguém me poderia explicar melhor?

    • Jorge Xavier says:

      @André, os dispositivos powerline (sejam os da devolo ou outros quaisquer) não aumentam o sinal, apenas o distribuem pela casa com maior eficiência e perdas inferiores ao que estamos habituados com WiFi, uma vez que são imunes a paredes e tectos. Ou seja, o factor limitativo é sempre a largura de banda que contratamos.

  36. Daysilene janaina says:

    Gostaria de danet se posso por netfix ali em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.