A imensa procura por placas gráficas para a mineração de criptomoedas promove a escassez destes equipamentos no mercado. Mas também incentiva ao aumento do preço das unidades ainda disponíveis. Desta forma, as fabricantes já adotaram algumas medidas, como a limitação da taxa de hash. Contudo, nem isso parece ter tido um impacto significativo neste flagelo.
Mas agora a MSI reduziu na Rússia o tempo de garantia de 19 das suas placas gráficas, muitas delas dedicadas à extração das moedas digitais.
Marcas começam a reduzir a garantia das GPUs
De acordo com as informações recentes, há marcas que já começaram a reduzir o tempo de garantia das suas placas gráficas nalguns territórios devido à mineração de criptomoedas.
Por exemplo a taiwanesa MSI encurtou a garantia das suas GPUs para apenas 6 meses na Rússia. Segundo um documento da MSI Rússia esta redução foi implementada em 19 chips. A lista mostra que os primeiros são placas destinadas à mineração, mas também constam modelos para jogos, como a GeForce RTX 3070 Ventus 3x OC.
Normalmente as garantias destes chips gráficos são de 36 meses. Desta forma, pode-se esperar que outras marcas sigam a atitude da MSI e que esta redução se alargue as outros territórios.
Mas numa altura em que o mercado atravessa por um baixo stock de componentes, comprar um equipamento tão escasso como estes e com pouco tempo de garantia não é, certamente, do agrado da esmagadora maioria dos consumidores.
Também a conterrânea Gigabyte anunciou recentemente a primeira versão da placa Nvidia CMP 30HX, destinada em exclusivo à mineração. Mas este chip conta somente com 90 dias de garantia.
No entanto, os chips para mineração costumam trazer um tempo de garantia menor, embora não tão curto como o imposto pela Gigabyte. Isto porque tendem a ser usados intensivamente durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem qualquer paragem. Mas não é isso que acontece às placas destinadas aos jogos.