Mantenha o seu PC fresco – Parte II
Acessórios:
Qualquer um que vai montar um watercooing precisa de ter inúmeros conectores, uma óptima mangueira no diâmetro correcto para a sua instalação e se possível alguns acessórios extras.
Já que falamos em mangueiras, é bom explicar algo sobre a sua importância. Aqui temos uma mangueira “cristal” transparente muito comum e barata. Esta mangueira não é indicada para watercooling porque resseca com o tempo, a ponto de rachar. Também dobram com facilidade, impedindo o fluxo, quando deveriam fazer uma curva suave.
O ideal é usar mangueiras de silicone, sejam 100% puras ou sejam misturadas com outros componentes. Há outros materiais interessantes como o Tygoon, o Urethano e algumas mangueiras reforçadas com telas que não dobram e dificilmente racham. O difícil é encontrá-las no diâmetro necessário.
Como a grande maioria das bombas é de 220v, não há como ligá-las junto com o PC a menos que se use um relé de 12v, que pode ser comprado em lojas especializadas no estrangeiro ou construído aqui mesmo com peças nacionais. O funcionamento é muito simples, o relé está ligado a um conector de 12v da fonte do PC e assim que for detectado o sinal positivo, indicando que a fonte entrou em funcionamento, o relé arma a interruptor da passagem da linha de 220v para a bomba e esta começa a funcionar.
Os modelos mais interessantes oferecem um interruptor adicional que permite ligar a bomba com o PC desligado, permitindo fazer qualquer manutenção ou teste no circuito. É possível usar um watercooling sem relé, mas o utilizador terá que optar entre deixar a bomba ligada directa ou correr o risco de se esquecer de ligar a bomba. Há quem ligue tudo no estabilizador e por ele active a bomba do watercooling.
Outro acessório interessante é um medidor de fluxo que converte os sinais recebidos pela passagem do fluxo em impulsos que simulam a rotação de uma ventoinha e podem ser capturados pelos sensores de rotação da motherboard. A partir desse ponto a BIOS e os softwares de monitorização das ventoinhas acompanham a medição de fluxo. A medida não é exacta, mas é um óptimo indicador para avaliar se o fluxo está constante ao longo do tempo e se não é necessário fazer uma limpeza no sistema.
Como conclusão pode-se dizer que o watercooling tem como vantagens:
- Mantém o processador sob uma menor temperatura. Como a água é melhor condutor de calor que o ar os sistemas de watercooling consegue ser 30 vezes mais eficiente a retirar o calor do bloco principal em contacto com a fonte de calor.
- Sistema de arrefecimento mais silencioso. Este não tendo radiador, também não possui ventiladores para o arrefecer (o radiador) tornando assim o sistema totalmente silencioso (ou quase, terá de ter uma bomba imergida directamente no reservatório para conseguir ter um sistema totalmente silencioso.)
E como desvantagens:
- A principal desvantagem é o preço. Apesar das descidas de preço ainda são mais bastante mais caros que os sistemas a aircooling pois possuem mais componentes.
- Exigem montagem e manutenção mais cuidadas. Uma fuga é suficiente para estragar todos os componentes do computador.
- Uma vez que os sistemas a água são compostos por mais partes que os a ar a probabilidade de avarias é maior.
Agora é juntar os prós e os contras e verem se é um sistema viável para as vossas necessidades.
Para a semana será a ultima parte deste artigo sobre o cooling onde irei focar os sistemas extremos do arrefecimento de um PC.
Como nota de curiosidade e a pedidos de muitas famílias dos laptops cá vos dou uma dica:
Referências:
1 2
Este artigo tem mais de um ano
Hum…bem interessante.
Para quem não percebe nada disso até que o post ficou bem claro aqui na mona :P…
Ja tava a imaginar desmantelar um aquario e partes do carro pra arrefecer o pc XD…
Ando a vender os meus componentes e a caixa de WC…
Se alguém tiver interesse pt.nuts at gmail dot com
Mas que raio…..
“Sistema de arrefecimento mais silencioso. Este não tendo radiador, também não possui ventiladores para o arrefecer (o radiador) tornando assim o sistema totalmente silencioso…”
Sem radiador perde-se completamente as vantagens de WC mais vale ficar a Aircooling.
E já agora para o pessoal saber um sistema de WC bom ficará a rondar os 200€, um de Aircooling 100-130€. ( Contando com CPU, Grafica e Northbrige(Chipset) )
A grande vantagem é mesmo as baixas temps. e maior durabilidade do sistema (PC).
Dizem os especialistas na matéria, por cada menus 10c de temperatura, dá mais 6 anos de vida ao PC.
Daqui a 6 anos o pc ja nao vale nada
Já passaram 7 anos desde este post por isso será que o Pc do Álvaro Anjos ainda esta inteiro? O meu já não.
Não existe radiador porque o depósito de água é enorme e contém alhetas para dissipar o calor (é uma espécie de dois em um).
O fluído repousa durante mais tempo dentro do depósito e quando é reenviado para o sistema já está arrefecido.
Num sistema activo, a água passa por um circuito (radiador) onde é arrefecida à força, num passivo ela é muito mais e fica a arrefecer dentro do depósito.
Pessoalmente prefiro o activo, mas um sistema silencioso tem as suas aplicações.
Bom artigo, mas precisa de algumas correcçoes.
1º:
Nao misturem os conceitos, um sistema passivo, pode conter radiadores.
O sistema é passivo a partir do momento em que nao tem ventiladores, como tal nao precisa nao ter radiadores para ser silencioso.
Na realidade esse sistema da zalman é capaz de ser o unico onde existe um misto de reservatorio/radiador, e tirando este, para aplicaçao de watercooling, nao existe qualquer outro reservatorio que consiga arrefecer agua atraves de contacto directo com o ar.
De resto a utilizaçao do reservatorio é algo comum, tanto em sistemas passivos como em activos.
Durante muito tempo tive um sistema passivo, com um radiador mora2 sem qualquer ventilador. Neste momento tenho ja um ventilador, porque o TDP do material que uso assim o exige.Sempre tive reservatorio de agua.
2º
Outro ponto a corrigir, é referente ao debito da bomba. Os beneficios da velocidade da circulaçao da agua nao sao iguais para todos os sistemas, e como tal, mais velocidade nao implica sempre melhor arrefecimento.
3º
De inicio, sim utilizavam-se as bombas de aquario, mas depressa estas começaram a ser adaptadas para o uso em watercooling, e muito pouco tempo depois apareceram as primeiras bombas desenhadas especificamente para o watercooling, sendo estas bem mais pequenas e eficientes. A partir do momento em que se começaram a adaptar bombas para o WC, estas ja surgiram com alimentaçao 12V(embora ainda se vendam modelos 220v), e qualquer uma das que foi desenhada especificamente para WC usa 12v, e estas podem funcionar de modo totalmente silencioso, nao sendo necessario estarem imergidas para isso.
há líquidos não condutores em alternativa a agua que em caso de fuga não danificam nada. o artigo esta bom mas falta esse ponto que considero extremamente importante visto a agua ser condutora e ser o principal “tabu” desta tecnologia
ja agora e que liquido é esse???
Tens aqui um exemplo:
http://www.overvoltage.pt/loja/detalhes.php?id=2750
boas, por acaso tem razão em relação aos líquidos, só não mencionei pois com a minha experiência testo sempre o sistema de wc com o pc desligado e se houver algum derrame, tenho sempre o secador à mão
Já tinha ouvido e lido alguma coisa sobre o arrefecimento WaterCooling mas, nunca mesmo nunca tinha lido um poster como este. Dá uma ideia e informação geral (com todas as peças ilustrads) como funciona e, mais com uns comentários que ajudam a perceber melhor esta tecnologia. A todos o meu reconhecido agradecimento. Obrigado.
Com a vhegada do frio, aqui na Guarda, vens-me tu falar em refrescar… 😉
Bom artigo, continua!
Aqui ao lado nota-se bem a diferença. Quando cai o inverno assim a serio, caem 15 a 20 graus em media na temperatura da agua, as vezes mais.
qual é o sistema de Watercooling que recomendam?
Eu tenho um sistema de watercooling thermaltake bigwater 770, que por sinal bastante bom, e a bomba e optima, eu digo isto porque por norma os sistemas se watercooling so sao usados para arrefecer o processador e no meu caso eu uso para arrefecer o processador, nortbrigde e tambem a placa grafica e as temperaturas desceram bastante cerca de 10 graus, e bastante estavel tanto in-game como em standby…
Viva. Reparei neste teu comentário. Estou a pensar comprar o bigwater 770 mas estou com um pouco de receio. Não encontro reviews na net. O meu cpu é um core i5 a 3.9 Ghz. Tenho um Corsair H50 push pull (duas fans) configuration e não o segura a menos de 72º C com prime 95 e com este calor.
Poderias, por favor, indicar qual o teu cpu e a que frequência está e quais as temperaturas!
Obrigado
Alírio
O meu cpu e Um Intel core 2 Quad q9650 (sao raros) e esta a 3.01GHz, e esta com uma temperatura de uns 30º C e chega aos 40º C a correr o 3D Mark06… O Meu processador ja teve a 5.00GHz e chegou aos 70º C …. a frequencia esta a 334.0 MHz