Mantenha o seu PC fresco – Parte II
Por Mokoto para o Pplware Continuando com o tema iniciado na semana passada sobre a temática do cooling nos pc’s e depois de ter falado um pouco sobre o aircooling, hoje vou falar sobre o WaterCooling.
Watercooling
O watercooling é uma técnica revolucionária que fez a sua aparição há alguns anos atrás e está cada vez a ser mais conhecida e desenvolvida por vários construtores de equipamentos.
Esta técnica de arrefecimento apresenta duas grandes vantagens:
- A sua capacidade de arrefecimento é bem superior em comparação com os sistemas de Aircooling apresentando ganhos que podem ultrapassar 10º a 15º.
- Uma outra vantagem é o ruído, ou melhor a falta do mesmo.
Por estas duas razões o Watercooling é muitas vezes utilizado pelos "Overclockers" ou pelos utilizadores que procuram o silêncio quase total.
Mas o Watercooling não se limita a arrefecer o seu CPU, também poderá utilizar este sistema para arrefecer a sua placa gráfica, o chipset da placa mãe (MB), ou os discos rígidos.
Agora alguns de vocês poderão estar a perguntar “Mas qual a razão de tamanha diferença entre um sistema Aircooling e um sistema de Watercooling?"
Uma das razões é que a água tem uma capacidade que chega a ser 30 vezes superior ao ar para transportar o calor. Mas no início não foi uma técnica aceite pelos construtores e só existiam sistemas caseiros compostos com blocos bem ao estilo “home made” com bombas de aquários, radiadores de carros (o meu favorito foi o radiador de uma DT 50 LC) e o recipiente normalmente era composto pelo tão normal mas muito funcional tupperware, era um sistema reservado a pessoas com jeito para bricolage.
No entanto, de alguns anos para cá, os construtores viram as capacidades que o watercooling tem até ao ponto de algumas marcas incluírem nas suas boards sistemas de arrefecimentos adaptados para watercooling tal como a Asus Rampage Extreme.
Os construtores fizeram então um esforço neste tipo de material e conseguimos encontrar agora waterblock (peça principal do watercooling, é a que fica por cima do CPU) cada vez mais eficazes e mais fáceis de montar. Estas têm mesmo fixações apropriadas e também se podem encontrar Kits completamente preparados (com bomba, waterblock, radiador).
Podemos assim dizer que montar um sistema destes hoje em dia não é unicamente reservado aos técnicos.
Sistema Passivo e Activo
Sistema passivo
Sistema activo
Actualmente existem dois tipos de sistemas watercooling, o passivo e o activo.
A diferença encontra-se no facto de possuir ou não reservatório, se optar pelo sistema passivo terá de ter um reservatório com vários litros de água, dentro (ou e cima) do seu computador, o que o torna dificilmente transportável.
Os pontos positivos de um sistema activo são:
- Não possui radiador, pois a água arrefece directamente no reservatório com o contacto com o ar.
- Não tendo radiador, também não possui ventiladores para o arrefecer (o radiador) tornando assim o sistema totalmente silencioso (ou quase, terá de ter uma bomba imergida directamente no reservatório para conseguir ter um sistema totalmente silencioso=0Db)
O activo, só possui unicamente um Airtrap (o reservatório desaparece) com a água suficiente para encher os tubos do circuito (e não litros ao contrario do passivo), o que torna o sistema transportável.
O ponto negativo é que terá de possuir um radiador para arrefecer a água, mas com este tipo de configuração uma bomba de 600l/h é suficiente.
Peças constituintes do sistema de Watercooling
Waterblock
O waterblock é a peça principal de um sistema de watercooling, é a peça que se coloca em cima do componente a arrefecer. Existem assim waterblocks para cpu, chipset, placas gráficas e discos rígidos ( e também em alguns caso extremos para a fonte de alimentação!... mas neste exemplo falaremos do waterblock cpu) . O waterblock é uma peça de metal por onde circula a água destinada a arrefecer os componentes.
Esta peça vai substituir o lugar do ventilador do processador actual. Mas ao contrario do Air Cooling, quanto menor for a base do waterblock, seja de cobre (ou alumínio) melhor será o arrefecimento, pois a área entre a água e o processador esta assim reduzida. A água vai passar por esse waterblock e "absorver" o calor produzido pelo cpu para depois o evacuar pelo resto do circuito.
O caminho que a água segue no waterblock é chamado "Maze" ou labirinto, assim encontraremos waterblock’s onde o Maze é mais importante do que em outros waterblock’s . Estes caminhos são estudados de maneira a melhorar o contacto da água com o processador. Por isso aparecem waterblocks cada vez mais elaborados, com um Maze maior, para permitir assim à água maior poder de transporte do calor, arrefecendo melhor.
Bomba
As bombas servem para provocar a circulação da água pelo sistema de watercooling, a maioria das bombas utilizadas são as mesmas que utilizamos para os aquários em casa!!!! Isto porque são as únicas a ter as dimensões e a potencia necessária para alimentar o sistema de watercooling dos nossos pcs. Aqui a única diferença de uma bomba para outras é o debito produzido. Este pode variar dos 300L/h aos 1200l/h!!! sendo o mínimo aconselhado 600l/h. Quanto maior for esse debito melhor será o arrefecimento.
Radiador
O radiador é utilizado para arrefecer a água de um sistema watercooling activo. Os radiadores utilizados para o watercooling funcionam da mesma maneira que os radiadores de um carro: a água circula pelos tubos que a arrefecem (no principio do watercooling o radiador dum opel corsa 1.2 era o mais utilizado!) .
Para arrefecer esta água são necessários ventiladores, muitas vezes colocados em cima do radiador e geralmente ventiladores que provocam muito pouco ruído (como Papst por exemplo), assim muitas vezes, os radiadores vêm com um ou dois ventiladores de 120mm. O que diferencia em rendimento um radiador de outro é a área de troca (onde o quente passa a frio), maior é essa área melhor é a capacidade de arrefecer do radiador.
Reservatório e Airtrap
O reservatório é utilizado nos casos de watercooling passivo. A água arrefece com o contacto com o ar. Quanto maior for o reservatório, mais tempo levara a aquecer a água.
O airtrap é utilizado nos dois tipos de Watercooling (o air-trap é um reservatório de pouco capacidade), permite duas coisas: em primeiro serve de mini-reservatório, é ele que abastece de agua o circuito Watercooling; em segundo permite limpar o circuito das bolhas de ar que aparecem.
Existem tipos de airtrap específica para certas marcas de bombas.
Veja na página seguinte os acessórios necessários
1 2
Este artigo tem mais de um ano
Hum…bem interessante.
Para quem não percebe nada disso até que o post ficou bem claro aqui na mona :P…
Ja tava a imaginar desmantelar um aquario e partes do carro pra arrefecer o pc XD…
Ando a vender os meus componentes e a caixa de WC…
Se alguém tiver interesse pt.nuts at gmail dot com
Mas que raio…..
“Sistema de arrefecimento mais silencioso. Este não tendo radiador, também não possui ventiladores para o arrefecer (o radiador) tornando assim o sistema totalmente silencioso…”
Sem radiador perde-se completamente as vantagens de WC mais vale ficar a Aircooling.
E já agora para o pessoal saber um sistema de WC bom ficará a rondar os 200€, um de Aircooling 100-130€. ( Contando com CPU, Grafica e Northbrige(Chipset) )
A grande vantagem é mesmo as baixas temps. e maior durabilidade do sistema (PC).
Dizem os especialistas na matéria, por cada menus 10c de temperatura, dá mais 6 anos de vida ao PC.
Daqui a 6 anos o pc ja nao vale nada
Já passaram 7 anos desde este post por isso será que o Pc do Álvaro Anjos ainda esta inteiro? O meu já não.
Não existe radiador porque o depósito de água é enorme e contém alhetas para dissipar o calor (é uma espécie de dois em um).
O fluído repousa durante mais tempo dentro do depósito e quando é reenviado para o sistema já está arrefecido.
Num sistema activo, a água passa por um circuito (radiador) onde é arrefecida à força, num passivo ela é muito mais e fica a arrefecer dentro do depósito.
Pessoalmente prefiro o activo, mas um sistema silencioso tem as suas aplicações.
Bom artigo, mas precisa de algumas correcçoes.
1º:
Nao misturem os conceitos, um sistema passivo, pode conter radiadores.
O sistema é passivo a partir do momento em que nao tem ventiladores, como tal nao precisa nao ter radiadores para ser silencioso.
Na realidade esse sistema da zalman é capaz de ser o unico onde existe um misto de reservatorio/radiador, e tirando este, para aplicaçao de watercooling, nao existe qualquer outro reservatorio que consiga arrefecer agua atraves de contacto directo com o ar.
De resto a utilizaçao do reservatorio é algo comum, tanto em sistemas passivos como em activos.
Durante muito tempo tive um sistema passivo, com um radiador mora2 sem qualquer ventilador. Neste momento tenho ja um ventilador, porque o TDP do material que uso assim o exige.Sempre tive reservatorio de agua.
2º
Outro ponto a corrigir, é referente ao debito da bomba. Os beneficios da velocidade da circulaçao da agua nao sao iguais para todos os sistemas, e como tal, mais velocidade nao implica sempre melhor arrefecimento.
3º
De inicio, sim utilizavam-se as bombas de aquario, mas depressa estas começaram a ser adaptadas para o uso em watercooling, e muito pouco tempo depois apareceram as primeiras bombas desenhadas especificamente para o watercooling, sendo estas bem mais pequenas e eficientes. A partir do momento em que se começaram a adaptar bombas para o WC, estas ja surgiram com alimentaçao 12V(embora ainda se vendam modelos 220v), e qualquer uma das que foi desenhada especificamente para WC usa 12v, e estas podem funcionar de modo totalmente silencioso, nao sendo necessario estarem imergidas para isso.
há líquidos não condutores em alternativa a agua que em caso de fuga não danificam nada. o artigo esta bom mas falta esse ponto que considero extremamente importante visto a agua ser condutora e ser o principal “tabu” desta tecnologia
ja agora e que liquido é esse???
Tens aqui um exemplo:
http://www.overvoltage.pt/loja/detalhes.php?id=2750
boas, por acaso tem razão em relação aos líquidos, só não mencionei pois com a minha experiência testo sempre o sistema de wc com o pc desligado e se houver algum derrame, tenho sempre o secador à mão
Já tinha ouvido e lido alguma coisa sobre o arrefecimento WaterCooling mas, nunca mesmo nunca tinha lido um poster como este. Dá uma ideia e informação geral (com todas as peças ilustrads) como funciona e, mais com uns comentários que ajudam a perceber melhor esta tecnologia. A todos o meu reconhecido agradecimento. Obrigado.
Com a vhegada do frio, aqui na Guarda, vens-me tu falar em refrescar… 😉
Bom artigo, continua!
Aqui ao lado nota-se bem a diferença. Quando cai o inverno assim a serio, caem 15 a 20 graus em media na temperatura da agua, as vezes mais.
qual é o sistema de Watercooling que recomendam?
Eu tenho um sistema de watercooling thermaltake bigwater 770, que por sinal bastante bom, e a bomba e optima, eu digo isto porque por norma os sistemas se watercooling so sao usados para arrefecer o processador e no meu caso eu uso para arrefecer o processador, nortbrigde e tambem a placa grafica e as temperaturas desceram bastante cerca de 10 graus, e bastante estavel tanto in-game como em standby…
Viva. Reparei neste teu comentário. Estou a pensar comprar o bigwater 770 mas estou com um pouco de receio. Não encontro reviews na net. O meu cpu é um core i5 a 3.9 Ghz. Tenho um Corsair H50 push pull (duas fans) configuration e não o segura a menos de 72º C com prime 95 e com este calor.
Poderias, por favor, indicar qual o teu cpu e a que frequência está e quais as temperaturas!
Obrigado
Alírio
O meu cpu e Um Intel core 2 Quad q9650 (sao raros) e esta a 3.01GHz, e esta com uma temperatura de uns 30º C e chega aos 40º C a correr o 3D Mark06… O Meu processador ja teve a 5.00GHz e chegou aos 70º C …. a frequencia esta a 334.0 MHz