Quantcast
PplWare Mobile

Mantenha o seu PC fresco – Parte II

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Alexsandro says:

    Hum…bem interessante.

    Para quem não percebe nada disso até que o post ficou bem claro aqui na mona :P…
    Ja tava a imaginar desmantelar um aquario e partes do carro pra arrefecer o pc XD…

  2. NutsPT says:

    Ando a vender os meus componentes e a caixa de WC…

    Se alguém tiver interesse pt.nuts at gmail dot com

  3. Shadow says:

    Mas que raio…..
    “Sistema de arrefecimento mais silencioso. Este não tendo radiador, também não possui ventiladores para o arrefecer (o radiador) tornando assim o sistema totalmente silencioso…”

    Sem radiador perde-se completamente as vantagens de WC mais vale ficar a Aircooling.

    E já agora para o pessoal saber um sistema de WC bom ficará a rondar os 200€, um de Aircooling 100-130€. ( Contando com CPU, Grafica e Northbrige(Chipset) )

    A grande vantagem é mesmo as baixas temps. e maior durabilidade do sistema (PC).

    • Alvaro Anjos says:

      Dizem os especialistas na matéria, por cada menus 10c de temperatura, dá mais 6 anos de vida ao PC.

    • Abel Figueiredo says:

      Não existe radiador porque o depósito de água é enorme e contém alhetas para dissipar o calor (é uma espécie de dois em um).
      O fluído repousa durante mais tempo dentro do depósito e quando é reenviado para o sistema já está arrefecido.

      Num sistema activo, a água passa por um circuito (radiador) onde é arrefecida à força, num passivo ela é muito mais e fica a arrefecer dentro do depósito.

      Pessoalmente prefiro o activo, mas um sistema silencioso tem as suas aplicações.

  4. pph says:

    Bom artigo, mas precisa de algumas correcçoes.

    1º:

    Nao misturem os conceitos, um sistema passivo, pode conter radiadores.
    O sistema é passivo a partir do momento em que nao tem ventiladores, como tal nao precisa nao ter radiadores para ser silencioso.

    Na realidade esse sistema da zalman é capaz de ser o unico onde existe um misto de reservatorio/radiador, e tirando este, para aplicaçao de watercooling, nao existe qualquer outro reservatorio que consiga arrefecer agua atraves de contacto directo com o ar.

    De resto a utilizaçao do reservatorio é algo comum, tanto em sistemas passivos como em activos.

    Durante muito tempo tive um sistema passivo, com um radiador mora2 sem qualquer ventilador. Neste momento tenho ja um ventilador, porque o TDP do material que uso assim o exige.Sempre tive reservatorio de agua.


    Outro ponto a corrigir, é referente ao debito da bomba. Os beneficios da velocidade da circulaçao da agua nao sao iguais para todos os sistemas, e como tal, mais velocidade nao implica sempre melhor arrefecimento.


    De inicio, sim utilizavam-se as bombas de aquario, mas depressa estas começaram a ser adaptadas para o uso em watercooling, e muito pouco tempo depois apareceram as primeiras bombas desenhadas especificamente para o watercooling, sendo estas bem mais pequenas e eficientes. A partir do momento em que se começaram a adaptar bombas para o WC, estas ja surgiram com alimentaçao 12V(embora ainda se vendam modelos 220v), e qualquer uma das que foi desenhada especificamente para WC usa 12v, e estas podem funcionar de modo totalmente silencioso, nao sendo necessario estarem imergidas para isso.

  5. há líquidos não condutores em alternativa a agua que em caso de fuga não danificam nada. o artigo esta bom mas falta esse ponto que considero extremamente importante visto a agua ser condutora e ser o principal “tabu” desta tecnologia

  6. casusa says:

    Já tinha ouvido e lido alguma coisa sobre o arrefecimento WaterCooling mas, nunca mesmo nunca tinha lido um poster como este. Dá uma ideia e informação geral (com todas as peças ilustrads) como funciona e, mais com uns comentários que ajudam a perceber melhor esta tecnologia. A todos o meu reconhecido agradecimento. Obrigado.

  7. David Soares says:

    Com a vhegada do frio, aqui na Guarda, vens-me tu falar em refrescar… 😉

    Bom artigo, continua!

  8. Zerifu says:

    qual é o sistema de Watercooling que recomendam?

  9. Henrique Gairifo says:

    Eu tenho um sistema de watercooling thermaltake bigwater 770, que por sinal bastante bom, e a bomba e optima, eu digo isto porque por norma os sistemas se watercooling so sao usados para arrefecer o processador e no meu caso eu uso para arrefecer o processador, nortbrigde e tambem a placa grafica e as temperaturas desceram bastante cerca de 10 graus, e bastante estavel tanto in-game como em standby…

    • Viva. Reparei neste teu comentário. Estou a pensar comprar o bigwater 770 mas estou com um pouco de receio. Não encontro reviews na net. O meu cpu é um core i5 a 3.9 Ghz. Tenho um Corsair H50 push pull (duas fans) configuration e não o segura a menos de 72º C com prime 95 e com este calor.

      Poderias, por favor, indicar qual o teu cpu e a que frequência está e quais as temperaturas!

      Obrigado

      Alírio

      • Henrique Gairifo says:

        O meu cpu e Um Intel core 2 Quad q9650 (sao raros) e esta a 3.01GHz, e esta com uma temperatura de uns 30º C e chega aos 40º C a correr o 3D Mark06… O Meu processador ja teve a 5.00GHz e chegou aos 70º C …. a frequencia esta a 334.0 MHz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.