Ano após ano, os novos equipamentos criados na indústria tecnológica já se vão fazendo acompanhar pelos mais avançados processos de fabrico. Nesse sentido, as notícias recentes revelam que a Intel já vai utilizar a litografia de 2 nm da TSMC nos seus próximos processadores Nova Lake.
Nova Lake da Intel já virão com chips de 2 nm da TSMC
Segundo as informações recentes, a Intel já vai usar o avançado processo de produção de 2 nm da TSMC nos seus próximos processadores designados Nova Lake. Os detalhes foram revalados pelo jornal Taiwan Economic Daily, o qual afirma que a marca de Pat Gelsinger será uma das principais clientes deste processo de fabrico da fabricante taiwanesa, assim como a Apple.
Espera-se que estes novos chips da Intel cheguem ao mercado daqui a dois anos, em 2026. Para já, a empresa azul ainda não revelou oficialmente a nova gama Nova Lake, uma vez que também ainda é cedo para tal, mas aos poucos começam então a surgir informações sobre aquilo que a Intel estará a preparar para o segmento do processamento doméstico.
Revelações anteriores indicavam que os novos processadores da Intel teriam 16+32+4 núcleos e que os seus núcleos dedicados à eficiência energética serão os futuros “Artic Wolf”.
Claro que, para já, trata-se apenas de previsões e, como tal, estes planos definidos pela Intel podem sofrer alterações, quer ao nível da data estimada para o lançamento destes novos CPUs Nova Lake, como também quanto à sua construção física.
Depois de alguns anos a atravessar fases turbulentas de altos e baixos, nos últimos tempos a Intel tem mostrado que conseguiu dar a volta por cima e voltar a ter parte da força que tinha nos seus melhores anos. E essa força será extremamente necessária num mercado em que a concorrência está cada vez mais competitiva.