O segmento dos componentes está a atravessar uma significativa crise devido à escassez de stock. Nesse sentido, as fabricantes devem esforçar-se para encontrar soluções de forma a preencher as lacunas pelas quais este mercado está a passar.
Desta forma, a Intel vai construir duas novas fábricas para se tornar numa das maiores fornecedoras de chips do mundo. Por outro lado, assim a fabricante norte-americana tornar-se-á também uma rival à altura da gigante TSMC.
Intel vai contruir mais duas novas fábricas de chips
De acordo com o novo CEO da Intel, Pat Gelsinger, a empresa tem planos para se tornar uma das líderes mundiais no fabrico de chips. Desta forma, a fabricante será uma rival direta de outras gigante que atualmente dominam o mercado, como a taiwanesa TSMC.
Os planos da Intel envolvem o fabrico de silícios de forma a conseguir responder a todos os pedidos internos. Mas, para além disso, a empresa poderia também conseguir suprir os pedidos de outras empresas, tal como faz a Samsung que produz chips para si e para terceiros.
Assim, para começar, a Intel vai aumentar a sua capacidade e construir mais duas fábricas no Arizona. Este será um investimento de cerca de 20 mil milhões de dólares (~17 mil milhões de euros). O projeto irá criar mais de 6.000 empregos diretos no momento da construção e cerca de 15.000 empregos locais a longo prazo.
De acordo com a Intel, o objetivo é que a empresa se torne numa das maiores fornecedoras de fundição nos EUA e na Europa para servir vários clientes em todo o mundo.
Com a escassez de chips, esta possibilidade de a fabricante querer agarrar com vontade este segmento, será certamente bem recebido por todos. Por exemplo algumas das suas concorrentes, como a AMD e a Nvidia, podem beneficiar com mais uma alternativa de fabrico de componentes.
A Intel anunciou ainda ter planos para uma nova parceria de pesquisa com a IBM.