A Intel é uma das mais importantes e poderosas fabricantes de chips em todo o mundo. Mas agora a empresa de Pat Gelsinger acabou por fazer um género de ultimato à Alemanha. Ou o país paga 10 mil milhões de euros, ou a marca pode levar a sua fábrica de chips para outro local.
Intel quer que a Alemanha pague € 10 mil milhões para a fábrica no país
A Intel é uma das maiores fabricantes de chips e também está constantemente à procura de novos investimentos e locais para implementar novas fábricas de chips. Um desses locais é na Alemanha e os planos estão já a decorrer a todo o gás. No entanto, com o aumento de custos, a Intel está agora a pedir ao país 10 mil milhões de euros, caso contrário podem vir a dizer adeus às instalações e a marca procurará outro local.
Mas a situação não afeta apenas a Alemanha, mas sim a Europa no geral, uma vez que outros países europeus, como a Espanha, França e Itália, não foram capazes de conquistar o interesse da gigante dos chips para a instalação da sua fábrica.
Em junho do ano passado, o negócio envolvia um total de 6,8 mil milhões de euros. Mas as últimas informações indicam que a Intel entregou novos números ao Ministério da Economia alemão, onde o montante é agora 3,2 mil milhões superior, ou mais 47%, indo então bater nos 10 mil milhões de euros. Os detalhes mostram que este aumento de valor se deve ao aumento de custos, nomeadamente aos de energia.
A existência de uma fábrica da envergadura da Intel traz enormes vantagens para os países, não só ao nível económico, como também no que se refere à criação massiva de emprego. Mas é tudo uma questão de números e de acordos para concretizar estes projetos entre as marcas e os governos.
Resta saber se a Alemanha, ou Europa no geral, vai aceitar suportar os novos preços e prosseguir assim com a construção da FAB em território alemão.