Numa era em que tanto se fala da Inteligência Artificial, temos assistido ao curso normal da evolução onde as máquinas já começam a vir equipadas com componentes aptos para esta tecnologia avançada. Neste sentido, agora a Intel disse que dezenas de fabricantes de PCs já estão a usar os seus novos processadores Meteor Lake habilitados para IA.
Dezenas de PCs já virão equipados com chips IA da Intel
De acordo com as notícias avançadas da Reuters, a Intel disse nesta quinta-feira (14) que dezenas de fabricantes de computadores pessoais já estão a usar o seu mais novo chip, o processador da linha Meteor Lake. A empresa diz que tal acontece numa altura em que a marca e os seus clientes estão a tentar atrair os consumidores para estes atualizarem as suas máquinas para uma nova era de chatbots.
As declarações foram proferidas num evento de imprensa em Nova Iorque, onde a Intel disse que a nova oferta destes chips já estará disponível nos computadores da Dell, Microsoft, Lenovo, entre outras marcas, os quais estarão à venda já a partir desta quinta-feira na Best Buy, nos Estados Unidos, na chinesa JD.com, na australiana Harvey Norman, entre outras lojas.
Esta novidade agradou aos investidores, uma vez que após a divulgação da novidade, as ações da Intel aumentaram até 3,6%.
O novo processador, da linha Meteor Lake, é o primeiro da marca que vai conter uma unidade de processamento neural (NPU), que é então uma parte do chip dedicada para trabalhar com tarefas de Inteligência Artificial.
No evento, o CEO Pat Gelsinger disse que a Intel acredita que o uso de seus chips vai tornar os serviços de IA mais baratos, mais rápidos e mais privados do que o uso de serviços baseados em data centers em nuvem. Sobre as Inteligência Artificial em PCs, o executivo disse que “esta será a estrela do espectáculo no próximo ano. Está a liberar-se esse poder para cada pessoa, cada caso de uso e cada local no futuro“.