HummingBoard, um concorrente à altura do Raspberry Pi
Os microcomputadores têm estado, de forma bem rápida, a assumir um lugar bem definido e bem difundido. O Raspberry Pi é o mais perfeito exemplo de um desses computadores e do sucesso que tem tido.
O seu preço reduzido fazem-no a ferramenta ideal para situações bem específicas e que precisam de equipamento capazes a baixo custo e com um processamento aceitável.
Mas o Raspberry Pi tem agora um concorrente directo e com armas para o defrontar de forma aberta. O HummingBoard está a chegar ao mercado e quer ocupar o lugar o Pi.
Esta nova alternativa no mercado dos microcomputadores vem da SolidRun e está prestes a começar a ser enviada para o mercado, reforçando a oferta que existe neste nicho de mercado.
Os argumentos que o HummingBoard apresenta colocam-no a par de tudo o que o Raspberry e similares têm para oferecer. Mas como pretende ser uma alternativa à altura, consegue ter especificações superiores à sua concorrência.
É também um microcomputador assente numa board sem caixa e que permite ligações USB, com até 4 portas, Ethernet e as demais ligações HDMI, áudio e mSATA.
Tal como os demais é baseado numa arquitectura ARM, mas traz consigo um processador ARMv7 de 1GHz. Este processador pode ser aumentado até um dual core, algo que a concorrência ainda não consegue.
O HummingBoard está disponível em três versões. O HummingBoard-i1, que é o modelo mais básico e também o mais barato de todos. O segundo modelo, o HummingBoard-i2, que oferece o dobro da memória (1GB) face ao modelo anterior e um processador dual-core.
Por fim temos o modelos i2eX, que para além de ter tudo o que o modelo i2 tem, ainda acresce uma porta de rede gigabit e suporte para saída de vídeo LVDS.
Os preços destes modelos é ligeiramente mais elevado do que o que a concorrência apresenta. O modelo mais básico, que é o comparável ao Rapberry Pi, curta mais 10 dólares que este. Cada um dos três modelos custa, respectivamente 45, 75 e 100 dólares.
O aumento das características acaba por ditar esta diferença de preço, quer entre os modelos do HummingBoard como face à concorrência.
Claro que o HummingBoard vai ser capaz de correr todos os sistemas operativos que a concorrência suporta, podendo ser mis uma alterntiva para correr Linux (Ubuntu, Debian e Arch), Android ou XBMC.
O vídeo abaixo mostra a comparação directa entre o HummingBoard e o Raspberry Pi, e onde podem ver os pontos onde este microcomputador se destaca.
Espera-se que as primeiras unidades do HummingBoard comecem a ser enviadas já na próxima segunda feira, para satisfazer todos os que a compraram.
Esta é mais uma alternativa ao Raspberry Pi, que é tido como o modelo padrão para os minicomputadores. Tem argumentos mais capazes e melhorias a nível de processamento e de memória, que garantem que consiga melhores performances.
A comunidade que gira à volta destes equipamentos é já muito grande e o HummingBoard vem dar ainda mais oferta a um mercado que está em crescimento, não apenas em termos de consumo, mas também de oferta.
Homepage: HummingBoard
Este artigo tem mais de um ano
Corre Ubuntu? Pensei que ubuntu não tivesse suporte para processadores arm.
É o que está escrito na página do HummingBoard:
“The HummingBoard allows you to run many open source operating systems – such as Ubuntu, Debian and Arch – as well as Android and XBMC.”
De qualquer modo a Canonical tem estado a desenvolver esforços nesse sentido.
ubuntu corre em armv7, o raspberry é armv6, tenho ubuntu 13.10 a correr num odroid u2 que é um armv7 1.7 quad core
Ainda prefiro o CubieBoard.
Mas corre distros desenhadas para o R.Pi (só que mais rápido)?
Tá tenho esta dúvida, estas board tipo pi correm as mesmas imagens desenhadas pro pi? Como raspbiam ou mesmo o pipplware? Ou tem de ser criadas especificamente para elas?
Estas placas não correm distribuições desenhadas para o RPi.
Principalmente porque o hardware é diferente.
Continuo a preferir o BANANA PI…
Estou à espera que chegue o meu!
Dá para ligar por RCA como o raspberry?
Não sou muito entendido mas, pela imagem penso que é a peça laranja…
Mas certamente haverá quem te ajude melhor.
Sim, como o kikoFHM disse, é a ficha laranja.
Obrigado
Boas, então e a RIotboard?
Também é comercializada pela Element 14 e é a clara evolução do Raspberry Pi.
Quer dizer digo eu…
Pergunta de ignorante, é possível correr as aplicações e sistema operativos que existem no pi?
O pipplware etc?
Queria comprar um pi mas um amigo que tem o modelo b contou vai sair um modelo c. Mais potente etc
Mas pelo que este apresenta, nem espero pelo modelo c …
Só me resta saber se consigo instalar tudo que normalmente iria instalar num raspberry pi
Enquanto o cpu do pi for baseado em arm v6 näo lhe ponho as garras. O ideal seria 1GB RAM e um CPU Dual Core arm v7.
Quando o pi saiu, o preco era baseado na imprevisäo de vendas e que o hardware melhor seria muito mais caro. Passado tanto tempo, um Dual Core arm v7 como os da Mediatek e 1GB RAM estäo ao preco da chuva, assim que pelo mesmo preco podia-se ter algo BEM superior e com consumos ainda mais baixos.
“Este processador pode ser aumentado até um dual core, algo que a concorrência ainda não consegue.”
Como?
Já ouviram como por exemplo falar do cubieboard2 que é um dual core? Ou o ODroid U3 que é um quad core?
Boas,
Alguém me pode confirmar se neste microcomputador dá para instalar o Wine?
Pois eu tenho um raspberry pi e pelo o que eu andei a ver no raspberry não funciona direito, portanto eu estou à procura de uma solução alternativa ao raspberry ou ao wine(mas por aqui penso que não tenho alternativas melhores), pois necessito de correr uma aplicação windows constantemente e precisava de encontrar assim um microcomputador com baixo consumo para essa finalidade apenas.
Se alguém souber de uma solução para o meu problema, agradecia imenso…
Boas tardes a todos.
Alguém já mandou vir um? Como foi com a alfândega? (nao percebo muito de coisas alfândegarias 🙁 )
Cumprimentos a todos