Futuremark lança o primeiro benchmark para 4K Ultra HD
Nova versão do 3DMark já possibilita benchmark em resolução 4K Ultra HD.
Cada vez mais se ouve falar em ecrãs 4K Ultra HD e no prazer inerente à sua utilização, quer para Home Cinema quer para jogos. No que diz respeito a jogos, o problema tem outros contornos: será que o hardware mais recente e poderoso tem capacidade para processar todo o conteúdo para ser apresentado dignamente num ecrã 4K?
É isto mesmo que a nova versão do 3DMark é capaz de avaliar.
Há questões básicas que se colocam:
- Devo comprar um monitor 4K para o meu PC actual?
- Que hardware preciso para correr jogos em resolução 4K Ultra HD?
No sentido de dar resposta a estas incógnitas, a Futuremark criou o teste Fire Strike Ultra, o primeiro teste benchmark para a resolução 4K.
Independentemente do monitor que tenha, o teste Fire Strike Ultra é executado numa resolução 4K Ultra HD, algo como 3840 x 2160 píxeis. Isso significa que para testar a capacidade do hardware e decidir se é ou não apropriado para um monitor 4K, pode fazê-lo com recurso a qualquer monitor. Tenha em conta que é necesário, pelo menos, uma placa gráfica com 3GB de memória dedicada.
No caso de necessitar de um upgrade ao hardware, tendo sido fraco o desempenho do benchmark, pode retirar algumas dicas da lista de benchmarks submetidos na base de dados da Futuremark. Todos os testes têm o hardware especificado com a respectiva pontuação associada.
Como curiosidade, para processar um frame no "Graphic Test 2: Pixels" no teste Fire Strike Ultra (resolução 4K), é necessário processar 1100 milhões de píxeis. Ora, num segundo, considerando a reprodução típica a 60 frames por segundo, o número de píxeis processados por segundo ascende aos 66 mil milhões. Em Full HD o valor é mais baixo, de 24 mil milhões de píxeis por segundo.
Já está disponível também uma página de rank de 4K, o "Hall of Fame" do Fire Strike Ultra. Nessa página pode ver todos os detalhes de cada teste, como já referido: classificação Fire Strike Ultra.
Pode desde já executar o teste no seu computador, bastando para isso instalar a mais recente versão do 3DMark (1.4.778).
Download: 3DMark [1.5GB]
Este artigo tem mais de um ano
“Que hardware preciso para correr jogos em resolução 4K Ultra HD?”
depende do jogo mas um supercomputer deve chegar..
a playstation 5 ja deve sair com jogos 4k, mas ainda vao ser precisos 2anos para lancar jogos para 4k, as graficas atuais mal aguentam full hd
Don’t feed the troll
“as graficas atuais mal aguentam full hd” ahah As gráficas
actuais aguentam bem mais do que 4k… Não sei o que são para ti as gráficas actuais…
Qualquer gráfica de gama alta joga qualquer jogo em fullHD sem problemas.
E quando digo sem problemas é a mais de 30fps.
mal aguenta full hd a 60fps, um jogo e para ser jogado a 60fps ou entao esquece
essa realmente parte tudo, começa por rever os conceitos de processamento das placas graficas e computadores tb pq se os vires bem veras que um computador atual em que gastes um bocado mais de dinheiro poderas ter essa performance
uma playstation bate um pc aos pontos nos graficos, ela e optimizada para isso, um pc faz outras coisas
Nem é preciso teres uma gráfica topo de gama para correr qualquer jogo no max. e full HD sem problemas (60fps+), se fores para a R9 295X ou GTX 980 podes contar com uma média de 100fps à vontade nos jogos mais exigentes (BF4, Farcry, Shadow of Mordor,…), e isto para nem falar no que podes ter com SLI 🙂 As consolas não tem hipotese com o pc.
Off topic: os Rss Feeds do site parecem não estar a funcionar. Desde ontem de manhã/tarde que nada aparece no Feedly.
Cumps
Boas Romeu,
É um problema que está a afectar a SAPO e por consequência…o Pplware
Ok – obrigado!
Cumps
Bem para correr um jogo hoje em dia na máxima resolução em fullhd com todos os restantes parâmetros no máximo em ultra ou High já é complicado, agora com um monitor em 4K vai levar muita a gente a fazer um bom upgrade para tirar o maximo partido do jogo, ou então estes monitor 4k não vão ter muita saída, porque acredito que muita gente vai querer ficar pelos fullhd, mas esta noticia vai dar mais que falar, porque deve estar ai a sair umas gráficas do caracas para ter este poder gráfico todo, e não me estranha muito isso, ate porque ultimamente a nível de hardware pc pouca coisa tem evoluído em hardware, e com estes monitores 4K, vai fazer mexer com muita coisa no hardware e de que maneira.
Temos o simples exemplo que foi dado na informação do peopleware, (resolução 4K), é necessário processar 1100 milhões de píxeis ui bastante mesmo contra o antigo, em Full HD o valor é mais baixo, de 24 mil milhões de píxeis por segundo, mas que grande diferença por acaso estou curioso para ver onde vai parar isto, já agora vou testar o programa a ver quanto da o meu pc.
Fica aqui o meu result com um computador com gráfica e SSD de hã 4 anos, e memorias processador e motherboard com 6 anos bem bom, mas comparando com os tubarões que fizeram os mesmo testes com Quad Sli e Tri Sli e Sli com as ultimas gráficas do marcado e súper processadores e excesso de memória RAM, já da para verem o grande update que teriam de fazer para correr apenas o programa de benchmark a cima de 30 frams, eu avisei, agora imaginemos a valor de um pc desses dos benchmark, já não queria ir tão longe como é lógico, mas para rolar esses monitores com tudo no máximo resoluções e configurações máximas nos jogos ui, vai ser necessário um bom investimento isso não tenham duvidas, ou então ficamos por aqui e indo evoluindo como sempre aos poucos coisas mas esse monitor fica fora de questão loool.
Meu teste: http://www.3dmark.com/3dm/4416439
Teste dos tubarões: http://www.3dmark.com/hall-of-fame-2/fire+strike+3dmark+score+ultra+preset/version+1.1
Eu nem SSD tenho, mas vá o resto é recente. E não esquecer que este teste não é em 4K, é o fire strike básico, para testar o extreme temos de largar 28€ pelo programa.
Para comparares tens de usar estes scores: http://www.3dmark.com/hall-of-fame-2/fire+strike+3dmark+score+performance+preset/version+1.1
Aqui fica também o meu resultado: http://www.3dmark.com/fs/3012935
(ainda longe dos ditos tubarões xD)
Simão boa maquina que tens sem duvida, ya esqueci-me de referenciar que o teste não foi em 4k, mas sim em resolução básica, para 4K é necessário pagar tens razão sim senhor, mas mesmo assim o nosso teste comparado ao deles em 4k estamos a anos luz loool.
Alguem notará a diferença(qualidade de imagem) entre 1080p e o 4K num monitor de 23 polegadas ou até 27?Tenho as minhas duvidas .
o mesmo digo em tv´s de sala abaixo de 60 polegadas, a 3 ou 4 mt de distancia.Os humanos não têm olhos de aguia .o markting é lixado ,e por vezes faz as pessoas trocarem de aparelhos sem beneficios nenhuns .E já se anda a falar no 8k .
basta ires a uma worten e olhares para uma tv 4k…as imagens falam por si
Na verdade não falam!
Ir à Worten não te vai dar uma ideia de como a TV se vai comportar com os conteúdos que vais ver em casa, e muitas vezes é até complicado avaliar à distância que vais ver em casa.
A Apple já mandou pró mercado os novos iMac com ecrã 5K, portanto é só uma questão de tempo até o 4K ser tão banal como o FHD.
4k sera norma standard em 2016, comecando em 2015 o seu boom de vendas. basta ver a descida dos precos das tv 4k. 8k sera norma em 2020