Discos Hitachi, WD e Seagate. Quais os mais fiáveis?
Em 3 anos, a Backblaze avaliou mais de 27 000 discos. Conheça os resultados
Os discos rígidos mecânicos têm estado intrinsecamente ligados ao mundo da computação nos últimos 30 anos. Tem sido uma relação necessária e não há que negar que os disco rígidos mecânicos tiveram e continuam a ter um forte papel no que se refere ao crescimento e popularização dos sistemas informáticos e, mais recentemente, na rápida expansão do armazenamento na cloud.
Depois de apresentarmos aqui um artigo sobre o tempo de vida dos discos rígidos actuais, hoje apresentamos um estudo sobre as marcas mais fiáveis. Hitachi, WD ou Seagate?
Quando um utilizador necessita de comprar um disco rígido, o factor “capacidade de armazenamento” é sem dúvida o parâmetro que mais pesa na hora da decisão... mas a marca é também importante. Mas qual a marca que nos poderá dar mais garantidas de fiabilidade? A Backblaze (empresa na área da cloud), tinha no final de 2013 um total de 27,134 discos rígidos a funcionar a tempo inteiro. A tabela seguinte mostra o número de unidades por marca, sendo que a Seagate, Hitachi e WD são as marcas mais usadas. Recentemente a empresa disponibilizou um estudo sobre a fiabilidade dos discos que usa e os resultados são interessantes. Como se pode ver pelo gráfico seguinte, aquela que é considerada por muitos como a melhor marca de discos rígidos (a Seagate) é a que apresenta os piores resultados no que se refere a fiabilidade... muito por culpa das suas unidade de 1,5 TB e 3 TB. A WD ocupa o segundo lugar (com os discos de 1TB e 3TB) e, para a Backblaze, os mais fiáveis são Hitachi, (apresentando uma baixa taxa associada aos modelos de 2TB, 3TB e 4TB). Todos os modelos que fazem parte do estudo estão referenciados na tabela seguinte. Pode ver na última coluna a taxa anual de falhas por modelo. Numa visão mais alargada, a Backblaze apresenta um gráfico a 3 anos onde se podem comprar facilmente a fiabilidade dos discos por marca. A Hitachi tem tem uma taxa elevada de fiabilidade, com 96.6%, seguido da WD com 94,8% e por fim a Seagate com 73.5%. Este são dados que reflectem o uso das unidades de armazenamento em datacenters. Apesar da Seagate apresentar os piores resultados, a Backblaze diz que os discos favoritos continuam a ser o Seagate Desktop HDD.15 (ST4000DM000) e também o Western Digital 3TB Red (WD30EFRX). Como é sabido, há cerca de um ano a Western Digital adquiriu a Hitachi e a Backblaze espera que estes continuam com a mesma performance e fiabilidade.
Quais a marca de discos que usam nos vossos sistema?
Este artigo tem mais de um ano
Tenho unidades da Seagate (que nunca me deixaram mal) e Maxtor (já estes às vezes passam-se dos carretos)…
Estou claro a falar de unidades de 160, 250 e 500GB.
Tenho um externo da Iomega de 2TB mas neste momento não vos sei dizer a marca do disco que está lá dentro da caixa (até à data tem funcionado muitíssimo bem)…
De onde vos escrevo (portátil e-escolas Fujitsu Siemens v5515) tem um discos Western Digital de 80GB…
A Maxtor já é da Seagate há uns tempos valentes.
A Iomega usava discos Samsung e depois Seagate. Uma vez que a unidade de discos da Samsung foi vendida à Seagate já há algum tempo, já se pode dizer simplesmente que “são Seagate”.
Como podes ver, do relato que fazes, tens aí apenas duas companhias de discos: Seagate e Western Digital. (Pese embora que, comercialmente, sejam vendidos com marcas diferentes).
+1
Há algum teste deste género que compare os discos SSD?
Desde que possuo computador (2003), sempre tive hd’s da Samsung. Já tive modelos como de 40GB, 120GB, 160GB, 250Gb, 500GB, e 1TB. Os hd’s que mais tive tempo foram de 250GB IDE Pata 4 anos, e 1TB 3 anos e meio. Agora estou usando da Western Digital, porque considero que seja o melhor do mercado, tanto em confiabilidade como em rapidez.
Eu tenho preferência pelos WD
Eu também, pois são rápidos, fiáveis, como se vê, silenciosos, e o preço é bom, e encontram-se em qualquer lado…
Mesmo com pouca experiência, já tinha essa ideia dessas três marcas… fica comprovado.
Tive alguns toshiba 2.5 e dão muitos problemas, mas os da seagate e samsung 3.5 nunca me deixarão mal :p
Temos em nossos servidores so WE RE4, nunca falharam.
WD*
Temos em nossos servidores so WD RE4, nunca falharam.
tenho um Excelstor Jupiter J8160s ah 6 anos a trabalhar todos os dias
Seria interessante saber os dados da Amazon, da Google e da Microsoft que com certeza também fazem análises destas.
De qualquer forma isto confirma, porque a amostra é muito maior do que uma pessoa só alguma vez terá, a ideia que em fiabilidade a Seagate fica atrás da concorrência.
Procura na net que há um paper sobre o assunto.
Usava Hitachi mas depois tive de o substituir e Comprei da WD.
cara, hitachi vale a pena usar mesmo?
Toshiba para mim são os piores discos, já tive uns quantos e avariaram-se, melhor marca é Western Digital.
o meu pentium 4 tem um samsung e até hoje nunca tive problemas, esse disco já tem 10 anos.
O pior mesmo é samsung, são do melhor p avariar.
Samsung é Seagate, e já o é há algum tempo.
Quando os Samsung eram mesmo feitos pela Samsung estes chegaram mesmo a “abanar” o mercado, sofrendo um marcado decréscimo de qualidade quando passaram a ser “by Seagate”.
tenho 2 discos samsung. 1 de 1TB (que já tem uns 3 anos de uso) e outro bem antigo de 80 gb (com mais de 1 década de uso)
Até hoje não tive grandes problemas com eles. Identifiquei alguns problemas técnicos com o hdd regenerator , a maioria com delay. Mas são problemas ínfimos.
Comprei um HD externo da samsung e estou tendo problemas com ele no windows 8.1 (conforme eu já disse aqui – nos tópicos relacionados ao consultório pplware. Como não me responderam não vou entrar em detalhes)
——————————-
No mais estou querendo montar uma “cloud”, seja com o WD My Cloud EX4 ou o synology ds213j (ambos indicados em vossos artigos!)
Por isso, desde logo, já agradeço a postagem, muito útil! Agora já penso em adquirir um hitachi de 2 ou 3 TB para meu projeto 🙂
A qualidade dos WD tem vindo a piorar de ano para ano. Desde as infames inundações na Tailândia, o controlo de qualidade tem sido péssimo. Hoje em dia compra-se um WD e se não tiver nenhum problema quase que dá direito a ir a Fátima agradecer.
Trabalho diariamente com discos rígidos de várias marcas, e devo dizer que os HGST (Hitachi) são dos piores em portáteis, juntamente com os Toshiba.
Ainda sou do tempo dos Quantum, isso sim eram bons discos.
Hoje em dia até me dá arrepios quando tenho de comprar um disco.
Comprei um WD Black, da última série e o motor fazia um ruído tão incomodativo, um zumbido eletrónico. A loja disse que todos estavam assim…
Quantum…outros tempos, outras tecnologias…os discos têm vindo a melhorar em termos de capacidade, velocidade e, alguns, em fiabilidade. Devido a esse fator evolutivo ficam os mesmos sujeitos a outros esforços tais como maior aquecimento o que por vezes pode sacrificar a vida útil destes, razão pela qual a durabilidade de muitos discos mais antigos é bem superior que a maioria dos mais recentes. Na minha opinião, como o preço desceu desde os primeiros discos em relação aos da atualidade é obvio que podem ser adquiridos por qualquer um o que não interessa lá muito construir discos que durem uma vida de modo a que os fabricantes possam estar sempre a fornecer o mercado, portanto é de interesse que tenham até certo ponto uma vida útil bem mais curta, acho eu.
E é muito bonito comprares um disco rígido e o mesmo pifar e perderes tudo o que lá está. É claro que os backups servem para contornar isso, mas se podemos ter HDDs mais fiáveis porque razão haveríamos de ficar satisfeitos com menor fiabilidade.
Fogo, eu tenho uns poucos hitachi e nunca me deu problemas essa marca!
os hitachi…foi um negocio comoprado pela hitachi a ibm…eram na altura os melhores…
Porteriormente com vista a reduzir custos…pode ser acontecido uma degradação na qualidade…como em tudo para os lados asiaticos…mas mesmo assim acho que são muito bons…
São é algo ruidosos…
HGST
Company
HGST, Inc. is a wholly owned subsidiary of Western Digital that sells hard disk drives, solid-state drives, and external storage products and services. Wikipedia
Yap, posso dizer que os discos com que mais me deparo com problema no trabalho é Toshiba e Hitachi, Samsung e Seagate vem a seguir, WD recebo poucos com problemas, WD Black fazem muito barulho ao longo do tempo tende a piorar(pelo menos era assim nas versões de 2012), a WD tem os novos Blue(2014) Sata 3(6Gbps) com 64MB de cache muito bons, mas só vai até 1TB.
Só tenho tido problemas com wd principalmente externos e pessoas minhas amigas também, são muito barulhentos e avariam do nada. Já seagate não tenho nada a apontar e tive um samsung que queimou…
até agora tive preferência pelos WD
Hitachi já me fizeram passar maus momentos ^^
Agora tenho preferencia por WD , apesar de possuir um Toshiba de 750Gb, um Hitachi de 500, e um WD de 1Tb
A melhor experiencia que tive foi com Hitachi. Um dos meus primeiros PC tinha um disco destes, viajou de pc para pc ao longo dos anos, e sou há pouco tempo é que o inutilizei, pois so tinha 15 GB de capacidade e nao servia para nada. Mas funcionava em pleno. A pior experiencia que tive foi com discos Toshiba de 2.5” e Maxtor de 3.5”. Western Digital safavam-se. Seagate penso que nunca usei.
Tudo o que uso e vendo é só WD nunca me dei mal, duram… duram… Já o mesmo não se pode dizer dos Seagate, toshiba…
Pois eu sempre trabalhei 95% com Seagate anos a fio sem qualquer problerma. Os restantes 5% foram WD e Quantum. Há tempos é que comprei um extrerno de 1TB 2,5″ da Verbatim (cabe na algibeira da camisa) e tem sido bonzito, vamos lá a ver a duração dele…
Reconheço que as vezes são séries que vêem com defeitos, e já não defeito é feitio, mas já tive problemas com Seagates entre outros e como nunca tive problemas com WD, não mudo.
seagate, maxtor(apartir de dez de 2005) e samsung(apartir de dez de 2011) é tudo a mesma marca. nas preferencias, prefiro a seagate, tenho 12 discos 3.5 e 90% sao da seagate. nos 2.5 prefiro WD. hitachi sao menos resistentes a quedas de energia. os samsungs fabricados antes de dez de 2011 sao os piores, bad blocks, motores queimados, placas logicas queimadas… tenho um seagate 2.5 de 30 MB( sim MB ) a funcionar num amiga 1200 até hoje.
Já troquei algumas centenas de discos. Há cerca de 10 anos os grandes “avariados” eram os WD40BB (acho que avariaram todos os que me passaram pelas mãos). Depois as grandes avarias foram nos Fujitsu. A seguir foram nos Samsung, que apareceram as grandes avarias. Acho que os que avariaram menos foram os Seagate. Quanto aos Toshiba ainda não há há grande experiência…
Pessoalmente gosto muito dos WD
Este teste é meio estranho.
Os discos testados não são nem de perto nem de longe indicados para a finalidade que lhes pedem nem para este tipo de serviço se espera que durem os 2 anos quanto mais os 3 anos.
Tive um computador Schenneider Euro AT (dinossauro) na década de 80 (tinha CPU 80286 de 20MHZ, não existia GHZ nesse tempo) com um disco de 20MB (sim, não existia GB naquele tempo) e que maquinão que era, custou-me os olhos da cara em escudos (sim, o euro era uma miragem). O disco trabalhou sem qualquer problema durante cerca de 20 anos e digo que muito trabalhava com ele. Acabou por ir para o lixo junto com o resto da máquina, a trabalhar na perfeição, pois já não servia para nada. Era um WD ou IBM, já não lembro bem. Saudades do velhinho MS-DOS ( desde o 3.3 até ao 6). Como o tempo passa…
Estudo vai de encontro à minha experiência.
Seagate já me deixou mal uma vez. Ainda tenho o disco Seagate avariado para quando tiver dinheiro disponível isso, tentar recuperar os dados…
Tenho um Samsung com cerca 10 anos e continua a bombar, ainda que só seja ligado de vez em quando.
Indepentemente da marca, os disco são sempre problemas ao fim de anos.
Muita gente fala, ah mas e funciona, mas se forem a ver o log de erros a história é outra.
Até hoje nunca vi nenhum disco rigido que não tivesse erros ao fim de um ano.
Depois é a tal situação, em que o PC se começa a engasgar, muitas vezes por culpa dos discos.
Com os SSD’s não temos esses problemas.
Com os SSD temos outros problemas…e alguns ainda maiores…
Mas é verdade que os discos passam-se…eu tenho um wd 1TB e é uma miseria…usu-o muito pouco mas como é da linha gren…e com as tretas de poupança de energia…provoca-lhe um desgas-te absurdo…está sempre a arrumar as cabeças de leitura, e não deve, porque a seguir la vou eu ler…e la tem ele que as colocar em posição outra vez…
A verdade é que nem dois anos depois e o disco…não o uso porque tenho medo…estou a espera de arranjar um substituto para a info…mas desta vez em RAID1…já não vou na cantiga!!
este teste nao tem muito valor, os da WD sao os que mais dao defeito por aqui
E aqui é precisamente ao contrário, Seagate e marcas “by Seagate” é o que tem dado mais barraca.
Já agora, a distribuição de compras é mais ou menos equilibrada (estou a dizer que me passa pelas mãos aproximadamente a mesma quantidade de WD, Hitachi e Seagate — não estou a falar de “compro sempre a marca XPTO e um dia comprei um Seagate que era defeituoso, logo a Seagate é uma bosta XPTO rules!”).
para quem não sabe Hitachi = IBM. tenho 2 de 250gb que nunca tiveram problemas.
comprei recentemente um WB 1TB q tem dado alguns problemas, vai agora para RMA 🙁
mas isto é subjectivo, calro. depente sempre muito do uso que lhe dão.
Bom Artigo! Gostava também de ler um artigo com testes de: velocidade – durabilidade – preços – sobre discos SSD (Tenho um SSD da Kingston, estou muito contente com ele, é super rápido em relação aos tradicionais HDD, mas… Como é único aqui e como o tenho só hà 1 ano, não faço ideia da sua durabilidade, e são muito caros para tão poucos MB de armazenamento)
tenho
-seagate ST380011A ide de 80g com 7200 RPM 2MB Cache
-WD WD5000AAJS-00YFA0 de 500g 7200 RPM 8MB Cache
oi seagate com mais de 6 anos , ja levou porrada a farta e esta sempre a 100% ,alias é o meu disco principal,o secundario é o WD ai com uns 4 anos, ambos ja foram desligados centenas de vezes a bruta(devido as enormes falhas de energia aonde moro) e estao sempre a 100% mas o meu disco principal é o velhinho de 80g ide????porque? estranhamente bate o wd em velocidade…..
Este estudo vem confirmar aquilo que eu pensava. Já tive vários problemas com discos SEAGATE de 3,5″ que acabaram por “morrer”. O que me faz mais impressão, é que há 20 anos os discos eram feitos para durar esses mesmos 20 anos. Actualmente, os discos devem ser feitos para ter uma duração media de 3 ou 4 anos …. o consumidor tem ganho em velocidade e capacidade mas á conta da falta de fiabilidade e durabilidade. Pelo que eu tenho visto, a WD e a Hitachi são as que têm menor taxa de avaria ….
+1
só para acrescentar que ao ganhar em velocidade…perdes em fiabilidade…
Por outro lado as marcas também querem lucro facil e em vez de irem pela inovação …agora apostam na menor durabilidade das coisas…para que estejas sempre a comprar…
Quem não se lembra dos motores a gasoleo de ha uma decada para trás??pois o normal era pelo menos meio milhão de kilometros…sendo que 1 milhão era um valor normalissimo…vai agora ver e tira as tuas conclusões…
Existem motores fiaveis, mas já não tanto!!É muito importante vender mais carros…
Usava um Hitachi que deu o estoiro, agora uso um Toshiba que mais de um ano e não me tem dado problemas e nestes mais de 12 meses só pediu uma formatação, um pequeno detalhe o PC é um Tohsiba D3000, uma peça de museu estupidamente fiável que aguenta bem o Windows 7 ultimate e o Office 2010 ultimate
Aqui, backup’s valiosos enchem um Barracuda 40GB do século passado. A um Caviar 320GB com 10 anos e um Spinpoint 750GB com 8 anos ainda sobra muito espaço. Todos ainda em perfeitas condições segundo o CrystalDiskInfo. Com quase 2 anos e integrado no sistema está um WD 1TB Black, ainda não tem qualquer problema mas não me inspira muita confiança, estou sempre à espera que possa ter morte súbita como o primeiro pelo qual foi trocado 4 dias depois de adquirido… É sempre uma questão de sorte mas também acredito que os actuais HDD não façam nem 1/3 das horas que faziam os antigos, pelo menos muitos daqueles fabricados antes das inundações que os inflacionaram…
os WD sempre foram de morte súbita
O meu WD tem 10 anos e nunca avariou. Boa marca.
Tenho Seagate… estou satisfeito, um de 500MB e um de 1TB (Samsung).
HDD é coisa de passado.
Verdadeira fiabilidade e velocidade esta nos discos SSD, sem peças moveis.
Tenho um Hitachi (ainda dos IDE) de 80GB e ainda funciona no meu media center, apesar de já ter uns bons anos, se não me engano cerca de 8 anos. Uso também Samsung (1TB e 320GB, ambos SATA) e um SSD Kingston. Tenho dois discos externos, um que usa WD (versão green) e outro com um Hitachi.
Se for a comparar diria que o Samsung de 1TB não me transmite muita confiança, porque de vez em quando passa-se. O WD é porreiro, mas a versão green deixa um pouco a desejar no que respeita ao funcionamento mais duradouro.
Penso que a WD (versão black ou red) é uma boa aposta para quem vai comprar algum. Se o objetivo for um SSD a aposta seria Corsair ou Intel.
Tenho um disco da Seagate de 320G com 28 mil horas a trabalhar e até agora nenhum problema.
Tive discos destas marcas aqui avaliadas:
Seagate: estava no meu portátil, a board fritou. O disco continua a bombar como se fosse novo e já dantes tinham dado uma pancada no portátil.
Toshiba: é desnecessário dar uma opinião… Morrem todos prematuramente.
WD: Tenho 2, um no fixo a funcar a 3 anos e um externo que comprei agora. Até agora estou bastante satisfeito.
Hitachi: tenho 2 desta marca. Um ainda funca e tem mais de 5 anos. O outro durou 11 anos, que foi o tempo de vida do portátil. Estou espantado com esta marca, nem sei se foi sorte ou ser de boa construção.
Samsung: Era bastante bom, silencioso rápido e das primeiras series do Spinpoint com SataII. Deixaram o portátil cair, depois disso durou algum tempo mas acabou por morrer.
Resumo: Tenho duas/três marcas que são a minha preferência: Seagate ou Hitachi para portáteis, e WD para desktops.
Viva por aqui tenho.
Um seagate Barracuda IDE de 80GB já com 11 anos a trabalhar no dia a dia.
Um Western Digital Blue de 500gb a trabalhar no dia a dia com 5 anos
E um Seagate de 160GB sata no meu netbook Asus 1000h que já tá farto de levar pancadas e temperaturas de 50ºc à mais de 6 anos sem problemas 😀
Os negativos, tive um maxtor de 160gb, passou a vida na garantia e quando me deram outro morreu também ..
Os meus últimos 10 discos de armazenamento foram todos Seagate. O SSD é Samsung.
Hoje comprei pela primeira vez um WD (Green de 1TB).
Hitachi só se melhorou muito pois há mais de uma década atrás eram fracos.
PC fixo com prai 7 ou 8 anos, com disco HITACHI Sata 2 7200 rpm e com ZERO sectores danificados. O que é certo é que esse pc agora tem muito pouco uso, mas ainda assim, em tempos o gajo trabalhou imenso.
WD nunca mais… além de já ter deitado um fora, um disco externo de 1 TB deixou de funcionar qd migrei para o Win7. Por mais que tivesse procurado os drivers da controladora só encontrei dezenas de pessoas com o mesmo problema. A assistência técnica da WD com a qual me correspondi durante uns tempos nem sabia o que era a placa e a resposta era sempre a mesma: o disco funciona com o Win7. resultado: deitei a caixa fora e fiquei com um disco interno ao dobro do preço. WD NEM MORTO!!!
“estudo” muito relativo… cá em casa Seagate é marca rainha dos discos, quer seja para portáteis ou desktops, e sem nunca terem dado problemas…
tive uma caixa WD (externa), que ao fim de 20 dias de uso deu o berro, por exemplo… troquei por uma iomega com disco seagate e até hoje sempre a bombar…
portátil veio com WD (5400rpms) ao fim de 3 anos(2011/12) de uso deu o berro, troquei por seagate (7200rpm) e bomba como novo.
O meu portátil da Toshiba veio com um da Hitachi…
WD Sao so do melhor que ha
Já comprei uma boa quantidade de discos das mais diferentes marcas, e só mudo quando aparece um modelo com mais espaço, pelo que vendo o antigo, ou se estraga algum. Mas o que mais pesa na minha escolha é a fiabilidade.
A minha marca favorita sempre foi Western Digital. São os que duram mais, costumam ser rapidos, e um factor relevante: são muito baratos considerando a qualidade. Em alguns 20 discos WD que já tive, só um se queimou, e foi por erro meu. Alguns até já cairam ao chão em funcionamento e continuaram a trabalhar. Tenho 2 discos que 500gb que não os troco, pois já me duram há uns 10 anos.
Uma marca que respeito é a seagate. Nunca tive problemas com seagate, mas não uso tanto quanto WD. A Hitachi já tive problemas há algum tempo e nunca mais voltei a usar. Não sei se actualmente a qualidade é melhor, mas pelo que diz este teste, parece que sim e tentarei de novo.
Agora, samsung, toshiba, e outras marcas que se lembraram de fabricar discos… é para enganar o povo que chega a uma prateleira e vê uma marca que conhece nos portateis e leva logo aquele. Ainda não ouvi falar de ninguém que tivesse um disco desta marca por mais de 1 ano, e os 2 discos que tive toshiba, que vieram em portateis, tiveram de ser trocados passado pouco tempo.
A melhor marca para mim é a Western Digital em discos HDD e uso como armazenamento. SSD prefiro a Samsung e uso como disco principal no meu desktop e portátil. Entre Maxtor e Seagate, prefiro a Maxtor porque já tive má experiência com a Seagate.
Caros amigos muita gente diz-me que WD é bom e estou a pensar em comprar esse. Mas gostava tbm de ouvir as vossas opiniões.Obrigado
Não tenho tido problemas com Seagate. WD já tive um externo que avariou em pouco tempo
melhor marca é nova.
Todas hds irão dar problema um dia.