DataTraveler Locker+ …segurança nos seus dados portáteis!
Na semana passada o Pplware teve oportunidade aqui de testar uma das mais recentes pens da Kingston com encriptação (por software) lançadas para o mercado. Esta semana o Pplware teve ocasião de testar uma outra pen lançada recentemente pela mesma marca, também ela dedicada à portabilidade com segurança de documentos privados, mas desta feita com encriptação por hardware, a Kingston DataTraveler Locker+.
Se gostámos da DT 410, então da DataTraveler Locker+ ainda gostámos mais. Não obstante ter algumas nuances que podem ser menos práticas, na generalidade da análise, esta revelou-se uma pen bastante fiável, segura e competente.
Vamos conhecer um pouco melhor a DataTraveler Locker+...
A DataTraveler Locker+ apresenta dimensões idênticas às da Datatraveler410, analisada na passada semana. Aliás, ambas as pens são muito parecidas, alternando apenas na coloração (cinzenta na Locker+ e preta na DT 410) e no texto representativo do modelo em questão. Assim sendo a Locker+ apresenta as dimensões de (65.76mm x 17.98mm x 10.7mm) e também apresenta uma aderência boa, tendo também o mesmo pormenor de alguma falta de aderência. De resto, a Pen, é composta pelo mesmo material semelhante a borracha que transmite a mesma solidez da DT 410, e que mantém a sensação de fragilidade da anterior analisada.
Quanto à beleza, trata-se duma Pen também atraente, e conforme indiquei com um cinzento equilibrado.
Após a colocação da Pen no computador, surge-nos a possibilidade de correr o aplicativo DTLplus_Launcher, que é a ferramenta que encripta e desencripa a pen.
Na primeira vez é necessário proceder a um simples Setup , conforme descrito de seguida. O primeiro passo consiste em identificar a linguagem a ser apresentada:
De seguida ir-se-à iniciar o processo no qual iremos identificar uma password para aceder à Pen:
De seguida segue-se um ecrã de informação sobre o possuidor, a empresa e outros pormenores de identificação:
Após estas configurações concluídas a Pen será formatada e estará pronta para ser usada.
Quando ligamos a pen através da porta USB poderemos ver através do My Computer, por exemplo, que existem duas drives criadas:
- Uma primeira drive (CD Drive DTL Plus) com o executável de encriptação que é no fundo o software que gere a pen e o seu acesso, e com o manual da pen;
- Uma segunda drive que corresponde efectivamente à localização onde poderemos colocar os nossos ficheiros em segurança;
A partir daí é uma questão de começar a trabalhar com a Pen, tendo sempre em mente que os acessos aos ficheiros e as gravações de dados na pen serão algo mais demoradas devido ao processo de encriptação que ocorre.
A partir do momento em que ligamos a Pen ao nosso sistema e inserimos a password de acesso, é-nos criado um ícone na nossa barra de atalhos que nos permite fazer a gestão e acessos à mesma. E é aí também que se fará o Shutdown do software que fará com que a Pen deixe de estar acessível.
Atenção que, à semelhança do que acontece com a DT 410, o simples facto de se fechar a janela não fecha a sessão e mantém a Área Privada acessível. Para evitar que alguém aceda ao conteúdo privado, convém sempre fazer o Shutdown DT Locker+ quando abandonamos o computador.
Como informação adicional convém referir que a encriptação por Hardware é feita com recurso ao Algoritmo de 256-bit AES.
Entretanto, os resultados que obtivemos na leitura e escrita foram razoáveis, como podem ver pela seguinte tabela. Enquanto que os valores de leitura se encontrem dentro de valores considerados bastante bons, a realidade é que os valores de escrita ressentem-se precisamente da encriptação imperativa que ocorre quando se escreve na pen :
A Kingston DataTraveler Locker+ é uma Pen bastante robusta em termos de segurança. Para quem necessite de ter dados protegidos contra acessos alheios, é uma boa opção pois a encriptação por hardware traz aquele extra de mais-valia e mais segurança. Apresentando performances bastante aceitáveis nos tempos de leitura e compreensíveis valores mais baixos nos tempos de escrita, a pen nunca aqueceu em demasia durante os testes nem ocorreram quaisquer tipos de problemas corrupção ou perda de dados. Tudo isto faz da Datatraveler Locker+ uma boa opção para quem pretenda fiabilidade e segurança dos seus dados portáteis.
Especificações da Kingston Datatraveler 410:
Os preços recomendados são:
Este artigo tem mais de um ano
Um dado curioso, um pouco estranho talvez, fica mais barato comprar 2 pens de 8 GB, ao invés de 1 pen de 16 GB.
Mas claro que nunca é igual!
1º?
não fica para a proxima 😛
Me parece uma Pen comum, apenas com um software adicional. Aqui eu uso o TrueCrypt e funciona bem.
Só funciona em windows?
O que é que este software tras de novo em relação ao truecrypt?
@Luís,
Não. a pen é compativel com Mac.
Se só funcionar em Windows basta aceder a PEN atraves de outro SO…
??? Se funciona só em windows só consegues ter acesso ao conteudo quando sabes a pass e estás a usar o programa no windows… duh…
Mas se algém quiser aceder aos ficheiros sem saber a pass, basta ligar a pen a uma distribuição de linux, que o programa de encriptação fica sem efeito, e tem acesso aos ficheiros. é o que acontece na minha pen 😛
O software DTLocker+ NÃO funciona assim.
Ele encripta todos os arquivos que forem copiados para o flashdrive.
Não há como aceder aos arquivos usando Linux. Você conseguirá visualizar arquivos sem nomes e/ou conteúdos legíveis.
Igual acontece quando você tenta aceder aos arquivos do Linux, usando o Windows, se eles estiverem criptografados.
isso no mac serve para que enfim mariquices do windows ….
Nada disso. Os ficheiros estão encriptados na pen, e não quando a ligas a um sistema operativo.
Se o programa não correr em Linux, ou emulas o programa ou não consegues desencriptar os ficheiros.
Encriptação é independente do SO.
Sé se é nesta pen, pois tenho uma da TDK com encriptação de dados e ocultação de partição, funciona muito bem em windows, mas quando meto no linux está tudo visível e acessível.
OFFTOPIC: Alguém conhece uma aplicação que faça o registo por data/hora dos utilizadores que iniciem sessão em Windows?
Tipo:
* Utilizador Admin iniciou sessão no dia 21/03/2011 às 20h06.
Ou:
* 21/03/2011 – 20:06:45 – Admin
O formato não me importa, só necessito mesmo saber data/hora de quem se “logeou” no sistema operativo.
Alguma ajuda?
Obrigado.
Uma Pen com bloqueio de escrita por Hardware isso é que faz falta.
Esta é mais uma na multidão com software de encripação.
Pessoalmente uso uma pen da Kingston com truecrypt portable, onde posso aceder a informação com uma encriptação forte a partir de qualquer pc