CPU Intel Core i9-13900K aparece como sendo 37% mais rápido do que o i9-12900K
Quem se interessa e acompanha o mundo do hardware sabe que uma das facetas mais interessantes deste setor é a rapidez com que novos equipamentos surgem, cada vez mais inovadores devido à tecnologia avançada que os compõem. No mercado dos processadores essa é uma realidade que se tem constatado com bastante regularidade e a líder Intel já se prepara para revelar a sua próxima linha de 13ª geração Raptor Lake.
Neste sentido, algumas informações já começam a ser reveladas, e mais recentemente um benchmark mostrou que o próximo processador Intel Core i9-13900K parece ser 37% mais rápido do que o atual i9-12900K.
Intel Core i9-13900K surge 37% mais rápido do que o i9-12900K
Foram agora revelados novos dados sobre a possível performance de um dos modelos mais potentes da próxima linha de processadores Intel Core Raptor Lake, referentes à 13ª geração. Os dados revelados mostram os resultados obtidos através do software de benchmark Geekbench 5 o qual lista o CPU topo de gama Intel Core i9-13900K como tendo uma configuração de 24 núcleos, sendo que 8 são de desempenho e os restantes 16 de eficiência energética. Para além disso contará com 32 threads de processamento.
Os detalhes do benchmark mostram este processador a alcançar uma frequência base de 3,30 GHz e uma frequência Turbo de 5,50 GHz, o que vai ao encontro dos leaks recentes já anteriormente revelados. O processador contou com uma motherboard ASUS ROG Maximus Z690 Extreme, juntamente com 32 GB de memória RAM DDR5 a 6.400 MHz e o sistema operativo Windows 10.
[GB5 CPU] Unknown CPU CPU: Intel Core i9-13900K (24C 32T) Min/Max/Avg: 5389/5704/5495 MHz Codename: Raptor Lake CPUID: B0671 (GenuineIntel) Scores, vs AMD 5800X Single: 2133, +23.4% Multi: 23701, +120.6%https://t.co/hZKIFAUfvW
— Benchleaks (@BenchLeaks) July 11, 2022
No total os resultados mostram uma pontuação de 2133 valores em núcleo único e 23701 em múltiplos núcleos. Ou seja, mesmo sendo ainda uma amostra de engenharia, o chip mostrou ser 7% mais rápido do que o Intel Core i9-12900K em núcleo único e 37% mais rápido em múltiplos núcleos.
Claro que estes resultados podem melhorar ainda mais, uma vez que não se trata da versão final do produto. Espera-se que a nova linha de CPUs da Intel chegue no mês de outubro de 2022.
Este artigo tem mais de um ano
Um m1 ultra gasta 20% da energia deste i9 e tem performance igual
porque raio estás aí a inventar?!?!? deixa-te de fanboyzices
O m1 ultra e o processador mais avancado e rapido do mercado e eficiente! A intel neste momento so para aquecer a casa. A amd sempre foi irrelevante mas ate ela superior a intel
O M1 ultra e o cpu ARM mais avançado e rapido do mercado, apenas
Acreditas mesmo naquilo que escreveste? lol
Estás redondamente enganado.
Concorrência faz bem ao consumidor! Agora resta saber o tdp desse processador
A Intel anda a lançar processadores como pipocas…
Exactamente.Ainda não há muito tempo saíram os processadores da 12° geração e já estão a pensar lançar os da 13° ?? Foge.Eu não entendo esta necessidade tão grande de se apressar tanto as coisas.Até parece que existe alguma revolução a nível de software. 😐
Os processadores sai de 6 em 6 meses, supostamente o 13 só vai sair em Outubro. A AMD igualmente faz o mesmo.
Desculpe, mas normalmente a Intel apresenta uma geração por ano, e a AMD igual
Evidentemente que é de ano em ano como bem refere,”PAULO SILVA”.
Subscrevo o que disseste e ponho Nvidia também na frase
Eu gosto de ver competição entre marcas uma vez que promove baixa de preços e uma maior rapidez na evolução tecnológica mas dito isto… que raio de comparação mais sem sentido numa tentativa de marketing que tem sido o comum da Intel desde os últimos anos para cá.
Ora portanto, vamos comparar um processador de uma geração 2 anos mais nova (até posso entender visto não haver outra comparação de momento) a um processador da concorrência que nem se encaixa no mesmo patamar de performance OU preço?!? Estamos a falar de de uma comparação de 650€~ para 300€~ para alem que o TDP também não é comparável e ainda mais diferença faz no valor devido à poupança na fatura da luz.
Não seria muito mais justo comparar pelo menos a um processador da mesma gama? 5950X?
Ai os números na comparação já não pareciam era tão inflacionados…
…e vai gastar quanta mais energia?
Rumor: 65W ~ 125W (Normal), 241W (Talvez é o overclock)
como um tradicional intel nunca se aproximará do TDP e irá gastar sempre muito mais que um AMD equivalente.
Esse benchmark já foi invalidado por existirem irregularidades no mesmo.
Abc
só podia… uma evolução geracional de 37% só pode ser mais uma trafulhice à intel… provavelmente foi algum overclock com nitrogénio só para aparecer nos rumores.