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“Constrói o teu Drone”: Sim, é possível!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. Miguel says:

    Com o custo de €475 para saber fabricar um drone eu comprava um…

    • Vitor Neves says:

      Olá Miguel. O custo da participação deste Workshop é de 497€. Com o Drone já incluído (pode ver os detalhes dos componentes) e sobretudo com a aprendizagem de operação/pilotagem incluída. Obrigado.

  2. EDP says:

    “tem um custo de 497 €.” É um preço ridiculo para o que se propõem ! Para já de não falar que com esse preço a quase se compra um Dji Quadricoptero Phantom 2! Podia optar por outro modelo mais baixo com melhor preço que “quase” tinha o mesmo preço!

    Para não falar que com o valor de custo fazemos um drone com melhor equipamento e mais uns tutoriais na net!

    Boa sorte para a caça ao pardal!

    • Vitor Neves says:

      Olá. O material fornecido é um Drone DJI F450, com trem de aterragem; Controlador de voo DJI Naza-M Lite, com GPS; Comando DJI DT7 v2; Kit de propulsão DJI E305, com hélices DJI 9450 e Bateria Lipo 14.8V 5000Mah 4S. É só fazer as contas, são à volta de 400€. Para além do Drone modular (multi-usos) que é, vai ter a componente de instrução de operação/pilotagem. Sabe quando custa uma formação de operação de Drones? Mais uma vez, faça as contas… 🙂 Obrigado.

      • EDP says:

        Vitor Neves, não quero espantar a caça. Desejo lhe todo o sucesso do mundo e que replique o evento por mais locais.

        Possuo vários drones. Alguns dos “chineses”, outros feitos por mim. E como já lhe disse desejo lhe todo o sucesso do mundo e que replique o eventos por mais locais do país e do mundo.

  3. Vitor Neves says:

    Material que cada interessado vai receber (incluído no Workshop, sim, cada interessado fica com este material):
    Drone DJI F450, com trem de aterragem; Controlador de voo DJI Naza-M Lite, com GPS; Kit de propulsão DJI E305, com hélices DJI 9450 e Bateria Lipo 14.8V 5000Mah 4S.

  4. rjSampaio says:

    em 2005 já tinha começado a trabalhar num quadcopter na minha escola (EGPE) se na altura foi possível, tudo com componentes individuais e pcbs feitos e soldados a mão, hoje em dia ainda mais facil é.

  5. Tiago Leitão says:

    Quem for ao workshop tem que se lembrar que ao fim de montar o 450 tem ainda que comprar:

    – Comando – Turnigy 9X (+/- 100€)
    – Taranis (+/- 250€)
    – Carregador de Lipos ( +/- 50€)
    – Props com fartura!

    • Vitor Neves says:

      Olá Tiago. Comando, Receptor, Carregador e Hélices, está tudo incluído. A factura, obviamente que também está. Ou seja, esses valores não se aplicam, não são necessários. Obrigado.

      • Tiago Leitão says:

        Caríssimo Vitor,
        Eu apenas postei visto no plano de formação, na indicação do material fornecido não constava essa informação.

        Assim sendo, esse pack até esta a um preço atraente com a formação incluída.
        Dá para terem uma noção de como a “coisa” funciona!

  6. Manuel says:

    Ajuda sff Offtopic !
    É possível recuperar dados de um computador após retirar o disco rígido ?
    Os dados ficam armazenados em mais algum lado ?
    Obgd

  7. Vitor Neves says:

    Material que cada interessado vai receber (incluído no Workshop, sim, cada interessado fica com este material):
    Drone DJI F450, com trem de aterragem; Controlador de voo DJI Naza-M Lite, com GPS; Comando DJI DT7 v2; Kit de propulsão DJI E305, com hélices DJI 9450 e Bateria Lipo 14.8V 5000Mah 4S.

  8. VA says:

    Este curso, num mercado tão limitado como o nosso, só faria sentido se fosse todo on-line

    • Vitor Neves says:

      Olá VA. Sim, já nos foi sugerido essa hipótese e também o vamos fazer remotamente. À medida que fizermos as horas normais, vamos fazer a transmissão por Skype (ou outras vias) para o mesmo acompanhamento. Pode obter mais informações nos contactos fornecidos. Obrigado.

  9. Tiago André says:

    Vitor Neves a que preço fica se trouxer o material de casa

    • Vitor Neves says:

      Olá Tiago. Depende do material que tenha. Mas inscreva-se e indique em detalhe o material que leva. Depois, podemos ajustar consoante os componentes que possam faltar e para a parte da operação/pilotagem. Obrigado.

  10. Danilo Resende says:

    Pena que estou no Brasil e não tenho como participar .

    • Vitor Neves says:

      Olá Danilo. Pode fazê-lo na mesma. Vamos fazer o direto via YouTube e/ou via Skype. Os componentes pode comprar aí, ou nós podemos enviar-lhe. Obrigado.

  11. Rui says:

    ~500€ para algo que se pode fazer com 100€… Deixem isso para quem sabe.

    http://fpvportugal.com/como-construir-um-quadcoptero-drone-com-menos-de-100e/

    • Vitor Neves says:

      Olá Rui. Esse tipo de Drones não recomendamos a ninguém, pois é tudo material de muito fraca qualidade. Uma bateria decente de 5A 4S, custa à volta de 50€. Um comando decente custa à volta de 100€. Só estes 2 componentes já ultrapassam o seu valor… Para além disse, os nossos Drones têm GPS, com sistemas de ajuda de navegação, de segurança, em que caso falhe algo, ele regressa automaticamente ao mesmo sítio onde levantou voo. Para além disso, são multi-usos, conseguem levantar bastante peso. E há uma outra parte que ignorou, que é a da instrução de pilotagem/operação de Drones… Volte a rever os preços e faça as contas… Obrigado.

      • Rui says:

        Nisso tem razão reparei que sabem do que falam mas o material citado acima não é de fraca qualidade, embora o da DJI seja melhor.
        Uma coisa que eu não concordo com o vosso método de introdução a novos utilizadores é começar com um F450 (perigoso) e logo com GPS, na minha opinião era preferível darem 2 micros daqueles pequenos de aprendizagem e ensinarem a voar com isso e cobrarem 100 ou 150€…
        O GPS vai dar uma falsa confiança ás pessoas porque pensam que sabem controlar a máquina e não sabem, não se aprende a controlar um multirotor em devidas condições em meia dúzia de dias, nem sequer num mês, demora anos.
        Alertem as pessoas que esses equipamentos são perigosos e só devem ser voados em zonas remotas longe de pessoas e casas, e a baixas altitudes, abaixo dos 120m sempre.

        • Vitor Neves says:

          Olá Rui. Volto a dizer, Drones desse tipo não recomendamos a ninguém, porque em poucos minutos a pessoa fica sem ele. É literalmente dinheiro atirado para o lixo. Queremos dar às pessoas um equipamento de confiança, e sobretudo dar confiança na operação/pilotagem. Pontos estes que nunca se conseguiam com esse tipo de Drones… Mais uma vez, segurança e confiança, acima de tudo. Obrigado.

          • Rui says:

            O quê? Discordo totalmente e tenho indicado a várias pessoas esses equipamentos e todas elas aprenderam a voar com eles… Se eles fogem é porque quem os controla não está preparado para conduzir um aparelho deste género, tão simples quanto isto, usar o GPS e barómetro e bússola não vai fazer ninguém um melhor piloto, muito pelo contrário, vocês têm noção que podem estar a dar confiança às pessoas de forma errada e elas podem arriscar voar os equipamentos sem conhecimentos para os recuperar em caso de falha de alguma coisa certo? No dia em que um F450 cair na cabeça de alguém tudo vai mudar…
            Os micros são o ideal para aprender e já tenho muitos anos disto e sei bem do que falo, já ando nos multirotores há 5 anos não comecei agora a voar com nazas…
            Acho a vossa formação interessante mas estão a ir por um caminho que não acho o correcto, estão a dar máquinas muito perigosas a pessoas sem formação na área, já agora não se esqueçam de explicar que as baterias lipo são bastante perigosas…

      • Rui says:

        Ainda digo mais, esse rádio da DJI não é mau mas o Flysky i6 de ~50€ é muito melhor, não se fiem pelos preços porque nem sempre o mais caro é o melhor… Basta ver um FrSky Taranis que é um excelente rádio e “só” custa ~200€ e tem funcionalidades que alguns de 500€ não têm. 😉
        Com isto tudo eu quero dizer que sei bem do que estou a falar. 😉

        Não se fiem nessas mariqueces do RTH e afins porque isso falha… Eu costumo dizer não esperem que a máquina faça por vocês o que não conseguem fazer porque isso dá mau resultado em alguma altura. 😉

        • Vitor Neves says:

          Olá Rui. Nós temos em 1º lugar a segurança e dar confiança ao utilizador na operação com o Drone. A funcionalidade de regressar ao ponto de partida em caso de falha, é muito importante. Para além disso, tem a funcionalidade de orientação dinâmica, ou seja, mesmo com o Drone virado para si (rodado 180 graus), no comando continuam a a ser as direções normais. Mais ainda, este Drone, não vai junto com o vento, como esse exemplar que você deu. Tudo isto não é possível com um Drone de 100€. Mais uma vez reforço, está a ignorar a instrução da operação/pilotagem. Obrigado.

          • Rui says:

            Eu entendo e sou bastante conhecedor do material que usam, mas como qualquer equipamento ele também falha, o RTH e IOC não são funções que devam ser usadas com regularidade ou irá dar mau resultado algum dia…
            O ideal é aprenderem a controlar a máquina sem ajudas, ATTI no mínimo, ideal é manual mesmo, manual só falha se não tiver sinal de rádio, de resto é tudo culpa do piloto… 😉

        • Vitor Neves says:

          Olá Rui. Eu estou a evitar usar siglas, para que todas as pessoas entendam o que digo. As funções de ajudas de orientação e de ajudas de navegação, são altamente importantes. Quem faz de qualquer aparelho perigoso, é o utilizador. Daí termos em primeiro lugar a segurança e a dar a confiança ao utilizador para operar o Drone. Não recomendamos operar um Drone destes, na primeira vez, em modo manual, nunca! Isso sim, é altamente perigoso. Também perigoso é o modo ATTI (ajuda básica de voo), porque se estiver vento, o Drone vai junto com o vento. Mais uma vez, primeiro a segurança, depois a confiança na operação com o Drone. Obrigado.

          • Rui says:

            Para mim a conversa fica por aqui… Está visto que confiam demais nas funcionalidades autónomas das Nazas, pixhawk, etc etc
            Não se esqueçam é que isso falha… ATTI não é nada perigoso, muito pelo contrário e se a pessoa não consegue sequer contradizer o vento e perde assim o equipamento então é porque algo está muito mal.

            Boa sorte com o workshop mas cuidado que estão a dar máquinas perigosíssimas para as mãos de pessoas que não entendem isso.

  12. José Lapão says:

    Eu até estava interessado, mas esse valor é quase um ordenado mínimo nacional, é eu vou ter de pagar as contas do mês. Por esses valores poderia ser a prestações sempre poderia interessar a mais alguém. É isso de ensinar a distância e chato pois como pergunto quando tenho dúvidas ou algo não corre como o esperado. Replicado o workshop por outros pontos do país talvez fosse melhor. Mas não se limitem ao litoral norte, Portugal é bem maior.

    • Rui says:

      José modelismo no geral é caro, 500€ pode parecer muito mas não é… Só para ter noção alguns rádios custam mais de 1000€, um phantom 3 professional rapidamente passa os 2000€ com tablet várias baterias, filtros mochilas, etc…
      Mas como disse acima eu achava mais correcto se eles baixassem o preço e desses micros de ~15€ ao pessoal para aprender, além de tornar o worshop mais barato era mais seguro para todos e realmente aprendiam a voar…
      Eu recomendo uma visita ao fórum FPV Portugal e verificar os vários meetings que o pessoal mais experiente vai tendo e juntar-se, é a melhor forma de aprender sem gastar dinheiro nenhum em formações e equipamento por menos de 200€ compra um (tem de ser você a montar).
      Com isto não digo que este workshop é mau, até acho que é bom e quem está a promover sabe do que fala, o material que fornecem também tem qualidade.

    • Vitor Neves says:

      Olá José. Acredite que estudámos a forma mais económica para o poder fazer, com material e o plano de confiança. Não se esqueça que temos a parte de instrução de operação/pilotagem. À distância também vai funcionar, com o Skype, assim estamos sempre a falar todos juntos, tal como se fosse presencial. Obrigado.

  13. Filipe Ramos says:

    Os portugueses, não se mentalizam, que bom e barato não há… Em fim…

  14. José Lapão says:

    Não é uma questão de bom e barato, mas sim de preços desajustados a realidade dos portugueses, pois acho que todos deveríamos ter acesso e a preços que todos pudéssemos pagar, mas quando vejo que a média de ordenados em Portugal pouco passa dos 600€ brutos e com todas as contas a pagar isto torna-se só para eleites e por isso o país está como está e as desigualdades continuam a aumentar, e como tal não parecendo que seja a causa do problema o é, quanto mair for a desigualdade maior será a criminalidade, pois já que não tenho dinheiro para ter e também quero ter então vou roubar para poder ter.

    • Vitor Neves says:

      Olá José. Acredite que estudámos a forma mais económica para o poder fazer, com material e o plano de confiança. Não se esqueça que temos a parte de instrução de operação/pilotagem. À distância também vai funcionar, com o Skype, assim estamos sempre a falar todos juntos, tal como se fosse presencial. Obrigado.

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