Citrix projecta rato dedicado ao iPad e iPhone
O iPad é hoje uma ferramenta de trabalho utilizada por praticamente todo o tipo de profissionais, tendo no seu ecossistema aplicações que permitem aplicar o dispositivo da Apple aos mais variados cenários do dia a dia. Contudo, o facto de não ter um rato a auxiliar algumas aplicações afasta muitos profissionais que não dispensam este meio de input.
Este problemas pode estar prestes a desaparecer. A Citrix Systems está agora a desenvolver um rato, com base no seu software cliente, o Receiver, que poderá simplificar a vida de quem depende desta ferramenta.
Embora seja uma assunto tabu para a Apple, a verdade é que muitas aplicações que correm no iPad funcionam melhor com um teclado externo assim como ganham, de certeza, outro nível de funcionalidade se for acoplado um rato. São essencialmente apps ligadas ao segmento comercial, principalmente aquelas que foram portadas da plataforma Windows, não têm um suporte perfeito no iOS devido a essa lacuna de não haver um rato.
A Citrix tem sido um recurso que muitas empresas usam, essas apps passam a ser executadas num servidor, onde todos os recursos são permitidos, em vez das apps estarem a correr directamente no iOS onde não é suportado um rato.
Mesmo contrariando as indicações e imposições da Apple, que não dá suporte ao rato físico no iPad, a Citrix criou um protótipo, o X1, que funciona no iPad e no iPhone.
A Citrix recorreu a um software próprio, o R1 que torna possível o acesso às aplicações e a desktops remotamente. O O Citrix Receiver é actualmente um software cliente que permite o acesso ao XenDesktop e XenApp.
Embora possa parecer rebuscado, o hardware funciona muito bem. Estes movimentos do rato são captados e enviados ao Receiver. Por sua vez, o Receiver envia-os ao servidor que executa todos os comandos desejados.
O tempo de acção e reacção está a ser testado num grupo controlado pela empresa, visto se tratar ainda de um protótipo. O X1 está, contudo, a desafiar a participação da comunidade, de forma selectiva, até porque as unidades são muito limitadas.
“Há cada vez mais pessoas que só têm um iPad com eles no trabalho e quando se trabalha um pouco mais, um rato é realmente mais necessário. Torna-nos mais eficazes”.
Håkan Andersson, CEO da AceIQ, consultora especializada em Citrix
A CEO da AceIQ que participa no grupo de testers espera que este projecto avance para uma fase mais próxima do lançamento final, de forma a que a Citrix o possa apresentar já no próximo mês de Maio na conferência Citrix Synergy.
Este artigo tem mais de um ano
Interessante, mas este tipo de inovacoes sai sempre para Apple e nunca para produtos com android por ex, o Android e visto como um SO de segunda.
Primeiro, não sabia que fazer um rato normalíssimo era considerado uma inovação. Segundo o Android não precisa de ratos especiais, qualquer rato bluetooth funciona já à bastante tempo.
Mas isto só é inovação para o iPhone/iPad.
Já se faz isto sem qualquer problema no android. Tive um tablet (Acer A501) á uns 2 anos e já o usava com rato e teclado USB porque tinha uma porta USB normal.
O Android ja permite ratos, logo nao necessita que se re-invente a roda. Este esta a ser projectado para Apple pois esta nao permite a ligacao de ratos externos no iOS.
Mas qual inovação?
Com aquele aspecto? Não, obrigado.
Mais um produto igual aos outros, mais uma lavagem cerebral ao dobro do preço…
já uso rato e teclado no ipad/iphone à uns anos 2 ou 3 anos.
basta ser bluetooth e termos o jailbreak que já existe tweaks para isso.
Lá está… A Apple teima em ser teimosa.
Jailbreak? Não vais vender essa ideia a empresas que usam este tipo de software…
O coitado do rato até só funciona com aquela app…
Sr. Catarino, estamos a falar de Profissionais e não de Amadores.
Trabalho numa empresa em que estávamos a projectar trabalhar com Ipad’s para a Força de vendas, num ambiente virtual via Citrix, no entanto…o belo Ipad não permite qualquer conexão (legal) a um rato.
A sua sugestão é que uma empresa, profissional, legalizada, tenha equipamentos com jailbreaks?
Por isso, tivemos que optar por outra solução aos ipad’s.
Steve Jobs…volta.
Apple está numa descida a pique…!
Sr. Alexandre quem lhe disse a si que o jailbreak é ilegal?
Pode dizer sim que não uma solução viável tendo em conta que não é uma solução apple.
Acho que solução seria usar um rato ou teclado bluetooth fosse ele qual fosse e não ter de comprar um em especifico.
O controlador já existe à muito no ios simplesmente não está activo.
A solução seria apenas tornar o controlador activo sem o jailbreak.
Já podes no Surface.
O ipad pretende ser um Surface.
e mais ao contrario, o surface e que pretende vender como o ipad. O meu macbook pro retina ri se do surface
Sr. Troll, o teu MacBook Pro pesa 3 vezes mais que um Surface Pro 3. Nem o MacBook Air pesa tão pouco como o Surface Pro 3. Mas entretanto vai mandando mais postas de pescada que é para seguirmos o processo de evolução da tua inteligência. Nós vamos ficar muito contentes quando atingires o QI de um lagarto.
Ou é o surfave que pretende ser um MacBook air, mas sem a rigidez e sem a bateria, ao mesmo tempo que pretende ser um iPad mas sem as apps, sem o peso, etc?
Não tenta ser nem uma coisa, nem outra. É um hibrido, logo não compete com o iPad. O mais parecido que a Apple têm é realmente um MacBook Air. A bateria do Surface Pro 3 (42 Wh), fica entre o MacBook Air de 11″ (38 Wh) e o MacBook Air de 13″ (54 Wh), algo que é de esperar visto o Surface ser de 12″. Têm a vantagem de ser bastante mais leve que o Air.
Isto é uma solução um pouco rebuscada… Essencialmente estamos a correr uma app num servidor remoto, não local. O rato liga-se localmente, mas as acções do rato só são transmitidas para o servidor que as executa lá e depois transmite o iPad…
O iPad não tem e não foi pensado para ter cursor, portanto rato=nickles. Só com Jailbreak.
Mas das coisas que gostava de ter no iPad, o rato não é uma delas (mas isto sou eu). Em ambiente empresarial? Só vendo, mas julgo que só em situações muito especificas, não entendo a necessidade, só vendo mesmo.
Não é uma ideia rebuscada. Só quem não conhece o modo de funcionamento da Citrix pode dizer isso.
Este mouse vem ajudar as pessoas a trabalhar em ambiente Windows, nos iPads, com relativa facilidade.