Chegou o novo Raspberry Pi Modelo 3B+ por $35
Foi em 2014 que a Fundação Raspberry Pi revelou que estava a trabalhar no sucessor do Raspberry Pi modelo B. Hoje a Fundação anunciou que já está à venda este novo modelo e que custará $35.
Conheçam todas as especificações do novo Raspberry Pi Modelo 3B+.
Depois de alguns anos sem nenhuma novidade, eis que chegou o Raspberry Pi Modelo 3B+. Esta nova versão do Raspberry Pi usa o mesmo CPU do modelo 3 (mas a velocidade passou de 1.2Ghz para 1.4Ghz), vem com 1GB de RAM (tal como o 3B) e corre os mesmos sistemas operativos.
As melhorias deste modelo centram-se também na eficiência energética.
Resumo das novidades
- CPU Cortex-A53 ARM de 64 bits com 4 núcleos a 1.4GHz
- Wireless 802.11ac e Bluetooth 4.2
- Faster Ethernet (Gigabit Ethernet over USB 2.0)
- Suporte para Power-over-Ethernet (com PoE HAT)
- Melhorias ao nível do protocolo PXE e booting via
- Melhorias ao nível da eficiência energética
Conheça melhor o novo Raspberry Pi Modelo 3B+
Este novo equipamento traz um conjunto de especificações bastante interessante. É o primeiro Raspberry Pi a trazer suporte para boot via PXE e também o primeiro com Dual-band 802.11ac que permite que este equipamento se ligue a redes que funcionam nos 2,4Ghz e 5Ghz. Segundo a Fundação, ao nível da energia para este equipamento é fundamental que se tenha um carregador de 2.5A (de boa qualidade).
Em breve o Pplware lançará o seu novo KIT com esta nova versão. Estejam atentos.
Este artigo tem mais de um ano
Umas correcções:
A velocidade do processador aumentou de 1.2 para 1.4GHz
Manteve a mesma RAM que o modelo 3B (1Gb e não 512Mb como diz no artigo)
Bluetooth mudar de 4.1 para 4.2 (mais eficience)
Wireless mudou de 2.4GHz 802.11n para 2.4GHz/5GHz 802.11b/g/n/ac
LAN mudou de 10/100 Para Gigabit apesar de que, uma vez que funciona por USB2.0 está limitada a 300Mbps.
Melhoraram a eficiencia e o alcance das antenas wireless
Uma questão que coloco é, será que é compatível com as caixas do modelo 3B?
É compatível com a maioria das caixas do 3B.
A caixa foi só arranjar um modelo bom, e impresso em 3D, fica muito barato 🙂
Já precisava era de uma porta sata!
Podes sempre comprar um adaptador USB -> SATA?
Sim, mas preferia andar sem adaptadores. Mas para quem quiser, o banana pi tem porta sata.
A avaliar pelo site https://www.raspberrypi.org/products/raspberry-pi-3-model-b-plus/ e pelos PDF https://www.raspberrypi.org/documentation/hardware/raspberrypi/schematics/rpi-3bplus_reduced_schematic.pdf
https://www.raspberrypi.org/documentation/hardware/raspberrypi/mechanical/rpi-3bplus_mechanical.pdf o novo raspberry não tem mais duas portas USB, pelo menus externas, em relação ao 3B e tambem não tem mais pinos GPIO já que o conector continua a ser de 40 pinos. Tem 4 novos pinos para o PoE mas localizados perto das portas USB. O Layout é igual ao do 3B.
e pá 1gb de ram, por favor, já era altura de terem evoluído e metido pelo menos 4gb de ram para dar mais margem de manobra….
nunca tive problemas com falta de memoria nos vários projectos que tenho feito
A RAM não é o problema, a única pega actual é o CPU e o IO limitado.
carlos nunca tiveste falta de memoria nos projectos, mas lá está porque secalhar nunca elevaste a fasquia em que 1gb de ram se torna pouco, e já muitos que usam o RP3 fizeram testes e demosntraram isso que 1gb de ram limita muito quando se quer ir mais alem, tal como já foi referido, esperava-se muito mais deste novo RP3 que basicamente pouco traz de novo face ao anterior…
eu também sou utilizador de RP3 , estou satisfeito, mas lá está consciente da sua limitação, e ram é uma delas, dai ter dito que deveria ter apostado em aumentar a ram, assim continua-se limitado quando se eleva a fasquia em multasking…
Volto a dizer: este bicho ficava mesmo bem se tivesse 2 x rj45! Já estou a ouvir as vossas engrenagens a trabalhar com as possibilidades deste potencial 😀
+1
Boa tarde, dá para ligar um disco externo de 2,5′ que não tem alimentação própria para ver filmes/ouvir música guardados no disco (é alimentado pela porta USB)? Se não, como é que pode fazer? Só se podem utilizar discos externos com alimentação própria?
Obrigado
Observe que você está alimentando o Raspberry Pi com uma fonte micro USB de 3A (algumas pessoas usam até menos). A potência dessa fonte seria consumida completamente pelo disco externo, assumindo que trata-se de um HD, não sobrando nada para a placa em si. Alguns modelos de SSDs tem um consumo bem menor e talvez até possam ser alimentados pela porta USB do Raspberry, mas eu não acho que seja uma boa ideia fazer experimentações desse tipo. O melhor é alimentar mesmo o SSD externamente e evitar um aquecimento adicional desnecessário nos componentes da placa.
Como posso alimentar esternamente? Desculpe a ignorancia
Com Hubs tipo esta https://www.aliexpress.com/item/Ugreen-All-in-One-USB-HUB-High-Speed-3-Ports-USB-3-0-HUB-with-TF/32712628045.html ligas um carregador normal a ela pela entrada microusb que tem e alimentas o que quizeres.
Sim é possivel, mas não penses ligar nada mais que o HDD, pois não vais ter potencia soficiente para nada mais. Para evitar problemas energeticos sempre podes comprar hub USB com entrada para ser alimentada e ligar o que quizeres. Tens isto por exemplo: https://www.aliexpress.com/item/Ugreen-All-in-One-USB-HUB-High-Speed-3-Ports-USB-3-0-HUB-with-TF/32712628045.html
Dá para ligar sim, costumo ligar para ver filmes ou ouvir música e não noto nada de faltas ou falhas de energia.
Dá para ligar sim, costumo ligar para ver filmes ou ouvir música e não noto nada de faltas ou falhas de energia.
A única critica que faço é a falta de USB 3.0 e isso notasse na gigabit ethernet, que não consegue passar dos 300mbps. É para algumas aplicações também dava jeito o aumento da velocidade do USB 3.0 vs 2.0.
300 Mbit já é ser otimista… O USB 2.0 por não ser full duplex perde imensa capacidade.
Deveria ter um SoC de 10nm e 2 GB RAM, além de Porto menos um USB 3.0. Há box completas com Android com o hardware referido pelo mesmo valor, caixa, carregador e comando à distância.
tens que me dizer qual é a box que tem soc de 10nm por menos de 60 euros….
Isto quando apareceu o 1º modelo, o mercado não era bem para uma box com Android.
Mas agora, consegue-se melhor hardware para esse efeito, já tudo pronto.
Mas como solução para testar algumas coisas espeficicas, com um micro pc de baixo consumo, continua a ser muito boa. Acho que já existe muita concorrência, que talvez ultrapasse estas caracteristicas.
Acho que já que está sendo lançado um novo modelo seria interessante pelo menos incluir uma opção com 2 GB de RAM.
Uns quantos desses a minerar yenten é que é bom…
O meu raspberry pi 3 serve-me muito bem para o uso. Não vejo necessidade de fazer upgrade
Pessoalmente, se tivesse mais ram, pensaria seriamente em mudar do RP3 que corre o plex para este, apenas mais velocidade na ethernet, wi-fi com norma AC, não uso o meu por wi-fi, não sinto necessidade de mudar, o RP3 a correr o plex sem transcondig safa-se muito bem, com um disco externo com alimentação própria, quando sair novo penso em mudar, mas neste momento, nem por isso…
Eu uso a RPi para robótica e não vejo necessidade de fazer updrages como o aumento do processador ou de memória.
Quem tem necessidade disso há alternativas como a Rock64 ou a odroid que correm muito bem versões do android.
Também há placas com preços muito acessíveis com memória ddr4 ( tem o dobro da velocidade da memoria dd3) que são muito boas para fazer de NAS.