Análise Logitech Wireless Trackball M570
Cada vez com mais adeptos, os Trackballs estão aí para ficar e a sua aceitação parece continuar a crescer junto dos utilizadores. Fazendo o mesmo que os tradicionais ratos e, em alguns casos, mais alguma coisa, são uma boa alternativa e que, podem inclusive, trazer benefícios para a saúde. Quanto a isso não sei, pois não sou especialista, mas quanto ao resto vamos ver de seguida.
O Pplware teve oportunidade de testar o recente da Logitech e …. bem … vejam mais abaixo.
Aquando do seu lançamento, Rui Martins, Responsável Comercial da Logitech para Portugal, referiu que “Estamos bastante entusiasmados com o lançamento do Logitech Wireless Trackball M570, visto ser a resposta aos constantes pedidos dos utilizadores deste tipo de periféricos. Cada pequeno detalhe deste revolucionário Trackball foi melhorado, de forma a proporcionar aos entusiastas deste género de dispositivos todo o conforto e controlo que necessitam”.
Material e Beleza:
Quanto à beleza do M570, não fiquei particularmente fã. O modelo analisado (nas fotos), dum cinzento em vários tons e com a trackball azul marinho é elegante quanto baste mas, nenhum assombro ao olho. É claro que os olhos também comem, como se costuma dizer, mas aqui o mais importante talvez nem seja a sua beleza exterior.
Quanto ao material de que é feito, apresenta-se bastante maciço e de materiais sólidos. A Trackball também desliza sem problemas e sem mostrar arranhanços ou obstáculos.
A Pen receptora USB é reduzida, e portanto bastante prática.
Ergonomia:
Quanto à ergonomia, depende um pouco dos gostos de cada um e das capacidades de adaptação de cada um. Embora o posicionamento menos frontal possa parecer algo desadequado, acaba por se tornar natural com o tempo, pois a partir do momento em que a mão encaixe na posição correcta as coisas fluem melhor. No entanto, continua a ser recomendável, a compra de algum tipo de tapete adequado para apoiar o pulso.
Uso dia a dia:
Embora já tenha tido oportunidades de experimentar este tipo de acessórios esta foi a primeira vez que pude desfrutar dum por um longo período de utilização e … gostei. No entanto nem tudo foram rosas … o período de ambientação ao não deslocar o braço, ao usar o dedo grande para mover o rato com a Trackball e o uso dos botões com o apontador e terceiro dedo acabou por ser a minha batalha pessoal. Demorou um pouco mas, após alguns dias de uso intensivo, os dedos foram ao lugar e aí consegui usufruir em pleno do M570.
Testámos o rato a distâncias superiores a 4 metros e não obtivemos falhas algumas, pelo que o seu sinal de recepção é bastante potente (2,4 Ghz).
Também testámos o seu uso em várias superfícies, umas mais escorregadias outras menos e a verdade é que se manteve sempre com uma boa aderência a essas mesmas superfícies.
Como ponto menos positivo tenho de realçar a dificuldade em conseguir mover o cursor com exactidão em movimentos pequenos, para determinadas zonas específicas do ecrã.
Quanto à autonomia, a marca indica que tem um máximo de 18 meses mas, como é obvio, não o conseguimos testar.
Conclusão Final:
O M570 é um Trackball robusto. É resistente e fiável. Embora com alguns pormenores que por vezes fazem a diferença acaba por ser uma boa escolha. Apresenta-se com particular inclinação para o computador do escritório em detrimento do computador de jogos mas, responde afirmativamente a ambos. Gostei de o usar e reconheço que, ajuda a desmistificar aquilo a que chamo de, o síndrome dos Trackballs.
Pontos Fortes:
- qualidade do material
- após o período de habituação, o seu uso torna-se natural
Pontos Fracos:
- alguma dificuldade em acertar naquele pixel ao lado de onde nos encontramos.
O Logitech Wireless TrackBall M570 estará disponível nos Estados Unidos e na Europa em Outubro, com o preço recomendado de 69,99€.
Homepage Logitech Wireless Trackball M570
Este artigo tem mais de um ano
eu tenho daqueles antigos que é a bola no meio e os botões de cada lado, para ser perfeito só lhe faltava a roda do scroll e ligação bluetooth. já experimentei destes de polgar mas gosto mais do meu, é pena já não fazerem assim senão comprava.
Acho que nao reparas-te bem na foto… É que este também tem roda no meio dos botões.
Abraço
Ele estava-se a referir aqueles que têm o trackball entre os botões e não no polegar.
Nunca vi desses…
Tenho um como o seu dbrenha, e tenho um outro que já uso a mais de 8 anos, dá uma olhada, este em minha opinião é melhor: http://www.logitech.com/en-us/mice-pointers/trackballs/devices/189
O único defeito dele é o tamanho da base do wireless.
Eu tenho duas, uma logitech e uma Kengsington no trabalho e em casa, casa e deixe que diga a bola no meio dá muito mais geito, é muito mais ergonómica, os movimentos são muito melhores de fazer, especialmente para quem usa as duas mãos, conforme o “trabalho” que faz como eu.
E não uso rato, mesmo para jogar uso uma.
Quanto ao sem fios não percebo, uma trackball é para estar fixa não é para andar a mexer como o rato, o fio não atrapalha em nada, e o sem fios temos a treta das pilhas acabarem.
Boa tarde,
Yamata, sim em parte tens razão. Mas (existe sempre um mas), já pensaste naquelas pessoas com algum tipo de deficiência fisica e que precisam de utilizar um trackball e mais do que um local?
Abr
trackball? nunca tinha ouvido falar lol podem-me explicar melhor?
Boa noite,
Confesso que não conhecia este conceito de rato. Estou bastante curioso em experimentar.
Alguém que já tenha utilizado este rato em ferramentas CAD deixe a sua opinião em termos de produtividade, conforto…
Cumprimentos,
Sempre usei (+/- 20 anos). Nem sei como podem usar ratos! Sempre com o braço e a mão em movimento e em tensão.
Na realidade e na minha opinião os melhores são os que têm a bola no meio dos botões, do género do Logitech TrackMan Marble 4-Button ou Kensington Orbit Trackball.
Eu tambem sempre usei trackball’s. O meu favorito até hoje foi um Microsoft Trackball Optical. Era tão natural que quando jogava Counter Strike naqueles grupos de 15/20 pessoas, o pessoal ficava todo doido como é que eu fazia headshots com aquilo hehhehe. Trackball’s 4 ever my friends.
Regis…Como te conseguiste adaptar a isso(Logitech TrackMan Marble 4-Button) testei um durante quase 1 mes e nada…nao consegui…nao me conseguia orientar, clicava falhava o que cria clicar/selecionar…a unica coisa que gostava era de ter o braço apoiado e quieto, mas nao conseguia movimentar o cursor direito!
Qual o genero de trackball aconselhável a principiantes nesta área?
Abraço 😉 e obrigado!
David eu não tive de me “adaptar”, quando comprei o meu 1ª PC (um 286, não sei se te diz alguma coisa? ;-)), não comprei rato, comprei logo um trackabll, da CityDesk. O complicado foi quando tive de utilizar, anos mais tarde, os Pcs do meu emprego já equipados com ratos!!!! Mas consegui. Também consegues na boa. É apenas uma questão de treino, vais ver que depois dizes como eu “como é que podem utilizar um rato?”
Compreendo o teu problema, eu já oferecia alguns trackballs a amigos com problemas de cotovelo que tiveram de início dificuldade e agora não querem outra coisa.
O dispositivo de que falas da Logitech é muito bom, aliás tenho dúvidas que essa marca faça alguma coisa que não seja boa.
acho isto lindo, já conhecia os trackball há algum tempo, e esses meninos continuam a não fazerem artigos destes para canhotos.
Bruno não é bem assim, os Trackballs que uso, Logitech TrackMan Marble 4-Button ou Kensington Orbit Trackball, são todos configuráveis (por software)para canhotos ou destros.
Concordo em absoluto com o Regis.
Com o Logitech Trackman Marble (http://www.logitech.com/en-us/mice-pointers/trackballs/devices/4680) tens o problema resolvido.
Usei, durante vários anos – até ter avariado -, um modelo anterior da Logitech e foi simplesmente impecável.
Agora que vai sair este novo modelo, vou investigar.