AMD recua e aposta no triple core!
Depois do lançamento dos processadores quad-core a AMD, “deu um passo atrás” e decidiu conceber um processador com menos um núcleo que o anterior. Uma decisão que pode surpreender os mais distraídos, no entanto para os analistas é uma decisão coerente visto que os processadores de quatro núcleos não estão a ter a penetração de mercado desejável.
Para reduzir os custos dos portáteis e retirar um maior aproveitamento da máquina, a AMD aposta nesta nova versão (triple-core), que tem lançamento previsto para 2008. Segundo a imprensa diária o processador terá quatro núcleos, no entanto recorrerá só 3, pois um deles vai estar desactivado.
Uma das razões que tem sido de igual forma apontada como responsável pela escolha destes novos processadores, é a escassez de programas que retirem o máximo proveito dos quad-core. Os novos triple-core, “prometem”, ser de maior utilidade para o PC, com menos custos do que os processadores de quatro núcleos.
A gama Phenom foi anunciada em Maio, uma resposta clara à concorrência da Intel com ofertas de produtos equivalentes. Apesar dos resultados não serem os mais desejáveis a AMD, não vai alterar o seu plano, de lançar uma nova versão dos processadores quad-core. Os Phenom quad-core chegam ao mercado ainda este ano, segundo constam fontes oficiais.
Com este vasto leque de opções, a AMD, poderá praticar preços mais atractivos para o consumidor, com ofertas de qualidade.
Este artigo tem mais de um ano
A verdadeira razão pelo que consta por muitos sites como tomshardware e afins, é apenas uma razão de aproveitamento das dies com um núcleo defeituoso ou com um núcleo com baixa velocidade ou até mesmo das dies que ficam na periferia da bolacha de silício.
O que lhes permite vender um processador que de outra forma teria ido parar ao lixo. Mas isto também não é nada de novo o cell da PS3 tem só 7 núcleos activos e é feito com 8, as placas gráficas têm várias versões que muitas vezes o que diferem é apenas nas capacidades activas, porque interiormente os processadores quando foram feitos não tinham diferenças, foram foi desactivados à posteriori para poderem ser aproveitados em produtos com menos capacidades.
Pra que 3 se já tem 8? http://www.infos-du-net.com/forum/281718-6-news-phenom-nforce-intel-core-penryn-chip-bearlake
Tudo bem. Fiaca-se com processadores
– dual-core da Intel
– tiple-core da AMD
– quad-core da Intel e da AMD.
Parece que não está a a haver nenhuma corrida aos quad-core, certamente por causa do preço elevado. No segundo Trimestre de 2007, quando ainda só havia da Intel (o Barcelona da AMD foi lançado à poucos dias) representaram menos de 2% das vendas de processadores.
A AMD não vai competir com os dual-core, funcionando o triple-core como gama de entrada nos multi-core. São boas notícias – dependendo do preço e da perfomance.
E uma vergonha mesmo esse lançamento do triple-core da AMD que parece não conseguir desbancar nem o dual-core da Intel…
… neste site são mto noobs mesmo.. tá visto que não percebem e não se informam sobre o hardware .. depois axam que se deve dar “noticias” assim sem fundamentos nenhuns e perceberem do que estão a falar..
e por ultimo axam tudo muito bonito e engraçado desde que seja novo … lol
os AMD tri-core -> são quad-core com defeito.. assim toda a gente ganha pois o objectivo final é reduzir os preços de todos os cpu’s AMD, diminuindo os custos de yield através do aproveitar destes cpu’s. mas enfim dah! .. faz de conta k isto dos tri-cores é uma aposta da AMD.. e digam tambem que são muito potentes já agora.. lolololol
Eiii Jovem, sim senhor, brilhante comentário, mesmo ao timbre de um “expert”. O mundo não sabe da tua existência, pois pelo teu comentário nota-se imediatamente os teus conhecimentos e foi muito produtivo o que acrescentaste à noticia.
Raios parta os cérebros pita…
TRIPLE CORE SE FOR BOM PRA GAMES EU COMPRO…
mesmo sendo quad-cores com problema, se funcionarem bem como triple-cores eu to mto satisfeito, porque como o preço da AMD eh beim a baixo do preço dos intel, o triple core vai ter um preço equivalente ao preço do dual core intel (praticamente) e vai ser muito mais funcional! a idéia foi genial e tem tudo pra dar certo, isso SE nao der problema nos outros núcleos…
sem comentarios tenho um amd phenon triple core 2,11 otimo para td..abro 3a 4 jogos e roda perfeitamente aprovado