A IA é capaz de roubar as passwords e dados apenas a ouvir como escreve no teclado
Apesar de estar vocacionada para melhorar a vida dos utilizadores, a IA pode ter também uma vertente mais negra e mais sombria. A provar isso está uma nova publicação, quem mostra que a IA pode roubar qualquer password apenas a ouvir como o utilizador escreve no teclado.
Foram 3 investigadores da Universidade de Cornell descobriram uma forma de roubar dados apenas com o gravar do áudio da escrita das teclas de um teclado. Esta conseguiu treinar uma IA para escutar e identificar cada uma das diferentes teclas.
Para isso, as 36 teclas individuais foram carregadas 25 vezes cada uma, para alimentar esta IA. O sistema não funciona com qualquer teclado aleatório e deve ser treinado para o que se pretende atacar, com referências de letra, número ou símbolo corresponde a cada tecla.
Este treino pode ser feito localmente com um microfone ou remotamente usando uma app como o Zoom para gravar o áudio das teclas usadas. Com isso, os atacantes são capazes de prever o que foi escrito com até 95% de precisão. Esta caiu apenas para 93% ao usar o Zoom para treinar o sistema de IA.
Na demonstração deste cenário, a equipa usou um MacBook Pro para testar o conceito. Essa foi a base para o modelo de IA reconhecer qual letra está associado a cada som da tecla. Existem diferenças subtis nas formas de onda produzidas pela gravação para reconhecer cada tecla com um grau de precisão surpreendente.
Este tipo de ataque potencial não é isento de falhas. Os investigadores revelaram que há medidas que podem ser tomadas para mitigar a precisão do sistema. Bastará apenas mudar a forma como o utilizador escreve. A escrita por toque reduziu a precisão do reconhecimento de 64% para 40%. Também seria possível usar software para produzir ruído que confunde a IA.
Esse tipo de ataque funciona muito bem com teclados mecânicos, mas não se limita apenas a estes. Um de membrana ainda produz som suficiente para treinar o modelo AI. A solução de proteção ideal parece ser mesmo a utilização de software, em vez de trocar por um (mais) silencioso.
Sugestão para o seu computador:
Este artigo tem mais de um ano
Esta noticia não trás nada de bom, muito pelo contrário.
Faz lembrar um episódio do Macgyver original onde ele faz algo parecido, ouve os sons diferentes do clickar dos botões para chegar à password.
Ao menos ainda não pode fazer aquilo de passar um spray por cima do teclado para ver quais as teclas mais usadas…A menos que a AI fique tão inteligente que consiga fazer o seu próprio corpo sem ninguém dar por isso, contratando pessoal ao acaso para comprar os materiais necessários, etc…