3D Hubs – precisa de uma impressão em 3D?
As impressoras 3D atingiram já um patamar de qualidade satisfatório e esse mercado está actualmente em crescimento, embora ainda um pouco tímido. Uma impressora deste tipo não é propriamente barata e se pretender um resultado final mais refinado então terá de pagar caro.
São inúmeros os motivos que o podem levar a querer passar um objecto virtual para o mundo real, mas o investimento necessário para o concretizar pode facilmente fazê-lo recuar na ideia... a não ser quer recorra a uma das mais de 100 impressoras 3D disponíveis no país.
3D Hubs é uma comunidade mundial de partilha de impressoras 3D por localização, onde o utilizador coloca a sua impressora à disposição de qualquer pessoa que pretenda uma impressão sem ter de adquirir uma impressora 3D, pagando por esse serviço.
Actualmente existem quase 17 mil impressoras registadas na plataforma, em todo o mundo, onde em Portugal estão registadas cerca de 100 impressoras.
O processo é simples: assim que tiver o seu modelo 3D pronto, no formato apropriado, basta escolher a localização da impressora tendo em conta as suas características e os materiais disponíveis para impressão. Depois pode escolher a forma de entrega, em mão ou por correios, e assim que receber e observar a qualidade do serviço, pode (e deve) dar feedback a esse utilizador relativamente ao serviço que prestou.
Há muitas aplicações onde pode criar o objecto, desde as ferramentas da Autodesk, como o Autocad ou Inventor, o SolidWorks ou até a algumas soluções mais em conta como o DesignCAD 3D, SketchUp ou FreeCAD. Depois de criar o objecto que pretende, apenas precisa de o exportar para o formato STL (poderão ser necessários plugins nalguns casos).
Mas se não tem tempo, conhecimento ou jeito para criar um objecto 3D, pode recorrer a objectos que já existem, partilhados gratuitamente em vários repositórios. Falo por exemplo do Thingiverse, Sketchfab ou yeggi, onde existem objectos extremamente bem desenhados, prontinhos a imprimir.
Na altura da encomenda, poderá filtrar as impressoras por marcas/modelos, tipos, materiais disponíveis, resolução mínima ou distância, obtendo assim apenas resultados de impressoras que se adeqúem às necessidades.
Por outro lado, se já possui uma impressora 3D e acha que a pode colocar ao serviço da comunidade, então só precisa de se juntar à comunidade e registar a sua impressora.
Este artigo tem mais de um ano
Hoje a beeverycreative, fabricante português de impressoras 3d anunciou a beeprusa, que custa +- 600 euros, e tem 2 extruders
O país do fabricante(!), o preço(!), e o facto de existir software da BEEVERYCREATIVE para GNU/Linux(!!!), torna esse producto de facto, muito muito, muito interessante.
– Mas apesar de custar “apenas” 600 euros, ainda é demais para mim 🙁 de qualquer modo é bom saber da existência desse tipo de equipamentos 🙂 Se eu tivesse disponibilidade financeira, não hesitaria em adquirir esse equipamento… Por agora, vou “sonhando”…
Uma boa ideia. aproveito para informar que dispomos de uma impressora 3d. qualquer info para o email geral@pcilab.pt. Samuel Antunes PCILAB
É bom ver que esta vertente começa finalmente a ser um pouco mais falada, a nível nacional. Eu já sou possuídor de uma destas fabulosas máquinas há cerca de um ano, e estou registado como maker no 3DHubs, há pouco tempo, e é deste tipo de divulgação que é necessária. Ao contrário do que muitos julgam, a impressão 3D não é um bicho de 7 cabeças!
É sim, algo que nos permite avançar muito, especialmente na área da prototipagem e fabrico de peças únicas.
Continuem o excelente trabalho!!!
Eu não quero plástico.
Quero é peças feitas em metal!
JA vi testes em filamentos de ligas de baixo ponto de fusão, mas se queres metal procura maquinas de DMLS Direct Melting Laser Sintering
Se você quer saber tudo sobre as impressoras 3D, leia o livro “A verdade sobre as Impressoras 3D” Não se iluda com as propagandas enganosas.
http://www.amazon.com.br/dp/B00EM28THI
um bom site com 3D disponiveis e com grande defenição de desenho é o grabcad experimentem é muito bom ajuda para quem usa 3D diariamente
Apesar de nunca ter utilizado o serviço, este site: http://www.shapeways.com/
Fornece serviço de impressão e venda de produtos. É possível escolher vários materiais.
Qualquer das formas este 3D Hubs é uma boa iniciativa.
Gosto da ideia e vou experimentar se o preço não for elevado.
Tentar fazer uma peça para o carro xD