Avi-on – Uma forma inovadora de controlar dispositivos
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Já são vários os dispositivos utilizados em sua casa que podem ser controlados através de um smartphone, como é o exemplo da Philips Hue, no entanto precisamos ou de um controlador ou de uma aplicação para cada um desses dispositivos. Mas imagine ter tudo controlado assim de forma simples, em qualquer lugar que queira, com ou sem o seu smartphone e sem fazer um buraco que seja... pense nisso!
Foi a pensar nisso que a empresa Avi-on criou um interruptor com tecnologia de Bluetooth que pode ser colocado em qualquer parede (ou em qualquer lugar) da sua casa, sem ter necessidade de fazer buracos nem mesmo de utilizar fios.
Com este interruptor inteligente poderá controlar uma série de dispositivos que possuam tecnologia de Bluetooth e que sejam desenvolvidos pela marca GE, podendo estes dispositivos ser lâmpadas inteligentes, plugues internos ou até mesmo plugues externos, não tendo a necessidade de possuir qualquer tipo de hub. Segundo os criadores desta ideia, este interruptor tem uma bateria "para a vida", durará anos e anos!
Mas como a tecnologia permite criar padrões, adaptar a cenários e personalizar às necessidades, a empresa foi mais longe e muito bem. Então criou uma aplicação para dispositivos móveis, para Android e para iOS onde poderá controlar funcionalidades como um temporizador, um programador e até mesmo uma funcionalidade de agrupamento de dispositivos inteligentes.
No entanto adquirir este equipamento ainda não é uma tarefa fácil, uma vez que o dispositivo ainda se encontra em desenvolvimento e em estado de crowdfunding, embora a empresa afirme que até ao final do ano o produto irá entrar em produção.
Quanto ao seu financiamento, a empresa decidiu não utilizar o Kickstarter ou até mesmo qualquer outro site de financiamento, seguindo o seu caminho e apenas utilizando a plataforma Tilt Open.
O preço do produto? Bom, a empresa afirmou que o kit inicial, composto por um interruptor e uma ficha Dimmer GE terá um custo de 59 dólares, enquanto o kit completo para casas não muito grandes estará disponível por cerca de 399 dólares.
Este é com certeza um equipamento inovador e que irá entrar na casa de muitas famílias em todo mundo, facilitando assim todo o controlo sobre os dispositivos inteligentes que cada vez mais invadem as casas dos utilizadores. Daqui até estar por nossas casas... é um saltinho, acreditem!
Este artigo tem mais de um ano
Isto em hoteis e restaurantes vai ser sempre a bombar.
Boa ideia. Pessoalmente gostaria de aliar esta a um aparelho feito em portugal que comunica pela net, ou seja.. imaginemos que vou de férias e que nao sei se apaguei a luz da cozinha? Na boa.. app no tele, internet e bang. Apagada 😀
Ideias destas são sempre bem-vindas.
Eles vendem dois kits WIFI mas esses não possuem Bluetooth.
Tive uma ideia melhor. Imaginemos que vou de férias e preciso falar com alguém que ficou em casa. Deviam inventar um aparelho que eu ligava e falavam com a pessoa que está em casa. Isso sim era uma grande invenção.
Como assim? Para isso não existem aplicações em telemóveis, Skype entre outros?
Existe o telefone. Ligas para o telefone de casa e falas com quem lá estiver.
Tipo quê? telefones?
LOL!
Há empresas de alarmes que têm essa opção.
A tecnoliga é bastante boa mas a app ainda deve ter problemas de segurança. Se só é preciso estar em range de Bluetooth e te-la instalada no telemovel, o que impede o meu vizinho de controlar as minhas luzes avi-on? 😐
É impossível que isso aconteça, primeiro só você pode controlar as luzes porque só você possui o seu kit, o seu vizinho não tem acesso ao seu kit depois eles usam encriptação entra a sua app e os aparelhos.
We use industrial grade encryption to secure your Avi-on home end to end from our app, to every Avi-on powered product you install.
Não é impossível, na área da segurança nada se pode considerar como impossível, devido à própria evolução da tecnologia. Quanto muito é mais difícil ultrapassar essa barreira 😉
Não quis entrar nessa área, pensei que o senhor Filipe se referi-se no geral, em relação a pessoas com poucos recursos informaticos e de sabedoria. Está mais que claro que qualquer sistema é penetravel a questão aqui penso eu prendia-se com um accesso simples, e isso não acontece. Utilizei a “impossivel” sem nunca querer expandir a conversa para outros pontos, não o deveria ter feito pois já deveria saber que alguem poderia expandir a conversa para outras questões.
Pena não haver a app Windows phone 🙁