Pplware

Análise: Xiaomi Redmi Note 4

O Xiaomi Redmi Note 3 tem sido o bestseller da marca, representando um grande valor, tendo em conta o seu preço. O seu sucessor, o Xiaomi Redmi Note 4 agora analisado, procura traçar o mesmo caminho e cumprir o papel de excelência de melhor smartphone de gama média. Já o Redmi Pro, aqui analisado, é o elo mais forte da família Redmi mas, devido ao conjunto de câmaras que tem e a alguns pormenores exclusivos, não pretende ser o escolhido para quem quer o melhor pelo menor preço… e é aí que entra o Redmi Note 4.

Depois de algumas semanas de utilização, apresentamos a análise completa ao Xiaomi Redmi Note 4.

Lançado em Agosto passado, o Redmi Note 4 surge 9 meses depois do antecessor Redmi Note 3 (SoC Mediatek), procurando dar continuidade à boa aceitação que a linha Redmi tem tido entre quem procura um smartphone a bom preço.

É um smartphone que se apresenta com novos aspectos no design, mais moderno, com melhor desempenho e com melhor ecrã, a um preço imbatível.

 

1 – Características Gerais

A Xiaomi optou por utilizar mais uma vez um SoC MediaTek para o lançamento do novo modelo, embora alguns rumores apontem para que, desta vez, não haja uma versão com SoC Snapdragon, tal como aconteceu com o Redmi Note 3.

O Redmi Note 4 traz o SoC Helio X20 da MediaTek, um deca-core a 2,1 GHz. É dual-SIM LTE e vem equipado com um ecrã IPS 2.5D de 5.5″ com uma resolução FullHD (1920 x 1080 píxeis).

Este Redmi Note 4, ao contrário do Redmi Pro, não tem versão de 4 GB de RAM, mas conta com um modelo com 2 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno e outro com 3GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, sendo este segundo o modelo cedido para análise.

Quanto às câmaras, o Redmi Note 4 tem uma câmara traseira de 13 MP com abertura f/2.0, e outra frontal de 5 MP também com abertura f/2.0. É distribuído com Android 6.0 Marshmallow com interface MIUI 8, agora já com versão Global do MIUI. Traz um sensor de impressões digitais colocado na traseira e uma bateria de 4100 mAh, cuja ficha USB de carregamento é (estranhamente) do tipo microUSB, quando o Redmi Pro já traz USB Tipo-C. Numa altura em que estamos a adoptar os cabos USB Tipo-C em detrimento dos cabos micro USB, esta interface não vem muito a calhar.

Na caixa vem o smartphone, um cabo USB/microUSB, um carregador de 2,0 A, o acessório para abrir o slot dos cartões SIM e os manuais de instruções rápidas. Está disponível nas cores cinza, prateado e dourado.

 

Vídeo de unboxing

Especificações completas

  • Ecrã
    • IPS 2.5D 5.5″ (1980 x 1080 píxeis), densidade ~403 ppi
  • Processador
    • Mediatek X20
    • Mali-T880 MP4
  • Rede
    • GSM/HSPA/LTE
  • Sistema operativo
    • Android 6.0 (Marshmallow)
  • Memória
    • 16 GB armazenamento e 2 GB RAM / 64 GB armazenamento e 3 GB RAM
  • Câmara
    • Principal (Traseira): 13 MP
    • Secundária (Frontal): 5 MP
  • Dimensão e peso
    • 151 x 76 x 8,4 mm, 175 g
  • Conectividade
    • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac
    • GPS com A-GPS e GLONASS
    • Bluetooth 4.2 (BLE)
    • micro USB
  • Bateria
    • Li-Ion 4100 mAh não removível

 

 

2 – Hardware e Design

O design do Redmi Note 4 é uma evolução natural face ao seu antecessor. Embora a estrutura seja semelhante, com os botões de controlo capacitivos na frente abaixo do ecrã e a câmara e o sensor de impressões digitais posicionados no mesmo local do Redmi Note 3, agora, toda a traseira é em alumínio. O topo e a base, que no Redmi Note 3 eram em plástico, para não prejudicar a qualidade das comunicações sem-fios, passaram a ser em alumínio, separadas por uma banda de plástico. Além disso, as laterais já não são arredondadas mas sim com frisos nas arestas e ecrã com vidro 2.5D, semelhante ao Xiaomi Mi Max.

Na frente, acima do ecrã, encontram-se os sensores de luminosidade e proximidade, o altifalante para chamadas, a câmara de 5 MP e o LED RGB de notificações. Em baixo, encontram-se os botões capacitivos de Troca de aplicações (ou menu), Home e Retroceder, com retroiluminação de cor branca amarelada.

Na lateral, em baixo, está colocado o microfone, a porta microUSB e o altifalante. Na lateral direita estão os botões de volume e power (com completa ausência de folgas) e do lado esquerdo existe apenas o encaixe para os dois cartões SIM ou SIM + microSD.

Em cima está colocado o segundo microfone (para permitir gravação de som em stereo), o LED infravermelhos (para servir de controlo remoto universal) e a ligação áudio para a ficha jack de 3,5 mm.

Na traseira, no topo ao centro, encontra-se a câmara de 13 MP com flash LED de dois tons. Logo abaixo está o sensor de impressões digitais e ao fundo tem apenas a inscrição da marca. A capa traseira e a bateria não são removíveis. Entre o sensor de impressões digitais e capa traseira existe uma ligeira folga, que acumula alguma poeira, algo que não tem acontecido com os smartphones com sensores deste tipo.

 

3 – O que distingue o Xiaomi Redmi Note 4?

O que mais salta à vista neste smartphone é a qualidade dos materiais e dos acabamentos. Nas arestas, o friso é brilhante e todo o resto é mate, sem problemas de acumular a gordura natural das mãos. O ecrã tem cores muito equilibradas e uma visibilidade muito boa com incidência directa da luz solar.

O seu SoC é competente e está à altura de qualquer tarefa, sem problema a apontar, apresentando uma navegação muito rápida entre aplicações, quase ao nível do Xiaomi Mi 5.

O sensor de impressões digitais já é habitual em qualquer smartphone lançado actualmente. A posição deste sensor, na traseira, não é do agrado de todos os utilizadores, pois embora esteja numa posição adequada, está naturalmente inacessível quando o smartphone está pousado com o ecrã para cima e, nesse caso, obriga a colocar o código de desbloqueio… a não ser que tenha uma Mi Band ou outro acessório configurado para desbloqueio por proximidade.

O suporte de 2 cartões SIM é também algo que a maioria já não dispensa.

 

4 – Interface e desempenho

A interface MIUI 8 sobre o Android 6.0 Marshmallow

A interface MIUI é produzido pela Xiaomi e suportado também por uma enorme comunidade, pronta a colaborar no seu desenvolvimento. Actualmente, a versão mais recente é a MIUI 8, uma interface rica, desenhada ao pormenor, leve e muito bem optimizada.

Uma das particularidades desta interface é ser igual entre todos os diferentes dispositivos com MIUI 8, independentemente se a versão base do Android é a 4.4, a 5.1 ou a 6.0. Isso permite uma uniformização de utilização entre todos os dispositivos Xiaomi, o que leva a que os novos modelos não tenham qualquer diferença ao nível da interface.

Quanto à utilização da interface, tudo é rápido, prático e simples, sem nada a apontar.

O problema dos idiomas

Um dos problemas mais frequentes com smartphones Xiaomi prende-se com o idioma. Devido a não haver suporte oficial para Portugal, o idioma Português de Portugal não está incluído nas ROMs fornecidas pela Xiaomi, mesmo na versão Global, havendo apenas o Português do Brasil.

A versão Global para o Redmi Note 4 já foi lançada e o download pode ser feito no site oficial da MIUI, onde está incluído também o guia de instalação. Ficará com acesso aos idiomas mais populares mundialmente e com updates OTA periódicos.

Em breve deverá estar disponível a ROM multi-idiomas na comunidade Xiaomi.eu.

Desempenho

O Redmi Note 4 tem um desempenho muito bom, considerando a gama em que se insere. A aplicações abrem rapidamente, incluindo a câmara, e o desempenho gráfico nos jogos é bom, ao nível de alguns smartphones de gama alta. Note-se que o modelo em análise tem 3 GB de RAM.

No que diz respeito a testes de benchmark, foram obtidos os seguintes resultados:

Quanto ao sensor de impressões digitais, este tipo de sensor, após ter sido estreado no Redmi Note 3, surgiu também no Redmi 3S, no Mi 4S e no Mi Max, com desempenho semelhante. No entanto, após utilizar o sensor no Redmi Note 4, é notório que foi melhorado, muito melhorado. A rapidez é impressionante, ao nível do Mi 5, e tem uma precisão incrível, praticamente “sem espinhas”, onde se consegue desbloquear 10 vezes em 10 tentativas, sem problemas.

 

5 – Câmaras

O Redmi Note 4 traz uma câmara principal com um sensor 13 MP e secundária com sensor de 5 MP, ambas com abertura f/2.0. Os resultados são bons e, dentro desta gama, vão melhorando aos poucos. A dificuldade na captação de boas fotos em ambientes escuros é unânime, são barreiras da fotografia, mas em condições de luminosidade ao pôr-do-sol este Redmi Note 4 tem resultados bons, mesmo com algumas coisas em movimento. Quanto às cores, no modo normal a saturação poderia ser ligeiramente mais forte, no entanto, o modo HDR consegue melhorar não só as cores como também desempenha um bom papel no equilíbrio da exposição de diferentes níveis de luminosidade.

Quanto à aplicação nativa da câmara, é igual à já existente nos outros dispositivos Xiaomi, oferecendo as funcionalidades básicas exigidas como HDR, modo panorama, modo audio (disparo desencadeado por ruído), modo manual (com ajuste de brancos, ISO), modo gradiente (para capturar fotos sempre direitas), ajuste de tom de pele, modo olho de peixe, detecção de rosto e 12 filtros. No modo manual, está em falta o ajuste de foco e do tempo de exposição, não disponível também em alguns outros modelos de gama média/baixa.

De seguida estão alguns exemplos de fotos.

  Download fotos e vídeos originais Xiaomi Redmi Note 4 [176 MB]

 

6 – Autonomia

A capacidade actualmente mais comum nas baterias ronda os 3000 mAh, sendo que o essencial é que o smartphone seja capaz de durar, pelo menos, um dia sem ser recarregado. É claro que não há milagres quando a utilização é constante ou muito intensiva, e este Redmi Note 4 com 4100 mAh procura conseguir os 2 dias com uma única carga… e consegue, mas claro está, apenas se tiver uma utilização moderada.

Com o meu tipo de utilização, onde o Mi 5 praticamente chegava ao final dos 2 dias sem carga, no Redmi Note 4 restam ainda cerca de 20%.

No que diz respeito à velocidade de carregamento, o Redmi Note 4 possui a tecnologia de carregamento rápido MediaTek PumpExpress 2.0, no entanto, não apresenta grande rapidez. São necessárias 2h10m para uma carga dos 10% aos 100%, sendo praticamente linear até aos 90%. Partindo dos 10%, em 30 minutos de carregamento será possível atingir 40% de carga, que não se enquadra com um smartphone de carregamento rápido. No gráfico anterior é possível observar a evolução do carregamento.

 

7 – Veredicto

O Xiaomi Redmi Note 4 uma excelente opção para quem quer ou precisa de um smartphone de gama média/alta, com ecrã de 5,5″, com excelente qualidade de construção, design requintado e com capacidade para duas redes móveis em simultâneo.

A qualidade do ecrã é muito boa, acima do que tem sido habitual na família Redmi, a qualidade de som é mediana e as câmaras cumprem com o esperado.

O sensor de impressões digitais é ultra-rápido e com grande precisão, sendo isto um ponto a favor. Seria de esperar que a interface USB fosse Tipo-C, e não micro USB, já que este é um smartphone moderno e tem marcado bem a sua presença… mas com isso também não vem mal ao mundo.

Na autonomia, os 4100 mAh de capacidade não impressionam mas garantem o que tem sido até agora considerado como mínimo aceitável para uma utilização moderada, os 2 dias.

A versão do Xiaomi Redmi Note 4 com 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno está disponível por cerca de 155€ e a versão de 3 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno por cerca de 190€ na loja Honorbuy, com envio a partir da União Europeia, sem custos de alfândega inerentes. Pode ainda usar o voucher PPLWARE para ter um desconto de 5€.

O Pplware agradece à HonorBuy a cedência do smartphone Xiaomi Redmi Note 4 para análise.

Xiaomi Redmi Note 4

Exit mobile version