PplWare Mobile

Análise Optimus Boston 4G – O 4G Low-Cost


Autor: Ana Narciso


  1. Cenas says:

    no verdicto dizem:
    Precisam de um smartphone desbloqueado sem exagerar no preço.

    Mas o telemóvel está bloqueado à Optimus ou é Livre?

  2. André Andrade says:

    Entre boston e san remo, não olhando para o 4g, que diferencia os dois?
    Obrigado e bom post 😉

  3. sergio says:

    boas.

    parabéns, pela analise… esta muito bem elaborado 5*. grande post.

  4. João Tavares says:

    No veredito:

    Estão dispostos a pagar por um pacote de dados 4G….

    Porque? Tenho o Galasy S4 e não pago por nenhum pacote de dados 4G. Nos locais onde capta 4G ele muda automaticamente de 3G para 4G e não pago mais por isso…

    • iMe says:

      Refere-se a pacotes de internet, a fim de usufruir das velocidades 4G

    • Ana Narciso says:

      João, é preciso ler a opinião como um todo.Eu não falei em pagar mais por usar 4G. Disse simplesmente que, para tirar o máximo partido da velocidade aconselho um bom pacote de dados.

      Se o 4G não é uma prioridade, há alternativas a este modelo bem mais baratas e com as mesmas características. Ou então, pelo mesmo preço, modelos bem superiores.

      Se a utilização é ocasional, o 3G serve perfeitamente. No teu caso, adquiriste um S4, é um topo de gama, incomparável a estes modelos. A principal razão pela qual o adquiriste não foi com certeza o 4G, mas sim o seu ecrã, desempenho espectacular e por aí fora.

      A conclusão da minha opinião é simples: se alguém tem o orçamento limitado, só deve escolher um smartphone barato com 4G se for tirar partido da tecnologia, caso contrário, o 3G serve perfeitamente e com o mesmo dinheiro compra algo melhor. Se alguém quiser tirar mesmo partido do 4G, é com um pacote de dados decente, pois a utilização do 4G assemelha-se ao WiFi, nem damos pelas centenas de MB a voar.

      Espero ter-me explicado como deve de ser.

  5. Mesmo sendo de marca branca, é aconselhável comprar?

    Tenho um LG Maximus Black P970, não tenho muitos contras nele, mas gostava de trocar de telemóvel, para algo melhor. Como bateria e câmara.

    Por esta analise, pareceu-me um bom telemóvel, apenas podendo adquirir so em desbloqueado, pois sou vodafone 😛

    E visto que é 4G, e será o futuro, ja estava a prever-me com este telemóvel.

    Aconselham a comprar?

    • Ana Narciso says:

      Sinceramente, eu gostei da qualidade, e costumo ser muito esquisita. Com a bateria ficas bem servido, em relação à câmara, dá uma olhada aos samples disponíveis para download no artigo e compara com a qualidade da tua.

      A pensar no 4G, é um telemóvel para o futuro. A pensar numa versão futura de Android, não. Mas isso é assim na generalidade dos modelos… excepto os de topo de gama populares como a gama Galaxy.

      • Em comparação a câmara do meu telemóvel com este, é boa. Só não gosto das fotos mesmo das fotos de noite, que de resto é bom. Há alguma foto de noite mesmo deste telemóvel?

        Em questões de andoid, este meu LG vinha com versão 2.3.4, e instalei-lhe a versão 4.0.4, e notei bastante diferença de android. Agora de 4.0.4 para 4.1.2 a diferença deve ser menos significativa.

        Se realmente for comprar este telemóvel, alguém interessado em comprar o meu LG P970? 🙂

        • Ana Narciso says:

          Não tenho nenhuma foto de noite, infelizmente. E neste momento já não tenho o equipamento comigo…

          Em relação à versão de Android, em termos de funcionalidades, a diferença não é tão grande, mas em termos de rapidez e fluidez das transacções, a 4.1.x é muito mais fluída!

          • Se ainda conseguisse vender o meu telemóvel, que está em bom estado, ainda comprava este colocando algum mais em cima.

            Mas mesmo este sendo marca branca (Optimus), deixa-me também de pé atrás.

    • José Morango says:

      Por esse Dinheiro compra-se bem melhor e Livre de Operador e com 4G, Samsungs, Nokias, LG’s HTC etc… Depois essas marcas “brancas” quando avariam é o fim do mundo.

      • Por ser marca branca, ainda não disse, compro já, porque senão ja teria investido, pois parece ser boa maquina a esse preço.

      • Ana Narciso says:

        José Morango, este pode ser adquirido livre de operador. Indica-me então um 4G com estas especificações e mais barato, que eu também gostava de conhecer.

        Se eu adquirisse um equipamento deste género seria a pensar num prazo de cerca de 2 anos, porque mais que isso é ter um sistema operativo desactualizado. Se houver actualizações vai ser sempre para pior, pois este hardware não é pensado a 2 anos ou mais. Para isso comprava um topo de gama.

  6. Vítor M. says:

    Bom artigo, muito explicito e conciso.

  7. iMe says:

    Ana, mesmo sendo off-topic, poderia informar-me do nome do programa q usa para fazer os screen captures? Experimentei 2 da play store e nao me satisfazeram (1 deles nem iniciou depois de instalado). Sou um utilizador novo de android (há apenas 2 dias lol), anteriormente tinha um blackberry e como tal ainda ando a tentar arranjar equivalentes a tudo o q tinha instalado. Tenho um samsung galaxy s4 GT-I9505, android 4.2.2, compilaçao JDQ39.I9505XXUBMEA, unrooted

  8. iMe says:

    Impecável, já experimentei e funciona perfeitamente como queria, muito obrigado aos dois pela disponibilidade e pela dica, abraço!

  9. Carlos Ribeiro says:

    Muito bom o artigo.

    Muito detalhado e mostra interesse em não enganar as pessoas em comprar em vão um produto que muitas vezes “nos sai ao contrário”. Viva o PPLWARE.

    Parabéns.

    Agora um pergunta (OFF-TOPIC), há alguma aplicação para Android que dê para ligar o smartphone via WIFI, e estando a pessoa no PC, controlar o “receber/enviar” sms no smartphone?

    Abraço.

  10. Mario says:

    Boa tarde, adorei a sua análise, mas como disse nos comentários existem telemóveis, ao mesmo preço mas sem 4G, será que me poderia dar algum exemplo? Estou a pensar em comprar um, mas o 4G é demais para mim e eu queria algo que desse para ouvir música com certa qualidade.

    Obrigado

  11. José Morango says:

    Boa Tarde a todos, este telemóvel e de uma forma geral todos os telemóveis de marca “Branca” das operadoras são maus e muitoooo caros.
    Espero que o pessoal do pplware não leve a mal, mas sinto-me na obrigação de ajudar o pessoal pagar fortunas por telemóveis que não valem o dinheiro que pedem. Espreitem lá estes telemóveis na expansys, são de boa marca, livres de operador e com muito mais características vejam os preços e digam lá se as operadoras aqui em Portugal não roubam á brava , vou por apenas alguns, tirando o primeiro são todos 4G

    Android :

    http://www.expansys.pt/acer-cloud-mobile-free-screen-protector-and-backcover-grey-239832/

    http://www.expansys.pt/samsung-galaxy-express-white-242107/

    Windows Phone

    http://www.expansys.pt/nokia-lumia-820-black-236952/

    http://www.expansys.pt/nokia-lumia-920-black-236810/

  12. Mario says:

    Boa tarde,

    Estou a pensar em comprar um telemóvel android, mas este pelos vistos não faz o meu jeito porque não preciso de 4G e o som não tem grande qualidade, podia-me dar algumas sugestões sobre telemóveis pelo mesmo preço mas que seja algo melhor que este?

    Obrigado.

    • Gerardo says:

      Se não tiveres medo de marcas “alternativas” aconselho o ZOPO C2 Platinum ou Zopo C3. Quad Core, super ecrã, basicamente ficas com uma réplica do S4. Vê nos fóruns. Pode comprar on-line em lojas espanholas por exemplo. Entrega rápida e 2 anos de garantia

      Se tiveres medo :D, então neste momento o Acer Liquid E2 é imbativel. Quad core com versão dual e mono sim.

      Espero ter ajudado,

    • Valente says:

      O meu Galaxy S3 Mini i8190, 4″, SAMOLED, 111 gr, é de longe melhor que este (desculpem-me esta opinião) e custou-me na Fnac 259,00 € num fim de semana.
      Só não tem 4G…
      Também os há na Optimus…

      • Ana Narciso says:

        Pela marca e pelo SAMOLED (o melhor no mercado para mim), porque em termos de especificações o Boston tem algumas melhores. Mais resolução, bateria melhor (2100mAh vs 1500 mAh), gravação de vídeo full hd.
        E claro, acho que esse Samsung tem muito mais hipóteses de ser apoiado pela comunidade open source do que o Boston.

        Mas claro, se tirarmos o 4G de cima da mesa, conseguem-se preços muito mais competitivos que o Boston, mas isso são tudo opções 🙂

  13. Valente says:

    Acerca do pacote de dados 4G…

    Eu tenho o Hiper de 50 Mb/s e no local onde moro em testes chego a ter 52,xxx Mb/s.
    Dependo do sítio claro. Ontem no combóio Alfa nem 3G tinha.
    Isto com outro phone…

  14. Não desgosto do telemóvel, mas ia atacá-lo por ter comprado um LG (não marca branca) pelo mesmo preço e com as mesmas specs. Mas lá me lembrei que o meu LG já o comprei passado um ano e… este “acabou” de sair.
    De qualquer das maneiras, faz-me confusão dar tanto dinheiro por um telemóvel de marca branca, mesmo podendo (e aparentando) ser bastante bom 🙂

  15. Vitor Urbano says:

    Muito boa review! Parabéns, e este novo smartphone parece ser muito bem construído e a relação preço/qualidade muito a baixo da média.

    Só uma coisa que continuo sem conseguir entender… de que serve publicitar e investir em smartphones que suportem a rede 4G e até mesmo investir no desenvolvimento da mesma num país onde os preços para se ter internet num smartphone são simplesmente ridículos e impossíveis de suportar pela esmagadora maioria da população?

    Mais uma vez, parabéns pela análise! 🙂

  16. Mais um para encher chouriços. Daqui a 6 meses já não recebe atualizações e daqui a 1 ano já nem se vende. É porreiro para quem quer algo barato, mas o preço tem um custo escondido a curto prazo.

  17. M. Guerreiro says:

    Antes de mais, parabéns pela análise a este equipamento. Confesso que já estava à espera dela à algum tempo.

    Na minha opinião acho o Boston 4G um bom equipamento, mas julgo que se poderia acrescentar aos contras a falta de NFC.

    Numa altura em que este mercado está a crescer, lançar um equipamento 4G sem NFC pode ser uma lacuna. Sei que isso ia aumentar um pouco o preço, mas acho que assim colocava este telemóvel acima da concorrência.

    Mais uma vez, parabéns pela análise e pelo vosso trabalho. 🙂

  18. Santos says:

    Por cerca de 168 euros comprei o BQ Aquaris, que só peca pela fraca autonomia… e penso que não tem 4G…
    Já agora, alguém sabe se vai sair alguma actualização para o BQ Aquaris?

  19. César says:

    @Ana Narciso

    Estou para escrever um artigo ao pplware há alguns meses mas não tenho tido paciência…

    A RAM nos androids é útil se estiver ocupada, é como se estivesse em cache (é uma maneira de poupar bateria).
    No android a ram é gerida de maneira diferente do windows:

    No windows nao costuma haver preocupações com a bateria por isso os programas deixam de estar na ram mal são encerrados, mas no android quando “fechas” a aplicação ela fica na RAM para ao voltar a ser iniciada não te consuma tanto clocks de cpu e memária RAM, poupando imensa bateria.

    Resumindo: ram ocupada é na maior parte dos casos ram que está a ser bem aproveitada. Desaconselho os tast killers para o dia-a-dia e as preocupações com a ocupação da memória ram.
    Ram desocupada também é bom para poderes abrir aplicações que não estão na cache.

    Ao dizeres que só tens 500 mb livres estás a dizer que tens praticamente 500 mb a serem desperdiçados 😉

  20. Filipe Oli says:

    Olá
    Parabens pelo post, muito bem conseguido 🙂

    estou a pensar seriamente em adquirir o Boston 4G!
    podes falar um pouco sobre o GSP, (assisted GPS)
    trata se de uma aplicação gratuita, ou terá que se pagar cada vez que se navega? Nao sei se é Uma especie de google maps instantaneo.. é um factor muito importante para mim, na futura compra deste equipamento.
    Se poderes falar um pouco sobre esta matéria, agradeço desde já 🙂

    já agora esse “auto-focus na gravação” será que nao dá para desactivar essa opcção?

    NOTA: Sou cliente optimus, entao pelos pontos consigo preço final (249 euros) ou entao um primo desde o Optimus San Remo (199 euros) tambem me agradou bastante.. mas ainda nao estou convencido

    Um abraço
    F.

  21. joao says:

    tenho este Boston e na minha opinião esta mesmo muito bom.
    a única lacuna para mim é que não da para passar aplicações para o cartão de memoria.
    gosto muito.

    cump

  22. Bruno says:

    Boa noite,

    estou indeciso entre o Boston 4G e o San Remo. Não sendo, de todo, para mim uma prioridade o 4G, e tendo em conta que, aparte dessa, as únicas diferenças são a velocidade do processador a favor do Boston e a estética a favor do San Remo, consegue ajudar-me na escolha??
    No fundo a questão é: em termos de velocidade e fluidez existe muita diferença entre os dois modelos?

    Obrigado e continuação de bom trabalho!

    • Filipe says:

      Olá Bruno,
      Rcentemente comprei o Boston 4G e estou bastante satisfeito com a aquisição. posso te dizer que é bastante rápido, com várias aplicações abertas não me deixa ficar mal. Na altura da compra tambem me deparei com essa tua desisão (Boston or San). No meu caso como comprei pelos pontos Optimus tag escolha acabou por ficar óbvia ou seja por incrivel que pareca tinha á escolha os dois modelos pelo mesmo preço:
      obviamente fui para o Boston 4G (preço final -> 199,00 euros) 🙂

      Espero que tenha ajudado

      • Bruno says:

        Boas,

        a questão é que venho de um Madrid! Que era bastante fluído e rápido (parecia-me, pelo menos)! O preço, no meu caso, também é o mesmo! Mas, não desfazendo, o San Remo agrada-me mais ao olho! Tenho é receio que seja pouco fluído!
        Obrigado pela ajuda!
        Cumprimentos.

  23. Cristino Santos says:

    Bom dia,

    Bom Post.

    Diferença entre o optimus Madrid e o Optimus boston 4G??

    Eu tenho o optimus madrid devo mudar para o Optimus boston 4G??

    Com os melhores cumprimentos
    Cristiano Santos

  24. Pedro says:

    Tenho o Boston 4G e estou muito satisfeito.

    Pena é mesmo a memória ser pequena, mas como não sou de muito jogos e aplicações é o que me basta.

    Gosto muito das fotos e noto bastante diferença quando passo uma foto pelo aviary ou pelo pixlr que melhora substancialmente a qualidade da mesma.

  25. vitor says:

    boa tarde.

    Alguém me pode dizer a marca e o modelo do optimus boston 4g.

  26. JRocha says:

    preciso de uma ajuda, estou em pensar em comprar um telemóvel tenho a opção de :Optimus San Remo por 179.99 ou o Optimus Boston 4G por 169.99 . ambos desbloqueados.
    Qual o melhor?

  27. Patrícia Matos says:

    Bom dia, comprei ontem um Optimus Boston 4G mas não estou a conseguir encontrar o gestor de ficheiros do mesmo, o que não me possibilita colocar uma musica como toque ou envia-la por Bluetooth…alguém me pode ajudar?

    Deve ser algo demasiado básico mas é o meu primeiro Smartphone. Obrigada!

  28. Patrícia Matos says:

    Obrigada pela ajuda! Já tinha instalado um gestor de ficheiros e consegui fazer o que queria mas obrigada na mesma! =) Em relação ao telefone estou bastante contente com o mesmo!

  29. Patrícia Matos says:

    Entrei na playstore, procurei por gestor de ficheiros e instalei o segundo que aparece, cujo nome é “Gestor de Ficheiros” (Tacoty CN).

  30. Madalena Jesus says:

    Boa tarde,

    Este telefone aceita mp3? Se não, o que é que lê?

    Obrigada.

  31. Jorge says:

    Boa tarde.
    Este telefone aceita mp3 como tom de toque principal?
    Como fazer?
    Obrigado

  32. Filipe says:

    Boa noite,
    Recentemente instalei a aplicação Link2SD para transferir aplicações para o meu SD card, o que acontece é que para finalizar o processo pede me permissões de root.
    Ora fiz alguma pesquisa e facilmente encontrei algumas alternativas como o “Kingo” ou “UnlockRoot”
    mas o problema é que não consigo activar o USB Debugging mode no Boston 4G para fazer a sincronização com o pc.

    Alguma dica?
    Agradeço a atenção

    • Filipe says:

      Entretanto descobri como se faz:
      Ir
      a cerca do telefone> Número de compilação “clicar várias vezes”
      Definiçoes avançadas> Depuração USB (on)
      ….
      O que acontece é que agora não detecta este modelo no Kingo ROOT.

      Alguma dica de programa que seja compatível come este Modelo?

      Obrigado
      Filipe

  33. Hélder Rocha says:

    Boa noite,
    Tenho um problema, este é, tenho o telemóvel Boston 4G, só que está bloqueado a outras operadores, sou 91, como é óbvio o telemóvel é da OPTIMUS, queria saber se alguém sabe alguma maneira de desbloquear o telemóvel.

    Agradeço a quem me possa ajudar.
    Atenciosamente,
    Hélder Rocha

  34. fernando manueul says:

    eu ando a pecura duma batteria boston 4 g black optimus ref 223wo 4.35 v li-ion obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.