Análise Monitor LG E2360V – Uma janela para o Mundo…
No inicio deste ano, a LG One em associação com a Ogilvy Portugal lançaram um projecto conjunto de forma a potenciarem a divulgação e de aumentarem a Awareness de alguns produtos da LG, no nosso mercado, ao qual o Pplware foi convidado a participar. No entanto, esta iniciativa teve uma outra faceta que lhe revestiu de particular valor, que correspondeu ao facto de, o produto que se encontrava em análise naquele momento (Monitor LG W2486L, ver aqui) poder ser doado a uma instituição de solidariedade social à nossa escolha.
É com extremo prazer e satisfação que me encontro na posição de anunciar que o Pplware foi novamente convidado para uma iniciativa semelhante.
Desta feita o monitor em análise é o LG Flatron E2360V um monitor com LED Blacklighting de ecrã de 23’’, que esteve em destaque no Portugal Tecnológico 2010, e que como iremos ver mais adiante, apresenta uma grande beleza estética de linhas bastante sedutoras.
Além de uma linha elegante, este ecrã segue uma filosofia de versatilidade no seu funcionamento que faz dele uma autêntica janela em HD para o mundo dos PCs e das consolas ou mesmo para o universo da televisão, e não esquecendo as suas mais-valias técnicas que fazem dele um monitor de grande qualidade (como por exemplo o rácio de contraste de 5.000.000:1 ou um tempo de resposta de 5ms).
Passemos então à análise do LG E2360V, caracterizado primordialmente pelo seu design sedutor, Full HD e uso da tecnologia LED:
Bundle (conteúdo da caixa):
O E2360 vem devidamente acomodado com os seus acessórios numa caixa com as suas dimensões em altura e largura, e pouco mais de 10 centímetros de profundidade. No seu interior identificamos rapidamente os acessórios que vêm com o monitor e também imediatamente notamos a ausência (esperada) de um cabo HDMI e a não tão esperada ausência dum cabo DVI-D. De resto, pode-se dizer que na embalagem vem tudo o resto a que temos direito.
Ora vejamos:
- Cabo de alimentação
- Transformador
- Cabo de Sinal D-Sub 15 pinos
- Certificado de garantia
- Guia de instalação rápida
- CD com manual, controladores e software
Design
Quanto ao seu design, o E2360 com design Super Slim, apresenta linhas extremamente bonitas, apresentando um misto de sofisticação com exuberância mas duma forma tão subtil que se torna bastante sedutora.
Com a moldura totalmente num preto glossy que produz um bom efeito, apresenta uma moldura rectangular, claro está, com uns rebordos suaves e sem extremidades demasiado pontiagudas. A base do monitor termina num pé feito num determinado material plástico transparente que ajuda a causar uma sensação bastante intimista quando iluminado pela led azul ou vermelha do E2360.
Embora não seja uma luz bastante forte ou abrangente acaba por dar um toque especial ao próprio monitor quando em ambientes mais escuros.
Os botões de controlo dos menus do monitor encontram-se subtilmente escondidos na parte inferior do monitor, o que não quer dizer que sejam de difícil uso, muito pelo contrário. O único senão apresenta-se quando após algum tempo de uso as dedadas começam a notar-se … nada que uma limpeza rotineira não resolva.
A base, também ela com uma coloração negra lustrosa com a sua beleza já descrita e num formato rectangular acaba por apresentar talvez a sua maior deficiência. A não rotatividade do monitor. Embora possa ser inclinável, o monitor não usufrui de movimento rotativo o que é algo limitativo.
Um pouco de forma recorrente, a patilha do parafuso que aperta a base ao pé do monitor é de fraca qualidade sendo demasiado flexível. Por outro lado, e uma vez que se trata dum Flat Monitor, é de estranhar a ausência de Tipo de Suporte VESA, que daria bastante jeito para quem lhe visse maior utilidade como televisão, por exemplo.
On-Screen Display (OSD)
O OSD é bastante simples de usar tal como a generalidade dos monitores. Consoante a ligação feita (HDMi, DVI-D ou DSUB) teremos alguns modos específicos (conforme ilustrado na tabela anexa mais abaixo) o que ajuda bastante a tornar a experiência com o E2360 muito mais enriquecedora, quer seja a ver TV, trabalhar no PC ou a jogar um jogo.
Estes modos pré-definidos ajudam bastante na escolha da melhor visualização conforme o que se pretende passar no ecrã e, como habitual, apresentam um mecanismo de preview bastante prático das alterações feitas.
Ao seleccionar um modo novo, o ecrã divide-se em dois verticalmente, mostrando na metade esquerda como ficará se aplicarmos o novo modo, e na metade direita o modo actual. Bastante prático para definirmos qual o melhor equilibro de cores, luminosidades, sem termos de estar sempre a seleccionar um após outro.
A navegação nos menus é feita, conforme indicado mais acima neste artigo, através de 5 botões que se encontram colocados duma forma simultaneamente prática e subtil, na parte inferior da moldura do monitor.
PC
A experiência do E2360 com um PC foi bastante boa. Configurei-o para o Modo Internet, e o seu comportamento foi extremamente satisfatório.
O ecrã, que consegue eliminar grande parte do reflexo demonstra uma grande capacidade de transmitir imagens límpidas e com elevada nitidez. Trabalhar no Office, ir à Internet, ver o Mail, enfim, actividades normais para qualquer utilizador de PC são feitas de forma satisfatória e sem arrasto excessivo ou sombras indesejadas.
O trabalho com cores pareceu-me perfeito, não havendo perda de uniformidade no display que é apresentado no ecrã.
Em jogos, e como pode ser visto pelos vídeo em anexo (embora os próprios vídeos tenham uma qualidade algo imperfeita) não comprometeu. Embora, dependa de jogador para jogador, procedi a uns certos acertos aos valores de luminosidade, mas quis experimentar dois jogos que se caracterizam principalmente por eles próprios trabalharem com palettes de cor diferentes.
Tanto no Operation Flashpoint: Dragon Rising, com uma ambiência mais cinzenta ou mesmo escura como no Dragon Age: Origins o monitor portou-se bem e conseguiu passar uma imagem nítida, rápida e eficiente. Tanto num como no outro, os jogos correram fluídos, sem arrastamentos, sem distorções de imagem, sem cores "estranhas".
Ambos os jogos apresentaram uma nitidez e qualidade de imagem bastante aceitável.
TV
O E2360 pode ser também usado como televisor, e assim podermos contemplar duma forma melhorada a Júlia Pinheiro, ou ver com mais detalhe as pistas de CSi Miami.
Novamente, o modo pré-definido é o de Filme, mas pode ser a qualquer momento personalizado, especialmente porque numa primeira apreciação esse modo pode transmitir um exagerado contraste.
Tal como foi dito anteriormente, a imagem apresenta a mesma nitidez e clareza. No entanto aconteceu-me uma coisa engraçada … no caso da RTP a imagem apareceu-me com alguma indefinição de imagem … fica a dúvida se devido à emissão do próprio canal (que na minha Televisão de serviço estava normal) ou se o sinal que estava a ser emitido estava a ser deficientemente transposto para o monitor.
De qualquer forma, o E2360 demonstrou-se novamente um bom companheiro para ver um bom filme ou um grande jogo do Special One... entre outros.
A seguir:
- Consolas
- Apreciações Finais
- Pontes forte e fracos
- Especificações
1 2
Este artigo tem mais de um ano
Gostei do artigo, o monitor é bem bonito.
Agora quanto a lapsos (li muito na diagonal) garantia não me parece que seja de 1 ano, não será 2?
Depende. Para empresas é um ano e ele vem com apenas um ano de garantia geral. As leis em Portugal, para o consumo não empresarial é que estendem essa garantia para 2 anos.
As especificações que o Paulo colocou são as que vêm e fábrica.
Eu sei isso, e “meia duzia” de pessoas sabem disso, mas para o publico em geral pode gerar confusão 😉
Claro, vou passar essa info ao Paulo para meter uma observação.
Obrigado.
@Claudio e @Vítor
Pelo sim, pelo não vou colocar a garantia de comercialização do monitor, em vigor em Portugal para particulares, ou seja 2 anos.
Corrigido.
Obrigado!
A lei não é portuguesa. Ou seja é… mas não é. É uma norma europeia.
Qual a diferença entre um monitor e uma Tv?
Depende da TV e do monitor. Actualmente (e na generalidade) um monitor não inclui sintonizador, ligações scart/RCA, ethernet, comando à distância, decoder de som…
Em termos de imagem (e sem considerar o tamanho), é o mesmo.
@Ricardo
Nem mais .. subscrevo as palavras do Hugo e aproveito para lhe agradecer essas mesmas palavras.
No entanto e apenas para clarificar a minha menção ao uso do monitor para passar imagens de televisão, quero realçar que o fiz ligando-o directamente através do cabo HD da Box (do meu serviço de cabo).
Nada mais. Liguei apenas o cabo HD da Box ao monitor e nada mais se torna necessário pois a box faz praticamente tudo.
Em termos de imagem, um monitor e uma TV não são iguais. Uma TV tem muito processamento de imagem. Experimenta utilizar uma resolução de 800×600 numa TV e num monitor que vês logo a diferença.
Este processamento de imagem introduz algum delay na imagem apresentada e é por isso que algumas TVs têm um “game mode” para baixar esse delay (além do ajuste de cores e marketing).
Mas eu falei na generalidade e referia-me em termos de ecrã. O que dizes é verdade, entre muitas outras melhorias (como TruMotion) que equipam o sistema. Isso é mais uma característica que diferencia a TV de um monitor.
Exactamente. Já vi várias “TVs” de 22′ que eram autênticos monitores com uma placa de TV lá enfiada. A imagem fica bastante má.
meu note esta com lcd danificado quando tentei usa o monitor citado apareceu so o logo do windows nada mais
A garantia para empresas é de 6 meses. Sei disto porque trabalho na worten!
Cumps 😉
Nada disso.
É 1 ano para empresas e 2 anos p/ particulares.
Se foi lá que aprendeste isso, mais vale despedires-te da Worten e ires para a concorrência; pelo menos passarás a dar a informação certa aos clientes 😉
Então a worten está ilegal
Bom monitor. Ando à procura de um monitor 23” ou 24”… aconselham este mesmo ou existe algum melhor, para o preço?
Quando ele será sorteado para os “visitadores” assíduos do Pplware? 😀
Não entendi uma coisa: 1 entrada e 1 saída HDMI? Não seria apenas entrada?
@Hawk
Sim, apenas 1 entrada HDMi.
Corrigido.
Obrigado pela detecção do lapso!
5ms nao será alto? ou é por causa de ser Led com mais nitidez e ser Full HD?
é que ja vi lcd de 2ms?
Expliquem me sff 🙂
Excelente iniciativa e muito bom equipamento. Obrigado a LG
Paulo, excelente análise.
@Rui Ribeiro
Sim, há monitores com menos de 5ms de tempo de resposta, e realmente quanto mais baixo melhor, para evitar sensações de arrasto, por exemplo.
O tempo de resposta corresponde ao total de tempo que um pixel do monitor passa de preto (totalmente activo) para branco (totalmente inactivo) e volta ao preto, ou seja é a capacidade do monitor redesenhar o que pretende mostrar no ecrã.
De qualquer forma 5ms não é muito alto …
No seguinte link pode ver mais informação sobre os LCDs e as suas propriedades (incluindo os tempos de resposta):
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/monitores-1/pagina5.html
Excelente!
Andei eu a ver esta semana monitores e agora surge esta analise que veio mesmo a calhar. Não só gostei das especificações (embora procure um ainda maior) mas o design está igualmente excelente.
Muito bom mesmo…. a LG a nível de design anda mesmo a destacar-se em grande.
Já agora deixo a pergunta a quem o testou.
Aquela luz azul de ligado, é forte? Não distraí um pouco especialmente à noite a olhar para a imagem e ter uma luz azul aparentemente bem visível e nada discreta?
Pergunto isto porque por acaso tenho vários produtos da LG, já tive monitores e essa luz embora não fosse tão evidente era forte, tirando agora da TV da sala que é um azul escuro, bem discreto.
@a Friend
A luz que fica visível é apenas o reflexo da lâmpada no pé de “plástico”. Não a achei demasiado forte, embora seja como digas … encontra-se lá, e num jogo mais escuro pode causar alguma distracção.
No entanto, existe a possibilidade de a desligar, através do Menu do Monitor!
Excelente, obrigado!
Pelos vistos não deverei ser o único a “reclamar”, para a LG ter incluido a opção desligar, coisa que antes não tinham 🙂
Sendo assim é mesmo um produto a ver, gostei mesmo.
Já agora a Barbara Norton de Matos é bem boa!
Poderosíssima! 😀
So por este comentario merecias ganhar o monitor! muahahahah
Infelizmente (e quase um ano depois) os mesmos problemas/pontos fracos mantém-se nestes aparelhos da LG. Não houve a mínima preocupação em corrigi-los.
Apostam no design e sem dúvida que é uma óptima estratégia, “os olhos também comem”, e tendo em conta que para aí 60-80% dos potenciais compradores não sabe avaliar as características técnicas, logo a escolha vai pelo design e aí está bem posicionado.
Actualmente, se tivesse que investir num monitor, preferia alargar ligeiramente a bolsa e comprar um monitor com painel IPS de 8ms que um TN de 2ms. Afinal um monitor serve para nos mostrar imagem, boa imagem, e é aí que deve incidir o investimento.
Contudo, este monitor aparenta ser (nunca o vi ao vivo) um pouco mais cuidado em termos de qualidade de imagem e realidade de cores relativamente ao modelo que analisei anteriormente.
btw, boa análise Paulo.
@Hugo Cura
Sim, alguns problemas que mencionaste na tua análise mantiveram-se, mas no computo geral fiquei bastante satisfeito com este monitor.
Apenas discordo duma coisa que mencionaste. A minha opinião pessoal é que o desconhecimento de causa dos consumidores esteja a diminuir. Penso que cada vez mais, as pessoas antes de comprarem, neste caso um monitor, têm uma tendência crescente em ver reviews, em ir a sites de comparações, e informarem-se mais sobre o que pretendem, o que podem comprar e o que existe no mercado. A massificação do uso da internet, as revistas especializadas, os blogues, os cadernos tecnológicos nos jornais a isso ajudam e cada vez mais o consumidor tem mais informação disponível para tal escolha. E acredito que há cada vez mais consumidores que fazem esta análise. Mas não deixas de ter razão também quando assinalas que os “olhos também comem” e que muitas vezes sacrificam mais-valias técnicas em prol de elegância e design.
A qualidade de imagem a que te referes é bastante boa, mas também notei em algumas circunstâncias um certo exagero no uso das cores, e daí ter tido necessidade de as reconfigurar uma ou outra vez.
O facto de não apresentar quase reflexo algum também é de salientar, e uma vez que grande parte da minha análise foi feita com a luz exterior a incidir directamente sobre ele, nunca me levou a fechar os estores ou cortinas.
Acho que é uma escolha boa para quem não viva refém das especificações e que não tenha também muita margem financeira para investir.
Pessoalmente o que ligo mais é ao angulo de visão, contraste, refresh rate, resolução, ppi’s.
Há outras specs que servem apenas para iludir os clientes, como é o exemplo dos 5ms e 3ms… são coisas tão minimas que é quase impossível o olho humano ter a percepção das diferenças, mas que por incrivel que pareça servem de factor para muita gente decidir e criticar.
É isso e as dimensões do ecrã.. muita gente compra monitores de 24 todos contentes e depois são 1680×1050.. isso para mim não faz sentido, porque os PPI’s são tão poucos que vê-se tudo em gigante, ou seja, lá se vai a resolução nitida. Para mim 24′ polegadas pra cima tem que ser obrigatoriamente no minimo 1080p, e acima de 27′ tem que ser 2560×1440… 1680×1050 terá que ser no máximo dos maximos até 20 polegadas.
o meu tem 32 polegadas , mas não é led 🙁
https://www.youtube.com/watch?v=1qish-UcgNo
LG=fraquinho…
Achas? Não tenho essa ideia da LG enquanto fabricante de ecrãs. Tenho mesmo a ideia que em muitas novas tecnologias são mesmo pioneiros.
Andam taco-a-taco com a Samsung em muitos aspectos. Agora, não tenho nenhum ecrã nem TV, quem os tem é que pode dizr com certeza, face à concorrência, tudo dentro do mesmo segmento claro.
Eu tenho TV LG e acho a qualidade muito boa mesmo! Em relacção à qualidade de imagem está muito semelhante à Samsung, obvimente que ambas variam de modelo pra modelo mas digo quase de certeza que são as duas melhores marcas da actualidade em TV’s.
Já agora, tens sim um monitor LG 😀
Macbook Pro… IPad… a LG até “reclamou” isso da Apple por esta lhes estar a rebentar o stock todo das fabricas, que as encomendas eram superiores à produção.
La em casa tenho material quase identico e a um preco muito bom. Estou satisfeito e nao penso em trocar de tv nos proximos anos. 3D nao me interessa. O que quero e imagem de qualidade… a que tenho em casa tem esses igredientes.
Sabem onde se pode comprar este monitor?
Cumps! 😉
@Afrsa
Penso que nas lojas da especialidade, no entanto irei perguntar a quem de direito e deixarei aqui a resposta.
Quanto à tua questão mais acima se recomendamos este monitor, a única coisa que posso dizer e que é o resultado dos testes que lhe fiz é que o monitor é bastante bom. Não obstante os pontos negativos que mencionei o monitor apresenta um bom rácio qualidade/preço.
Tem boa imagem, bom equilíbrio no uso das cores, é extremamente elegante. Penso que é, pelo menos, um bom candidato a uma escolha acertada.
Pessoalmente, creio que se tivesse de comprar agora um monitor com estas características, ponderaria seriamente a aquisição deste LG E2360V.
Ok! Obrigado pelas respostas… é que estive a ver na net por lojas, pela zona de Lisboa e não encontrei ainda à venda esse monitor!
A única coisa que preciso num monitor é a definição… até porque trabalho mais com Autocad, logo o monitor tem de ser muito nítido senão cansa mais os olhos. Se o restante for bom também, então ainda melhor! 😉
Já agora, por ser LED, existe blur nas zonas fronteira Preto/Branco?
E … qualidade de fabrico e garantia ?! … Mantém-se como aqui à pouco mais de um par de anos ou anda melhor ?!
É que tendo eu 2 monitores de PC da LG lado a lado, já foram os 2 para a garantia em Espanha e demoraram 1 mês e uns dias cada um a cá chegar de volta … 1 veio novo, o outro veio reparado …
Depois disto (até porque não foi do uso que houve estragos) nunca mais olhei para os LG e recomendei a toda a gente que os evitasse em favor dos Samsung.
Em conversa com pessoal da Coreia ultimamente também já me disseram que a LG é de longe uma garantia de fiabilidade em alguns produtos.
Sendo que a somar a isto tenho obtido conhecimento de vários problemas com telémoveis da LG e ainda mais com a garantia da LG neles … fico com um pé atrás.
Estava a ler o artigo e lembrei-me que poderia colocar aqui uma pergunta sem relação a um problema com o meu plasma, talvez alguém saiba a solução… cá vai..
Eu tenho um Plasma da Samsung (ps42c430) com duas portas HDMI (entre outras). O meu portátil (que foi lançado no mercado em 2008) tem uma saida HDMI, eu todo feliz fui comprar um cabo (não foi “dos mais caros”) e liguei. O portátil (com uma Nvidia Geforce 8) detectou logo a TV (chamou mesmo de Samsung) e adaptou a resolução automaticamente, mas para meu azar, na TV continua a apresentar uma mensagem de “Sem Sinal” (se retirar o cabo a mensagem muda para “Verificar Ligação” ou algo parecido), alguém tem um palpite do que possa estar a causar isto? Liguei a Set Top Box (Thompson da cabovisão com DVR) por HDMI e funciona às mil maravilhas… com o portátil.. nem um pixel.
Obg desde já =)
Vai ao “Nvidia Control Painel” e verifica se está tudo Ok nas opções e verifica também no Windows, pressionando as teclas “Win+P”.
Já verifiquei todas essas configurações.. mesmo assim nada :S
Experimenta também definir outras resoluções em vez de automático.
720p com menos Hz, ou então experimenta correr um filme no Media Player em fullscreen…
As vezes o que acontece (em HDMI) é que o computador detecta o monitor principal, e usa o HDMI apenas como secundário para filmes, não aparecendo imagem até ser reproduzido um video.
Fiz o que sugeriste e continua a não funcionar! Já actualizei o firmware etc.. nada :S
Será que é alguma incompatibilidade? Eu não tenho a certeza, mas a minha porta HDMI do portatil é 1.3 e o cabo acho que é 1.4 é possível que seja disso?
Penso que do cabo não seja.. há sempre retrocompatibilidades e as vias são as mesmas.
Acredito mesmo que seja uma configuração do Windows que não está a enviar a imagem para a saida do HDMI… a televisão tem (pelo que indicaste) sintomas de detectar algum tipo de sinal, ou seja.. só não recebe é a imagem que supostamente o Windows deveria estar a enviar.
Tenta procurar o modelo em questão do portátil… o mais certo é mesmo ser uma pequena configuração. Do cabo duvido mesmo que seja, mas por exclusão de partes podes sempre testar outro.
Vou experimentar com o Ubuntu quando chegar a casa, espero que funcione.. :S
uma review perfeita, mas q não dá pra vermos aqui efectivamente a qualidade da imagem desse monitor 😀
Talvez ajudasse um vídeo fullhd comparaivo entre dois monitores, não sei seria mais facil de perceber a mensagem.
Claro q reproduzir a qualidade num suporte tradicional sobre um produto de qualidade superior será sempre impossível.
é como os anúncios na tv a perfumes: “o perfume é o state-of-the-art de todos os perfumes”… mas afinal a que é que cheira, ao estrogido que vem da cozinha por ter deixado a porta aberta?
ihihih não consegui evitar
Ora boas, acabei de ver este artigo, gostei do que vi mas entre este LG e um HP 2710m de 27″, sem duvida alguma o comprei o HP, e estou muito contente com ele ^^
Uma coisa que não entendi… se este monitor também é uma tv… tem colunas? Tem som?
É que não vi essas descrição em nenhum lugar. Ou será que vi mal?
@ BlinkZk
Não, este monitor não é uma TV … apenas referi que nos testes o usei como tal, ligando-o directamente à box do meu fornecedor de televisão por cabo. E aferi da qualidade dele para tal.
O monitor tem uma saída para phones para poder aproveitar o som proveniente da entrada HDMi.
Ah ok! Então nem tem sintonizador incorporado, nem nada!
Pensei que sim… uma vez que já existem vários no mercado com essas características.
eu ja me contento com o meu LG LED de 19″ no filmes em blueray e brutal a imagem cos 5milhoes de contraste, mas em alguns foruns fala-se que o verdadeira tecnologia led e retroeluminado pelos 4 cantos do ecra produzindo melhores cores e que 2 marcas muito famosas utilizao a tecnologia led apenas com a iliminaçao de 2 lados do ecra? podem esclarecer um pouco isso!em todo caso actualmente os melhores LED com qualidade e durabilidade utilizados nos monitores tv/pc são da lg.obrigado
Já agora, uma aulita de formação aos testers:
Nunca, mas nunca se abre uma caixa, muito menos a de um monitor, com uma “naifa” desse calibre. Por momentos até parece que lhe chegou ao “peito”.
Aula terminada… 🙂
Até poderia ser um X-acto, desde que controle o corte.
Mas é sempre bom ter cuidado. Depreendo contudo das tuas palavras que a análise, tirando esse ponto apontado, está excelente. Obrigado pelo teu testemunho.. que em parte também concordo 😉
@Mike
Epá, o azar foi a catana estar por amolar … 🙂
Agora a sério, compreendo o que queres dizer, e concordo que um feito destes sem o mínimo de controlo ou cuidado pode ser a morte do artista. Neste caso, posso assegurar-te que tudo o que vinha no interior ficou tal e qual como veio …
Obrigado!
Eu fiquei mais preocupado quando o vi pousar o monitor no chão e se levantou!
Pensei “Um pequeno desequilibro e… pé em cima do coitado!” lol
De facto, logo ao inicio achei que se fosse eu, nunca o faria no chão, mas sim em cima de uma mesa! 😛
Boas, queria colocar um pequena questão..
suponhamos que tenho este monitor ligado ao meu pc por vga ou dvi e que tenho a minha ps3 ligada também através do hdmi, existe algum modo ou botão no monitor que me faça alterar o que quero ver no ecrã tendo as 2 coisas (pc + ps3) ligadas em simultâneo? Por exemplo tou a ouvir musica no pc e apetece me ir jogar playstation, não tenho de desligar o pc para poder ir jogar certo?
ola
queria dizer que gostei muito do seu review sobre o monitor
muito boa análise
eu comprei um desse e gostei muito
mas vi uma coisa aqui que mi interessou bastante
o esquema de TV
voce conectou a um Box com via entrada HDMI ??
esse monitor é mesmo HDCP ??
só voce que fez os testes pode me responder isso !!!
espero sua ajuda !!
Obrigado
Olá. como você conectou a TV no monitor ?