PplWare Mobile

Análise: LG Maximo (Optimus) One


Autor: Ana Narciso


  1. Pedro Lobo says:

    Desde já os meus parabéns à Ana pela boa analise.
    Gostaria no entanto de corrigir um ponto que me parece estar errado.
    O mito da versão 2.3 do android necessitar um processador de 1Ghz já foi desmentida pela Google, e a LG anunciou à dias que este telemóvel irá receber a actualização para a versão 2.3. Esta foi uma das razões que me levou a adquirir este equipamento.

    Bom trabalho!

  2. GoN says:

    Uma boa análise mas com alguns pontos menos conseguidos.

    Os dois que me saltaram mais à vista foram: 1- O uso de um task-killer ao fazer a análise…. já está mais que discutido que estes pioram a curto prazo o rendimento e estabilidade do telemóvel. 2- Está confirmado pela própria LG a actualização para o 2.3, sendo que o valor de 1Ghz de processador já foi desmentido pela Google como requisito essencial, quanto aos 512MB de RAM supostamente necessários…. este terminal tem 512MB de RAM.

    • Vítor M. says:

      Bom, em relação à especificação do processador para correr o Gingerbread (Andoid 2.3) a LG não está convencida.

      Embora a Google, através de um dos mais altos promotores do projecto Android, Dan Morril, faça saber que não há preocupações ou não devem haver preocupações nesse sentido. Dan escreveu no Twitter uma lacónica frase:

      Random note: there’s no hard minimum processor requirement for Gingerbread. Trust me, if there were I’d know. 😉

      http://twitter.com/morrildl/status/12286032892403713#

      Mas a LG continua a afirmar que uma máquina com menos de 1Ghz não presta um serviço com qualidade.

      Mas depois li algures que necessitava de ter no mínimo um processador de 1.5 GHz e 512 MB RAM.

      Penso que a Google deverá ajustar o Gingerbread para correr (mais ou menos) em máquinas com processadores abaixo do 1Ghz, mas não será um serviço com muito qualidade. Mas claro, o ideal será ver na prática a versão 2.3 do Android a Correr num Boston ou mesmo neste LG Maximo One… mas, relembro, a prática não nos diz isso, faz-me lembrar a passagem do Andoid 2.1 para o Android 2.2… nem tudo são rosas…e há tantos espinhos!!!

      Venha ele para lhe meter as mãos…

      • GoN says:

        Sim isto tem sido uma confusão de desmentidos e confirmações, mas a última informação que li, e esta não foi dada no facebook da LG mas sim na própria página da LG, foi que a gama onde se insere o Optimus One ia mesmo receber o 2.3.

        Desde ai não ouvi nem li nada a desmentir este ultimo comunicado.

        O site GSMArena faz um pequeno resumo desta confusão toda -> http://www.gsmarena.com/newscomm-2137.php

    • Ana Narciso says:

      Ver o meu comentário acima: https://pplware.sapo.pt/gadgets/analise-lg-maximo-one/comment-page-1/#comment-374623

      Em relação ao Task Killer, instalei-o por curiosidade, pois o conceito que o Android usa para simular o multi-tasking suscitou-me interesse. Também quis ver até que ponto ia a memória do aparelho e a quantidade de aplicações “adormecidas”.

      No início, o facto de estar constantemente a receber updates de outras aplicações começou a irritar-me e daí usei essa aplicação.

      No entanto, todos os testes filmados e não não tiveram qualquer intervenção da aplicação.

      Ter em conta que esta foi a minha primeira experiência “Android”, estou muito habituada ao “bada” em que as aplicações correm na sua totalidade em background.

      • GoN says:

        Pois só mencionei a questão do task killer porque realmente no vídeo de teste à fluidez o telemóvel arrasta-se um bocado. Reparei muito nisso porque possuo um P500 e é bem mais fluido do que aparece no vídeo que fizeste (o meu tem a ROM de origem). Algo está a fazer ele se arrastar dessa forma…

        Enquanto estiveste com o telemóvel não notaste melhorias nesse sentido?

        • Ana Narciso says:

          Não sei se percebi bem a tua pergunta. Melhorias ao utilizar o Advanced Task Killer? Não não notei melhorias relevantes.

          É fácil de perceber, tal como tu afirmaste, que o Android faz (e bem) a sua gestão de aplicações de aplicações, sendo praticamente inútil usar aplicações do género.

          Só a usei para “calar” alguns serviços que me enviavam insistentemente notificações.

          Mas o teste em vídeo foi feito após um reboot.

          • GoN says:

            Realmente não formulei bem a pergunta…

            A pergunta era se o telemóvel se continuou a arrastar como no vídeo ou se foi melhorando enquanto o usaste. (não interessa se estavas ou não a usar task killer’s)

            Sim o taskkiller é um bom atalho para calar as notificações, mas a maioria dá para calar indo às opções de cada aplicação, dá é mais trabalho =)

          • Ana Narciso says:

            @ GoN

            Não faz mal 🙂
            Ao abrir um novo menu, por exemplo, o menu principal ou ou menu das configurações, nota-se sempre um pequeno lag inicial, mas que vai amenizando à medida que mexo mais no menu.

            Se eu fechar tudo e voltar a abrir um menu, continua a aparecer o tal lag. Não é horrível, mas também não é perfeito.

            Outra coisa: a escrever no teclado qwerty, há sempre aquele lagzito a escrever.

            E para os fãs do Angry Birds, nos níveis com mais física o jogo arrasta-se no início de cada nível. Mas dá para jogar sem problemas.

  3. Ganhoto says:

    Acabei de comprar um ontem, ainda não testei a câmara, nem tive muita oportunidade de experimentar bem a máquina, mas estou a gostar..

    Gostei de ver aqui a review 🙂
    Cumps e bom trabalho!!

  4. Courela says:

    Offtopic:

    Acho que reconheço a sala onde foram testadas as fotografias 🙂
    Já lá passei umas quantas noites em claro (e uns dias a dormir também).

  5. Vítor M. says:

    Excelente análise Ana, mas acima de tudo é o melhor comparativo de gama que se fez até hoje no nosso mercado. Muito bom.

  6. Henrique Crachat says:

    Bom dia,

    Ja tenho nas minhas mãos este fabuloso telemóvel à cerca de 3 semanas sensivelmente.
    Estou bastante contente com ele. Nunca tinha adquirido nenhum Smartphone, mas entrei em contacto com outros tipo o galáxy S da samsung e acho que este de Gama mediana está bastante próximo dele.
    É prático e tem as dimensões ideais para pessoas como eu que gosta de por no bolso.
    Faço tudo com ele e sinceramente acho pelo preço mais vale comprar este do que outros com grandes capacidades. Não esquecer que quanto maior(performance) é a máquina mais menos dura a bateria.
    A nível de bateria dura o normal para o tipo, 2 dias com pouca utilização e 1 com muita.

    Para terminar acabei de escrever este texto nele e foi relativamente fácil.

    • FG says:

      Também tenho o meu à sensívelmente 3 semanas, e nada de mal tenho a dizer dele. É bastante rápido (tempos de resposta muito bons) e tem tudo o que eu preciso (e muito mais no android market). Estou satisfeito com ele e recomendo! A este preço, não troco por outro.

  7. Rleal says:

    Eu pretendo gastar ate 250€ num novo equipamento, digam se existe algum equipamento que possa comprar melhor que o LG, ou compro LG, e pouco algum dinheiro?

  8. lopes says:

    não deviam ter comparado este telemovel com o sapo a5 da tmn?

  9. Pedro C. says:

    Sem dúvida um grande smartphone para o preço, até porque é possível adquiri-lo por 130€ com retoma, o que o torna o melhor smartphone, de LONGE, nesta gama.

    O equipamento, de origem, vem um pouco “pesado”, notando-se um pouco de “lag” na execução de funções mais básicas como o scroll no menu ou o virar de página entre os vários homescreens, mas é possível fazer umas “brincadeiras” (não oficiais, claro..) que melhoram consideravelmente a sua performance geral.

    Diria que a maior falha neste equipamento, na minha opinião, é a navegação na internet. O multi-touch deixa um pouco a desejar, especialmente para que vem de gamas mais altas (iPhone, Desire, Galaxy S, etc.) e o ecrã de 3.2″ também não é o ideal para a função, embora não desmotive a sua utilização, pois até me encontro bastante a usar o browser.

    Em suma, para quem tem um orçamento limitado, este é um excelente terminal para quem procura um smartphone que rivalize com a gama mais alta em funcionalidade.

    Parabéns pela grande review nesta “excelência de conteúdos que é o Pplware”, como diria o Sr. Mário Crespo. 😉

  10. José Carvalho says:

    Muito boa revisão! 😉

    Também possuo este equipamento, à relativamente um mês, e devo dizer que satisfaz bem o preço. Pena não dar para instalar o flash player (pelo que sei..)

    Devo também acrescentar que a versão do youtube e da Market são é a ultima versão.

    Cumps!

  11. Valter says:

    Olá

    Tenho instalado no meu terminal HTC 1Ghz com 512 MB de RAM, uma room não oficial com o 2.3 (GingerBread), já ando a usar esta versão à cerca de 2 semanas.
    Posso dizer que é bem mais rápido que as versões anteriores.
    Não faço qualquer intensão de voltar a usar a versão 2.2 (Froyo).

  12. ogalho says:

    Comprei um na Optimus na promoção de “Desbloqueados” e até ao momento apenas estou desiludido com o facto de o LG desmontar o cartão SD aleatóriamente sem razão aparente…

    • José Carvalho says:

      Verdade!

    • tunes says:

      Tb tenho tlm mas e isso nunca me aconteceu. mas ja li num forum que esse e um problema comum… a soluçao passa ppr comprar outro cartao sd! Pelo menos quem teve esse problema relatou ter resolvido assim. Tem é que ser do “tipo” (nao sei s e este o termo correcto) ou superior.
      outro prolema bastante comum parece eser o pó que o.tlm ganha no visor =\

    • amigo says:

      actualiza para a versao V10n que ja nao te acontece isso

      a lg ja lançou update..

      façam uma analise ao “GO sms”

      • Hugo Cura says:

        Por acaso testei o go sms há 2 ou 3 dias e o Handcent SMS é bem mais completo, tanto em opções como na integração com o sistema.

        Aliás, é do conhecimento geral que o Handcent é o melhor… mas claro, cada um tem a sua opinião.

  13. Alexandrer Ramos says:

    Boas ppl,

    Também tenho este pequeno brinquedo e estou bastante satisfeito com ele, apenas gostaria que tive-se dimensões maiores 4″ por exemplo. No entanto, estou contente lanço tb aqui uma duvida como dar indicações para as fotos tiradas fiquem armazerenadas no cartão dememoria?
    Cmps,
    Keep-out the good work

  14. Carlos Morais says:

    Excelente review!
    Também tenho este Lg(é o meu primeiro smartphone).
    Tem uma construção agradavel e o necessário a nivel de hardware, por este preço é o melhor!

    cumps

  15. Pedro C. says:

    ogalho,

    Segundo li, o problema do SD unmount tem a ver com o cartão SD que vem de origem. Existe pessoal pelos foruns fora que diz que resolveu o problema comprando um SD Classe 4 ou superior.

    Tenta pesquisar sobre o assunto que irás encontrar mais informações.

  16. darko says:

    Pois, também gostava que este comparativo tivesse sido feito com o San Francisco e com o A5, mas pronto…

    • Jorge says:

      exacto a comparaçãp entre os tlmvs devia ter sido feita com os modelos sapo A5 e o optimus san francisco, pois sao os modelos da mesma gama de preços actuais

  17. Ryan says:

    Comprei um LG recentemente. Este e o meu primeiro passo no android como comprador. ja tinha brincado com aparelhos de alguns amigos e por acaso nao fico desapontado com as primeiras opcoes. Ha ainda muitas coisas por descobrir. quanto ao aparelho em questao… o ecra capacitivo… e realmente bastante melhor do que o resistivo ou como lhe chamam. Quanto ao Android e outros aparelhos acho que entramos numa era em que o consumo tem de ser demasiado imediato. Comprar hoje um telefone com 1.6 e amanha ja existe 2.3 e o aparelho que tenho nao e compativel… acho que e um exagero. So mesmo a pedir consumismo. Pelo menos um sistema deveria de ter um ciclo de vida um pouco mais alargado. Um ano e meio nao seria ma ideia ate porque ajudaria muita gente. Comprar hoje e dentro de uma semana ja esta desactualizado… vai la vai… ate a carteira abana

    • viperbruno says:

      Há mais opções para alem de Android… 2011 pode ser o ano de arranque do Windows phone e esse promete um padrão de qualidade, que até agora só era acessível para quem tivesse dinheiro a esbordar em casa (falo do amado para alguns: iphone).

      Com padrão não falo em nível, pois esse já o era atingido, falo em padrão de padronização. Também teremos a possível reencarnação da Nokia – apesar de cada vez acreditar menos, visto o que fizeram com o Maemo, que é um monstro e preferiram começar do zero, sabendo que a Nokia apenas está com o saldo positivo devido aos vulgares telemóveis, opções duma empresa sempre ela controversa – ou seja, Nokia com o Meego e a entrada da Microsoft PODEM novamente conferir um mercado que prime pela qualidade e não pelo desprezo pelo consumidor… A HP tambem tem um belo sistema em mãos, a Samsung está a fazer um trabalho razoável com o bada. Bem, 2011 PODE ser o ano em que o consumidor deixa de estar tão sujeito as variações tecnológicas (aka deixar de ser comido).

      Agora com tantos sistemas coloca-se um novo problema, como em todas as guerras apenas há um grande vencedor e todos os outros “perdem” e seus respectivos utilizadores. Vejamos blue-ray vs HD-DVD . O ano de 2011 ainda vai ser mais agitado nesse aspecto, então será isso algo bom ou algo mau?!

      Aceitam-se prognósticos…

  18. Pedro C. says:

    Concordo que deveria ter sido comparado também com o San Francisco, agora com o A5?

    Penso que foi retirado indefinitivamente do mercado por parte da TMN, aparecendo na loja online como “esgotado”, apesar de ainda haver lojas que o tenham em stock. O terminal apresenta muitos problemas, desde a tampa traseira ser frágil a som baixo nas chamadas, mas o principal sendo o ruído em chamadas 2G.

    É verdade que nem todos têm esses problemas mas está já confirmado que a TMN está a reembolsar os clientes que queiram devolver o equipamento.

    Era possível compará-lo com este LG, mas o A5 partia logo com um “handicap” muito grande, na minha opinião pelo menos.

  19. Hugo Cura says:

    Muito boa análise Ana, não conhecia este smartphone a fundo.
    É bastante equilibrado e o Android 2.2 de origem é de facto um ponto forte.

    Quanto ao gingerbread correr bem num smartphone lowcost… eu tenho realmente dúvidas. Testei uma ROM 2.3 no TMN a1 e, embora não optimizada, não me parece que consiga correr a fundo em aparelhos desta gama. Vamos ver…

    PS: a câmara do TMN a1 é realmente uma lástima, o pior desse smartphone. Um telemóvel que tenho com câmara de 2MP, também Huawei (TMN U125), consegue ter qualidade superior! Já para não falar em píxeis brilhantes que é possível ver nas fotos em ambientes mais escuros… no entanto é mais que suficiente para MMS e uploads para o facebook.

  20. dajosova says:

    Tem vendido imenso este smartphone… para o preço ombreia com o Optimus Boston. Nessa perspectiva, acho que só perde mesmo por não ter os 5MP e o led flash.

    Bom artigo!

  21. RCS says:

    Na segunda página do comparativo dizes: “Visualizando as fotos de mais perto, não há duvidas: o LG Maximo One é bem melhor que o TMN A1.”

    Não concordo! A fotografia do A1 tem muito mais detalhe do que a do LG. Basta olhar para o símbolo do DVD ou para a marca do monitor.

    • Ana Narciso says:

      “Sharpness” da foto não é tudo. A meu ver, o TMN A1 abusa desta característica. E em termos de cor o TMN A1 é muito mais irrealista.

      Experimenta clicar em cada uma das fotos em zoom out para obteres os ficheiros originais e veres ao pormenor.

      • RCS says:

        Não me estava a referir ao sharpness.

        A foto do A1 tem muito mais informação do que o LG. Consegue ver coisas que o LG simplesmente não “apanha”.

        • Ana Narciso says:

          Sim, também me parece que tenha mais informação. Mas balanceando as várias características de uma boa foto, na minha opinião, este LG Maximo One é melhor.

          Utilizei um TMN A1 de um amigo e ele é da mesma opinião. São gostos.

  22. Guzzman says:

    E que tal uma análise ao San Francisco? 😀

    • JPedrosa says:

      é um Boston mais lento 😉
      a razão é simples, tem o mesmo hardware em praticamente tudo, mas tem uma resolução muito mais alta, o que obriga a muito mais esforço por parte do GPU para processar muito mais pixeis com o mesmo hardware … conclusão … mais lento que o Boston.

  23. Luís Calheiros says:

    Tenho este telemóvel há um mês e adoro. É o meu primeiro smartphone e até agora não tenho queixas dele, só me impressiona!

    Parabéns pela review!

  24. techdani says:

    Este lg maximo one da optimus vem com as mesmas especificações que o lg maximo one da vodafone?

  25. MoosHD says:

    Não aparece no site da optimus, nem nos pontos.

  26. JPedrosa says:

    Boa tarde Ana,
    em primeiro lugar, mito bom ano, e muito bom artigo para “começar” o ano.

    Preocupa-me que fales de alguma falta de fluidez nesse hardware com 2.3. O Boston tem poucos “entraves” mesmo com o 2.1, e o 2.2 é consideravelmente mais leve. Não haverá aí alguma questão?
    Que pontuação fez no Quadrant?

    Gostaria no entanto de ter visto uma comparação não com o Wave (se bem que entendo perfeitamente a razão, é o que tens aí disponível), mas sim com os alguns (se possível, todos) dos mais directos concorrentes: Optimus San Francisco, Optimus Boston, Sapo A5, por aí.
    É o roundup dos 600MHz, diria eu.

    Quanto à história do requisito mínimo de 1GHz para o Android 2.3, a confusão foi causada pela própria Google.
    Cronologicamente, foi assim que aconteceu:
    1 – O Android GingerBread, que numa fase inicial seria o 3.0, tinha como requisitos mínimos o tal 1GHz de CPU
    2 – Pelos mais variados motivos, foi forçado um update antes da release 3.0, esta release manteve o nome anunciado GingerBread, mas tem os requisitos do Android 2.2, dado que é apenas um upgrade a esta versão, e não a falada versão 3.0 que terá uma série de questões novas.

    Assim sendo, a 2.3 é igualmente leve tal como o 2.2, e tem requisitos de hardware semelhantes, não há razão para a LG andar a dizer o que diz, a não ser que tenha alguma jogada de marketing por trás, tipo promover os dual core ou assim.

    • JPedrosa says:

      “Preocupa-me que fales de alguma falta de fluidez nesse hardware com 2.3” … correcção … com 2.2

    • Pedro Rocha says:

      Boa tarde,

      Tenho este LG há 3 semanas e estou bastante satisfeito com ele. As únicas coisas que penso que faltam é:
      – um led de flash (para usar como lanterna)
      – uma ligeira afinação no sistema de som, visto os graves são serem fantásticos. Musica sem fones esqueçam…

      De resto, o lag que se sente ao navegar no telemóvel e a jogar jogos ocorre se estiverem constantemente com os dedos a pressionar no ecrã, pois se fizerem as movimentações rápidas com os dedos, ou pressionando rapidamente não existe abrandamento da interface.(penso que a 2.3 minora este problema)

      Quanto aos problemas dos unmounts penso que seja de alguns cartões. Estou com um da samsung de origem e ainda não tive problemas. A bateria dura-me entre 2 horas até 3 dias, dependendo do que estiver a fazer com ele… (convém fazerem um ciclo de descarga completa quando o recebem para ele fazer reset ao contador de carga da bateria).
      Outra coisa que recomendo, se forem um pouco mais aventureiros, é colocar uma custom recovery no telemóvel, e fazer um backup. Isto para depois poder remover toda a PORCARIA sem preocupações que os operadores (optimus e vodafone) metem nos telemóveis, que ajudam a consumir bateria e recursos.
      Não aconselho a flasharem o telemóvel com a ultima rom da LG, via KDZ pois há povo a ficar com o telemovel brikado.

      Há custom roms tugas (Javali, Void, etc).

      TL;DR version:
      Excelente telemóvel, boa bateria se andarem com ele em modo poupança. Bom suporte por parte do público. Bom para começar a brincar com android a sério. Não é um tijolo, e o ecrã tem um tamanho confortável para um táctil.

      • tunes says:

        Ja li q fazer esse ciclo de descarga na primeira utiizaçao e desnecessário. Q ate pode ser prejudicial visto gastar um ciclo (estas baterias de litio têm cerca de 300 ciclos). deve sim fazer-s umciclo de carga/descarga por mes… mas isto sou eu, leigo no assunto, a dizer aquilo q li, em sites confiaveis…

    • Ana Narciso says:

      Olá JPedrosa,

      Os modelos que referes serão analisados a seu tempo. 🙂

      A falta de fluidez que eu noto é aos meus olhos, aos olhos de quem utilizou até agora apenas smartphones como o iPhone (super fluido) e o Samsung Wave a 1Ghz, tão fluido como o iPhone.
      Acontece que eu estou terrivelmente mal habituada e por isso noto cada pormenorzinho.

      Conheço quem tenha o TMN A1, que está nesta gama, e ao contrário do que eu noto, estão perfeitamente habituados à sua fluidez.

      Viste o meu segundo vídeo da análise? Lá faço um teste de fluidez tanto aos menus, como ao browser. É daquilo que me queixo, assim como no lag ao escrever uma SMS, por exemplo.

      Quanto à utilização desse benchmark, nem fazia ideia que ele existia, visto esta ter sido a minha primeira experiência “Android”. Conheço bem melhor o iOS e o bada, pois foram smartphones que analisei aqui.

      Obrigada pela tua sugestão e irei com certeza usar essa aplicação para comparar os diversos smartphones 😉

      • JPedrosa says:

        Para mim está esclarecida a questão da fluidez, ao dizeres que comparas com máquinas superiores 😉
        Eu avalio perante a concorrência semelhante.

        Aquele lag, e aquela necessidade de “tocar mesmo no ecrã” em vez de deslizar rapidamente pelo ecrã, como em modelos superiores, é mesmo “normal” para os rapazes dos 600MHz, e para aquele tipo de ecrã.
        Depois existem várias condicionantes, como a quantidade de apps abertas, e gestão da energia, eu por exemplo uso o SetCPU e ele ao fazer o scaling on demand, por vezes baralha-se das ideias, é normal, porque ao ligar o ecrã o telemóvel vem de 120MHz para poupar bateria.

        Outra coisa que é natural, e a malta por vezes ignora, é ao instalarem o App2SD num Android 2.1 ou usarem essa feature no 2.2, ao estarem a instalar programas no SD, estão na realidade a instalar num sistema de armazenamento muito mais lento que a memória do telemóvel. E quando estamos a falar de widgets e outras tralhas no SD … imagina o lag que mete. Por vezes a malta esquece-se que existe um preço a pagar por ter apps no SD em vez da memória do tele.

        Eu, como tenho a plena consciência que ou vivo com esses lags ou compro um tele melhor para o qual não estou disposto a gastar … fico bem 😉

        Uma vez mais, parabéns pela review completa e organizadinha, é só acrescentar os resultados do Quadrant que pelo menos dá para hierarquizar os equipamentos. É giro ver o resultado nesse teste no mesmo equipamento com 2.1 e depois com 2.2

        • Ana Narciso says:

          Comentário bastante esclarecedor 😉

        • Hugo Cura says:

          Tal como a Ana disse sim, há bastante informação útil no teu comentário.

          No meu TMN a1, com a versão 2.2.1, optei por instalar as aplicações no cartão SD… uma partição ext2 com 1GB dá um jeitaço 😀

          Pelo SetCPU verifiquei que em default o CPU vem configurado com 245MHz mínimo e 528MHz máximos. Como mudei o kernel, alterei para 122MHz mínimo e 672MHz máximo (mais que isso fica instável :p)

          O benchmark que referes é sem dúvida o melhor e mais completo. Já agora deixo a info do meu:
          @528MHz: 434
          @672MHz: 486

  27. night says:

    a falta de fluidez, apenas é mais sentida ou quando o telemovel é acabado de ligar, ou quando se tem o wifi ligado.

    não concordo totalmente com um ponto “contra” que referiram, o “Dificuldade na remoção da tampa traseira”, isto apenas acontece para quem pega no telemovel pela primeira vez e não lê o manual de instruções (aconteceu comigo). porque lá explica bem como remover, e é muito fácil.

    e falta um grande ponto negativo, o pior neste telemovel, que são os “unmounts” ocasionais que acontecem.

    de resto é 5 estrelas o telemovel.

    • Ana Narciso says:

      Sim, a falta de fluidez nota-se mais nessas ocasiões, mas mesmo assim a navegação multi-touch no browser é um pouco dolorosa e há sempre aquele lagzito a escrever no teclado, assim como a deslizar rapidamente um menu. Desculpem, mas estou habituada a smartphones superiores e essas diferenças são muito notórias para mim.

      Eu vi o manual de instruções e tive mesmo assim bastante medo de partir a tampa que é de plástico. Se calhar é porque sou demasiado cuidadosa…

      Mas é claro, depois de tirar a tampa 2 ou 3 vezes, perdi esse receio e foi mais fácil, tal como eu descrevi no artigo.

      Quanto ao ponto negativo em falta, não tive qualquer problema com o cartão de memória… já vi aqui comentários sobre isso e parece que não afecta todos os cartões de memória e pode ainda ser resolvido mediante um update ao smartphone.

  28. Miguel says:

    Estou a pensar seriamente em adquirir este smartphone e agora que vi esta análise não tenho duvidas que se o comprar é uma boa compra que faço 🙂

    Bom trabalho mesmo. Continua 🙂

  29. Karven says:

    Boa review, tambem possuo este smartphone e está bem feito para o preço cá em Portugal, mas caso tenham lag no telemovel podem sempre alterar as aplicações por exemplo metem launcherPro que para mim torna-se muito mais intuitivo o telemovel além de poder fazer rotate no homescreen e não estar limitado a 5 ou 7 screens.

    • Cosme Benito says:

      O LauncherPro é fenomenal, também o recomendo.

      • Hugo Cura says:

        Eu também, aliás, até o comprei. São $3 bem aplicados.

      • tunes says:

        arranjei gratuito no android market e instalei mas nao alterou nada =/ o q tenho de fazer? essa versao paga nem a encontrei…

        • Hugo Cura says:

          A versão paga pode ser comprada apenas a partir da aplicação gratuita ou do site do programa, não está no market.

          Quando eu experimentei a solução gratuita, bastou instalar e premir a tecla “desligar chamada”, que vai para o ecrã principal (home) e aí aparece opção para escolher o launcher a usar (já que a pré-definição foi removida por ter instalado um novo launcher).

          Existem outros como o ADWLauncher (gratuito), ADWLauncher EX (pago) e Zeam Launcher (gratuito), todos também bastante bons.

      • phoenux says:

        Recomendo o Go Launcher… É gratuito, bastante rápido e tem um funcionalidade de folders onde podem agrupar várias aplicações.

  30. Paulo Carvalho says:

    Não queres especificar melhor como foi isso do certificado?
    Suponho q seja igual em todos os android’s 2.2…

    Obrigado

  31. Cosme Benito says:

    A review até toca nuns pontos interessantes mas comparar o Samsung Wave ao Maximo One acaba por não fornecer grande informação a quem está a ler a review. Era mais interessante ver uma comparação com o San Francisco, o GT540, Sony Ericsson X10 mini ou Sony Ericsson X8. Tudo terminais Android com mais ou menos a mesma gama de preço. O Samsung Wave custa quase mais 200€.

    • Ana Narciso says:

      A comparação é feita em simultâneo com o TMN A1, excepto nas fotos no exterior.
      Decidi incluir também o Samsung Wave pois é o meu smartphone e também porque achei interessante perceber a diferença dos tais 200€.

      Quanto à comparação com os restantes smartphones da gama, serão analisados também, a seu tempo.

  32. s-k says:

    Excelente análise. Parabéns.

    Nesta análise fiquei sabendo que o “Maximo One” da Optimus vem com algumas aplicações da operadora. 😛

    * AppStore
    * GameStore
    * MB Phone
    * Mobile TV (Clix)
    * Música Optimus
    * Wizi Location

    Por isso fiquei surpreendido pela positiva com a ausência de “crapware” no “Maximo One” da Vodafone 🙂

    Este LG Maximo One é sem duvida uma boa opção, tendo em conta a relação qualidade/preço.

    O problema do unmount está relacionado com a qualidade do cartão sd. E só acontece em alguns cartões de “origem”.

    Em relação ao lag ele é visível logo após o “boot”, mas desaparece logo.
    O que também causa lag são algumas aplicações mal concebidas que estão no Market.
    Por isso se o vosso LG está com lag vejam se na lista de serviços, existe alguma aplicação (instalada recentemente) que está a “devorar” os recursos.
    Definições > aplicações > serviços em execução.

    Não sei até que ponto o Google faz um controlo de qualidade aos programas disponibilizados pelo Market. Com o AndroidManifest.xml dá para se ter uma ideia da “segurança” da aplicação. Mas duvido que todos os programadores sigam à risca as recomendações do “Developer’s Guide”.

  33. Tom Raider says:

    Em geral gostei da análise. Achei-a justa acima de tudo.

    Foi pena o terminal não ter sido comparado com o A5 e o SF que deve ser a maior dúvida que muitos têm ou terão tido. Ninguém as terá se confrontado com a escolha entre este, o A1 e o Boston.

    Também foi pena a Ana não ter mais experiência com o Android. Saberia que a lista de aplicações que lhe aparece quando carrega durante alguns instantes no botão Home são as últimas 8 aplicações que foram corridas e não as que estão “adormecidas” à la Alt-Tab. Algumas outras coisas que terá estranhado também são tiques do Android. Melhorará com o tempo, de certeza.

    P.S. Gostei de não ver o tão costumeiro, e errado, “por defeito” para substituir em Português a palavra Inglesa “default”, mas “por omissão” na maior parte das vezes também não será a melhor escolha. Experimentem “predefinido”…

    • Ana Narciso says:

      Obrigada.

      Passo a citar:
      “A forma mais fácil de alternar entre aplicações “abertas” é carregando na tecla “Home” por alguns segundos, à semelhança de um ALT-TAB em Windows.”

      Tenha em atenção no termo “abertas” entre aspas, pelo facto de serem as últimas aplicações utilizadas ordenadas cronologicamente e não aplicações abertas. É, de facto, a forma mais simples de alternar entre aplicações, à semelhança de um alt-tab.
      Embora seja a minha primeira experiência em Android esse foi um pormenor que não me escapou.

      Quanto ao pormenor da expressão, concordo. “Por defeito” está completamente errado.
      “Por omissão” é a minha escolha e a de muita gente pela seguinte razão:

      “Default” em inglês expressa uma falha, algo em falta, algo omisso. http://www.thefreedictionary.com/default

      Um valor “by default”, é um valor escolhido caso outro esteja omisso, em falta. É portanto um valor “por omissão” de outro.

      “Predefinido” está também correcto, no entanto a minha escolha pessoal recai em “por omissão” por se aproximar mais do significado na língua original.

    • viperbruno says:

      Resposta P.S:

      Eu também em traduções uso o predefinido em vez desses exemplos que tantas vezes vejo em programas… Até cheguei em ficar em duvida se era eu que andava a teimar nisso.

      Prova disso é a tradução do Maxthon 3.0.19.2800

      Nota: se vires algo por traduzir no “Menu” é porque o ficheiro de tradução ainda é o antigo (para a versão 3.0 do Maxthon). Se tiveres interessado na nova vai a:

      http://translate3.maxthon.cz

  34. phoenux says:

    Parabéns pelo review Ana. Pareceu-me justa e bem construída.

    A única observação que tenho a fazer tem origem no facto de dizeres que o android não utiliza multi-tasking puro… O sistema de multi-tasking utilizado no android é relativamente semelhante ao utilizado nas aplicações desktop; a principal diferença (para além da limitação de recursos) prende-se com o facto de no android uma actividade ser notificada quando é colocada em primeiro plano ou em pausa, podendo recuperar ou alterar o seu estado. No entanto existem dezenas de processos a correr em “simultâneo” no equipamento (como por exemplo serviços de sincronização, serviços para reprodução de áudio, etc).

    Além disso as actividades são mantidas numa pilha LRU para que as últimas actividades utilizadas sejam mantidas em memória, enquanto for possível (ou seja, enquanto existirem recursos).

    Resumindo: na medida do possível e das capacidades do equipamento, o android utiliza um multi-tasking puro.

    Cumprimentos

  35. Luís Figueira says:

    Já tive oportunidade de mexer num e comparado com o meu A1, o LG é mais rápido, isto em navegação normal pelos menos do telemóvel, não testei em jogos nem aplicações. A navegação pelos menus foi mais fluída o teclado apareceu mais rápido quando necessário. Tanto o LG como o meu A1 estavam com a versão 2.1 do Android. Recentemente instalei a versão 2.2 Cyanogen Mod no meu A1 e melhorou bastante. A diferença de CPU entre os dois não é assim tão grande.

  36. Bruno R. says:

    Boas Tardes.

    Comprei este telemovel com os ponto da vodafone ( 100€+1850 se não me lembro bem ).
    Estou contente, é o meu primeiro telemovel andriod.
    Vou apenas mencinar o ponto negativos da minha parte:
    1-Pareceu-me demasidadas aplicações em background a correr, aplicação sem qualquer interesse para mim.

    2- Tem a lag MINIMO, na escrita de sms, mas reafirmo , que é mesmo minimo.

    3- A ver paginas na net, ai já tem algum lag quando se anda percorrer a pagina, mas mesmo assim funciona bem.

    4- O software da LG para usar no pc ( tanto para backup,etc e como para update de firmware ) , na minha opnião é demasido lento, pouco util. O update do firmware que já fiz ( 2.2 para 2.2.1 ) não correu a primeira mas correi bem a segunda, foi so seguir os passos.
    Talvez por ainda não saber bem como funciona mas demorei a volta de 1 hora para conseguir fazer backup do contactos.

    comps.

  37. Anonymous #1 says:

    Este modelo também é conhecido por LG P500.
    Tenho um adquirido recentemente na Optimus e posso dizer que é EXCELENTE. É o melhor que já testei para ver TV-Mobile conseguindo reprodução sem “soluções” (ao contrário de alguns Nokia).

    Para visualizar vídeos podem ir buscar ao Android Market 3 players gratuitos. Testei com ficheiros *.mpg e não detectei problemas (sem conversão).
    Reprodução de ficheiros *.wmv é que tive problemas porque a reprodução foi tremendamente lenta em todos os players usados (a pedir conversão para uma resolução mais baixa que seja suportada pelo processador).

    Recomendo! Pena não ter videochamada.

  38. Anonymous #1 says:

    Corrijo o comentário anterior:

    sem “soluções” = sem “soluços”

  39. Vítor Antunes says:

    Tenho este aparelho e estou maravilhado, o único contra é a falta de flash na camera, e a nível de software este processador não suporta flash no browser

  40. Carlos says:

    Boas,

    Tenho o LG a poucos dias e notei um pequeno ruído de fundo nos telefonemas. Não sei se é defeito do meu LG ou se são todos assim.

    Parabéns pela review!

  41. Bruno R. says:

    Aqueles que compraram este telemovel. Ele as vezes reinicia-se sozinho? da minha parte parece que existe mau contacto com o cartão , pois ele reinicia sozinho e não faz “unmount” do cartão sozinho , mas depois faz o mount novamente.
    Alguem com sintoma semelhante?

  42. Filipe Sousa says:

    boa tarde…
    adquiri um destes equipamentos ha pouco tempo e tenho algumas duvidas:
    1- sou so eu que noto que nas chamadas se ouve um ruido de fundo??? ha solucao???
    2- nas sms, com a ROM original, como se poe a foto a aparecer no eu??? e que aparece a dos outros mas a do utilizador nao… e ja tentei de tudo… criar perfil, criar contacto com nome eu, por foto na conta google, sincronizar conta google e facebook.
    3- nos nokias, pa receber mms, existe uma funcao de ligar somente quando necessario, ou seja, so liga se estiver a receber mms, etc… neste so existe a opcao de desligar, ou ligar… exite solucao, ou alternativa???
    4- por vezes noto que o meu saldo diminui sem razao aparente e liguei a operadora e nao tenho nada activo… existe maneira de por o tele sem possibilidade de retirar saldo sem mnh autorizacao nas aplicacoes e net???
    desde ja muito obrigado pela atencao e peco desculpa por estar a bombardear com perguntas :)…
    aguardo uma resposta pf…

    cumprimentos

    • Hugo Cura says:

      1- não
      2- no meu caso (com a aplicação original) basta associar o meu nº a um contacto e atribuir-lhe uma foto
      3 e 4- usa a aplicação “APN OnOff”. Existem também outras idênticas.

      • Filipe Sousa says:

        boas… desde ja obrigado por tentares ajudar… essa situacao do contacto ja a tinha tentado da mesma maneira que tu e nao resolve, plo menos a mim… sabes mais alguma solucao???
        ah, ja agora, mais uma duvida x)… instalei o handcent como opcao que e mais completo e ja aparece fotos e tudo, mas ag, aparecem sempre os dois… como posso omitir o original???
        desculpa pela insistencia…

        brigado

        • Hugo Cura says:

          Não…
          No handcent podes definir a tua própria foto, tens isso lá nas opções, portanto pode ser que resolva.

          Aparecem sempre os 2 onde?

          • Filipe Sousa says:

            sim ag com o hancente ja aparece foto…
            era na barra de cima msm do tlm,que ate a arrastamos p baixo p ligar o 3G e assim… mas eu la andei a ver e ja tirei anulei,digamos assim,aparecer as mensagens do servicos de mensagens original…
            ja ta tdo ok…
            ag no original nao cnsigo msm!!!
            ja ag cm posso saber se a versao de software que veio c o tlm e mais recente??
            mais uma vez obrigada…

  43. S3nd41 says:

    Tenho pó a começar a acumular-se por baixo do visor, no canto inferior direito do ecrã, mais alguém tem este problema? Já agora, alguém sabe quando sairá o upgrade para 2.3. Contactei a LG através do form de suporte e recebi o “discurso da treta” de que não tèm qualquer estimativa de quando será lançado o upgrade pelo que fiquei, sensivelmente, na mesma.

  44. Paulo P. says:

    Boa tarde. Tenho mandado indeciso em qual o modelo de smartphone devo comprar. Já vi que há pessoal que gosta do Boston, outros do San Francisco e outros do LG Maximo one. Não sei qual devo comprar. Confesso que, em termos de design, gosto mais do LG Maximo One. Confesso que me dá mais garantias a marca LG do que as outras que fabricam o Boston e a do San Francisco. O que aconselham?
    Quanto ao não suportar flash no LG maximo, na prática impossibilita o quê? Não poder ver os vídeos do Youtube, tal como num PC que necessita do adobe flash player? Outra pergunta é qual a distancia máxima que o LG Maximo One consegue captar o sinal de uma rede wireless?

    Obrigado.

  45. Comprei este telemóvel ontem e até agora tenho adorado! 😛 Não tem flash (nem na câmara nem no browser) mas não faz assim grande diferença.

    Para mim é o melhor android que anda aí abaixo de 200€.

    • Paulo P. says:

      Bom dia.
      Quanto mais leio na net informações sobre os smartphones da Optimus, fico indeciso e com receio das falhas que os equipamentos apresentam, segundo alguns relatos de quem já adquiriu.

      Não está fácil decidir entre o Boston, o San francisco e o LG máximo One. O caricato é que nem os próprios vendedores das lojas sabem ou conhecem as caracteristicas dos equipamentos. Compreendo mas é um pouco frustrante chegar á conclusão que ainda sabemos mais do que eles! 🙁 tenho um Sony Ericsson que tem funcionalidades essenciais tais como: despertador, calendário, bloco de notas, tarefas com aviso, rádio, mp3, acesso ao portal Optimus, MMS, SMS, etc. E alguns dos smartphones não tem calendário? Se necessito de enviar MMS ou de receber, tem de ser por internet? Não é a operadora que serve de ponte para enviar e receber? etc, etc. EStá visto que por causa dos possíveis desbloqueios à rede, há serviços que as operadoras deixam de disponibilizar e assim somos obrigados a gastar mais em internet, se não tivermos acesso a um terminal wireless! Como diz o ditado: não há bela se senão!

      • Hugo Cura says:

        “E alguns dos smartphones não tem calendário? Se necessito de enviar MMS ou de receber, tem de ser por internet? Não é a operadora que serve de ponte para enviar e receber?”

        Como?? Referiste 3 smartphones, todos com android, e todos têm calendário e mms normal (por gprs ou umts)… aprofunda lá primeiro os conhecimentos acerca do android e depois manda as críticas.

        • Paulo P. says:

          Boa noite. Finalmente, decidi aderir aos smartphones! 🙂 Optei pelo LG Maximo One. Gosto mais deste, pelo o aspecto visual, do que do Boston ou San Francisco. Agora, é que vai ser uma delícia para descobrir o mundo Android e como funciona o smartphone LG. Já tem tela de protecção e a respectiva capa de silicone. Agora, vou à descoberta do potencial do aparelho. Boa noite a todos.

      • Eu não comprei Optimus, comprei Vodafone. Portanto não há cá LG Optimus One, mas sim LG Maximo One (no fundo é o mesmo lol).

        Mas até agora tem estado tudo bem e tenho gostado.

  46. Paulo Rodrigues says:

    Estou indeciso entre LG Maximo One e o HTC Wildfire, podem dar-me uma ajuda?

  47. vitor says:

    Ola muito boa noite…Tudo bem?
    Queria muito saber se o LG p500 irá ou não ter actualização para o 2.3, era importante saber por favor…e no caso de sais quando estará disponível…fico agradecido pela ajuda
    Comprimentos (:

  48. Paulo Rodrigues says:

    Precisava que me esclarecessem umas dúvidas se possivel, como faço para ler QR Code, quando ligo o gps navigator que vem com o equipamento gasto internet?

  49. Chuck says:

    Ouvi dizer que estão para sair uns telemoveis em abril para competir com esta gama de preços (- de 200), nomeadamente uns samsungs, alguem me pode confirmar isso?

    Estou inclinada para este mas posso esperar ate ao fim deste mes se compensar.

  50. Paulo Rodrigues says:

    Mais uma dúvida, para alguém que me possa ajudar,tenho 19mb, livres no telemóvél e não me deixa instalar mais aplicações, não posso apagar pois as que tenho são as que vêm com o telemovel, há algima coisa que possa fazer para alterar isto? Ganhar espaço no telefone?
    Cartão tenho de 8Gb

  51. Paulo Rodrigues says:

    Novo problema, tenho montes de espaço livre tanto no telemóvel como no cartão e não recebo nem consigo mandar mensagens pois diz-me que não tem espaço livre!!

  52. rui says:

    Qual a alternativa pc suite para mac?

  53. rui says:

    A quem interessar aqui fica o link de modo a ter 2.3.3 no P500
    https://sites.google.com/site/lgp500maximoone

    Segui o guia e funcionou a 100%.

  54. Pedro Marques says:

    ja coloquei a versao oficial 2.3.3 no meu p500 vodafone e correu td ok..
    tb rooteei usando:
    http://p500brasil.blogspot.com/2011/07/root-e-custom-recovery-para-gingebread.html

    correu td bem tb.. 🙂

    Alguem sabe como desbloquear gratuitamente?

  55. Rui says:

    Quando fazem analise ao lg maximo black?

  56. Paulo Sarge says:

    Bom dia pessoal. tenho o LG MAXIMO ONE (P500) e gostaria de saber o que devo fazer para substituir o cartão de 2GB, que já contem pastas (algumas acho que são de sistema(?!)), por outro de mais capacidade?

    obrigado,

    Paulo

  57. Paulo Sarge says:

    Boa tarde.

    Problema resolvido.

  58. carlos says:

    ola o que é o certificado do SD (cartão memoria) e que quando vou a abrir o cartao memoria no telemovel ele diz “nao foi encontrado nenhum ficheiro de certificado do SD”

    eu queria saber o que isso é, alguém sabe???

  59. Daniela says:

    O celular lg máximo one tem abertura para colocar uma fita para por ao pescoço. obrigado

  60. Daniela says:

    era uma pergunta, peço desculpa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.