Análise – Monitor Samsung 3D LED S27A950D
6. On-screen Display (OSD)
Este OSD, ao contrário do que tenho vindo a usar, é pouco intuitivo e confuso. A diversidade de opções é vasta e adequada à tecnologia disponibilizada no ecrã, que detalharei mais à frente, mas não está devidamente organizada.
Dou um exemplo: assim que recebi o monitor, substituí o que uso diariamente e sentei-me comodamente. O brilho, largamente acima do meu perfil de utilização, precisava de ajuste. O botão "seta para cima" é um atalho para o brilho, mas descrevia como estando indisponível. Nas opções de imagem, onde se encontram todos os parâmetro relativos à afinação de imagem, o brilho estava também indisponível.
Algo me estava a baralhar... foi então que, após explorar todo o OSD, verifiquei que em CONFIG. & REPOR encontra-se a opção ECO que, uma vez activada a opção Sens. Luz Eco deixa de estar disponível a configuração manual do brilho. Portanto, o passo correcto inicial seria CONFIG. & REPOR > ECO > Sens. Luz Eco > Desactivar > Retorno > Retorno > IMAGEM > Brilho. Ou deveria ter lido o manual de instruções antes de ligar o monitor?
Curiosamente, no meu antigo monitor Samsung 226BW tenho uma aplicação para Windows que me permite controlar todas as opções do monitor, tudo o que está disponível no OSD, e que funciona pela interface DVI. Isto permite-me que, de forma mais cómoda e prática, possa escolher as minhas preferências apenas com o rato... isto disponibilizado em Fevereiro de 2007. Quase 5 anos depois, essa possibilidade simplesmente não existe.
Deixo um ficheiro com fotos de todo o OSD para que o possa conhecer na íntegra: Fotos OSD Samsung S27A950D
7. Tecnologias disponíveis
Existem imensas tecnologias presentes neste monitor. Olhando apenas para o autocolante presente na base é possível ver LED, 120Hz Real, 2D>3D, Ultra Clear Panel, Photo Accuracy 100%, ECO Motion Sensor e ECO Light Sensor. Esclarecido? Com a maioria, provavelmente sim, mas há algumas que o podem deixar na dúvida...
Começo já por referir uma não mencionada em sítio algum mas que é a mais importante: painel do tipo TN (e para quem conhece, está tudo dito).
A tecnologia TN (Twisted Nematic) é a mais utilizada no fabrico de monitores LCD. É caracterizada pelo baixo preço e excelentes tempos de resposta, na generalidade entre 2ms e 8ms. Mas tem desvantagens?? Sim, muitas: má reprodução da cor (não fiel à realidade), variação abrupta na cor com a mudança do ângulo de visão e alguns problemas em contrastes elevados. Esta tecnologia utiliza, para a representação da cor, apenas 6-bits (aos contrário das tecnologias IPS/VA que utilizam 8-bits) o que impossibilita a apresentação completa dos 16.7 milhões de cores disponíveis no modo True Color de 24-bits. Recorrendo a uma técnica chamada "dithering" é emulada essa representação em 8-bits mas os resultados não são perfeitos. Neste caso, é aí que entram as tecnologias Photo Accuracy 100% e SAMSUNG Magic Angle.
7.1. Photo Accuracy 100% Na descrição das características na página da Samsung, esta tecnologia "assegura que os seus momentos capturados, quer seja em câmara digital ou câmara de vídeo, são representados exactamente como se lembra deles. A funcionalidade Photo Accuracy distinguiu-se com as cores sRGB, que constituem o padrão cromático dos dispositivos digitais, tais como monitores, câmaras digitais e scanners, e dão vida aos momentos que captar sem as inconvenientes distorções (...)". Após ter lido acima, sucintamente, a forma de representação de cores da tecnologia dos painéis TN, esta descrição poderá não soar muito bem.
Na verdade, não estando eu munido de qualquer aparelho de avaliação da cor e comparando com os monitores que aqui tenho disponíveis no momento (todos TN), deparo-me com cores fantásticas, equilibradas, vivas e envolventes, com ênfase particular nos verdes e azuis claros. Ora, isto claro, considerando um ângulo de visão óptimo... algo que não é possível num painel deste tipo.
Notei um pormenor que, não estando dependente do ângulo de visão, é notado no canto superior esquerdo e no canto inferior direito, assinalado a azul nas fotos esquerda e direita abaixo, respectivamente. São uma espécie de mancha negra e dá a sensação que o painel está apertado demais naqueles locais, podendo estar forçado a vergar e apresentar assim aqueles defeitos. Isto parece-me um bom motivo para pedir a sua substituição.
7.2. SAMSUNG Magic Angle Esta tecnologia (ou conjunto de opções) pretende compensar o desequilíbrio na cor inerente aos painéis TN onde, para isso, muda ligeiramente os valores de luminosidade e contraste dependendo da opção de posicionamento escolhida (Modo Encostado p/ trás, Modo de pé, Modo de lado, Vista de grupo, etc).
Dependendo do ângulo com que se está a visualizar o ecrã, a cor varia essencialmente na vertical, mais numas cores que noutras e, essencialmente nas mais suaves, a variação é tal que descaracteriza completamente a tal cor, levando por água abaixo a tecnologia Photo Accuracy 100% e onde a SAMSUNG Magic Angle de nada vale. Deixo vários exemplos.
Imagem com a cor azul de fundo do Pplware.com:
Imagem com cinzento e preto:
Vídeo com imagens de várias cores:
O problema é bem evidente. Quando o utilizador está com o ecrã paralelo à cara, com os olhos a meio do monitor, o ângulo que o topo e a base do ecrã fazem com os olhos é suficiente para que haja uma quebra tremenda da qualidade da cor da imagem visualizada. Nas cores vivas é menos evidente. Repare-se ainda nas pequenas manchas negras que referi anteriormente (cantos sup. esq e inf. dir.), é possível notá-las perfeitamente no vídeo.
7.3. Ultra Clear Panel Dado o ecrã de superfície glossy (brilhante), a sua diagonal de 27" torna-o num excelente espelho! Bem, seria-o se não fosse esta tecnologia. Sucintamente, o objectivo é escurecer o ecrã apenas na reflexão de luz, procurando não influenciar a apresentação da imagem. A sensação é semelhante à que ocorre nos vidros fumados dos automóveis.
Peguei no meu netbook EeePC e coloquei-o bem junto do monitor. Sinceramente, não notei diferenças entre ambos... mas é possível que o netbook tenha uma tecnologia semelhante. No entanto, deixo a foto.
7.4. Iluminação LED As vantagens desta tecnologia já são quase cultura geral: mais económico, mais brilho e necessita de menos espaço. Gostei da iluminação mas seria suficiente se o máximo fosse os 50%~60%. Acima de 70% o brilho é tal que as cores ficam descaracterizadas e causa algum incómodo olhar para algo tão brilhante. Suponho que os valores acima desses 70% procurem compensar a perda de luminosidade enquanto são usados os óculos 3D. Pessoalmente, e de acordo com o que uso diariamente, neste monitor a iluminação ideal para o meu perfil "Internet" é de 20% e 40% para os jogos.
A tecnologia Mega Dynamic Contrast, uma vez escolhida o contraste dinâmico (onde o contraste estático é 1000:1) consegue atingir valores de contraste de 5 000 000:1. Experimentei e não sei como descrever. Digamos que o meu Samsung 226BW tem contraste dinâmico de 3000:1 e em algumas situações consegue roçar o exagero.
Seja como for, com o brilho no máximo os pretos são bastante razoáveis e o bleeding (manchas claras) é relativamente equilibrado, embora não seja tão uniforme quanto o desejado. Tentei fazer uma captura que o demonstra.
7.5. ECO Motion Sensor e ECO Light Sensor Estas tecnologias procuram aumentar a eficiência do monitor e são amigas do ambiente. Para quem gosta de se "preocupar apenas uma vez" (que é como quem se refere aos despreocupados), estas são funcionalidades ideais para serem configuradas uma vez e permanecerem a trabalhar "por conta própria", torno assim este monitor amigo do ambiente.
Graças ao sensor PIR, é possível detectar a luminosidade na sala (ajustando assim a luminosidade do ecrã para o valor estritamente necessário, segundo a preferência) e detectar a existência ou não de movimento em frente ao monitor. Um vez regulado um temporizador, se deixar de haver movimento durante um determinado tempo o monitor apresenta um pop-up com contagem decrescente de 10 segundos para se desligar. Findo esse tempo, passa para o modo stand-by e activar-se-á automaticamente assim que volte a surgir movimento.
Digamos que a quantidade de movimentos normalmente feita em frente a um monitor não é propriamente grande. Configurei o temporizador para 10 minutos e enquanto visitei uns sites e mexi no rato, o pop-up de aviso de entrada em stand-by surgiu... portanto a eficiência deste sensor depende do tipo de actividade existente na sala.
No geral, gostei bastante e achei positivo. Mas claro, a tal organização das opções ECO que referi no início permanece.
7.6. Tempo de resposta O tempo de resposta já habitual, nos monitores com painel TN, de 2ms GTG torna este monitor num must para os jogos, permitindo movimentos rápidos sem qualquer percepção de sombras no ecrã. Não há muito mais a dizer, é simplesmente o melhor que o mercado tem para oferecer nesta área.
Índice
- Página 1
- 1. Notas iniciais
- 2. Características principais
- 3. Especificações
- 4. Conteúdo da embalagem
- 5. Aspecto e design
- Página 2
- 6. On-Screen Display
- 7. Tecnologias disponíveis
- 7.1. Photo Accutacy 100%
- 7.2. SAMSUNG Magic Angle
- 7.3. Ultra Clear Panel
- 7.4. Iluminação LED
- 7.5. ECO Motion Sensor e ECO Light Sensor
- 7.6. Tempo de resposta
- Página 3
- 8. Desempenho 3D
- 8.1. Conversor 2D para 3D
- 8.2. 120Hz Real
- 8.3. Perfis de visualização
- 8.4. Experiência na visualização de conteúdos 3D
- 9. Consumo energético
- 10. Veredicto
« página anterior pág. 2/3 página seguinte »
Este artigo tem mais de um ano
Sinceramente parei na parte do TN. Next…
Boa review, mas tal como disse, neste momento só investia num monitor IPS. Por 200 euros já se compra um Dell de 23 polegadas com uma qualidade de imagem fantástica. Mas como é claro, cada um tem os seus gostos e no meu caso dispenso o 3D por completo, tanto no cinema como em casa.
Um feliz natal para todos e em especial para o pessoal da pplware. Muito obrigado pelo vosso trabalho ao longo do ano.
X2
Concordo plenamente…
Lindo! O Natal ainda não chegou, tenho que fazer o pedido a tempo xD
Análise completa e bestial, tal como sempre.
Esse monito é bué da fatela.
quem não comprava era eu.
gosto mais do meu LG 🙂
É horrível!!!
CAROS
Mas como podem dizer que um monitor deste calibre é fraco? Sinceramente, quem não sabe falar de tecnologia vale mais estar calado!
Pedro eu não digo o contrário, as características do monitor são muito boas.
Mas eu não não gosto do design, é esquisito e feio, mas é uma opinião minha cada um escolhe o que quer.
Não disse que era fraco. Pode até ser muito bom, mas na minha opinião tem um design horrível!!!
Se quiseres oferecer-mo… não digo que não! 😀
eu tenho em meu uso O LG 3D TV DM 2780D, e para ser sincero esta coisa pode dar um 3D melhor do que esse
eu tenho em meu uso O LG 3D TV DM 2780D, e para ser sincero esta coisa pode dar um 3D melhor do que esse, esta embalagem ainda me deu um comando com botao acessivel a 3D e da para ver tv coisa que esse n deve dar
Análise muito completa e interessante. Parabéns Sr. Hugo Cura. Infelizmente e embora eu acredite que para uma TV 3D 625€ não seja um total disparate, acho que a TV que vos mandaram para análise tinha defeitos a mais: nas fotos/vídeos nota-se claramente a base não coincide com a “perna”, o plástico da borda é uma anedota, os parafusos há volta do ecrã não mais sairão dali, a maldita TN, e as cores muito pouco homogéneas. Qualquer um destes defeitos seriam, para mim, mais que suficientes para não o comprar. Como disseram acho que vos mandaram uma “amostra” (muito fraquinha por sinal). Espero que a Samsung retire esse modelo do mercado brevemente e corrija (pelo menos) alguns dos erros enumerados.
Obrigado pelo comentário N. Roque.
Suponho que o que foi lançado, está lançado, que é como que diz “este modelo tem estas características, «ponto»”.
A base não coincidir com a perna, que refere, depende da inclinação que o monitor tiver.
O único defeito que noto e que será realmente um defeito, são as manchas escuras nos cantos do ecrã que referi. De resto, é mesmo tudo inerente a este modelo.
NOTA: várias imagens ficaram, por lapso, com o link para a própria miniatura, nomeadamente as mais pequenas.
Já estão todas corrigidas.
Análise muito completa, parabéns por o artigo. Fiquei mais informado sobre o panorama actual desta tecnologia.
Coisa mais feia. Por este preço compra-se um painel IPS em condições.
Bela review com a qualidade a que o Hugo já nos habituou. Sem papas na língua e sempre com sentido crítico.
bem o review serviu para eu ficar a saber que o 3D em monitores continua a trazer problemas de ângulos e a causar má disposição numa grande percentagem de utilizadores e parece-me que ainda tem muito por onde evoluir.
assim sendo o meu velhinho AL2423W de 24″ continua a ser um excelente monitor, começa é a notar-se a diferença nos consumos para os novos ecrãs LED. quando este pifar logo vejo 😉
Gostei bastante da review, mas como já foi dito, tem alguns contras nos meus padrões para comprar uma TV, e hoje em dia, uma tv com apenas 1 entrada HDMI(pelo que vi), já não tem lógica, pelo menos para mim.Para alem de não trazer o cabo… Mas mesmo assim, tens todo o mérito pelo grande trabalho que fizeste, continua.
Obrigado Luís Santos. Tal como referi, eu não vejo este ecrã como uma TV (embora também sirva para isso) mas sim como um monitor, apenas para utilização no computador.
Hoje em dia, uma TV que não tenha a componente “Smart TV” fica fora do baralho. A série S não o tem e é a série T (concretamente T27A950D) que já é mais rica em interfaces… e não só. Contudo todo o resto é igual, incluindo ecrã.
po nao sei nao esse monitor ein, acho que tem melhores
Sr: analista o senhor esqueceu de falar que a tela da samsung eh de 120 hertz em tempo real e as que tem na praca eh de no maximo 57 herts portanto qndo vc concta ela no pc va para painel de controle resolucao de imagem opcoes avancada e monitor desse o mause ate o 120 hertz aplicar e ok a tela fica com uma imagem de cristal e sm contar que ela e de LED.
Para quem achou a tela feia nos U.S.A ela foi considerada a tela a tela mais bonita do ano e ganhou o premio de designer.
Para os que tem tela LG essa m### eu tinha uma todas LG nao sao Black Light ou seja preto brilhante portanto coloque a lg do lado da samsung e joga um call of duty ou assiste um filme em bluray ai depois conversamos essa tela da samsung e para quem pode e nao para quem quer deu para enterder tenho uma e todos os meus amigos que viram a tela compraram uma igual
Esse é o melhor monitor para jogos!