Foxtab 1.3 – O Compiz no Firefox
O Firefox continua a ser o meu browser de eleição. Apesar de alguns problemas que apresenta (ex. o eterno problema de consumo de memória RAM), considero-o um browser muito robusto e bastante completo.
É verdade que os plugins são parte fundamental deste browser e nesse sentido apresento-vos uma pérola que impressionará qualquer um: O FoxTab.
Os separadores são um dos muitos trunfos que o Firefox trouxe à vida dos cibernautas, se bem que tem alturas em que são tantos os separadores carregados que se torna difícil gerir tanta página aberta… tenho que me orientar!
Porque não orientá-los de outra forma?
O FoxTab é uma excelente extensão, que permite dispor todas as janelas abertas do firefox de uma forma elegante, e que em muito se assemelha aos efeitos disponibilizados pelo popular software do Linux, o compiz.
Com esta extensão podemos ter uma visão abrangente ao visualizar as muitas tabs abertas em 3D, com vários efeitos onde além da parte artística está presente um método para correr os separadores à procura da página que procuramos.
O FoxTab disponibiliza um conjunto de opções que vão desde a simples alteração de cores de backgrounds, como a possibilidade de definir a disposição de todas as janelas.
Há mais… muito mais sobre este add-on para o Firefox, mas vou deixar para vocês, para que também tenham o prazer de descobrir outras funcionalidades fantásticas. Para começar a usar, basta proceder à instalação da extensão e depois carregar na tecla F12 para que o seu Firefox se transforme num autêntico "show" de janelas.
Artigos relacionados
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux Download: FoxTab 1.3 [232.20KB] Homepage: FoxTab
Este artigo tem mais de um ano
Quem usar rato: pressionar o botão direito e, sem largar, fazer scroll
Também dá mantendo premido o botão direito do rato e rodando a roda do rato.
Falando em extenções 3d interessantes (e práticas) há o Cooliris
https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/5579/
também disponível para IE
Aff, os separadores não são invenção da Mozilla!!!!!!!
Uma besteira dessas ser dita nos dias de hoje em que existe Wikipédia, inacreditável!
Se quiserem saber que navegador inventou os separadores busquem, pois já cansei de contar a história.
E essa extensão é uma cópia do Safari e do Aero do Windows. E não estou nem aí pra beleza, prefiro funcionalidade, o que o Firefox não tem.
Pra mim o FF é justamente o mais funcional, devido a grande gama de plugins….
Mas alguém diz que foi a Mozilla que inventou? Apenas dizem que foi um triunfo que o Firefox trouxe aos cibernautas, o que não significa que fosse sequer a primeira companhia a utilizar em browsers, que não foi, mas como foi um browser que fez um “boom” na internet, é uma expressão perfeitamente compreensível e comum.
Parem de ser tão preciosistas, preocupem-se com coisas mais importantes, certamente fora do vosso computador terão coisas mais importantes em que pensar.
EU acho que o @Rafael viu na wikipedia 🙂
Rafael,
Acho que vc é de outro planeta o planeta Gates!!!!!!!! KKKKKKKKKKKKK dizer que a raposa de fogo não tem funcionalidade ?????? não adianta falarem, é o maior navegador de todos que até a google (quem diria!!!!!) teve que fazer um navegador ás pressas e copiou os temas do firefox, más não importamos nós mozzilianos somos misericordiosos!!!!!!!!!!. Dá uma olhadinha se tiver coragem e instale o Firefox Lorentz, ainda versão de testes e veja o que acontece com os downloads!!!!! é só procurar no google q vc acha!!!! instalei a versão de teste e não deu até agora nenhum bug!!!!!! acorda!!!!!!!!!!!
É uma sugestão curiosa, mas não apresenta uma real vantagem em termos de melhoria prática de navegação com o Firefox… Até me atrevo a dizer que é apenas mais uma extensão que ajudará (imenso, a meu ver) a ficar com menos RAM disponível…
De qualquer das maneiras, a minha crítica não é depreciativa!
Por isso mesmo, deixo aqui o endereço para a minha colecção pessoal de Extras para o Firefox:
https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/collection/vithorius
@vithorius
Nice!
Já fui buscar à tua colecção o FaviconizeTab 😉
( https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/3780/ )
Dá imenso jeito!
Mas tu tens imensos add-ons! (52)
Eu neste momento estou a usar 7:
NoScript
FlashGot
Xmarks
Webmail Notifier
SpeedDial
Google Shortcuts
FaviconizeTab
eheh… (E oops! O sistema de notificação não me notificou esta tua resposta…)
Sim, estes 54 extras estão todinhos aqui no meu Firefox, e agora até estou a testar a versão Portable, que me permite levar o Firefox de casa para o trabalho e do trabalho para casa, sempre com a mesma sessão de navegação, os mesmos dados de formulários, logins e senhas, etc…)
O Google Chrome, o Opera, e até o Safari podem ser muito bons, mas de momento sem dúvida alguma que o Firefox ainda dá cartas! (e é com essas cartas que eu jogo!)
E em termos de performance, esta coisa porta-se bem?
Não ha nada do genero para o opera??
Grande trabalho! Parabens!!
Talvez seja muito útil para desenvolvedores. Eu não consigo gerir mais do que tres páginas, organizados ou não. Além do que, muitas páginas abertas diminui o rendimento da minha máquina.
Em teoria, o Firefox é o browser que gasta menos RAM actualmente:
http://lifehacker.com/5457242/browser-speed-tests-firefox-36-chrome-4-opera-105-and-extensions
Se o teu Firefox está a comer RAM de mais, é provável que tenhas um add-on (extensão ou plugin) a funcionar mal… Vê lá isso outra vez… Dizer que o Firefox come demasiada RAM é como dizer que o Windows tem virus… Tem, mas é depois de tu o meteres lá. 😛
Espero que isto ajude.
hum, tenho de analisar isso
Usar menos RAM não quer dizer nada. O Firefox era acusado de problemas de RAM antes por ter leaks mesmo, ou seja, comia RAM sem necessidade.
Agora isso não acontece (ou raramente). Mas para que é que eu quero um browser que consome menos RAM? Como é que esse é um critério que pode estar na escolha de um browser? Só se tiveres mesmo muita pouca RAM disponível, ou se gostares de ter tudo aberto ao mesmo tempo, até encheres a RAM por completo.
O Chrome tem aquela coisa de ter os plugins e separadores em processos diferentes, e isso faz com que ele use a RAM para torná-lo no browser rápido que é. Agora compara com o Firefox. A velocidade do Chrome conseguiu finalmente, depois de tantos anos, tirar-me do Firefox e fazer-me deixar de ser dependente das suas extensões. E agora eu posso abrir um browser e não ter de esperar aqueles segundos extra. Bloqueou? Fecho o separador e volto a abrir.
continuo a gostar mais do safari, mais rapido e fiavel
E limitado…
Através do MacOsX nem por isso, porque permite addons que interagem directamente com o Safari 😉
Não me conseguiu seduzir ainda…
E estou a usar em pc e mac (sim, ando a experimentar um mac).
Muito bom. Vou passar a usar!
b1bpt@fiambre.dsi.uminho.pt
Uma das melhores dicas para o Firefox que já vi, muito bom mesmo
Abraço
Desculpem o preciosismo mas o ff não trouxe separadores nenhuns quem trouxe foi o Opera como quase tudo nos browser veio do opera.
É interessante para monitorização.
Mas podia ter uma opção adicional de podermos definir movimento para as tabs abertas, e ter a hipótese de modificar ao segundo ou minuto. 😉
O meu firefox anda a portar-se mal ultimamente. Crasha muito e a maior parte das vezes fica com um erro que só fazendo reboot à máquina é que volto a ter Firefox. Muito chato mesmo, tenho que ver alternativas e esse Chrome parece-me bem. Pena é as extensões, mas primeiro que tudo o browser só é bom se funcionar mesmo.
Já experimentas-te a desinstalar e instalar novamente a última versão? O meu teve uns problemas semelhantes, não eram tão críticos, mas mesmo assim fiz isso e a partir daí nada assinalar, dias a fio a trabalhar, ás vezes 10 ou mais tabs, com todas a extensões que tinha e a funcionar na perfeição! Também pensei em mudar para o chrome, instalei, experimentei, é rápido sim senhor, mas não consegui largar o FF, pois simplesmente o chrome não me oferece a mesma experiência de navegação que o FF, neste é como me sentisse em casa, apesar de ter gostado do chrome. Agora que o FF está a funcionar como me sempre habituou nunca mais abri o chrome, não porque ele não merecesse, apenas porque continuo a gostar mais do FF. 😉
Verifica também nas extensões a “Java Console”, aqui tinha 5 extensões dessas activas (todas iguais) e ele andava com uns comportamentos estranhos, tirei isso e deixo de os ter.
muito bom, atrai as pessoas.