#WWDC19: Acompanhe em direto o evento da Apple e conheça o iOS 13
Hoje é dia de evento Apple dedicado aos programadores em mais uma Worldwide Developer Conference. A edição deste ano tem início às 18 horas (hora de Lisboa) e nós estaremos a acompanhar aqui tudo em direto.
Junte-se a nós e venha conhecer o novo iOS 13 para iPhone, o novo macOS 10.15 e, quem sabe... até um novo Mac Pro. Mas a grande novidade poderá mesmo estar num novo sistema operativo desenhado para iPad.
O iOS 13 é um dado certo para este evento. Há muito que são conhecidas algumas novidades. Mas o grande destaque parece ir para algo que surgiu durante o dia de hoje. Ao que tudo indica imagem de um iPadOS foram reveladas mesmo antes do evento. Será este o grande trunfo da Apple?
Destaques principais
São 17h58 quando começa a tocar música e a surgirem algumas imagens... o evento vai começar!
O centro são os programadores e é a eles que é dedicado o primeiro vídeo.
Tim Cook sobe a palco e dá as boas-vindas a todos à WWDC de 2019.
Segue-se agora um momento de recordar todos os grandes lançamentos da Apple. Um deles, a Apple TV Plus, com o anúncio de For All Mankind.
Apple TV e tvOS
Tim Cook anuncia suporte para multi-utilizadores na tvOS. Uma novidade muito aplaudida.
Ainda mais aplausos recebeu o suporte para controladores de jogos para tvOS, nomeadamente os da Xbox One S e PlayStation. Mas o suporte para Apple Music também melhorou.
Apple Watch e o seu watchOS
Agora com mais mostradores! Algumas das watchfaces permitem adicionar uma série de novas configurações.
Calculadora, livros de áudio, Voice Memos... são algumas das novas apps desenhadas para o relógio. E tal como era previsto, a App Store chega mesmo ao Apple Watch, podendo assim instalar as apps diretamente do smartwatch.
A Dra. Sumbul Desai sobe a palco para falar sobre os recursos de saúde.
Começa por destacar as "tendências de atividade", que mostram a atividade ao longo do tempo. Isto, em vez de mostrar apenas essa informação mensal. Depois mostra setas que revela se está a manter o ritmo ou a abrandar.
Se estiver numa zona com demasiado barulho passa a ser avisado e, para as mulheres, tal como era esperado, chega um sistema de controlo do ciclo menstrual, o Cycle Tarcking.
Agora o momento é de mostrar como tudo funciona neste novo watchOS 6.
Neste evento, se ninguém bate palmas elas são pedidas... nada pode ser mostrado sem um aplauso!
Novas cores de braceletes são também apresentadas...
E agora... é hora de iOS!
iOS 13
Primeiro, algumas estatísticas: o iOS 12 tem uma taxa de adoção incrível de de 85%... e não podia faltar a comparação com o Android 9 que apenas chegou a 10% dos smartphones. Ele foi instalado em mais sistemas do que qualquer versão do iOS, diz Tim Cook.
E para falar do iOS 13, ninguém melhor que Craig Federighi.
O iOS 13 será uma surpresa ao nível do desempenho. Desbloquear com o ID Facial acontecerá 30% mais rápido, por exemplo. Mas claro que a primeira grande novidade vai para o Dark Mode!
E não é que agora o teclado do iOS suporta escrita por swipe? Na app de música também há novidades. Com possibilidade de ter a letra da música em simultâneo.
Os Mapas da Apple receberam também uma importante atualização. Agora apresentam mais detalhes e sugestões de locais... mas Apple... ainda não estamos ao nível da Google 😀
Finalmente agora há possibilidade de criar percursos, adicionar imagens... ou seja, tudo muito ao estilo do Google Maps. Evidentemente que estas novidades ainda não vão ficar disponíveis para o mundo inteiro, mas o esforço está a ser feito.
Segurança no iOS 13
Uma das grandes novidades está no endereço aletório com que o utilizador poderá passar a contar.
Os sites e apps têm permissão para solicitar o seu endereço de e-mail, mas poderá optar por ocultá-lo. A Apple passará a criar um novo endereço aleatório que é encaminhado para o seu endereço real.
O HomeKit passará a contar também com um novo sistem de segurança de vídeo. Adicionalmente, chegará em breve aos routers.
Emojis e mensagens
Com uma simples foto poderá criar os seus emojis e poderá criar os seus próprios stickers. Muito engraçado para usar nas suas mensagens, usando a sua cara demonstrar sentimentos.
E novidades na app Câmara?
Passando para a câmera, é visível um novo recurso de iluminação de retrato que simula luzes em movimento mais próximas ou mais distantes de um objeto, como num estúdio de retratos.
Há também uma alteração na interface com mais ajustes rápidos possíveis de executar com um simples toque. Mas não é só nas fotos. Em vídeo também há grandes novidades de edição.
AirPods e HomePod
O Momento agora é para falar de AirPods, que agora anunciam a recepção de uma mensagem e permitem partilha de música com outro utilizador com um simples toque.
Com o HomePod há também novidades. Com um aproximar do smartphone ao HomePod a música ou chamada do iPhone passam para o HomePod.
A tão esperada funcionalidade de multi-utilizador passa a estar também disponível. Personalizando de forma mais profunda a interação com o equipamento.
E agora, CarPlay. Há um novo painel com espaço para controlo de música e eventos de calendário futuros. Há uma app de música redesenhada. E a Siri também trabalha agora com apps de terceiros como o Pandora e o Waze.
E eis que surge o iPadOS
Quais as novidades deste sistema operativo dedicado ao iPad?
- Slide Over - para multitarefa
- Split View - que funciona para apps iOS como para apps de terceiros, como é o caso do Word
- App arquivos - nova visualização e partilha via iCloud
- Suporte de pen e cartões SD
- Gestos para copiar/colar e para retroceder
Obviamente que o Apple Pensil recebe também melhorias, principalmente ao nível da latência que passa de 20ms para 9ms.
Tim Cook sobe novamente a palco para falar do Mac
Vem aí um novo Mac Pro! "É o mais poderoso Mac Pro que alguma vez criámos"
O Mac Pro tem uma estrutura de aço inoxidável, construído sob um conceito de modularidade e de fácil acesso aos componentes!
Vem equipado com um processador Intel Xeon de 28 cores, com memória ECC 2933MHz e 1,5 TB. Vem com duas portas Thunderblot 3, duas portas USB e jack de áudio de 3.5mm. Para a parte gráfica a Apple apresenta uma novidade, o HRM.
Para os editores de vídeo, especificamente, a Apple queria que os criadores pudessem trabalhar diretamente com formatos nativos. Mais, a Apple revela que o novo Mac Pro pode reproduzir três fluxos de 8K ProRes RAW ou 12 fluxos de 4K.
O formato... que parece um ralador de queijo, serve simplesmente de um sistema avançado de ventilação.
No momento de demonstração, são revelados alguns exemplos impressionantes de quantidade de dados a ser processada em simultâneo.
Agora fala-se do ecrã e começam por falar do HDR. Este ecrã Retina tem 32 polegadas e uma resolução 6K, com ângulo de visão superwide. Tem também um rácio de contraste de 1 milhão para 1!
Todas as especificações do novo ecrã.
O Mac Pro estará disponível este outono por um preço a partir de 6000 dórares. O monitor a partir de 4999 dólares e a base custará 999 dólares... com o suporte VESA a custar também 199 dólares... tudo se paga... bem.
E agora o macOS...
macOS Catalina
Segundo Craig, o iTunes não é uma app, são três: Música, Podcasts e TV. Foi apresentada uma nova app de música, a Apple TV recebeu suporte para 4K e Dolby Vision e Dolby Atmos. Tal como era esperado, os comandos de voz também chegam ao macOS.
Outro dos rumores confirmados é um novo sistema de partilha de localização que permitirá uma partilha de localização muito mais alargada e segura, através de beacons de localização.
Catalina fica disponível a partir de hoje para os programadores.
Ainda há espaço para falar dos projetos relacionados com a realidade aumentada e realidade virtual, com uma grande atualização par ao ARKit. Agora as pessoas podem estar completamente integradas neste mundo da realidade virtual. Incluindo reconhecimento de movimento.
Segue-se agora um momento de Minecraft no mundo real. É o Minecraft Earth.
Agora fala-se de Swift. São mais de 450000 apps que utilizam Swift. Agora surge uma nova framework, a SwiftUI.
Excelentes novidades para os programadores.
Craig despede-se dá a palavra a Tim Cook que faz o habitual resumo do evento. O acesso ao software beta estará disponível em julho e chegará a todos no outono, provavelmente com o lançamento dos novos iPhones.
Este artigo tem mais de um ano
Ah ah ah ah 85% apple tudo treta 100% de problemas e avaria nos apple e sempre igual
Nice!!!