Playstation Classic, uma viagem no tempo
Conforme já pudemos por várias ocasiões referir (ver aqui ou aqui), encontra-se para muito breve o lançamento da Playstation Classic.
O Pplware já teve oportunidade de embarcar na autêntica viagem no tempo que a Playstation Classic representa.
Com o aparente sucesso que têm tido os diversos lançamentos de consolas retro, a Sony não pôde deixar de aproveitar a ocasião e, tal como anunciámos aqui, tem-se vindo a preparar para o lançamento da sua nostálgica Playstation Classic.
A Playstation Classic representa, acima de tudo, uma tremenda homenagem à primeira versão da consola e corresponde também a uma autêntica viagem no tempo. Um tempo em que foram lançadas as sementes para muitos jogos que foram percursores de muito do que de bom se faz hoje em dia. E atenção... a consola vai chegar mesmo a tempo do Natal.
A convite da Sony Playstation, convite que aproveitamos para agradecer, o Pplware teve a oportunidade de ver, sentir e experimentar em primeira mão a Playstation Classic.
A Playstation Classic é bastante elegante mantendo o traço da consola original, o que lhe transmite também uma dose de carisma e nostalgia acrescida (especialmente a quem possui ou possuiu a original). Sendo uma réplica quase perfeita da consola original (pelo menos no design), a Classic é, no entanto, bastante mais pequena e leve (sensivelmente metade do tamanho e do peso), sendo dessa forma de fácil arrumação e transporte.
Os comandos, que simulam de igual forma os originais, estão extremamente fieis aquilo que os jogadores puderam sentir na altura em que a consola original se encontrava na berra, com tudo o que isso acarreta. Realmente, são tão fieis que a ausência dos analógicos (que tanto prezamos hoje em dia) acaba por se traduzir numa sensação estranha e de incapacitação. Pelo menos nos primeiros momentos, até aos nossos dedos se habituarem.
Como óbvio, não pudemos deixar de experimentar (a solo e em multi-jogador) alguns dos títulos mais bem badalados da primeira consola, tais como Resident Evil, Tekken, Rainbow Six ou Grand Theft Auto. Cada jogo mantém tanto o grafismo como a jogabilidade do seu original e isso traduz-se numa sensação quase imediata de "regresso ao passado". É boa a sensação e para quem teve a consola original e/ou é apreciador desses velhos momentos nostálgicos, a Playstation Classic será certamente um bom presente para colocar no seu sapatinho.
Isto pois o lançamento da Playstation Classic vem mesmo a tempo do Natal!
Os dados estão lançados e, com a lista de jogos que vem com a Playstation Classic já conhecida (ver aqui) resta saber qual a aceitação que vai receber do mercado.
Curiosos em relação à Playstation Classic? Estão a pensar adquirir uma?
Este artigo tem mais de um ano
A consola psx sempre se encontrou no mercado facilmente a 25€ sendo possível jogar backups sem xip…
Há muito marketing agressivo no aspecto visual da consola, mas o que interessa é o software que infelizmente na consola era extremamente de baixa resolução desilude e os comandos posuirem cabos e não terem como na altura os sticks por 100€ é um produto datado sem qualquer potencial.
Serve apenas para capricho de decoração e assim cópia a “concorrência”…
Concordo. Acho que é apenas mais um bibelot para colecionadores.
A mim a única consola que me emocionou na altura foi a Xbox. A psx e ps2 nunca me atraíram. Eu vi vídeos dos jogos nesta mini e os gráficos são atrozes… nem por 25 euros.
A xbox saiu depois da psx e da ps2. Se fosse pior era mau sinal.
Não era assim tão mal sinal até porque a Xbox na esmagadora maioria levou com conversões diretas da PS2 apenas os jogos programados de raiz mostravam a diferença….
Rui, eu tinha a Xbox e primos a ps2 e em praticamente todos os jogos a Xbox era muito superior (além de ter o XBMC), até mesmo um cabo que tive para saída em alta definição. Topo
Ainda tenho a original,a funcionar. Alguns jogos têm gráficos minimamente decentes e muito aditivos (Metal Gear, as sagas Syphon Filter, Dino Crisis, Driver 2, havendo mais alguns mas estes eram para mim os melhores e jogo-os na PSP Go de vez em quando). É carolice, há quem goste de jogar emuladores de Spectrum, MAME 32, Sega Mega Drive… Se é muito dinheiro? Nem por isso.
esse playstation classic usa o emulador PCSX para correr os jogos que tem