Keynote Huawei: Venha conhecer em direto o Huawei Mate 10
Durante os últimos meses muitas linhas foram escritas sobre o novo topo de gama da Huawei. Especificações, preços, design, modelos... tudo foi esmiuçado e muito já é dado como certo.
Mas só hoje, de Munique para o mundo, é que a marca revela todos os pormenores que pode acompanhar aqui no Pplware, em direto a partir das 13h.
Transmissão em Direto:
Especificações entre rumores e certezas
Existem muitas informações relativas ao Mate 10 das quais temos vindo a falar ao longo dos últimos meses. No evento de hoje é esperado que a marca lance 3 modelos: Mate 10, Mate 10 Pro e Mate 10 lite.
Destes 3 modelos, o Mate 10 será o que irá contar com ecrã de maiores dimensões, 6,2", com resolução de 1080 x 2160 píxeis. Os Pro e Lite terão um ecrã de 5,9" onde as diferenças se irão notar na resolução, o Pro terá 1440 x 2880 píxeis e o Lite 1080 x 2160 píxeis, pelo que desde já se percebe que terão uma proporção de 18:9.
Espera-se que o Mate 10 e a sua versão Pro venham equipados com o processador Hisilicon Kirin 970, 6 GB de RAM e 64/128 GB de armazenamento interno. Já a versão Lite deverá trazer um processador HiSilicon Kirin 659, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno.
Apenas o modelo Lite deverá trazer câmara dupla frontal, mas os 3 modelos irão contar com dois sensores na traseira. A aposta num assistente virtual já é dada como certa, não fosse esta a nova tendência do mercado.
Há ainda muito mais por descobrir, assista ao evento em direto!
Huawei Mate 10 e Mate 10 Pro - Um ecrã Full View
A série Mate desde cedo nos ofereceu ecrãs de grandes dimensões e com bons rácios entre o ecrã e o painel frontal. Com o Mate 9, smartphone lançado o ano passado, já contávamos com um ecrã de 5,9" num corpo de 5,5", mostrando o trabalho feito para reduzir as molduras.
O Huawei Mate 10 dispõe de um ecrã 18:9 RGBW HDR com 5,9", resolução 2K e 730 nits de brilho. Este ecrã é identico ao usado no iPhone 8 Plus, mas dispõe de melhorias no brilho.
Com a introdução dos ecrãs 18:9, a Huawei também não ficou indiferente a esta moda, tendo aplicado um ecrã FullView no Huawei Mate 10 Pro. Neste modelo podemos contar com um ecrã OLED HDR de 6" e resolução 2160 x 1080, este novo phablet mantém o tamanho de um smartphone de 5,5", oferecendo um ecrã de grandes dimensões sem aumentar o volume do dispositivo.
Um design pensado ao pormenor
Muitos utilizadores procuram cada vez mais um ecrã de maiores dimensões. Ao mesmo tempo, muitos utilizadores não querem smartphones demasiado grandes. Juntando o melhor de dois mundos, a Huawei aposta num design compacto que adiciona um ecrã de 5,9 num smartphone com dimensões de 5,5".
Mesmo com uma bateria de 4000 mAh, a série Mate 10 destaca-se por ter os phablets mais finos do mercado, com apenas 8.2mm para o Mate 10 e 7,9mm para o Mate 10 Pro. Comparando com a concorrência, o Samsung Note 8, com uma bateria de 3300 mAh, tem uma grossura de 8,5mm.
Para o modelo Pro, que dispõe de um sensor de impressões digitais traseiro, a Huawei afirma que este se encontra na posição mais confortável para uso, evitando os problemas que se registam com a concorrência, onde vários utilizadores tentam desbloquear na câmara.
O design do Mate 10 Pro foi desenhado simetricamente e incluí alguns elementos distintivos como uma barra na zona da câmara que cria um contraste com o resto do desenho do smartphone e um design curvo 3D que facilita o manuseio.
Tento o Mate 10 como o Mate 10 Pro estão desenhados para resistir a água e poeiras, com o Mate 10 a receber certificação IP53 e o Mate 10 Pro certificação IP67.
Huawei Mate X Porsche Edition
Tal como o ano passado, a Huawei apresentou também um modelo porsche edition que, ironicamente, chamou de Huawei Mate X Porsche Edition. Não foram reveladas mais informações, mas foi apresentado o seu design.
A fotografia como destaque
Dispondo de uma parceria com a Leica, para desenvolvimento da qualidade fotográfica, a Huawei sempre foi uma das marcas mais centradas na fotografia.
No Mate 10, a marca chinesa incluiu um um sistema de câmara dupla, desenvolvida com o cunho da Leica, e que oferece duas lentes, uma de 12 MP RGB e outra de 20 MP monocromática, com abertura f/1.6 nas duas lentes. Além disso possuí OIS e Huawei Hyper zoom.
Neste smartphone foi incluído um ISP duplo desenvolvido pela Huawei que promete uma focagem mais rápida, redução do ruído das fotos em ambientes de pouca luz e melhoria na deteção de movimento, faces e objetos.
A inteligência artificial está também presente na câmara, aliando ao conjunto de câmara dupla e ao duplo ISP um motor IA. A inteligência artificial irá reconhecer automaticamente cenas e objetos, otimizando os parâmetros para uma melhor fotografia. Além disso, irá ainda trazer vantagens nas selfies e zoom.
Inteligência artificial como base de tudo
A acompanhar o Mate 10 vem o novo Kirin 970 que além de um CPU octa-core e uma GPU com 12 cores, possuí agora um NPU (Neural-network Processing Unit) que irá centrar localmente todo o processamento relacionado com a inteligência artificial. O NPU, além de uma centralização na inteligênia artificial, irá aumentar o desempenho em 25x e a eficiência em 50x.
O Mate 10 é assim mais rápido que a concorrência em reconhecimento de fotografias, sendo, segundo a marca, 20x mais rápido que a concorrência com base no teste de benchmark "100 photo recognition".
Neste novo phablet, a Huawei mantém o uso do machine learning, que permite manter o dispositivo sempre rápido e a priorizar as aplicações que o utilizador mais utiliza ao longo do dia.
Vai ser também possível fazer tradução em tempo real de voz, conversação, fotografia ou textos. Fazendo uso da inteligência artificial, o Mate 10 é 300% mais rápido e suporta mais de 50 línguas para tradução instantânea.
Modo PC
Tal como o Continuum da Microsoft e o DeX da Samsung, a Huawei também apresentou o seu modo para tornar o seu smartphone num PC. No entanto, ao contrário das outras marcas, não existe necessidade de uma base, sendo a ligação feita através da tradicional conexão USB. Terá suporte a multitasking e multi-janelas e o touchpad e teclado serão o smartphone.
A Huawei apresenta assim a sua nova série Mate 10 que traz bastantes novidades, especialmente aliadas à inteligência artificial.
Este artigo tem mais de um ano
A nomenclatura parece-me um pouco estranha mas será interessante ver o que lançam. Entendi que não consegue capturar 4K 60fps pelos dados do 970 o que é pena.
Que vício em meter um apresentador Chinês/Japonês/Coreano/etc a falar inglês. É um autêntico atendado aos ouvidos. Surreal…
Acho que é estupido esta comparação das bordas do ecrã, que eu saiba, elas tem uma utilidade bastante importante, eu pelo menos gosto de segurar no telemóvel XD
Não chegaram a falar sobre o mate 10 lite ?
Alguem sabe dizer se o Mate 8 ira receber o Emui 5.1
“Destes 3 modelos, o Mate 10 será o que irá contar com ecrã de maiores dimensões, 6,2″
5.9” certo ?
Estava a espera de um phablet maior, sendo que apenas me resta o Mi Max 2…
Tenho um Huawei P8 lite a reparar desde Dezembro de 2015, a lei diz que os bens móveis devem ser reparados em trinta dias… Já fiz mais de 1600 reclamações, inclusive no livro de reclamações do regulador.