Innovative Car Experience – Bosch apresenta soluções de Condução Autónoma e Conectada
A Bosch e a Universidade do Minho estão juntas numa parceria de inovação - Innovative Car HMI - que envolve projetos de investigação científica e desenvolvimento de soluções que antecipam os novos desafios do futuro da mobilidade, onde os carros inteligentes são a palavra-chave. Estes projetos envolveram cerca de 400 colaboradores e um investimento de 55 milhões de euros.
Hoje, em Braga, no evento Innovative Car Experience estão a ser apresentadas as mais recentes inovações do domínio da condução autónoma e conectada a nível mundial, com destaque para a estreia, em Portugal, do sistema de comunicação entre veículos e do parqueamento autónomo da Bosch.
Innovative Car HMI
A condução autónoma será uma realidade e a Bosch está na linha da frente no que respeita ao desenvolvimento de soluções de mobilidade do futuro.
Em Portugal, a parceria com a Universidade do Minho está a fazer história com a investigação e desenvolvimento de soluções que antecipam os desafios da mobilidade. Soluções onde os carros autónomos são capazes de captar informação sobre o mundo à sua volta, com o objetivo de tornar a condução mais segura, conveniente e confortável, com recurso a câmaras, sensores e tecnologia de ponta.
A Bosch está a desenvolver a nova geração de Head Up Displays. No futuro próximo a condução autónoma será uma realidade e o Head Up Display está na linha da frente das tecnologias que suportam esse futuro. O condutor terá informação sobre o carro no para-brisas, como mudanças de direção, velocidade e dados do sistema de navegação, e a nova geração desta tecnologia tem como objetivo tornar a condução mais cómoda e segura.
A comunicação de dois carros entre si, é outro dos projetos em desenvolvimento e que rapidamente deixará de ser uma ideia do futuro para uma realidade do presente.
Neste momento estas são as tecnologias associadas ao Innovative Car HMI:
- Protótipo do cockpit do futuro
- Comunicação entre carros
- Cancelamento ativo do ruído
- Nova geração de Head Up Displays
- Câmara de monitorização do condutor
- Aplicações Cloud
- Sistema de milk-run autónomo
A Bosch em Portugal e no Mundo
A aposta da Bosch na inovação tem-lhe proporcionado crescer de forma sustentável. Segundo os dados de 2017, a empresa tem mais de 64 mil colaboradores alocados à Investigação e Desenvolvimento espalhados por 125 pontos no mundo, com um custo de investimento que ronda os 10% das suas vendas. O investimento em inteligência artificial ascende ao 300 milhões de euros.
Em Portugal, a empresa conta com 4 pontos de desenvolvimento, Braga, Aveiro, Ovar e Lisboa, com mais de 5000 mil colaboradores, que representam 1,5 mil milhões de euros em vendas.
Bosch e Universidade do Minho apresentam tecnologias que revolucionam paradigma da mobilidade
A Bosch e a Universidade do Minho (UMinho) promoveram em Braga, esta quinta-feira, 5 de julho, a estreia em Portugal da tecnologia que possibilita a comunicação entre veículos.
Os parceiros mostraram ainda soluções como o cockpit do futuro, câmaras de monitorização do condutor e a nova geração de Head Up Displays, entre outras soluções desenvolvidas no âmbito da parceria de inovação que une ambas as entidades desde 2013 e que envolveu, desde então, um investimento de 76 milhões de euros.
O evento “Innovative Car Experience” marcou o encerramento da segunda fase desta parceria de sucesso e contou com a presença da Secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann, do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e do Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, reforçando assim o valor estratégico que esta parceria tem para o país.
A parceria entre a Bosch e UMinho tem contribuído para potenciar a inovação a partir de Braga e está a trazer tecnologias revolucionárias para o mercado da mobilidade.
Os projetos em que estamos envolvidos mostram claramente que Portugal e, mais concretamente, a Bosch em Braga, está na linha da frente no domínio da mobilidade. Daqui estão a sair soluções tecnológicas avançadas para os veículos do futuro, em parte graças às sinergias estabelecidas com a Universidade do Minho.
Afirma Carlos Ribas, representante da Bosch em Portugal e administrador técnico da Bosch em Braga.
A segunda fase da parceria de inovação entre a Bosch e a UMinho – Innovative Car HMI – envolveu mais de 400 engenheiros e investigadores e contou com um investimento de 54,7 milhões de euros entre 2015 e 2018. Os diversos projetos de investigação procuraram soluções para uma mobilidade sem acidentes, emissões ou stress, e para uma maior eficiência nos processos de produção.
Na vertente Innovcar, foram desenvolvidos sensores de posicionamento exato do veículo; sistemas de comunicação entre o veículo e o ambiente à sua volta; sistemas de eliminiação de ruído; nova geração de Head Up Displays; câmaras que permitem a monitorização do condutor; e chassis fabricados em plástico. Por outro lado, a vertente iFactory desenvolveu soluções que permitem otimizar processos dentro das várias linhas de produção, preparando-a para a produção de complexas novas tecnologias.
Sistemas de gestão de manutenção; novos conceitos para métodos de embalamento mais flexíveis e universais; assim como eRobots automatizados e inteligentes são outros dos projetos que também nasceram desta colaboração entre a indústria e a academia e cujos resultados foram apresentados no “Innovative Car Experience”.
O programa IC-HMI evidenciou que as interações envolvendo a universidade, a indústria e o Estado podem ser virtuosas, assegurando a inovação e promovendo o crescimento da economia e o desenvolvimento da sociedade sustentados no conhecimento.
Estreia do sistema de comunicação entre veículos
A estreia em Portugal do sistema que permite a comunicação veículo-para-veículo, veículo-para-infraestrutura e veículo-para-peão marca uma revolução no paradigma da mobilidade ao possibilitar, com recurso à rede móvel 4G/5G, a identificação automática de situações de perigo ou de emergência e desencadear mecanismos de alerta.
O veículo passa a ser capaz de transmitir, receber e analisar informação sobre o ecossistema que o rodeia, em permanência, e tomar decisões de forma preditiva. A tecnologia inovadora, desenvolvida por engenheiros da Bosch em parceria com investigadores da UMinho, é essencial para que os veículos possam vir a conduzir de forma completamente autónoma já no início da próxima década e deverá ser testada numa parceria entre a Bosch e um fabricante automóvel europeu.
Bosch traz estacionamento autónomo a Portugal
A Bosch aproveitou o evento “Innovative Car Experience” para trazer a Portugal o novo Home Zone park assist que permite o estacionamento autónomo de veículos. Com este sistema, o condutor pode sair do carro, ativar no smartphone a função com um toque no display e observar a manobra de estacionamento. O veículo circula dentro do parque evitando obstáculos, procura um lugar livre e estaciona, otimizando o espaço necessário para o efeito.
O condutor pode ainda usar o Home Zone park assist para que o carro saia do parque de forma autónoma.
Os resultados alcançados com as tecnologias desenvolvidas, o número de patentes registadas e a qualidade dos artigos científicos publicados são um fator de motivação para a continuidade das atividades de investigação e desenvolvimento. Novos projetos de I&D estão em avaliação; são projetos de elevada complexidade que envolvem investimentos superiores a 100 milhões de euros e consolidarão definitivamente Portugal como um país de referência na atração de investimento estrangeiro de qualidade.
Este artigo tem mais de um ano
Esta porcaria de parcerias entre universidades públicas e empresas privadas como p.exemplo a Bosh (público: pago por mim) (privado: se der lucro nunca é para mim) já terminava.
São sempre os mesmos a pagar as cenas dos ricos e Portugal como sempre tem o gosto de ser o escravo e pagar tudo e depois queixa-se de viver na miséria, na cauda da Europa.
Nós é que andamos a pagar o investimento preciso e depois quando for para vender o lucro vai todo para o privado.
Nós pagamos o desenvolvimento todo do produto. Quando está pronto, dá-se à Bosch para ela vender e ganhar dinheiro e nós vemos nickles.