PplWare Mobile

IFA: velocidades até 600 Mbps através da rede eléctrica

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Mário Sousa


  1. Rui says:

    Não sou adepto desta tecnologia. Não é verdade que depois a rede criada vai para além da nossa instalação eléctrica até encontrar um transformador? (Neste caso de uma subestação)

    Ou seja, a nossa rede fica acessível no espaço que cobre uma subestação? Que podem ser milhares de lares…..

    • pedro says:

      Pelo que percebi do texto (isto poque o li todo) o alcance não é suficientemente grade pra sair da própria habitação, isto segundo o texto que indica que vom está inovação já é possivel chegar a pontos mais afastados da habitação, ou seja, para além disso é dificil chegar muito menos a milhares de lares….mas é só a minha interpretação do que li, posso estar errado na analise.

    • Carlos Ferreira says:

      Não sai para fora de casa. Só funciona do quadro eléctrico para dentro.

    • MigM. says:

      Se conseguires ter sinal na casa toda a metade da velocidade anunciada já não é mau.

    • Nuno José says:

      E o wifi vai até onde? O nível de segurança até é maior pois exige ligação fisíca.

    • Karven says:

      Além de que alguns encriptam a ligação, e apenas comunicam aqueles que fizeram a comunicação incialmente, portanto, a nível de protecção é muito melhor e não temos falhas de ligação ou interferência.

    • pixar says:

      A parte do transformador é verdade. As bobinas funcionam como filtros para altas frequências (o powerline funciona num espetro de 1MHz até 50MHz). O alcance desta tecnologia pode ir até aos 300m de condutor (se os aparelhos forem bons, o que não acontece com a maioria deles). No entanto, o contador e quadro de electricidade funcionam como barreira de saída dos sinais.

      • HF says:

        Falta acrescentar que irradia como se fosse uma antena, estações de rádio-amador perto da casa de utilizadores destas tecnologias vão sofrer, ao ponto de não conseguirem escutar nada na banda de HF.

    • Nelson says:

      Eu tenho há anos um de versão mais antiga (85Mbps) e funciona PERFEITAMENTE, muito melhor que uma ligação Wireless para PC’s, e muito melhor que Mesh Wireless para espalhar wireless pela casa.

      Isso é falso, senão era um grande problema… o sinal “acaba” no contador de casa.

      Este sistema utiliza as mesmas tecnologias que o LTE, mas nos fios de nossa casa, e não em antenas, óbviamente.

  2. HF says:

    E agora ainda mais fortes para rebentar de vez com as comunicações em onde curta! Salvem o espectro de HF e não comprem PLC’s.

  3. Hugo Marafona says:

    Deixai-vos de baboseiras…

    A rede mal encontra o diferencial, morre!
    Por isso é que em casas com varios quadros electricos isto dá problemas…

    • MigM. says:

      Além de que a grande maioria das habitações não tem ligação terra em todas as tomadas.
      E como cada sala ou zona passa pelo quadro antes de seguir caminho… Digamos que não conseguimos passar sinal da sala para a cozinha.

      • newJ says:

        Não precisam de terra.. Pelo menos de outras marcas não precisam.
        Cmts

        • MigM. says:

          O suposto trunfo destes aparelhos é usarem o fio terra. Sem ele é igual aos que já existem actualmente, que nem 1/3 da potência anunciada conseguem ter.
          Isto é muito giro mas se só funciona bem se não houver interferências na rede, que aparecem quando ligamos um aparelho. O fio terra serve para limpar o ruído, tal como acontece no balanceamento nas gravações audio… sem o terceiro condutor não resulta.

      • Nelson says:

        Que estupidez!

        É OBRIGATÓRIO POR LEI, teres ligações de terra em todas as tomadas!

        Por lei!

        E não morre no teu quadro eléctrico, morre para as outras casas. Se tiveres na cozinha, passa para o quarto, p.ex.

        E não precisa da ligação por terra.

        • pixar says:

          É verdade que é obrigatório por lei, mas nas novas instalações desde há uns 20 anos (estou a falar de cor sobre os 20 anos pois não tenho a certeza). Nas instalações mais antigas, o que não falta são tomadas sem proteção terra.

    • pixar says:

      Nem mais. O diferencial, como qualquer disjuntor, também possui uma (neste casdo duas) bobina. Logo trava qualquer sinal de alta frequência.
      Já comprei uns D-Link que diziam estender até 150m e a mais de 4 ou 5m já serviam de pouco, isto sem passar pelo quadro.
      Nunca testei os Devolo, que dizem ser melhores, mas não fazem milagres.

  4. Miguel says:

    Como é que quando encontra um diferencial morre?? Só se o diferencial estiver aberto aí até andas à luz das velas dentro de casa.

    Efectivamente esta tecnologia permite a propagação para lá da nossa instalação, porém, a própria instalação por cada lidador, contacto provoca atenuação no sinal que juntando à própria distância que o sinal percorre oferece resistência que acaba por reduzir o sinal a zero. Acontece o mesmo com as linhas de transporte da REN, com este tipo de sinal com potências muito inferiores ocorre o mesmo, por isso o facto de algum vizinho roubar o sinal, é impossível.

    ps – é mais provável que tenham a internet a ser utilizada por um vizinho via wireless!! 😀

    • lmx says:

      sim, mas isto coloca ruido na rede…vai fazer com que os outros equipamentos tenham uma vida útil mais curta…

      Se tiveres na tua casa equipamentos sensíveis, então esquece, pois eles vão se passar…

      Eu não sei o alcance disto, mas não deve ser tão pequeno quanto isso…quero dizer…o ruido da comunicação, não a capacidade de aproveitar o sinal e recebe-lo a x de metros de distancia…

      O sinal é cifrado, ou vai tudo a mostra?

      cmps

      • Nelson says:

        Só mitos, informe-se.

        Os PLN fazem uma coisa muito simples, que é provocar flutuações de milivolts (em 240V das nossas casas) para criar uma rede que transporta frames ethernet.

        Não faz qualquer efeito no electrodomésticos.

        Não faz qualquer efeito no quadro.

        O sinal chega ao quadro e “morre”, que é como quem diz, fica extinto, porque o quadro não deixa passar estar altas-frequências.

        • lmx says:

          eu não sei, mas a mim parece-me uma solução um pouco estranha…e cara como tudo…talvez no futuro venha a vingar…

          De facto podem estar a fazer a coisa de forma a que não prejudiquem outros equipamentos, mas não sei…

          também não sei se a frequencia destes sinais não passa nos transformadores normais utilizados… nos equipamentos dos quadros, etc
          É sempre uma questão de experimentar…

          o facto de ter aes128 parece-me bem…

          cmps
          cmps

          • Miguel says:

            Essa ideia de o sinal morrer no quadro, não tem qualquer fundamento! Uma instalação eléctrica legal só permite 8 pontos de tomada por cada disjuntor, ou seja à vontade do projetista podes ter sala e Hall de entrada, então neste caso já não podias ligar os aparelhos no quarto? Quais são os componentes no quadro que não permitem a propagação?? O quadro é constituído por barras de cobre e aparelhos de protecção que no seu interior só tem contactos de cobre/alumínio.
            A unica situação em que este sistema não funciona, é teres o disjuntor aberto que corresponde à divisão onde tens instalado o receptor de sinal ou vice-versa.

            -Divisão do emissor, disjuntor ligado;
            -Divisão do receptor, disjuntor ligado;

            Estando estas duas situação confirmadas a internet flui normalmente e mais rápido.

      • pixar says:

        Estas frequências não interferem nos outros equipamentos. O mesmo não se pode dizer da interferência dos equipamentos nestas comunicações, o que não é novidade porque também podem interferir na rádio, TV, etc.
        O sinal vai cifrado em AES128.
        Dependo da qualidade do equipamento, o alcance pode ir de alguns metros a 300m. Os D-link que testei há alguns meses, a mais de 10m já não sincronizavam, isto dentro do mesmo circuito da instalação eletrica.
        Provavelmente tive azar na escolha do equipamento. O que é certo é que devolvi.

      • Miguel says:

        Efectivamente não provoca efeitos nos outros aparelhos. A frequência de rede é diferente da frequência do sinal injectado. Caso os sinais tivessem a mesma frequência nesse caso teria de concordar contigo pois estaríamos a comprovar a existência de Harmónicos a serem injectados na rede, porém se estamos preocupados com o efeito dos harmónicos então temos de deixar de ligar qualquer equipamento electrónico à rede eléctrica pois quase TODOS injectam estes harmónicos.

    • pixar says:

      Há uns anos a defunta ONI (comprada pela Clix) oferecia internet por powerline. Para evitar os cortes de transformadores e outras bobinas, colocavam repetidores junto a eles.
      Por muito “fraca” que seja a bobina, atenua logo o sinal.

  5. sbam says:

    Boas,

    esses aparelhos basta ligar a tomada e ele próprio apanha o sinal do Router e espalha-o, ou tem de se ligar o cabo RJ45 ao aparelho para ele o espalhar?

  6. Miguel says:

    Ainda ontem adquiri um kit de dois aparelhos destes mas da tp-link visto nao encontrar devolo a venda na box. Sao de 500mbs/s e funcionou perfeitamente numa instalação de uma casa antiga. Da sala até a cozinha são cerca de 50metros e até a tomada da sala não tinha fio de terra mas mesmo assim até os canais hd da meo davam sem falhas. Ainda hoje experimento ligar um na minah casa e outro na casa do vizinho de baixo em que já é outro quadro para ver se realmente o sinal passa ou não.

  7. JOAO ALVES says:

    uma duvida se a internet em cobre funcina com varias frequancias (portadoras) e se ate as ondas de radio e os cabos de media tensão interferem na velocidade sei disto porque trabalho no ramo e conheço casos em que so pelos cabos da PT estarem a 2m de cabos de media tensao ha logo uma perda de 5mbps….
    serio a internet por cobre ja passou a historia, é uma tecnologia obsena e sem futuro….

  8. Joao Araujo says:

    Eu não sei o que é tão inovador nos 600 mbps
    Há anos que tenho um sistema destes a funcionar bem (até uns 30 metros)e é um sistema Gigabit : http://www.belkin.com/us/p/P-F5D4076
    Coloquei 4 e num deles tenho ligado um router WiFi que cobre bem a outra metade da casa.
    As ligações entre os terminais powerline são encriptadas com segurança identica aos recentes dispositivos wifi. Não temo maior possibilidade de abuso que por qualquer outro sistema (excepto cabo físico)

    PS: O preço que paguei foi da ordem dos 50 euros o par (ou seja os 4 devem ter ficado por uns 100 euros) nada comparado ao que está no link acima.

    • sbam says:

      João, se tiver só um é obrigatório ligar o cabo rj45 ou o router pode estar na sala e eu ponho este adaptador no corredor.. ele capta o sinal do router e espalha-o pela casa?

      • pixar says:

        Basicamente isto funciona assim:
        Tens o teu router ADSL (ou coisa parecida) com tomadas RJ45.
        Colocas um dos aparelhos perto do router que ligas por cabo ao router. Se tudo correr bem (!!!!) vais ter o sinal espalhado por toda casa na rede elétrica.
        Depois colocas o outro aparelho no ponto da casa onde queres ter ter acesso de internet. Aí podes escolher entre um aparelho com tomada RJ45 ou um com um ponto de acesso wireless.

        • sbam says:

          então terei de ter obrigatoriamente 2 aparelhos?

          não posso ter só um ligado no corredor e o router na sala?

          pensei que ele capta-se o sinal do router e o espalha-se!!

          mas estou errado certo?

          • pixar says:

            Não. São necessários 2 no mínimo. Um que emite o sinal na rede e o(s) que recebe(m). O router não pode injetar o sinal na rede eletrica. Isso tem de ser feito por um dos aparelhos.

    • Joao Araujo says:

      Afinal os que apliquei aqui foram do modelo F5D4078 e não o 76: http://cache-www.belkin.com/support/dl/F5D4078%20-%208820ea00814_uk.pdf

      • sbam says:

        PIXAR

        ou seja, tenho de ter um ao pé do Router ligado a corrente mais o cabo RJ45 ligado ao Router..

        e depois posso ter o outro aparelho no corredor ligado so a corrente certo?

        ai esse do corredor ja vai captar o Sinal do Router e espalha-lo melhor pela casa!

        estou a falar bem?

        • Mário Sousa says:

          Correctíssimo, sbam. no corredor ou em qualquer outro sítio dentro de casa, mudando de tomada ou usando vários plcs

          • sbam says:

            pronto era essa a minha duvida..

            terei sempre de adquirir dois..

            então mas uma coisa!!

            ele esta ligado a corrente eléctrica para ter energia certo? para poder receber o sinal do router e manda-lo para os pc’s..

            portanto nao ha problema algum se a instalação eléctrica estiver a ir ao quadro ou etc como tem alguns comentários anteriores..

            correcto?

          • pixar says:

            Estou a responder aqui porque não consigo responder ao sbam.
            sbam, em teoria não devia haver grande problema. No entanto, se o aparelho do “corredor” não estiver suspenso no mesmo disjuntor, vais ter atenuação, ou mesmo não funcionar. Depende da qualidade dos aparelhos. Isto porque internamente, o disjuntor tem uma bobina que atenua os sinais de alta frequência.
            Pelo que já tenho ouvido falar, os melhores são os Devolo, mas nunca os testei. Nada melhor comprar uns e testar. Se não funcionarem bem é devolver no prazo de 15 dias.

  9. Nuno Vilaça says:

    Funciona em todas as casas em Portugal? Basta ligar à corrente?

    • Joao Araujo says:

      Sim, em todas as casas que tenham electricidade 🙂
      Os terminais powerline devem ser ligados diretamente à tomada ou a uma régua que não tenha proteção de corrente.
      Nas casas mais modernas por vezes as tomadas estão ligadas em linhas diferentes, obrigando a uma maior distância já que de uma tomada o fio vai ao quadro e volta para a segunda tomada.
      Poderá também haver problemas mais complicados em casas com corrente trifásica (o que é raro) e caso as duas tomadas não pertençam à mesma fase.

  10. sbam says:

    então e preço?

    já se falou em preço aqui?

    • Joao Araujo says:

      Olá sbam,
      Estive fora e não respondi aos comentários anteriores.

      Desde já, os preços iniciam pelos 40 euros o par (normalmente são vendidos aos pares, na altura comprei um par e depois fui buscar outro igual já que estavam em saldo e, segundo indicações do fabricante, quantos mais terminais melhor o sinal é transmitido). Penso que paguei cerca de 100 euros pelos dois pares (ou seja 4 terminais)

      Um deles coloquei junto ao modem adsl/router da empresa e liguei-o por cabo Rj45. Um outro liguei no quarto de um dos filhos diretamente à Playstation. Um terceiro liguei no quarto do outro filho a um router (asus RT N10 baratinho) que não só emite wifi para a outra ponta da casa mas também liga por cabo de rede rj45 ao computador fixo.

      A minha solução teve que ser esta porque tenho paredes de betão que me cortam muito o sinal wifi e porque os meus filhos são muito exigentes devido aos jogos.

      Outras soluções que tenho experimentado e que funcionam bem foi com routers repetidores Asus RT n10 ou melhor ainda o RT n12 (20 e 30 euros respetivamente). (atenção que as versões “E” não possuem capacidade de repetição)
      É uma solução barata e pouco complicada para apartamentos ou casas sem grandes barreiras de betão ou metal.
      O RT n12 dá para receber o sinal com um SSID e emitir com um SSID diferente, permitido teoricamente repetir o sinal diversas vezes (com o RT n10 não consegui mais que uma repetição, provavelmente porque mantém o SSID do sinal de origem)
      O RT n12 é da classe 300 mas não verifiquei melhor alcance que com o RT n10 da classe inferior.
      Ambas as tecnologias conseguem um solução económica para partilhar um sinal wifi por um apartamento normal por uma família de 4 a 5 pessoas mas com mais exigências, como diversas TVs ligadas ao mesmo tempo … o melhor mesmo é pensar em colocar cabo de qualidade (o que por vezes destroi um pouco a casa)

      Parece haver novidades de tecnologia wifi acima do gigabite mas todos sabemos que vai demorar algum tempo (pelo menos a ficar barato) e nunca vão cumprir com as velocidades anunciadas 🙁

      PS: Experiências com dois routers N, um deles repetidor, já conseguimos ligar duas casas a 2 Km de distância .. instável mas possível 🙂

      Espero ter-me explicado decentemente e que a sua opção o venha a satisfazer.

      • sbam says:

        és o maior João..

        Obrigado pela informação..

        cumps..

        • sbam says:

          PIXAR:

          mesmo assim terei sempre de ter um aparelho ligado ao router né?

          e o outro no corredor para captar o sinal e mandar..

          correcto?

          • Joao Araujo says:

            Com o sistema powerlink um dos dispositivos deve ser ligado ao router (pelo menos os que conheço).
            Com repetidor wifi só necessita de uma tomada de corrente e inteligência suficiente para encontrar o melhor local para o colocar.

  11. sergio geraldes says:

    Bom dia acabei de comprar este equipamento ha 2 dias, assim que o instalei começou logo a funcionar impecavelmente tanto via rj45 como através de Wifi.
    Tive que desligar a estensão da tomada e quando a voltei a colocar não consegui por a funcionar novamente, o led de proteção de rede passou a piscar, já liguei e desliguei o equipamento todo varias vezes assim como fiz o reset nos respetivos comandos e nada nem ethernet nem Wifi.
    Alguem me pode explicar o proquê e como resolver esta questão?

    Obrigado

    SG

  12. Nuno says:

    Olá, venho por este meio pedir ajuda a alguém que me consiga desenrascar, comprei um kit TP LINK 2220 e não estou a conseguir que o aparelho consiga ligação, tenta obter o IP e não dá. será por a tomada não ter fio terra ou não tem nada haver?

    obrigado

    Nuno

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.